15 fevereiro 2014

Dicas de Blogueira




O ALP já tem um ano e nesse período de tempo eu consegui aprender o básico em relação a ser blogueira, pensando nisso no post de hoje eu trago dicas simples sobre ter um blog. Se você começou agora na blogosfera ou não, vale a pena considerar esse post.
Aí vai menos de dez sugestões para as blogueira e blogueiros de plantão. Ps: no texto foi usado substantivos femininos por que a maior parte das leitoras do blog são mulheres, mas as dicas valem para todos.

1. Procure Saber; antes de começar o ALP eu li sobre o assunto por quase uma semana, se é iniciante, é bom fazer isso para ter uma ideia de onde você está se metendo rs' brincadeira, ter um blog é algo mágico mas procure saber como funciona ter um antes de começar, se você já é veterana pode seguir essa dica por estar sempre indo atrás  de coisas que melhore seu blog.

2. Pesquise, pesquise e pesquise; não dá pra sair por aí falando sobre o que não se sabe, então antes de escrever sobre o assunto saía pesquisando, sim, isso dá trabalho, mas vale a pena, pesquisar faz com que você crie a sua própria opinião sobre determinado assunto, além disso, assim você traz a verdade a seus leitores, não boatos e opiniões alheias.


3.Primeira Impressão; a primeira impressão que um novo leitor vai ter do seu blog se aplica ao seu layout. Se está começando um blog agora, não tem problema usar templates disponibilizados de graça, com o tempo você pode aprender a fazer, pagar para que algum designer faça ou arranjar aquela amiga blogueira/web designer que faz de graça pra você. Quando se fala no look do blog é bom ter em mente que seus leitores são como visitas em casa, ninguém gosta de receber visitas quando a casa está mal arrumada, esse lance de  "não repara na bagunça" não funciona.
3 dicas básicas para layout:
Evite coisas que piscam e chamam atenção; gifs desnecessários, selinhos que brilham...
Cuidado com as cores, dependendo das combinações elas fazem meus olhos lacrimejar quando abro a página do blog.
Evite encher a sidebar com informações desnecessárias, ás vezes eu desisto de procurar o link de seguir de alguns blogs por que eu simplesmente não o acho no meio da bagunça.

4. Não ao Copy Cow; quando eu tinha um flog de famosos, chamávamos de Copy vaca ou Copy Cow quem roubava fotos de outros flogs, é como um xingamento pra quem não teve criatividade e copiou, no blog é a mesma coisa, não chamamos ninguém de Copy Cow mas vamos combinar que não é nada legal copiar coisas de outros blogs, se gostou de alguma coisa, peça permissão ao dono do blog para pegar e coloque créditos, se está sem criatividade para escrever, se inspire navegando pela Internet, observando pessoas ou lendo, nada de copiar ok?!

5. Educação; seja educada com seus leitores e outras blogueiras, por exemplo, se visitar um blog em que você não gostou de alguma coisa, não critique! (A não ser que a dona do blog peça sugestões, ou você seja boa em dizer coisas entrelinhas) mas também não minta, não diga "nossa, amei seu layout!" quando a verdade é que você nem gostou tanto assim, foque em coisas que você realmente achou bacana, "menina! você escreve super bem", por que para você o layout não está tão bom, mas você percebeu que a dona do blog escreve realmente bem. Depois, xingamentos e coisas do tipo não são úteis na blogosfera.

6. Responda os Comentários; para algumas é divertido, para outras trabalhoso, de qualquer forma é necessário, sério gente, no dia em que eu estou com preguiça de responder os comentários eu nem faço um novo post. A algum tempo atrás li em algum lugar que se você não se importa em retribuir as visitas do seu blog às pessoas que comentam nos seus posts, elas passam a nem se lembrar quem é você ou qual é o seu blog, e isso é verdade.

7. Erros de Português; vamos combinar que até pra nós que falamos português, algumas regrinhas da língua são bem difíceis de aprender, mas ás vezes eu entro em blogs que o erro é tão ridículo que fica difícil não parar de ler o post. Se há dúvida sobre uma determinada palavra, procure saber como se escreve ou o significado, eu mesma voltei a aprender algumas regras de português fazendo isso. E depois, leia o seu texto antes de publica-lo, cansei de ver posts em que parece que a pessoa não interpretou o próprio texto. Pode ser que vez ou outra por distração surja um pequeno erro de gramática no post, mas fique atenta, por que o pesadelo de qualquer blogueira é aparecer no "analfa do dia" do blog Shame on You Blogueira.

8. Fotos nos Posts; crie um padrão para as fotos do seu blog, isso passa a ideia de profissionalismo e organização, deixe as fotos se possível no mesmo tamanho e com os mesmos efeitos, se não sabe mexer no photoshop use o photofiltro, é bem mais fácil de usar e da pra fazer ótimas montagens. Depois, evite fazer post apenas com fotos (a não ser que o post seja sobre fotos) por exemplo, "hoje vou falar sobre estampas animal print", aí a fia posta embaixo milhares de fotos com looks usando a estampa e no final escreve "e aí? Gostaram?", Nãooo! Eu não gostei, post enganoso, ela não falou nada, só postou fotos, entendem o que eu quero dizer? Acho que pra mim como leitora isso é mais irritante do que os erros de português.

Se esta começando agora, blogs como o Mundo Blogger e o Cherry Bomb pode ajuda-la com tutoriais.
Ah, a minha amiga Caroll está começou um blog a pouco tempo, é o Poá e Margaridas, ela é super gente boa e nem sabe que eu estou divulgando ela aqui, se quiserem fazer uma visitinha pra ela será super bem vinda.
Espero que tenham gostado das dicas, como disse são bem básicas. Beijos e até o próximo post.

09 fevereiro 2014

Esse tal de "Amor"





Ahá! Mentira! É mentira quando falaram pra vocês que eu abandonei o blog! Como eu disse em um post anterior, estou com problemas pessoais, então fica difícil manter uma regularidade de posts no blog, tanto que eu tive que fazer hiatus do projeto na cozinha, mas assim que eu conseguir volto firme e forte ao desafio, hoje mesmo, domingo, seria o dia dessa tag, mas como eu estava com saudade de vocês vim para conversar, e colocar em pauta um tema que me inspira e me dá raiva ao mesmo tempo, o Amor.
Não sou uma pessoa muito romântica, eu não sei que reação ter quando alguém me dá rosas, não sei como lidar com cartas de amor e não gosto de estórias sobre mocinhos que tentam de todas as formas ficar com o seu 'verdadeiro amor'. Sim. Acho linda essas es/histórias, mas eu sempre coloco frases entre as falas do personagens, ele diz "eu te amo!" para ela e eu grito: "Mentira! Não acredita nele! Vocês se casam, ele fica todo domingo assistindo o jogo deitado no sofá criando uma barriga de cerveja e você se matando pra criar os filhos e manter a casa limpa!", então a mocinha responde "eu também te amo!" e eu me meto de novo: "Boba!", enfim eles se beijam como se aquele fosse o último e eu tenho que ficar quieta, a mocinha fez a escolha dela, mesmo eu sabendo que se fosse meu verdadeiro amor, eu faria a mesma escolha que ela.

Não é que eu não acredite no amor, mas ás vezes ele parece que só vem pra atrapalhar. Estava assistindo uma série e a vilã dizia: "O amor é a magia mais forte do mundo!", o problema é que a magia é tanto usada para o lado do bem quanto para o lado do mau. Pode me chamar de mau amada, eu aceito, mas já percebeu o quanto os mocinhos precisam sofrer pra ficarem juntos? Claro que é em um filme, novela, série, em um livro, porque é necessário criar uma estória para que haja entretenimento, talvez não seja certo comparar filme e realidade, mas na vida ás vezes também acontece dessa forma, pode ser que haja sofrimento por que a pessoa que você ama está longe, ou por que ela nem tem noção de que você existe, lembra-se do filme "ABC do Amor?", Jesus! Sofro junto com aquele menino toda vez que assisto esse filme! E não importa quanto tempo passe, aquele primeiro amor ainda vai fazer sentido. E aquele momento triste em que você estalkeia o(a) amado(a) e vê o que não queria, é bem assim, você sabe que não devia, mas fica fuçando!
Há filmes em que nem é a luta diária sob o amor do personagem que me irrita, personagens em filmes que não são românticos e não tem absolutamente nada haver com isso viram vítimas dele no número dois da série, vamos nos lembrar de alguns, "Meu Irmão Urso 2", a estória linda sobre dois ursos que acabam virando irmãos é estragada no segundo filme quando o mais velho encontra uma amiga da qual gosta muito e o irmão mais novo fica com ciúmes. Outro exemplo? Mais recente, "Homem de Ferro 3", durante o filme eu ficava me perguntando onde estava O homem de ferro, quer dizer, o cara explodiu todas as suas armaduras em nome do amor, WWWWWHHAAAT?! Eu não teria feito isso, Tony Stark parecia um ratinho escondido atrás da 'Poderosa Pepper' aaaah... me poupe! Por que não faz um filme só pra ela então?!
Claro que estou mostrando o lado 'feio' do amor, quer dizer, mesmo dizendo tudo isso, como diz meu amigo André eu concordo discordando com esse texto, o amor é bem confuso, a gente começa a tentar entender e explicar, mas é capaz de ficarmos loucos antes de conseguir achar uma boa conclusão pra esse sentimento.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo