fevereiro 21, 2013

Profissão: Designer de Moda + Um mês de Blog



Olá Tezudos! EEh! O blog completa hoje um mês. Que diliça! Acho que eu deveria ter me dedicado mais a ele durante esse um mês, mas ainda assim estou feliz do jeito que as coisas andam. Confesso que não gostava muito de escrever antes de ter o blog, mas ele me proporcionou um mundo novo e a oportunidade de praticar a escrita. Agradeço todos os leitores frequentes, vocês também fazem parte do blog e se encontram em um aconchegante lugar no meu coração.
Mas vamos parar por que já estou me emocionando. O assunto de hoje seria os looks das famosas do Grammy por que algumas vezes somos influenciadas por escolhas de roupas visando o que as celebs usam  nesse tipo de Contest, mas eu já mudei de ideia por que sinceramente é possível contar nos dedos as boas escolhas de peças usadas no Red Carpet esse ano, ou seja, não vale a pena fazer post sobre o assunto. Pois bem, nem liguei para o furo do tema Grammy, afinal, gostei muito mais desse: Como Trabalham os Designers de Moda. 

Caderno de ideias do estilista brasileiro Ronaldo Fraga

Pra quem não sabe eu sou designer de moda, então vou tentar explicar um pouco da profissão pra vocês que tem curiosidade, e que seja proveitoso para aqueles que querem seguir essa carreira também. Talvez fiquem um pouco admirados de saber que trabalhar com moda envolve muito mais trabalho do que glamour.
Dentro do 'designer de moda' existem segmentos diferentes, por exemplo, estamparia, ilustradores de moda, designer têxtil, modelista, produção de moda e etc. Hoje eu vou falar do trabalho de ser estilista e como é feita uma coleção de roupas, caso vocês gostem talvez vire uma série e eu fale de outros segmentos nas próximas postagens.
Alguns dos meus desenhos
Geralmente os estilistas começam a compor suas coleções um ano antes da estação, ou seja, estamos no verão de 2013, então a coleção de inverno desse ano já esta pronta e o estilista esta trabalhando na coleção verão do ano que vem com base em pesquisas de tendências futuras e em visitas a feiras como a Première Vision que acontece em São Paulo, por exemplo. São duas coleções apresentadas por ano, inverno e verão, mas estilistas de algumas lojas optam por fazerem mini coleções durante o ano, o que acaba sendo mais que duas e trazendo mais variedade para aqueles que gostam da marca.
Depois da pesquisa de tendências, é preciso correr atrás de um tema para inspiração da coleção. Esse tema pode ser um lugar, uma época, um objeto, uma pessoa... Com base no tema é que o estilista vai criar as peças, por isso espera-se que as pessoas entendam qual o tema por meio da roupa. O tema outono/inverno 2013 da loja Riachuelo por exemplo é Los Angeles.
Cenários que a Riachuelo usou para
fazer a produção de moda com fotos
da coleção inverno 2013.
Abra a imagem em outra página para
ver a imagem em tamanho maior.
Dentro da criação, o designer precisa decidir que tecidos usar, afinal existem tecidos com texturas e composições diferentes, nem todo tipo de tecido cairá bem para a roupa desenhada em croqui. Também é preciso se preocupar com as cores usadas e a modelagem das peças desenhadas, tudo precisa estar conforme o conceito da coleção.
Depois de pronta pode haver um desfile e/ou uma produção de moda com as peças criadas. No desfile o estilista pode apresentar looks conceituais, ou seja que demonstre de forma ampla o que ele quis passar para o público com a sua coleção, e estas peças geralmente não são 'usáveis', que são aquelas roupas esdruxulas que desfilam e quem não conhece acha ridículo. A produção de moda nada mais é que as fotos com as peças da coleção, estas que vemos em catálogos ou revistas por exemplo. Esse trabalho de desfiles e produção fica com os produtores de moda e alguns outros profissionais, mas o estilista também pode opinar e deve passar todas as informações necessárias, afinal é ele quem entende muito bem do tema e conceito da coleção criada.
Algumas pessoas acham que é preciso desenhar bem para ser estilista, mas desenhar é questão de prática e não é a única maneira de tornar a sua ideia visível. Na verdade ser design envolve muito trabalho de pesquisa.
É isso, fiz um resumão do trabalho de criação pra vocês, espero que gostem e como falei no começo talvez eu continue uma série falando sobre os outros caminhos que se pode seguir sendo um designer de moda. Até o próximo post.
xoxo, Leslie

6 comentários:

  1. Ah eu quero fazer facul de moda e designer grafico para fazer o blog bombar e da dicas de moda para todos neh.

    visita? rolando sorteio do livro Starters Participa?
    http://www.katiebittencourt.com

    ResponderExcluir
  2. Amei este post faço croquís desde pequena e quero muito fazer faculdade de moda , não entendo muito ainda sobre o assunto , mais seu post esclareceu mtas coisas pra mim brigadão !
    mais então estou aqui pq gostaria de trocar seguidores com vc... pode ser ? passa la no meu blog e segur me avisa que eu sigo akie com mtu prazer adorei seu blog ;D

    Te espero lá 1bejju ;*

    http://garotamoderninhaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu acho super demais fazer faculdade de Moda acho incrivél... Tem post novo no blog.. Vem conferir?

    http://neveemnovayork.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que bacana :D
    Adorei os desenhos!!

    Seu blog é ótimo, amei conhece-lo

    Beijos
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hey, que lindos seus desenhos!
    Tem um traço marcante!

    Parabéns!

    Boa semana.
    Beijos
    <3

    ResponderExcluir
  6. Nossa adoro post que fala sobre designer de moda, pretendo fazer esse curso pois acho que me encacho nesse assunto. Minha maior preocupação é não saber desenhar mas como você falou é questão de pratica já vi outra blogueira que falou isso e mim deixa feliz. Ficarei aguardando os próximos posts. Beijos

    http://ninitasousadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Comentários que eu perceber que são C+C serão ignorados;
* Só respondo comentários em que falam sobre o post;
* Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita;
* Clique na aba "notifique-me" para ser avisado quando eu responder o seu comentário aqui no blog.

© Apenas Leite e Pimenta - 2013 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Leslie Leite.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo