24 junho 2014

Tesão Piá!




 Heey piás e Gurias! Já faz algum tempo que eu queria escrever esse post, e como estamos em clima de Copa, muito amor, alegria, e mistura de culturas (pelo menos até o fim do evento, por que noticias sobre manifestações anti-copa a globo não mostra), achei que o assunto do post combinava bem.
Nós, brasileiros, assim como o mundo inteiro sabemos que o Brasil é um lugar rico culturalmente, mas as pessoas de fora, as vezes não tem noção de que regiões e estados do país são bem diferentes em alguns aspectos. Por exemplo, aqui em Curitiba, chamamos os meninos de piás. Uma vez eu estava andando em uma rua de São Paulo e chamei atenção do meu primo o chamando de "piá!" por que ele estava andando rápido demais e na minha frente, eu não conseguia acompanha-lo, pois bem, meu primo achou que eu estava xingando ele, e a vizinhança ao redor me olhou como se eu fosse doida.
Minha cidade tem um jeitinho peculiar de falar e de viver. Pensando nisso, um grupo de atores daqui mesmo fazem vídeos falando e agindo de um modo bem Curitibano de ser. Vou mostrar aqui no blog apenas três dos que eu mais gosto, me identifico e me divirto quando assisto.

Tesão Piá na Copa
Esse foi o último vídeo do grupo que saiu, onde mostra como nós somos na copa. E realmente gente, mesmo não sendo de Colombo, eu torço pra que um jogador dê "uma voadeira" no adversário quando assisto os jogos do Brasil! (Curitiba tem uma certa treta com Colombo). Fora que eu acho bacana a critica que fazem com relação ao atraso da construções de estádios usando humor. Aquele de cueca no vídeo representa o Oil Man, um carinha que anda pelo calçadão do centro da cidade daquele jeitinho mesmo e com o corpo coberto de óleo. Vamos para o próximo vídeo por que todo mundo deve ter achado essa parte esquisita.
 Curitibanices
Esse vídeo já começa com uma dúvida que carrego desde que eu era criança, e eu ainda acho que os prédios daqui se mechem e giram! E olha que eu nem bebo! Além disso há algumas gírias Curitibanas. Jossa, Cabaço, moída, vilero... etc. Pra quem não conhece, as cenas mostram o que as palavras significam, mas qualquer coisa pergunta nos comentários que eu explico do que se tratam as gírias.

Clima Em Curitiba 
Existe o Tesão Piá - Clima #1 também, mas o meu preferido é o dois. Apesar de eu gostar de morar em Curitiba eu detesto um dos charmes da cidade: O Frio! E eu me sinto exatamente como mostra os dois vídeos quando o clima fica frio. A gente usa roupas e roupas, então esquenta e nós tiramos todos os quilos de tricô, crochê, pele... aí sentimos frio novamente e dale por tudo de novo! Curitibano também é louco por neve, sempre tem um povo que anda com guarda-chuva de baixo das marquises, manteiga de cacau aumenta em vendas 100 % e jaqueta é uma peça crucial no guarda-roupa de qualquer um que mora nessa terra fria!
O grupo além vídeos, fazem também apresentações no teatro, que aliás, um dia eu vou ir assistir. Mesmo tendo esse clima que eu não gosto, não dá pra negar que Curitiba é uma cidade culturalmente acessível. 

O ator Fagner Zadra, que esta ausente das últimas gravações (incluindo o vídeo da Copa), sofreu um acidente durante o Festival de Teatro de Curitiba, que aconteceu a alguns meses atrás. Por isso ele ainda não esta participando dos vídeos, mas a luta e a força dele tem sido grande e junto com as orações dos fãs ele está otimista, como mostra um vídeo que ele fez ainda no quarto de hospital (www). Esperamos sua recuperação, pra vê-lo novamente no meio do grupo "Tesão Piá".
Pra quem quer conhecer um pouco de Curitiba com uma dose de humor, fica aí a dica. Beijos e até o próximo post.

14 junho 2014

Eu Vi: A Culpa É Das Estrelas





Hey! é a May de novo, pois é, as vezes me dá vontade de escrever (ou nesse caso a Lé me obrigou) e hoje eu vim falar sobre...~música de fazer surpresa~ The Fault In Our Stars, ou, A Culpa É Das Estrelas.
Bom, eu li o livro a um tempinho atrás por modinha. Okay. Não foi exatamente por isso, li para poder entender porque tantas pessoas amavam esse livro, e pra poder me enturmar nessa "paixão mundial", e devo confessar, que esse é um livro do cacete! Ele tem tudo que EU peço em um livro: drama, intriga, romance, tchuplaque tchuplique no ratchifly e aquelas partes que quando imagina  fazem você respirar fundo e pensar:  "poxa...".
Antes de eu ver o trailer do filme eu achei que ia ser mais um livro sendo estragado pelo filme,afinal, encaremos os fatos, entre 10 adaptações de livros 9 acabam em fracasso.

Eu entrei na sala do cinema já rezando pra que eles  não estragassem esse livro fantástico que tinha tudo pra ser um filme perfeito. Mas em nome de Jesus isso não aconteceu! A parte boa é que a sala estava lotada de adolescentes e a parte ruim é que a sala estava lotada de adolescentes, se elas choravam eu chorava, se elas riam eu ria então isso me ajudou a não me sentir a unica melodramática ali no meio.
O filme é totalmente incrível, e as únicas partes que existem no livro que não foram incluídas no filme são meramente insignificantes, aquelas que não vão fazer diferença se estiverem ali ou não, que não mudam o rumo da história e que também você só vai perceber que foram retiradas se prestar muita atenção mesmo, ou se você leu o livro mais de 1 vez.
Uma das coisas que mais me impressionaram foi que muitas das falas não foram alteradas.Não,espera,deixa eu reformular a frase: as falas NÃO foram alteradas. Até as falas de personagens coadjuvantes permaneceram as mesmas do livro e isso resultou no cinema inteiro repetindo as falas lindamente junto com os atores, como se todas nós (90% daquele cinema eram mulheres) já tivéssemos assistido o filme MIL vezes.

Dando Spoiler: A cena em que a mãe da Hazel chega no quarto dela pra dar a noticia de que Gus morreu é uma das cenas mais emocionantes que eu já vi.Ela não tem todo aquele esforço do ator pra chorar e fazer uma boa cena,ela simplesmente,vai fluindo. Sabe quando você consegue sentir a dor que o personagem tá sentindo? Então.
Enfim,oque eu tenho a dizer é: Assista esse filme com alguém que possa te consolar, porque ir com alguém que chora junto com você não é uma boa opção. Se eu pudesse dizer algo ao John Green, seria: bom trabalho escrevendo e estando presente em todo o processo de gravação do filme. Okay?

13 junho 2014

E a Copa?





Não é que "teve" Copa? Ahh Brasil... povo bonito, clima agradável, florestas, rios, Rio de Janeiro e Carnaval. Oi?! Pois é. É mais ou menos essa a ideia que os gringos tem do Brasil.

Apesar dos rumores, protestos e reivindicações, ontem a abertura do evento esportivo tão estimado pelo mundo marcou o começo da Copa do Mundo. Eu acompanhei o primeiro jogo do Brasil e do evento, mesmo, sinceramente, não tendo muita paciência pra isso, o mais legal e artístico pra mim seria assistir a abertura, infelizmente cheguei atrasada, mas nada que o Youtube não faça por nós que perdemos de ver coisas desse tipo não é mesmo?!


© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo