29 abril 2016

Vídeo: Meus Livros Interativos





Olá pessouas! Prontos para o fim de semana? Aqui em Curitiba está tão frio que os meus planos para o findi são cama, cobertor e série The Flash. Além do frio que eu detesto, ontem começou em mim uma crise de herpes labial. Que eu odeio! Próximos dias serão difíceis. Mas no meio de tudo isso temos uma notícia boa. Essa semana eu consegui seguir certinho a ordem de posts do blog e estou borbulhando de ideias para escrever! E claro, quem sai ganhando em relação a isso é vocês, meus queridos leitores. Obrigada. De nada. Fiquem de olho, por que segunda, quarta e sexta foram os dias eleitos para a liberação de novos posts por aqui!

27 abril 2016

Projeto 12 Meses 12 Coisas: Abril




Aí que lindo! Gente, não é que eu estou conseguindo cumprir o projeto todo mês?! Sempre que a gente consegue desenvolver bem algum arranjo logo vem a satisfação não é mesmo? E é assim que eu estou me sentindo, mesmo que ainda estejamos no mês quatro haha. O tema de abril é 12 fotografias. De acordo com a Rafa do blog Lemao Doce (que criou o projeto) tais fotografias de preferência deveriam ser de autoria do participante, mas caso desejasse, o autor poderia ser outro, basta dar os créditos. Eu escolhi mostrar pra vocês algumas fotos que fazem parte da minha vida e eu gosto muito, algumas fui eu que tirei, outras foram pessoas próximas a mim, como meu marido, acho que está valendo né não?! Então chega de blá, blá, blá e fica a vontade para conferir as fotinhas.

Essa é a Lia. Minha cachorrinha/companheira. A Lia foi tirada da rua pelo meu pai, ela teve cinomose logo depois que a adotamos, os veterinários diziam que teríamos que sacrifica-la, passamos por tempos difíceis mas no fim tudo deu certo e conseguimos cura-la. A Lia ainda tem uma pequena sequela em uma das pernas traseiras, mas ela não sente mais dor e está muito bem e feliz, já faz nove anos que ela é minha fiel amiga. Essa é uma das minhas fotos preferidas dela.


Esse é o Bob. Se não morássemos em apartamento, eu e meu marido teríamos vários bichos de estimação, mas infelizmente não é possível, então por enquanto temos apenas a Lia e o Bob, esse peixinho que tem personalidade de gente e faz parte da família.


Talvez você já tenha visto essa estufa em algum lugar, caso já não tenha ido conhece-la. Essa foto é do Jardim Botânico em Curitiba. Eu gosto muito dessa foto por que foi a primeira vez que eu visitei o lugar, fiquei encantada com a beleza do parque. Sem contar que por outros motivos esse dia foi muito especial pra mim.

Já fiz um post aqui de como cuidar de suculentas, essa é uma das que tenho em casa, acho ela linda.

Essa linguaruda chama-se Tuti. Uma cadela amável que mora na casa da minha mãe. Gosto muito dessa foto dela.

Essa foto já apareceu ilustrando um post aqui do blog. Ela foi tirada no hotel Ibis aqui em Curitiba. Ele tem 25 andares e os corredores em volta do prédio são feitos apenas de janelas, o que resulta nessa linda vista.

Tirei essa foto no Morro do Cristo, que fica no litoral paranaense. Eu fiz essa cara mas só percebi a nuvem negra literalmente formada acima da minha cabeça muito tempo depois quando vi a foto em casa. Acho engraçada essa foto.

Essa é a minha foto preferida do meu Save The Date. Ela é simples mas demonstra todo o amor que envolve o relacionamento com meu marido.


Olha a Tuti aí de novo. A maioria dos leitores aqui do blog sabem que eu tenho depressão, e muitas vezes a Tuti, a Lia, o Bob e todos os outros bichinhos que estiveram perto de mim me fizeram sorrir dessa forma, me ajudando muito na luta contra esse mal.

Créditos à essa foto para a minha professora de produção de moda, a Joy Lecruz. Já trabalhei como modelo algumas vezes, e uma das últimas vezes foi no Museu Oscar Niemeyer. Amei a experiência e nunca vou me esquecer, por que confesso que gostava muito de fazer esses pequenos trabalhos.

Essa foto me lembra coisas boas. Foi tirada na sala de costura do meu curso de Designer de Moda, nesse dia estávamos trabalhando com malha de algodão. Eu tinha uma relação de amor e ódio nessa sala haha. Créditos á Geruza Roscoche.

E pra terminar, uma foto da minha curta visita à Blumenau, onde eu participei da Febratex, uma feira têxtil que acontece todo ano.

Espero que vocês tenham gostado das fotinhas. Gosto de posts desse tipo por que acabam ajudando os leitores a conhecerem mais sobre a blogueira. Beijos de leite e até o próximo post.
Nota: Peço desculpas pelas tags de créditos ao blog ficarem tão evidentes nas fotos, isso é apenas um tipo de proteção contra cópias pois infelizmente já tive o desprazer de ter fotos e artes minhas compartilhados por aí sem os devidos créditos.


25 abril 2016

Achei Ofensivo!




Hoje, andando um pouco sem rumo pelo Facebook (todo mundo faz isso), eu conheci uma página nova. Fucei as postagens e conclui que seja mais uma de tantas pages de humor que existem na rede. A maioria das piadas postadas na page são trocadilhos engraçados e inofensivos, mas encontrei também algumas gracinhas um tanto malvadas, gracinhas essas que nós conhecemos por "humor negro". Acredito que este tipo de página tende apenas a gerar ódio gratuito dentro dos comentários de tais publicações. Vi muita gente se xingando e se insultando, sem nenhuma chance de resultado positivo nisso tudo. 
No geral, dentro da internet, você já deve ter percebido que estamos vivendo na era da ofensa. Hoje tudo é ultraje e as pessoas estão pouco tolerantes nesse quesito. Muitos se escondem por trás do computador e simplesmente dizem o que pensam sem se dar conta das consequências ruins que isso pode gerar em quem está do outro lado da tela. Me parece que na rede não existem os limites impostos no mundo real.


Discutir é benéfico quando feito com respeito. Colocar uma opinião como soberana acima das opiniões alheias é sinônimo de orgulho. Não ofenda os outros por pensarem diferente de você. Todos somos seres pensantes e usuários dessa rede enorme chamada internet. Também, é bom ter em mente os sentimentos das pessoas ao critica-las. As criticas quando usadas da forma correta são responsaveis pelo crescimento pessoal de alguém, por isso é necessário moderar nossas palavras ao fazer uma critica, assim ela pode se tornar construtiva e não ofensiva. Não queremos confundir discurso de ódio com liberdade de expressão.

A internet não é "terra de ninguém", ao contrário, o mundo inteiro está conectado nesta rede, e se na vida em off todos exigimos respeito, online também queremos o mesmo. Concorda?

22 abril 2016

O Barraco Tá de Decoração Nova Amiga!




Se você costuma vir aqui no blog, com certeza já entendeu esse título estranho, se não, seja bem vinda (o) amiga (o), senta e aprecia o novo layout do Apenas Leite e Pimenta. Estamos de cara nova!

O que mudou?
Vamos começar pelo cabeçalho, afinal, ele é a primeira coisa que você vê quando entra aqui no blog. A ilustração do novo cabeçalho foi feita por mim (aí que lindo!). Sim! Eu me lembrei que sei desenhar (mentira, eu nunca esqueci, sempre amei desenhar) então, resolvi colocar um pouquinho mais de mim por aqui, uma ilustra original com o nome do blog. Aliás, quero começar a mostrar meus desenhos pra vocês. Aguardem os próximos posts para conhecer meus traços.

Além de um cabeçalho interessante, creio que o layout tem de estar sempre bem organizado, para que os leitores consigam achar os links e não ficar apenas zanzando no blog para tentar achar aquilo que desejam. Por isso agora temos uma caixinha de pesquisa para você minha (o) querida (o) leitora (o) achar o que quiser dentro do barraco, até por que, são três anos de ALP, então tem muita matéria dentro do blog. Também, temos a caixa de categorias. Um menu em que você coloca o mouse encima e automaticamente aparece todas as categorias e temas que conversamos por aqui.

Agora também temos os botões de compartilhamento, comentários e de tags bem visíveis. É bem ruim querer dar a sua opinião sobre o post em um blog e não achar o lugar onde comenta não é mesmo? Pois bem, aqui não teremos esse problema, o botão de comentários está bem grande e te chamando pra comentar. E se você gostar do post, aproveita para compartilhar nas redes e ler outros posts similares, esse gadget fica logo abaixo dos posts, ele está de cara nova, você vê apenas as fotos e toca com o mouse encima para ver os títulos, se gostar de algum é só clicar e conferir.

Antes o blogroll ficava dentro de uma página do blog, pouca gente entrava lá para ver meus blogs amigos, mas agora as fotinhas dazamigas ficam aqui na barra lateral (sidebar). E lembrando que se você quiser entrar no blogroll é só falar com a minha pessoa.

Também mudei uma coisa que a algum tempo me incomodava no layout antigo, que é o footer do blog. O footer é aquela última parte do layout, quando você rola a página até lá embaixo percebe que aquele lugar onde fica escrito "tecnologia do blogger" está diferente. Tudo bem, dá uma descidinha lá que eu espero. (tic tac tic tac) Viu? Legal né? Ficou personalizado.

Se você realmente desceu a barra de rolagem até lá embaixo para ver o footer do blog, deve ter percebido o botão de "subir" aqui na lateral direita, e se você o usou, viu também que ele facilita muito na hora de rolar até encima na página do blog. Esse botão é mais uma novidade.

Pode parecer também que os posts escritos aqui no blog depois dessa mudança de layout estão mais longos, mas é que eu aumentei o espaçamento entre uma linha e outra nos textos, ou seja, por causa desse espaço os posts parecem estar maiores, mas é só impressão. Creio que este espaçamento ajude a ler melhor os posts, com as linhas muito juntinhas acabamos embaralhando tudo, isso acontece até com quem não tem problema de visão, haha.

Houve ainda outras mudanças , esse novo layout foi um dos que eu mais demorei pra desenvolver, no total, sete dias. Mas creio que tenha valido a pena. Caso esteja aparecendo alguma coisa errada ou fora do lugar no seu navegador eu agradeceria se você me avisasse para que eu tentasse resolver o problema, afinal, sem leitores esse blog não é nada. Por isso, esse novo layout é pra vocês. Para que ler o blog se torne mais dinâmico e agradável. Espero que tenham gostado das mudanças, mas se não achou legal, também aceito sugestões. Beijos de leite e até o próximo post.
Blogs que me ajudaram muito na hora de personalizar o novo lay do blog:

Também agradeço muito meu marido por sua paciência comigo que por uma semana só me ouviu falar de cores, códigos e como eu me sentia irritada por alguns desses códigos html não funcionarem direito. E também por todas as sugestões e ideias que ele me deu sobre o desenvolvimento do novo lay. 

18 abril 2016

Layout novo em construção




Se você costuma vir aqui no blog, sem dúvida deve ter percebido que as coisas estão um pouco diferentes. O blog Apenas Leite e Pimenta está sempre em crescimento, por isso, no momento estamos fazendo algumas mudanças relacionadas ao layout. No mais tardar até quarta-feira (20/04/16) as coisas estarão organizadas. Por enquanto você pode ficar a vontade para ler e comentar nos posts antigos, logo logo os comentários serão respondidos.
Agradeço sua compreensão.

13 abril 2016

Moradias do Futuro: Containers





Já pensou em morar dentro de um container?! A ideia pode parecer maluca, mas já está sendo colocada em prática. Tem muita gente morando nessas caixas gigantes, e mais, com todo o conforto e a beleza de uma linda decoração que pode ser feita em uma casa comum.

Originalmente, um container (ou contêiner) é utilizado como equipamento para transportar carga, principalmente dentro de navios cargueiros. Mas, pensando de forma sustentável, esses caixotes gigantes de aço estão virando moradias. O uso do container na construção garante o reaproveitamento desses cofres de carga que geralmente ficam abandonados em portos, além disso, a produção de uma nova moradia fica mais econômica, já que não é necessário comprar vários materiais diferentes para subir paredes. E também, existe uma facilidade de deslocamento. 


Eu acho muito bacana essa ideia de morar em contêineres, mas saibam que não dá pra pegar qualquer um e querer fazer dele seu lar. "Antes de ser usado na arquitetura o container passa por um processo de recuperação, que inclui limpeza, funilaria, serralheria, pintura, revestimentos e acabamentos." Como diz o site AECweb. E deve-se pensar em certas questões antes de por a ideia em prática, pois o barato pode sair caro e o sustentável pode ficar insustentável. Porém, quando o planejamento é bom, cria-se moradias lindas e bastante sofisticadas, sendo possível colocar até mesmo janela de alumínio 100x120 ou outra medida que combine com o estilo da casa projetada em um container. Além disso, já existem residências de andares arquitetados com o uso dos contêineres.


Além do uso como moradia, os contêineres também podem ser usados no comércio. Aqui perto da minha casa existe uma loja da Marisa em que os provadores são containers super confortáveis pintados de rosa. Um charme.


Eu acredito que o uso dos contêineres como residência é uma ideia versátil, criativa e sustentável. Claro. Além de descolada. E você? Moraria em um container?

11 abril 2016

Por Que Não Usamos Roupas de Passarela?





Como alguns leitores sabem, eu sou formada em Designer de Moda, e uso muito dos meus conhecimentos do curso para escrever aqui no blog. Mais do que dizer que é Chic e glamouroso eu acho interessante passar pra vocês também o conceito envolvido na moda, assim, se você pretende trabalhar com isso, ou simplesmente gosta de moda, acaba obtendo maior conhecimento sobre o tema.

Quando não conhecemos um assunto é normal cometermos alguns deslizes quando falamos dele, como confundir o nome dos tecidos por exemplo, já vi gente chamar tricoline de sarja. Isso é natural, mas muitas pessoas tendem a falar de modo pejorativo e com zombaria quando vêem roupas de passarela. Não raro ouço comentários como "que ridículo" ou "eu não usaria isto na rua". Por isso eu resolvi falar sobre esse tema, por que afinal, não usamos roupas de passarela no dia a dia? Simples. Por que geralmente estas roupas NÃO FORAM FEITAS PARA ISSO.

Vamos começar a explicação com uma pequena ilustração. Pode ser que você veja uma obra de arte e que no começo ela não te faça nenhum sentido. Você pode até pensar que seu sobrinho de cinco anos faria coisa melhor, mas quando você passa a procurar saber qual a história por trás da obra, pode ser que na sua concepção ela pareça até mais atraente. Da mesma forma são as roupas de passarela, elas são artísticas, existe uma história por de trás de cada coleção exibida em desfiles, e isso se chama conceito. Há um grande desenvolvimento artístico e criativo por trás de cada coleção que um estilista põe na passarela. 
Como exemplo, vamos analisar uma coleção do estilista Alexander McQueen. Infelizmente Mc Queen não faz mais desfiles, mas pra mim ele continua sendo um belo exemplo de ousadia nas passarelas.



A foto acima mostra algumas das roupas que desfilaram numa coleção de 2010 que foi batizada de "Plato's Atlantis". A maioria das pessoas não usariam estas roupas na rua, digo a maioria, por que a moda atualmente está bem diversa. Você pode até comentar: "Este cabelo nunca será tendência!", "Estas roupas são muito esquisitas" ou "Que sapatos horríveis!". Ok. Admito que esse desfile foi no mínimo bem excêntrico. Mas vamos procurar saber qual o conceito existente nas criações do estilista. Por meio dessa coleção, Alexander McQueen quis mostrar um mundo apocalíptico após um desastre ecológico. Aliás, um tema totalmente atual, e fictício também. As roupas trouxeram estampas de répteis com modelos estruturados, os sapatos são chamados Armadillos, os mesmos que foram usados por Lady Gaga no clipe da música Bad Romance, e os cabelos queriam passar a ideia de humanos-répteis, como se o desastre tivesse deixado sequelas de mutações genéticas. Agora você pode concordar que a coleção passou a fazer mais sentido.

As roupas de passarela são conceituais. Elas são apresentadas ao público de forma artística por que é por meio do desfile que os estilistas mostram o conceito e a história por de trás de suas criações, por isso elas não são (necessariamente) para se usar no cotidiano. Já as roupas comerciais, que são aquelas que encontramos nas lojas para vender, são uma parte do que foi mostrado no desfile, mas de uma maneira que você possa usar normalmente na rua. Um exemplo disso é que Michelle Obama usou uma camisa da coleção Plato´s Atlantis em um evento.


Embora as criações têxteis sejam divididas em conceituais e comerciais, alguns estilistas optam por colocar nas passarelas peças comerciais, e também há aqueles que com toda a sua engenhosidade conseguem criar roupas comerciais que poderiam ser colocadas em desfiles e serem denominadas como conceituais. Tudo depende da originalidade e criatividade de cada estilista. Também requer muita pesquisa social, de tendência e de estilo. Trabalhoso? Sim. Mas quando se faz o que se ama, cada dia de trabalho se torna uma brincadeira imaginativa.

Espero que tenham gostado da explicação. Usem a caixinha de comentários para expressar opiniões e/ou qualquer dúvida. Também me contem se gostam de matérias desse tipo. Talvez num próximo post eu conte para vocês por que nem toda calça que a gente chama de jeans é na verdade uma calça jeans, haha. Beijos e até o próximo post.
Referências: Morim Blog

09 abril 2016

Como Foram As Minhas Férias




No post anterior eu disse que contaria pra vocês o que eu andei fazendo nesse tempo que tirei de descanso. Então estou eu aqui pra fazer aquela redação que todo mundo detestava fazer na escola: "Como foram minhas férias." Haha. Todo blog tem uma parte pessoal, e eu acho isso legal por que os leitores podem conhecer melhor a blogueira. Não é mesmo?!

Tirei esse tempinho de folga por que eu não havia tido descanso em muitos meses, nem em Dezembro, que é um mês em que muitas blogueiras diminuem a frequência de posts, eu continuei firme e forme escrevendo aqui no ALP. 

Primeiramente, descansei bastante. A gente sabe como é difícil ser  blogueira, haha. Então nesse tempo de folga eu não pensei em posts, nem em divulgação e nada que tivesse haver com o blog. Mentira! Confesso que pensei muito no blog, mas não trabalhei nele.

Minha primeira parada na saga "férias" foi ir ao cinema. Meu marido também tirou férias do trabalho, então eu fiz uma surpresa pra ele no cinema. Comprei os ingressos sem ele saber para que filme e ele entrou ás cegas dentro da sala de exibição. Foi divertido quando ele percebeu que o filme escolhido foi o "Kung Fu Panda 3", ele gosta muito do Po, o personagem principal do desenho. O filme é bem divertido e ensina ótimas lições. Recomendo.


Também, durante o tempinho em que fiquei fora da blogsfera minha intenção era conhecer coisas novas. E consegui. Dia 12 do mês passado houve aqui em Curitiba uma Feira de Gastronomia numa praça muito grande e bonita. Haviam vários tipos diferentes de pratos para experimentar e o preço ia de R$5 a R$25. Não me lembro exatamente qual o nome do sanduíche que eu provei, preciso começar a tomar magnésio treonato manipulado para a memória, mas sei que estava muito bom e o hambúrguer era gigante (momento zóio maior que a barriga). Também conheci dois sabores de sorvetes diferentes, um deles era da flor Violeta. Uma palavra sobre os dois sabores que provei: Horríveis. Mas estamos aí pra aprender né galera?! De resto o passeio foi maravilhoso.

Eu também queria ter ido no festival do hambúrguer, mas infelizmente eu não pude, então vai ficar para o ano que vem. 


Pra quem me acompanha no Instagram, viu que eu participei de um Projeto Fotográfico, aliás, o primeiro que eu completei na rede social. Foi super legal e eu agradeço as meninas do grupo Elegance Bloggers por terem me dado essa oportunidade de participação. Eu amei.

O projeto consistia em todo dia por uma semana postar uma foto referente ao tema pedido, no geral o assunto era ligado ao lugar onde a gente mora, pois o nome do projeto era Minha Terra é Assim. Se você usar a hashtag #minhaterraeassim (com e sem acento) consegue ver as publicações das participantes.

Enquanto eu participava do projeto, postei uma foto no Instagram falando sobre o Museu Egípcio de Curitiba, esse foi mais um lugar novo e super bacana que eu tive a chance de conhecer. Na verdade eu nem sabia que existia um local desse tipo aqui na minha cidade, fiquei super feliz quando vi um post de um ex professor no Facebook falando sobre a nova exposição que havia no museu. Claro que como admiradora da cultura egípcia eu tinha que ir conferir. E fui.

O museu tem inúmeras peças e réplicas para serem observadas, além de quadros, vídeos e placas explicativas. Também tem uma múmia original lá dentro, porém essa eu não quis conhecer.

Mas eu também tive trabalho durante meu tempo de folga. Março foi o mês em que uma amiga gravidinha escolheu para fazer o seu chá de bebê, e eu a ajudei na decoração e organização da festa. Infelizmente não tirei fotos da decoração pra mostrar pra vocês, por que eu estava muito ocupada comendo docinhos e salgadinhos (gorda²), mas a festa foi linda e muito divertida. O pequeno Igor pode vir sem preocupações por que já tem uma galera que o ama aqui fora, inclusive eu. 

Também teve mais uma festinha que eu fui nos últimos dias antes de voltar para o blog. Ai vocês me perguntam "Qual o motivo da festa?". Simples. Nenhum. Meus amigos são assim, a gente se reúne sem motivo, só pra poder curtir a companhia uns dos outros mesmo. 

Creio que eu não tenha esquecido de nada, aliás eu fiz ainda mais coisas, mas para o post não ficar mais gigante do que já está, vamos terminar aqui, com o último e único dia em que eu consegui prestigiar o Festival de Teatro de Curitiba. Esse festival é top! Várias companhias de teatro do Brasil se concentram na cidade pra poder mostrar seu trabalho. Tem peças de teatro de todos os tipos, gostos e idades, inclusive, peças gratuitas. Todo ano eu vejo pelo menos uma produção, então 2016 não poderia ser diferente, vi duas peças de rua apresentadas em praças, espetáculo gratuito, uma das companhias era de Vitória/ES, e assisti um playback theatre do Grupo Abaruna. Amei todas as apresentações.

Dá pra dizer que eu aproveitei meus dias de folga não é mesmo?! Mas agora que acabou eu volto com força total para a blogsfera! Tem novidades vindo por aí, sorteio, blog de cara nova e um projeto original para estreiar. Mas isso vocês ficam sabendo mais pra frente. Beijos e até o próximo post.

07 abril 2016

Projeto 12 Meses 12 Coisas: Março




Tirei umas pequenas/grandes férias, e hoje eu volto para a alegria geral! -sóqnão e super atrasada eu venho com o tema do projeto 12 meses 12 coisas do mês de Março, me perdoem mas não deu pra liberar esse post ainda no mês passado, depois que terminou o período que eu me dei para descansar fiquei com um bloqueio criativo muito grande e não consegui voltar a escrever, ainda tenho bastante coisa pra contar pra vocês sobre o tempo em que fiquei fora, mas antes eu precisava liberar o post desse desafio, já que logo logo vou postar o tema desse mês do projeto, ou seja, eu não queria que os posts ficassem acumulados e como sabem eu quero muito terminar esse desafio até dezembro (foco/força/). 

Mas chega de falar e vamos ao post propriamente dito... A título de curiosidade, originalmente o tema é "12 músicas que adoro", mas eu acho a palavra "adorar" muito forte e uso ela apenas quando me refiro a Deus (Marcos 12:30) então eu troquei a palavra "adorar" por "amar".
Esse tema é difícil por que geralmente temos mais de 12 músicas preferidas, mas, para escolher essa seleção de canções que trago no post de hoje, eu usei de critério músicas que  me fazem sentir algo ou que me lembram coisas boas quando eu as ouço. Confere aí a lista. (Lembrando que não estão por ordem de preferência).

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo