19 setembro 2016

Como Conseguir Parcerias Para o Blog




Tudo o que Você Precisa Saber - Guia Completo


Toda blogueira sonha em ter seu trabalho reconhecido e poder ganhar dilma$ com aquilo que ama fazer, ou seja, blogar, levar informação aos seus leitores, e uma forma de conseguir isso, é com parcerias. Já faz algum tempo que algumas leitoras vem me pedindo um post sobre esse assunto, mas ele é bem extenso, por isso eu demorei um pouco para atender o pedido de vocês, quero que este post seja completo, mas caso ainda tenham dúvida e queiram ajuda em algum sentido, é só entrar em contato comigo. Ok? Ok. Então vamos começar com uma pergunta básica:
Atenção! O post é bem extenso, por isso se estiver sem tempo ou paciência, aconselho que volte mais tarde para lê-lo, pois ele contém boas informações pra quem deseja ingressar nesse mundo de parceiros e colaboradores.

O que é Parceria entre Blog e Empresa?

É quando empresa e blogueira (ou digital influencer) determinam cooperar entre si de uma forma que o resultado seja positivo para ambas as partes. A premissa principal da parceria é justamente o significado direto da palavra, é necessário colaboração entre a blogueira e a empresa. Sabendo disso, vamos à segunda pergunta que todo mundo quer saber a resposta.

Como Conseguir Parcerias?

Infelizmente não há uma fórmula secreta para se conseguir parcerias, mas existem algumas ações que aumentam sua chance de conseguir a colaboração de empresas no seu trabalho. Primeiro, amor. Sim. Se você entrou na blogsfera com o intuito inicial de conseguir dinheiro e produtinhos em casa, sinto em lhe dizer que conseguir isso demanda muito trabalho e tempo. 

❥ Blogue com amor, pense nos leitores e não apenas o que você conseguirá financeiramente com seu blog. 

❥ Tenha conteúdo, escreva sobre coisas que você gosta e que entende do assunto. Por exemplo, se uma empresa de cosméticos perceber que em seus posts você dá dicas erradas sobre pele e maquiagem, com certeza é menos uma parceria pra você, por isso, conheça bem os temas que aborda.

❥ Seja profissional, ter conteúdo já conta como ser profissional. Mas, outras coisas também demonstram que você leva seu trabalho a sério, como um layout limpo e organizado por exemplo. De forma alguma você gostaria que um produto seu fosse vendido em uma loja suja e com maus atendentes não é mesmo? Da mesma forma a empresa não quer que seu produto seja relacionado a um blog sem profissionalismo e que é feito "nas coxas". Outras coisas que revelam comprometimento com o blog é criar um relacionamento com seu leitor e atualizar frequentemente o blog. E também ter aquelas coisas técnicas como domínio próprio, mídia kit e cartões de visita. Mas é claro que estes últimos você vai adquirindo com o tempo.

❥ Números são Importantes, e esse é um tema polêmico. Por que?! Simples, você bloga por amor, não se importa com números, mas as empresas se importam. Como falamos acima, a parceria é uma cooperação onde as duas partes precisam sair ganhando, se enviam produtos pra você, isso envolve um custo para a empresa e ela precisa ter um bom retorno, ou seja, lucro e divulgação, e você só pode retribuir a empresa com isso se a sua propaganda tiver grande disseminação, que por sua vez só é possível se você tiver números consideráveis... de seguidores, de likes, de views. É um ciclo, e por causa dele  infelizmente ÓTIMAS blogueiras mas que são pouco conhecidas não conseguem parcerias.


Dica Master: Antes de entrar em contato com empresas, tenha números, não precisam ser expressivos, mas pense, será que eu consigo retorno para uma empresa tendo apenas 30 likes na página do blog no facebook ou será que eu seria melhor notada se tivesse pelo menos 100? 
Atente-se, não estou aqui aconselhando que você corra atrás de números loucamente, se você bloga com e por amor, tais dígitos nas suas redes sociais aumentarão gradualmente com o tempo, eu mesma só consegui minhas primeiras parcerias depois de três anos de blog, isso prova o quanto é necessário trabalho e paciência pra ser reconhecido. Também havia um tempo em que eu fazia troca de seguidores e likes para conseguir números ~que vergonha~, mas descobri que isso torna o blog fútil e com leitores fantasmas, isso explica por que muitos blogs tem mil seguidores mas nenhum comentário em seus posts. Por isso, evitem essas "trocas" apenas por interesse, é muito melhor ter leitores fiéis e que interagem com você do que apenas uns quatro dígitos de números sem emoção.

Algumas Empresas que fazem parcerias com blogs pequenos: Nyata Cosméticos / Gorila Clube / TPM de Ofertas / Bothânico Hair / Chapelaria Vintage

Como Entro em Contato com as Empresas/Marcas?

Vamos começar respondendo a essa pergunta tendo em mente algo que você NUNCA deve fazer: não seja desesperadaAtenção! Evite mandar direct no perfil do instagram da empresa e evite mais ainda depois comentar nas fotos dela: "mandei direct" ou "mandei direct, me responde lá por favor", vejo muitas meninas fazendo isso e me rachando a cara de vergonha alheia #sousincera. O instagram da Riscoti é um que vive transbordando de pedidos do tipo e tem gente que pede "brinde" na cara dura, é só ir lá no perfil e dar uma olhada nos comentários das fotos e entenderão do que eu estou falando.
Mandar direct é antiprofissional, direct é algo casual, pra mandar aos amigos. E mais, se a empresa for grande, quem cuida do instagram dela são os responsáveis por manter as mídias sociais da mesma, e como blogueira e veiculadora de informação, você precisa conversar com o departamento de marketing e não com o das mídias sociais. Geralmente, ao mandar email com solicitação de parceria, ele será encaminhado ao marketing, e com direct não dá pra fazer isso.

Ok. Recado dado, vamos ás formas de contato pra você começar a ser notada pelas marcas e empresas. Assim que você achar que já cumpriu os requisitos listados no segundo subtitulo, então você precisará de um currículo que envolva seu blog para poder se apresentar às empresas. Tal currículo geralmente é apresentado dentro de um mídia kit, que por sua vez é um arquivo (ou documento) que contém todos os dados e estatísticas referentes ao blog. Você mesma pode fazer seu mídia kit ou pode encomendar com alguém que faça (oi! eu faço, entre em contato se precisar). Caso você mesma decida fazer, mas não sabem nem por onde começar se quiserem faço um post falando mais sobre o mídia kit.

Saiba mais sobre como conseguir as estatísticas do seu blog no post Dicas de Blogueira: Google Analytics.

O mídia kit é importante por que o departamento de marketing de empresas que costumam fazer parcerias profissionais com blogueiras o pedem diretamente antes de enviar qualquer proposta. Ter um currículo digital é parte de ser profissional com seu trabalho de blogueira.

"Ahhh Leslie... Mas no momento não posso adquirir um mídia kit, mas ainda assim quero entrar em contato com as empresas, como faço?" A resposta é simples. EMAIL. Mande um email ás empresas que você deseja firmar parceria. Comece contando um pouco mais sobre você, depois sobre o blog, por que começou a escrever. Relate os números das redes sociais, por que gostaria de se associar com a empresa, se achar necessário escreva que tipos de parceria você aceita e termine agradecendo e deixando seus meios de divulgação, nunca peça produtos, presskits ou "brindes". É interessante também você deixar claro suas habilidades se estas se relacionam com os tipos de produtos ou serviços que a empresa oferece. Por exemplo, se você vai entrar em contato com uma companhia de cosméticos e você é maquiadora, não deixe essa informação de fora. Caso desejem, futuramente eu faço aqui no blog um email de modelo pra que vocês possam enviar para as empresas, se quiserem me avisem nos comentários.

Também fique atenta a várias empresas que pedem que a blogueira preencha e envie um formulário direto do site deles. Por exemplo, por algum tempo o site da Embelleze teve uma aba para que apenas blogueiras entrassem em contato, ali, além de outras coisas perguntavam seu tipo de cabelo e seu endereço, muitas blogueiras amigas minhas receberam produtos da marca em casa apenas por preencher este formulário. Fuce o site da empresa, por que essa também é uma forma de entrar em contato.

E mais uma forma de entrar em contato é por comparecer em feiras e encontrinhos, lá você pode falar com representantes de marcas e empresas que geralmente já estão nesse lugar a procura de blogueiras para firmar parceria. Nessas horas é legal ter cartões de visita para deixar com as pessoas responsáveis. A Beauty Fair, por exemplo, foi e sempre será uma ótima oportunidade para isso.

Outra dica é não se apegar a empresas muito grandes, você pode começar por exemplo oferecendo parcerias ás empresas, marcas ou lojas da sua cidade, isso dá super certo por que geralmente tal empresa tem como foco um público pequeno que pode ser facilmente alcançado por meio do seu trabalho como blogueira.


Fazer Parte do Mailing ou Pedir Parceria?

Você pode fazer os dois, mas, novamente eu aconselho, não seja desesperada e muito menos insistente. Primeiro você precisa saber o que é Mailing, este é uma lista que as empresas tem onde contém dados de blogueiras para possíveis parcerias e contatos futuros. Se você sabe que determinada empresa no momento já tem suas parcerias fechadas, mas mesmo assim gostaria de ser lembrada por eles, entre em contato pedindo para fazer parte do mailing, dessa forma, a empresa poderá te chamar para participar de novidades e parcerias futuras. É dessa forma que algumas blogueiras conseguem convites para participar de eventos onde a empresa/marca também estará.
Sinta-se a vontade para deixar claro à empresa em seu contato que se não for possível fazer parceria, você ficaria feliz em fazer parte do mailing.

Não Respondem Meus Emails de Solicitação. E Agora?

Novamente digo, não seja insistente. Muitas empresas quando não estão interessadas simplesmente ignoram seu email, e pode ser que seu filme fique feio ao enviar mais que um email de contato. Outras empresas não te respondem de imediato mas possivelmente guardam seu nome no mailing. E ainda tem aquelas que demoram quase o tempo do seu pacote do Aliexpress chegar pra te responder, sério mesmo, já recebi respostas de emails que fazia meses que eu havia enviado. Então não se desespere e não fique triste caso o retorno do seu contato esteja demorando.

Também, se a resposta for negativa e a empresa não queira firmar parceria, seja educada e responda agradecendo que tenham te dado algum retorno, mesmo que não tenha sido aquilo que você desejava. E fique feliz por que algumas empresas decidem não fazer parceria naquele momento mas te avisam que você está no mailing deles. O importante é não desistir!


Tipos de Parcerias e Anúncios

Aí seu email é respondido, a empresa pergunta que tipos de parceria você aceita e por sua vez você fica sem saber o que responder. É a treva! É verdade que algumas empresas respondem seu contato diretamente com a proposta dela, mas ainda outras preferem que a proposta venha de sua parte. Portanto é importante que você saiba da existência de alguns tipos de parceria pra saber se o que a empresa te oferece é bom ou não e também pra que você faça sua sugestão de parceria. E também, nada te impede de deixar claro que tipos de parceria você aceita logo no seu primeiro contato com a empresa.

❥ Banners,  os banners são essas imagens que fazem propagandas no blog. Você pode oferecer um espaço de determinado tamanho dentro do seu blog para que seja colocado um banner que anúncie a empresa, isso em troca de uma quantia paga a você por mês ou da forma que for estipulada por você e a parceria.

❥ Permuta,  significa troca. Geralmente este tipo de parceria é feita quando a empresa/marca envia produtos à blogueira em troca de resenha e/ou divulgação. Dica: Caso a parceria seja com loja ou marcas de roupas, esteja disposta a montar looks com as peças recebidas.

❥ Publiposts ou Publieditoriais, é quando a empresa paga para que você possa publicar um texto ou para que faça um post de determinado tema visando a divulgação da empresa, marca e/ou produtos. É interessante deixar claro ao seu leitor que tal texto é um publipost. 

❥ Sorteios, é possível que você e a parceira se unam para oferecer um sorteio aos seus leitores. Isso é bem legal não só por que é divertido, mas também por que aumenta sua interação com seus leitores e traz divulgação para ambas as partes.

Ao considerar que tipos de parcerias você aceita, tenha em mente duas coisas: primeiro, dê valor ao seu trabalho, ou seja, parceria deve ter um bom feedback às duas partes, se perceber que vai sair perdendo, você não é obrigado a fechar a parceria. Segundo, a parceria que mais acontece entre blogs e empresas é a permuta, por isso se engana quem acha que vai conseguir precioso$ dinheirinho$ apenas com parcerias, geralmente recebemos apenas produtos, mas existem outras formas de monetização de blog onde envolve apenas dinheiro como pagamento, porém esse é assunto para outro post.

O que NÃO Fazer Depois Que Conseguir Suas Parcerias

Daí digamos que enfim você conseguiu firmar parceria com alguma(s) empresa(s)/marca(s). Primeiro você pode pular, gritar, jogar confetes no ar e sair na rua com um sorriso de orelha a orelha. Mas aí depois você pensa: "Como não pisar na bola sabendo que os dois lados precisam sair ganhando?!". Pois é, você precisa saber que tem um compromisso e que o modo como você age com um parceiro pode definir se outra empresa vai aceitar firmar algo com você ou não. Então vamos ás ações negativas que você deve evitar depois de fazer sua tão esperada parceria (seja ela a primeira ou não).


Tenha em mente que é necessário que você cumpra aquilo que firmou com a empresa, então, não deixe de fazer aquilo que foi colocado em acordo, por exemplo, se a empresa comprou espaço no seu blog por um mês, não seria legal se você tirasse do seu layout o banner do anúncio antes desse tempo. Ou caso você tenha recebido algum produto que combinou de fazer resenha, mas infelizmente você só tem pontos negativos para escrever, seria interessante entrar em contato com a empresa e avisar que não gostou do produto e que pretende comentar isso com seus leitores, afinal toda resenha deve ser sincera, visando o respeito por quem a lê. E ao falar sobre o produto, tenha consideração pela empresa, nunca a menospreze ou faça xingamentos, mas deixe claro ao leitor sua verdadeira opinião.
Geralmente depois que se faz parceria com uma empresa, seu nome se mantém no mailing dela, por isso, uma vez a parceria feita não procure a empresa a todo momento pra saber se há novidades, por que sem dúvida, se o trabalho for bem feito, numa próxima oportunidade lembrarão de você.

Sei que o post ficou gigaenorme, mas eu quis compilar em apenas um texto informações importantíssimas sobre esse assunto. Como eu disse anteriormente, além de parcerias, o seu blog também pode ser monetizado de outras formas, como por meio de sites que pagam por exibições de anúncios, assim como o Google AdSense e também pelos programas de afiliados. Se desejarem futuramente também faço um post falando sobre isso. Qualquer dúvida é só entrar em contato. Espero que este texto tenha sido esclarecedor, pois esse é o objetivo dele. Beijos de Leite e até o próximo post.

Me acompanhe nas redes:
Instagram/Youtube/Facebook/Snap:APENASLEITE 

41 comentários:

  1. Que post mais completinho, amei muito. Parabéns pelo blog. :*
    www.blogseispormeiaduzia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Post super completo, adorei :)

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Achei o post super útil! Nunca tinha visto em nenhum blog um post assim! Gostei imenso!!

    xx Rita | O blog da Ritinha

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, muito útil!! Se poder, faça por favor um email exemplo para eu me inspirar quando pedir a parceria à marca!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Aprendi coisas que nem fazia ideia! :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Post grande porém bem completo para as blogueiras e blogueiros que ainda não sabem como funciona todo esse negócio de parceria. Ficou muito bem explicado e didático, parabéns!

    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu só acrescentaria uma coisa (eu li, mas vai que deixei passar HAHA): O número que as empresas contam não está mais sendo tipo "tenho 128438928494 curtidas no facebook" e sim a interação que sua fanpage tem com seus migos, por isso o mídia kit é importante. Na Beauty Fair perguntamos pra Embelezze como funciona as parcerias deles e eles disseram que é só por esse formulário mesmo, viu? Ah, e eu também me mato de rir de quem fica pedindo desesperada parcerias nessa blogosfera. Também temos que tomar cuidado pra tudo não virar permuta né? Permuta não paga conta de água! Na BF vi muita gente em cima sendo a louca do presskit e é bem complicado isso, porque você não é uma máquina de resenhas... Enfim, me empolguei aqui HAHAHAH Achei seu post bem explicadinho :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Amei muito as fotos e as dicas
    Meu blog é literário, mas ainda assim muitas dicas foram úteis.
    É uma pena que tantas editoras se importem apenas com números, muitas vezes nem ligando para a qualidade do conteúdo postado pelos blogueiros com quem estabelecem parceria :( não sou arrogante de dizer "nossa, meu blog é incrível, como assim não aceitaram parceria com ele só porque é pequeno?" mas tenho noção de que faço com amor, cuido para que esteja tudo bem formatadinho, bem escrito, com sinceridade, mas enfim... vamos que vamos!

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    ResponderExcluir
  9. Menina, amei seu post!
    Esse ano, só o que recebi foi não de para solicitações de parceria, mas mesmo assim, não deixei de blogar com amor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Le, amei o teu post. Eu tinha pouco conhecimento sobre parcerias, isso que estou no blog há quase três anos. Sempre levei em conta "blogar com amor", obviamente a gente gosta de ver os números crescendo, mostra que tem gente que gosta e isso da mais vontade de continuar. Ainda não tive parceria com nenhuma empresa, mas também não fui atrás. Gostei do teu post demais, ele é amplo, envolve desde as principais coisas até os mínimos detalhes, me ajudou muito! Com certeza vou lembrar disso quando tentar uma parceira. Ótimo post pra quem está começando e pra quem não tem experiência com isso, como eu! Ahaha
    Beijos,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que post maravilhoso! Acho que ficou bem completo e didático, Leslie. Pra mim foi bem útil, porque apesar de ter o blog há anos tive bem poucas parcerias (em parte por ter abandonado o blog por um bom tempo) e agora que estou de volta com uma frequência melhor - e sem intenção de largar de novo hahaha - acho que está na hora de entrar em contato com algumas empresas. Gostaria bastante desse post sobre midiakit, viu? xD Mas acho que a chave mesmo é se atualizar, aprender e principalmente blogar com amor. Com isso a interação vem, e isso é que é o melhor de blogar <3

    Um beijo grande!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, ficou super completo! Eu também só consegui parcerias com quase 3 anos de blog, das parcerias que tenho, só escrevi para uma, as outras entraram em contato comigo. O mais importante disso tudo é ter um blog por gostar e não apenas para ganhar dinheiro ou produtos com parcerias. Acho que seria bem legal fazer um post sobre mídia kit, sim.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do teu post Leslie! Realmente eu ja cometi alguns erros relacionados com as parcerias, mas valeu a pena sim ler todo o post porque aprendi como ter mais sucesso e paciência com as empresas.
    Beijos!
    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Excelentes dicas minha linda!
    Eu tenho várias parcerias com empresas e a maior parte delas é permuta e as empresas também valorizam muito as visualizações que determinado blog possui e claro, conteúdo é essencial.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  15. PRIMEIRAMENTE: AMEEEEI O BLOG E A POSTAGEM E VOCÊ GURIAAA!
    Pronto rs. Seu post me foi muito útil, sou blogueira a pouco mais de um mês, ainda não tenho parcerias mas estou indo devagar.
    Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Um beijo, Esteticando-se

    ResponderExcluir
  16. O post ficou longo, mas bem interessante, para blogueiras assim como eu que ainda não tem nenhuma parceria!!
    Beijinhos caramelizados..
    www.encontrodmeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei suas dicas, parabéns pelo poste!! Bjuus

    http://www.rafaellaramos.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sua postagem é utilidade pública, sério <3

    Assim como você, demorei bastante pra conseguir parcerias (na realidade, só tenho uma. Mas me sinto felizona por ela, sério). Muita gente pensa que vai chegar na blogosfera, ficar rico e receber presente todo dia como se fosse a Niina Secrets, mas o buraco é bem mais embaixo. Além de amor, precisa de muito esforço pra manter um blog legal e por um certo tempo. Não é fácil, mas vale a pena <3

    mesmo se não houver os melhores recursos, a gente tem de fazer o melhor que pode e, assim, um dia se é notado né non?

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  19. Post de utilidade pública e super completo! amei <3

    Bjos <3
    www.pamelaishioka.com

    ResponderExcluir
  20. Amei o post, parabéns, muito bem explicado!

    www.nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas!!

    Amo post assim de dicas! Seguindo já pra não perder nada!

    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires
    Instagram: @oxi.falei

    ResponderExcluir
  22. Gostei demais do post, muito esclarecedor. Sempre tive duvidas pois é um assunto um pouquinho complexo pra quem não tem experiencia, por isso achei incrível.
    Obrigada :)

    beijos

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  23. Leslie que dicas valiosas <3
    Eu também demorei 4 anos para conseguir a primeira parceria!
    E digo não foi fácil mesmo!
    Adorei o post.
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Post completíssimo Leslie! E concordo com você em todos os aspectos, primeiro bom conteúdo e depois parcerias. Não tem como inverter essa ordem, nem como apressar demais as coisas!

    beijoo :*

    ResponderExcluir
  25. Moça, esse foi um dos melhores e mais completos posts que já li para ajudar blogueiras que estão começando nesse meio ou retornando depois de algum tempo de inatividade (meu caso). Muito obrigada por compartilhar essas informações <3
    Beijos

    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
  26. Que post maravilhoso! Muito informativo, obrigada por ter feito com carinho!
    Me ajudou muito

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
  27. Dicas ótimas e preciosas!!! Eu comecei o meu blog a pouquinho tempo então não penso muito nisso de divulgações e tals mas já pensei em fazer o midia kit mas também não tenho tanta pressa mas essas suas dicas viu, me esclareceram bastante <3
    https://meninapsicotica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei tanto do post e do seu blog que acabei seguindo seu blog. Muito completo! Tirou muitas dúvidas que eu tinha, e com certeza vou salvar aqui porque vai ser um guia a ser seguido por mim. Obrigada pelo conteúdo! Ameiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  29. Amei o post, isso nós ajuda demais (para quem está começando e para quem já começo, mas não sabe o que fazer). Adoro quem tem a iniciativa de pesquisar e se aprofundar só para fazer essas coisas ou até compartilhar suas experiências. Beijos.

    www.entregalaxiasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Primeiro tenho que te dizer que amei teu blog, tão organizadinho ♥♥ Segundo que seu post não ficou grande, na verdade ele é super útil e quem realmente tem interesse no assunto deve ler com toda certeza. Fazer parcerias é complicado. Essas de livros, por exemplo, participei de várias seleções e só fui aceita em uma rs. Isso vai aos poucos e requer dedicação. Penso que você disse tudo quando citou que com carinho, amor e dedicação, os números vão crescendo sem você menos esperar. É exatamente isso. Não deveria se envergonhar por ter feito trocas, acho que em algum momento do blog todo mundo faz isso aiuehaieh, mas é por falta de informação, falta de experiência. Enfim. Tenho um bilhão de coisas pra falar sobre teu post, mas só vou dizer que ele tá incrível e vou deixar guardadinho nos favoritos para consultar de vez em quando e não fazer nenhuma besteira ♥♥

    ResponderExcluir
  31. Ai gostei demais! Vou salvar porque meu blog é novo e sempre que precisar de alguma dica volto aqui hahaha. Obrigada por ter tirado boa parte de seu tempo para ajudar nós iniciantes.
    Um beijo!
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
  32. As dicas são muito boas!!! Blogar por amor realmente gera bons resultados!

    ResponderExcluir
  33. Oie, tudo bem? Que post mais incrível. Para muitas pessoas o que mais importa hoje quando criam um blog é esperar parcerias, as vezes nem tem um blog/marca firmada no mercado e já buscam parcerias. É importante saber qual o melhor momento para iniciar o envio de e-mails e solicitar parceiros. Meu blog por exemplo tem parceria com várias editoras, mesmo assim acredito que ainda estou no início. Outro fato importante é ter amor pelo que faz, com calma e paciência alcançamos nossos objetivos. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  34. Muitas dicas úteis e de grande valor. Agora como uma pessoa que amou o seu blog e que pretende ficar voltando aqui para ver outras dicas como essa, ou seja, para blogueiros, quando tu for fazer esses posts mais ''gigantes'', acho que seria válido investir mais nas imagens. Me deram essa dica uma vez e acredite, melhorou e muito meu acessos e engajamentos depois disso. Quando o post é extenso, intercalar palavras e imagens ou vídeos deixa ele mais dinâmico e menos cansativo. Anotei algumas dessas dicas que ainda não tinha tomado pra minha vida. Parabéns pelo blog e pelo post... Beeeeijão :*

    ResponderExcluir
  35. Postagem super útil amore, adorei as dicas e como você conseguiu explicar tudo certinho, tinha dúvida sobre algumas coisas. Portanto, obrigada! Beijos, e vou mostrar para as amigas blogueiras <3 Beijos

    www.mundodefany.com.br

    ResponderExcluir
  36. Post super completo e com dicas valiosas. O mais importante de tudo é ter conteúdo autêntico e blogar com amor, como você disse. Comecei meu blog a pouco tempo e ainda tenho que aprender bastante sobre o mundo da blogosfera, em como divulgar, fazer parcerias e etc... Mais do que tudo também é preciso paciência e força de vontade, porque não é da noite para o dia que se conquista parcerias e leitores fiéis. Adorei as dicas e seu blog também! :)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  37. cara eu nem sabia que tinha tantas duvidas sobre o assunto até ler seu post, eu curti bastante, mas meio que requer muito trabalho né? Eu acho que um dia quem sabe eu possa começar a tentar conseguir algumas parcerias, o importante eu já faço, Blogo com amor <3
    valeu pelas ótimas dicas. beijos

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  38. O post ficou enorme, você poderia até ter dividido em duas partes mas cara, ficou completasso! Quem se interessa vai ler tudinho!
    Hoje em dia, não sei se faria parceria com marcas no Brasil por causa desses desesperos das blogueiras em serem parceiras, além do fato de tá morando na Finlândia e escrevendo post em português xD
    Por enquanto, parceria não é o meu foco mas o post ajudou muito <3
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
  39. não tem problema ser um post grande, contanto que tenha conteúdo legal e bem produzido, como foi o caso do seu post :) parabéns pelas dicas! adorei saber das diferenças entre as parcerias <3

    eu não tenho nenhuma parceria, e não sei se pretendo arrumar um dia. apesar de eu gostar muito da ideia de receber algo pelo blog (quem não gosta?!), pra mim ele ainda é um diário virtual infinito hehe ^_^ meu cantinho particular!

    beijos.

    ResponderExcluir
  40. Post de utilidade pública!
    Muito bem explicado e sanou muitas das minhas dúvidas, realmente bem completo!
    Eu como blogueira pobre quero muito fazer parcerias e já tenho em mente que demora mesmo!
    Vou dar uma olhada nas marcas que fazem parceria com blogs pequenos!
    Beijos, muito obrigado pas informações e quero sim post sobre todo o resto hahaha

    Fala Tef http://www.nanalaraujo.blogspot.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo