22 agosto 2018

Em Busca da Minha Carteira de Habilitação





Entre as minhas metas para esse ano, a principal era conseguir minha carteira de habilitação. Eu sentia que precisava aprender a dirigir para me sentir mais independente, para usufruir daquele sentimento de objetivo alcançado sabe?! Os momentos em que eu mais me sentia tola por ainda não ter minha CNH, era quando eu precisava ir ao mercado e voltava caminhando cheia de sacolas pesadas nos braços, ou quando eu precisava fazer isso, ou aquilo, mas era necessário ir de carona, ou a pé, quando não tinha a carona.

Pois bem, em abril desse ano eu dei entrada na autoescola. Fiquei empolgada, mas ao mesmo tempo com medo, pois eu não sabia ao certo que desafios que me aguardavam. E até então eu não sabia que conseguir minha CNH seria tão difícil quanto aprender a tocar um violão strinberg.

A primeira etapa do processo foi fazer o teste psicotécnico. Eu fiquei tão ansiosa para esse teste, que um dia antes eu tive uma recaída depressiva. Veja bem, pra mim é fácil fazer uma prova, desde que eu tenha estudado para ela. E nesse caso, eu não sabia o que me seria exigido durante o exame, e nem como ele funcionava. O teste psicotécnico foi muito louco pra mim, saí de lá sem saber se eu tinha passado. Mas então, cheguei em casa e logo entrei no site do DETRAN, e para a minha surpresa, eu estava apta.


Primeiro obstáculo vencido. Então, fiz as 45 aulas teóricas como se eu estivesse novamente na escola. Eu estudei de verdade aquela apostila para a primeira habilitação. Eu estudei tanto que comecei a ficar chata, passei a julgar e apontar os erros de todos os motoristas que eu tinha contato (meu marido e minha mãe sofreram). Mas entendam, toda essa avaliação que eu fazia dos motoristas ao redor, era pra mim como estudar para o teste de 30 questões teóricas do DETRAN. E depois de terminar todas as aulas, lá estava eu novamente, ansiosa, nervosa, no cagaço mesmo, entrando na sala para fazer o exame teórico. Esse tem como regra que o candidato pode errar nove perguntas, passei raspando com vinte e um acertos, eu estava apta.

Comecei as aulas práticas bem empolgada, mas essa animação foi sumindo entre a segunda e a sétima aula. Eu achava que nunca conseguiria. Como assim eu preciso dar seta, reduzir velocidade e colocar na segunda marcha tudo ao mesmo tempo? Eu não sou um polvo. Quanto mais eu dirigia, mais eu detestava dirigir! Mas então as coisas foram mudando novamente. Percebi que a prática estava me ajudando a pegar o jeito da coisa, tive o mesmo sentimento de vinte anos atrás, de quando eu me dei conta de que havia aprendido a ler.


Acabaram as 25 aulas práticas obrigatórias. Em muitas dessas aulas eu pensei em desistir, deixei o carro morrer, não dei pisca, entrei com a dianteira do carro num matagal, subi encima do meio fio, bati no protótipo da baliza, chorei, chorei mais um pouco, fiquei irritada, mas tudo bem, tudo é aprendizado, e enfim, hoje eu estava lá, para o último desafio da minha saga rumo à minha carteira de habilitação, o temido exame prático.

O pátio do DETRAN estava lotado, cheio de pessoas que se encontram no mesmo barco, candidatos nervosos, ansiosos e sedentos pela sua tão desejada CNH, eu era uma dessas pessoas no meio daquela galera. Fiz uma oração em voz alta para Jeová, e Deus me concedeu a sua paz. Em dois minutos eu terminei de fazer a baliza, a tranquilidade dominou o meu coração e eu sei que isso só pode ter sido a ajuda que eu pedi a Deus. Esqueci de dar a seta no começo do desenvolvimento da baliza, por isso achei que tinha reprovado nessa primeira parte do exame, mas então, a examinadora disse, "ok, está perfeito!". Uma das minhas colegas reprovou logo depois e eu senti muito por ela. Mas, o exame seguia. Eu e mais um candidato conseguimos passar para a direção na rua. Dirigi ao lado da examinadora por uns três minutos, não sei ao certo, pra mim pareceu uma hora. Quando o teste estava quase terminando, em um cruzamento, um carro quase passou na frente do meu (que estava na preferencial) e a examinadora pisou no freio rapidamente, e sabe... se um examinador pisa no seu freio, você é automaticamente reprovadx. Mas acho que a examinadora entendeu a situação, e mais ainda, talvez ela tenha percebido que eu também pisei no freio. Voltamos para o pátio do DETRAN em silêncio, e na minha cabeça eu só conseguia repassar tudo o que possívelmente havia feito de errado. Tudo o que poderia me reprovar. Mas então, a examinadora saiu do carro e me deu a noticia tão esperada, eu estava apta. Quase chorei de felicidade, um sentimento de orgulho tomou conta do meu corpo, ao mesmo tempo em que um peso enorme saía das minhas costas.

Acabou. Agora é só esperar minha carteira de habilitação chegar em casa. A saga chega ao fim com gostinho de meta cumprida, objetivo alcançado. Agora se segurem, pois a Leslie está habilitada! Brincadeira, eu tento ser bem responsável no trânsito, haha.



30 comentários:

  1. Oi, Leslie
    Que bom que tu conseguiu vencer essa barreira e agora é a mais nova motorista! Eu tirei a minha ano passado e meu maior problema era pagar, porque sempre tinha aula a mais e pouco dinheiro. Não tive problemas nas minhas provas, graças a Deus, fiquei tão nervosa a princípio mas demorou tanto pra meu teste acontecer que quando foi, eu consegui me controlar. Espero que o ano da permissão seja tranquilo e que você consiga logo a definitiva.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. EU TO LOUQUINHA OARA TIRAR MINHA CARTEIRA
    só me falta o dinheiro kkkk
    Amei e to feliz por vc ter vencido essa etapa da sua vida, parabens
    Madu Ogeda Blog

    ResponderExcluir
  3. Uhuuuuuuuuuuuuuuuu
    arrasou gata!
    hehehehehhee

    morroooooo de medo
    acho q qd for fazer vou ficar hiper nervosa!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que bom que deu tudo certo menina, parabéns!
    tu acredita que reprovei duas vezes no teórico, quatro vezes na pratica e uma vez do psico? haha sim! mas hoje dirijo
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  5. Paraaabéns! Realmente essa é uma das grandes conquistas da vida. Sou louca para tirar a minha.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  6. Que showww Leslie! Parabéns, sério! Pra mim a CNH foi (e está sendo) o pior drama da minha vida. Comecei a fazer em 2016, e adorei as aulas teóricas e o teste foi bem de boas. Depois no simulador eu quase morri, ele não é feito pra pessoas de pernas curtas. Mas okay, terminou. As aulas práticas (fiz 22) foram torturantes e eu chegava em casa chorando pq não conseguia fazer nada. Acho que em cada aula o carro apagava umas 10 x. Na minha cabeça eu estou dirigindo a máquina da morte e não consigo nem respirar. Sério, cada aula era horrível e sofrida. Daí fiz o teste 3x e até hoje não passei. Agora tenho até a semana que vem pra retomar o curso se não perco todas aulas que fiz. Eu tenho ÓDIO do Detran pq na auto escola que eu fazia ninguém passava. Sério, posso falar horrores da minha experiência por horas HAHAHA espero que um dia eu passe, mas a CNH vai ficar guardada em casa. Agora dou mais valor pros ônibus hahaha
    Sério, parabéns!!! <3

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Leslie por mais essa conquista em sua vida.
    Agora não vai mais querer ser a passageira do carro.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Ufa que barra hein? Mas que bom que você conseguiu passar! Parabéns!

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir
  9. Oi Leslie, tudo bem?
    Que arraso que no fim deu tudo certo! <3
    Parabéns pela carteira de habilitação! Eu tenho muuuito medo de dirigir, então não sei quando vou fazer (se fizer). Acho o trânsito meio louco, sei lá. :(
    Mas quem sabe um dia, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Aeeeee, parabéns Leslieee! Eu morro de vontade de aprender a dirigir, mas ao mesmo tempo, acho que não conseguiria, tenho medo kkkkkkk.
    Preciso arriscar, se não, nunca saberei, né? xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Uhuuuu parabéns que Deus te abençoe nessa nova vida de habilitada, parabéns pela conquista é tão gostoso colocar metas e conseguir conquistar O/ Fiquei feliz demais por você ao ler esse post! Eu tirei a minha de moto quando fiz 18 anos e logo em seguida tirei de carro, não gostava muito de dirigir e tinha um medo de rodovia hoje dirijo 300 km por semana e sou apaixonada, sem dúvida gente conquista nossa liberdade e nos deixa mais segura !
    Sucesso mulher O/
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Que legal! Parabéns pelo objetivo alcançado!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Fico bem feliz por você Leslie!! Parabéns mesmo ♥
    Eu tentei tirar a carteira várias vezes e até agora não consegui.
    Pareço ser super okay e calma, mas olha meu nervosismo e ansiedade são HORRÍVEIS.
    Espero ter a sensação de ter a CNH em mãos um dia.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que MARAAA, amei sua história Leslie. Sofri com você de tanto nervoso nas etapas aqui lendo, mas que bom que deu tudo certo. Minhas amigas aqui que tiraram a carta tiveram que fazer a prova umas mil vezes (Aqui parece que eles querem que você pague, se não paga ficam com raiva e te reprovam logo kkkkkk) e só passaram depois de umas duas tentativas.
    Eu morro de medo de tirar a carta, tenho medo de dirigir, mas meu marido tem me pressionado muito e disse que desse ano não passa, tô ferrada ): KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Passei um tempinho longe do blog, estava uma loucura, mas enfim me organizei e já voltei a postar. Conte comigo sempre por aqui novamente, :*
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Leslie, parabéns pela conquista da habilitação, sei que são etapas difíceis e que a ansiedade bate na porta a cada segundo, principalmente no teste final.

    Eu tentei tirar a carteira em 2009, mas infelizmente eu não consegui, no meu último exame fiz a baliza perfeita, mas na rua meu pneu encostou no meio fio, isso me desestruturou toda na hora, e resto do exame foi péssimo, nesse dia o examinador disse que eu dirijo bem, mas que meu emocional tinha que melhorar.

    Depois dessa tentativa nunca mais me interessei em querer tirar a carteira de motorista, quem sabe algum dia hehe

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  16. que legal! parabéns!
    eu adoro dirigir!
    passei poucas e boas na auto escola também! kkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  17. Menina, eu fiz todo o processo de aulas, mas cade que fui na prova!
    Acho que a direção não foi feita para mim embora tenha ido bem nas aulas.
    Mas pretendo refazer um dia!
    Parabéns pela sua conquista!
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  18. Uhuuu, to feliz por você ter conseguido, parabéns!
    Eu to louquinha para começar a minha, só me falta o mais importante o dimdim kkkk
    Beijinhos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, seu post caiu perfeitamente pra mim neste exato momento. Antes eu não queria fazer autoescola porque demandaria do meu tempo e eu estagiava + fazia faculdade, agora que conclui a faculdade fiquei pensando sobre isso da autoescola. Só é triste porque é meio caro aqui onde eu moro, então AINDA não comecei. Entendo essa sua maneira de estudar apontando os erros, isso ajuda porque na hora do teste a gente lembra né? Nossa, que bom que sua examinadora teve senso da situação, porque só de você contar, parece que você arrasou!!! Em quantos meses mais ou menos foi esse processo todo? Olha, seu post me animou a procurar uma autoescola de novo! :D
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu tentei tirar, sei dirigir, já faço isso há um tempo e fui reprovada 5 vezes, mas um dia vou conseguir tirar. Parabeeeeens!!
    Beijinhoos. ❤
    https://lewestinblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Confesso que já tive vontade, mas não mais hoje. Xeruh amore e parabéns.

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Leslie!
    Parabéns pela CNH <3 Eu sei como é difícil tirar e como o nosso emocional pode atrapalhar as coisas. Eu quase surtava nas aulas práticas, queria chorar a todo momento, e quando fui fazer a prova prática, achei que fosse ter um treco no meio da rua hahaha O importante é que deu tudo certo, do mesmo jeito que deu para você, e já tenho a carta há alguns anos. Espero que você goste bastante de dirigir!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  23. É sempre tenso fazer esse exame prático no Detran, mas é preciso para dirigir.
    Que bom que deu tudo certo, parabéns.
    Beijos
    www.janamakesesmaltesecia.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Uau! :O
    Adorei o jeito que você abordou a sua saga, me sentir ao seu lado ouvindo tudo isso de perto. rs
    Quando Deus quer, não há homens e nem obstáculos que serão capazes de impedir de realizarmos nossos sonhos.
    Parabéns por sua conquista, seu esforço só te mostrou o quão inteligente e capacitada você é.
    PS: Respondendo ao seu comentário, você me deixou de bochechas vermelhas hahah Obrigada <3

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela conquista, é muito bom pegar o carro e sair pra onde quiser.
    Tudo é questão de treino, uma dica se ficar apavorada liga o pisca e respira fundo rs....

    Já estou seguindo o blog aqui, valeu pela dica do convite da Beauty.
    Vou te seguir no insta tb.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  26. Que saga hein!! Mas que bom que deu tudo certo no final.
    Deve estar muito feliz, concluiu sua meta. Parabéns.
    Ficaria tão nervosa quanto você descreveu. Sou extremamente ansiosa e isso acaba me prejudicando muito. Minha mãe quer pagar para mim, mas acho que não levo tanto jeito pra coisa. Como você disse, é muita coisa pra fazer tudo na mesma hora, a gente fica até doida.
    Agora na autoescola da minha cidade tem aqueles simuladores, não sei se funciona ainda, mas acho super legal para pelo menos se ter ideia de como é dirigir na rua.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  27. Que post legal, li e deu para sentir a sua emoção ao fazer os tests. fico feliz em saber como foi a experiência.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo