07 agosto 2016

Dicionário de Blogueira: Conheça alguns termos da Blogosfera




Aí você lê o título acima e pensa:"Mas o que é Blogosfera?" Ok. Talvez você saiba o que essa palavra significa, mas vamos combinar que existem algumas palavrinhas usadas no mundo do blog que as vezes é difícil saber do que se trata, principalmente se você é uma blogueira iniciante. Vamos começar por aí mesmo, a definição de o que somos, e a partir disso, conheça outros termos que invadem ou ainda vão invadir seu vocabulário quando se trata de blogs. 

 Blogueira; de acordo com o site Significados, blogueiro ou blogueira é a pessoa que cria um blog e publica informações regulares sobre qualquer tema. Então meu bem, se você tem um blog e é novo por aqui, considere-se uma blogueira.

 Blogosfera; ou Blogsfera, é tudo o que envolve elos entre blogs. É o mundo dos blogs, uma rede apenas de blogueiros para blogueiros. Portanto, se você é iniciante, bem vindo.

 Monetização; o sonho de qualquer blogueira que quer viver do seu hobby de blogar. Monetizar o blog é ganhar dinheiro com ele. Se quiserem saber algumas formas de monetizar seu blog, avisa aí nos comentários que faço um post apenas sobre isso. Lembrando que você também pode monetizar vídeos no youtube.

 Mídia Kit; tão falado quando o assunto é monetização de blog, o mídia kit é um arquivo que contém todos os dados referentes ao blog em questão. Geralmente o departamento de marketing das empresas pedem o mídia kit quando se interessam em fazer parceria com o blog, por isso é interessante que você blogueira, tenha um. Tem mais informações importantes sobre o assunto no blog Não Me Mande Flores.

 Parceria; a parceria tem o mesmo significado dentro e fora da blogosfera. O famoso "uma mão lava a outra", mas, a palavra "parceria" é mais utilizada quando o assunto se refere a empresas e marcas + blogs. A empresa e a blogueira(o) determinam cooperar entre si de uma forma que o resultado seja positivo para ambas as partes. Se também quiserem que eu faça um post sobre esse assunto, me avisem nos comentários.

 Publipost ou Publieditorial; é quando uma empresa combina com uma blogueira para que ela produza o post em questão, afim de divulgar os produtos ou serviços da empresa. Tal post pode ser ou não cobrado em dinheiro pela blogueira, e nem sempre o publipost é sinalizado aos leitores, no meu caso, sempre deixo uma nota no fim do post comunicando que é um publipost.

 Template; mais chamado de layout, o template é a identidade visual do seu blog, é do cabeçalho até o rodapé, é o que seu leitor vê. Um layout bonito e bem organizado, é na minha opinião, algo essencial.

 Newsletter; quando o leitor, assina a newslwtter do seu blog, ele passa a seguir seus posts por email, sempre que você atualiza seu blog com um novo post, o assinante recebe o texto no email dele.

 Blogroll; é uma lista com os blogs preferidos do blogueiro em questão. 

 Blog Planner; como uma agenda, o planner é utilizado para organizar itens importantes. Existem alguns planners específicos para blogueiras que são gratuitos pra baixar da internet. Baixe alguns aqui, aqui e aqui. Dessa forma fica mais fácil organizar posts, vídeos, dias para tirar fotos de looks e etc. Aliás, tô pensando em criar um blog planner para o ano que vem e deixar aqui pra vocês baixarem, o que acham?


Estes são alguns termos usados dentro da blogsfera. Espero que tenha esclarecido a dúvida de alguém e me avisem caso eu tenha esquecido de alguma palavra indispensável no nosso vocabulário blogueiristíco — essa fui eu que inventei. Eu coloquei o termo template aqui, mas futuramente quero fazer um post apenas com os significados que envolvem o layout do blog. Acham que isso seria útil à vocês? Beijos de Leite e até o próximo post.

Me acompanhe nas redes:
Instagram/Youtube/Facebook/Snap:APENASLEITE

24 comentários:

  1. Que legal o post! Bom para quem ainda não conhece muito de blogs haha
    Fiquei curiosa para ver o post do Não me mande Flores sobre o midia kit ^^

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, sério! Tudo isso que você disse é muito útil pra qualquer blogueiro. Daqui um tempo, quando eu crescer mais um pouquinho, vou trocar de layout e focar em algo mais profissional! Alias, você poderia fazer um post falando só sobre monetização de blogs? Faz tempo que estou procurando um post sobre o assunto, adoraria ler!

    Um beijo,
    http://imaturidadeadolescente.tk ♥

    ResponderExcluir
  3. Leslie amei seu post! Ficou bem explicadinho esses termos !
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, muito interessante a pra quem está começando agora é um empurrãozinho a mais!
    Já conhecia boa parte das coisas mas é sempre bom uma reforçada assim <3
    Beijão

    querosermirand.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! Principalmente para as blogueiras que estão começando! Entender os termos é muito importante!!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  6. Já tenho um tempo como blogueira, mas admito que sempre vi esses termos e ficava boiando...
    O post ficou muito bom, me ajudou demais, agora não fico mais perdida HSAUHSAUHSAU! ❤️

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei seu post, ajuda muito as blogueiras que começaram agora entender um pouquinho mais desse mundo tão especial. <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Leslie, sua linda! Faz um post sobre monetização do blog? Ficaria agradecida! Adorei seu post! *.*

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  9. Amei o dicionario, conhecia praticamente todos, rsrs tem bastante tempo que estou nesse mundo dos blogs rsrs, mais amei as dicas!
    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o dicionário, ótimo pra quem esta começando ficar por dentro dos termos!

    Bjos <3
    www.pamelaishioka.com

    ResponderExcluir
  11. Quero muito um post sobre monetização. Tenho muita curiosidade sobre isso porque acho que deve ser demais ganhar dinheiro com isso.
    Sobre o post, adorei sua ideia de ajudar quem está começando. Ah, e me identifiquei muito com aquela foto ali, principalmente o "inconsistência de acessos" :(

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  12. Amei o post e parabéns pela iniciativa. Eu vou fazer um blogger planner no final do ano para minhas leitoras baixarem, espero que elas gostem, o seu vai ficar lindo com certeza! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  13. Amei o post e me vi em algumas frases kkk bjs

    http://www.maniasdapatty.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post e fiquei feliz em saber que conheço todos os termos que você citou, hahahaha.

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, Leslie!Já conhecia todos os termos, mas talvez quem esteja ainda começando não conheça todos e vai ser de grande ajuda. Quero sim esses posts sobre monetização e termos do layout, viu? Tenho certeza que vão ficar ótimos!

    Um beijo grande!
    www.heeeymaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente amei esse post.Não conhecia todos os termos. Valeu!
    Faça o post sobre parcerias ,vou amar.bjo leslie

    ResponderExcluir
  17. Muito informativo pra quem está começando ♥
    E amei a ideia do planner. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Muito legal o post!
    Apesar do blog ser novo, já faço parte desse "mundo" há anos. Seria muito bom ter tido um post desse quando estava começando haha
    Acho muito legal ajudar quem está entrando para a blogosfera agora, precisamos nos apoiar!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  19. hehe adorei esse dicionario, mt util pra saber alguns termos, principalmente pras meninas que estao chegando agora por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Amo ser blogueira, dá trabalho algumas coisa, mas tudo por amor

    ResponderExcluir
  21. Amo ser blogueira, dá trabalho algumas coisa, mas tudo por amor

    ResponderExcluir
  22. Le, adorei tanto a listinha e as suas elaborações explicativas! A seleção ficou incrível, pegou nos pontos mais fundamentais e, sem dúvidas, é um compilado de ajuda imensurável para quem não conhece alguns termos (e uma forma super bacana para qualquer um ratificar). Como sempre, seus destrinchares estão incríveis. E a imagem no final ficou super bacana, com um resuminho bem realístico. Esse "Fica na internet o dia inteiro e não faz nada de útil" é terrível para quem está produzindo, trabalhando, elevando esforço para o que faz, não é? Uma pena que muito disso ocorre. Seria bacana se todos entendessem o quanto dedicação, organização e paixão são necessárias para fazer bom conteúdo neste universo, por mais que haja a facilidade do produtor em relação ao que está sendo emitido. Adorei!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do post! Tudo muito explicadinho. ^^ Se der, faça outros posts explicando mais sobre o layout, monetização, mídia kit... =) Vou gostar muito de lê-los. ^^
    Ah! Adorei a imagem da menininha no final do post, representa muito bem que está envolvido(a) nesse mundo dos blogs. =D
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  24. Conheço algumas dessas siglas rsrs, o bom é que as que eu não conhecia você me informou! Amei o post..
    Beijinhos caramelizados!
    www.encontrodmeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo