30 setembro 2019

Tecidos Para se Manter Fresquinha no Verão





Tecnologia têxtil era uma das matérias que mais me interessava quando eu fazia curso de moda, isso por que eu descobri que os tecidos podem ser grandes aliados na hora de montar um look. Além disso, um estilista precisa conhecer os tecidos com os quais pretende trabalhar em suas coleções de moda, e eu aprendi isso da pior forma. No segundo período do curso, desenhei uma calça que deveria ter elastano na composição do tecido para que a peça se comportasse melhor no corpo, mas eu esqueci desse detalhe e confeccionei a calça utilizando sarja, tecido que não promove nenhuma elasticidade sozinho. Aliás, essa é a calça.

Já Pensou do que São Feitas as Suas Roupas?

Assim como qualquer outra coisa que o ser humano fabrique, os tecidos também tem uma matéria-prima, e esse material ou substância é modificado na indústria têxtil, essa que tem como objetivo transformar fibras em fios, fios em tecidos, e tecidos em roupas. O processo têxtil envolve algumas etapas e a matéria-prima define se o tecido é sintético ou natural.

Tecidos Naturais

Tecidos naturais são feitos com fibras... naturais (ahh não me diga), como algodão, lã e seda. Esse tipo de tecido é confortável e as fibras não deformam. Mas, sem cuidado ao se lavar, os tecidos naturais costumam desbotar mais rápido que os sintéticos, além de amassarem facilmente.

Tecidos Sintéticos

Os tecidos sintéticos são feitos com fibras artificiais, como elastano, poliamida, nylon e poliéster. Tais tecidos são resistentes, desbotam pouco e quase não amassam, porém, eles não absorvem a transpiração natural do nosso corpo e queimam com facilidade. É por isso que quando você sai com aquele look shorts feminino jeans + brusinha de poliéster, em dias de calor extremo ela começa a "colar" no seu corpo, as fibras da peça estão basicamente derretendo. Além disso, evite sair com roupas de cores muito escuras em clima quente, pois a luz esquenta e ela é absorvida por cores escuras, ou seja, usando preto ao ar livre em dia de sol você vai sentir muito mais calor do que se estivesse usando algo de cor clara.

Portanto, sabendo um pouco sobre fibras, já temos noção de que os tecidos naturais são melhores para se usar no verão, pois são mais leves e não atrapalham a transpiração do corpo em dias quentes. Mas, boa parte das nossas roupas são feitas com misturas de fibras, quanto mais o tecido estica por exemplo, mais fibras sintéticas ele contém, pois tecidos naturais não são flexíveis. Então, vamos conhecer o nome de três tecidos que te manterá fresquinha durante o verão.

Tricoline

Feito apenas de algodão, o tricoline é democrático e versátil. Há tecidos tricoline grossos e finos, algumas peças feitas com o tecido necessitam de forro e outras não, de qualquer forma, ele é leve, não abafa e mantém a pele fresquinha, ou seja, perfeito para os dias quentes. Além disso, para as girls boss, o tricoline é o tecido clássico das camisas femininas, assim como também é possível encontrar vestidos feitos com o tecido.





Linho

Por muito tempo eu tive certo preconceito com o linho por que ele é um tecido que amassa facilmente, mas, essa característica é logo esquecida no calor, pois o tecido promove uma grande sensação de frescor diante de altas temperaturas. O linho é um tecido nobre e muito antigo, ele data desde o Antigo Egito, pobres e escravos andavam nus ou com pequenos pedaços de pano, enquanto os nobres e grandes Faraós se vestiam de linho.





Viscose

Apesar de os tecidos naturais serem os melhores para se usar no calor, a viscose é uma fibra artificial desenvolvida a partir de um elemento natural, a celulose. Talvez isso a faça ser um tecido tão bom para se usar em dias quentes. A viscose é leve, macia e tem um ótimo caimento.





Claro que você não é obrigadx a conhecer todos os tipos de tecidos, mas se gosta de moda, vai perceber que aprender sobre algumas fibras e tecidos vai te ajudar (e muito) na hora de montar um look.
*Fonte de conteúdo: Omo.comblog.maximustecidos.com.br


21 comentários:

  1. Babei naquele macaquinho coral. Está lindo!
    Gostei do post bem informativo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, Leslie. Eu não me atentava muito com isso, e por isso, sempre investia em peças que quase não usava por não serem as melhores para o clima da minha cidade. Depois que comecei prestar atenção nisso, passei a investir em roupas que realmente uso e que combinam tanto comigo, tanto com o clima da minha cidade! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. que legal saber mais sobre os tecidos! nunca presto atenção nisso! kkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  4. Oi Leslie, tudo bem?
    Amei as suas dicas e acho super importante conhecer mesmo que um pouquinho sobre tecidos. O meu favorito da lista com toda certeza é a viscose, pois amo o caimento e o toque. tenho tentado substituir certos tecidos sintéticos principalmente por causa das altas temperaturas, então, um bom tecido natural é a salvação para esse calor.
    abraços,
    Ava
    https://apenasava.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leslie!
    Eu já disse isso aqui, mas vou repetir: eu amo essas postagens, porque eu sou totalmente leiga nesses assuntos. Sempre que leio algum livro em que o autor descreve tecido de roupa, eu fico só fingindo que sei do que ele tá falando hahahaaha
    Adorei as peças que você colocou e adoro o linho <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber sobre cada tecido no verão. Acho bonito linho, mas amassa demais e não me sinto fresquinha com ele. Gosto da Viscose, mas senti falta do crepe que é bem fresquinho.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. desconhecia sobre essa informação, post super pertinente!
    Eu amo peças em viscose, tenho muitas. Agora linho quero me aventurar mais.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  8. Pessoalmente adoro usar linho de Verão, sinto-me mais leve e mais fresca o dia inteiro! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas e as inspirações. Nunca fiquei de olho nos tecidos que uso no verão.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Gostamos muito do post bem explicativo nas peças do nosso atêlie sempre procuramos usar tecidos com a maior composição de algodão pois deixa as peças mais leves e frescas.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leslie!
    Esses tecidos são ótimos para mim, que moro num calor eterno. Eu amei o macaquinho laranja de linho
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  12. Hey Leslie!
    Eu não conheço por nome, mas reconheci algumas coisas que você falou aí! Que legal!
    Adorei as dicas e estão anotadíssimas!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  13. Amei saber mais sobre alguns tecidos. Acho tecido linho um encanto. Adoro.
    Beijinhos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  14. Isso aí foi quase parte da minha matéria antiga Materiais Têxteis da época da faculdade de moda, saudades <3. De vez em quando eu fico lembrando.
    Mas o fato é que desde que eu aprendi isso, toda vez reparo demais no tecido se é bom ou não, antes de comprar uma roupa. Aqui como é calor pra caramba, sigo quase esse post inteiro.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  15. Oi Leslie.
    A maioria das roupas que eu tenho são de linho porque eu gosto muito do caimento. Aqui em São Luís, temos que usar roupas leves porque é um calor de matar. Por isso, amei as outras indicações de peças. Vou aderir.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  16. Confesso que sou fã de viscose!!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    não sou muito ligada a tecidos, mas conheço alguns, nesse calor que faz realmente é sempre bom peças leves e frescas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro roupas frescas, um belo post.

    bjokas e feliz outubro =)

    ResponderExcluir
  19. Eu acho tão chic peças em linho.
    Adorei saber mais sobre os tipos de tecido eu confesso que raramente reparo nisso a não ser que seja uma peça visível que eu saiba diferenciar como seda, linho..
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  20. Eu sou fã de viscose! Adorei o post, bem explicativo

    https://estacaolilas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leslie

    Linho amassa muito mesmo, mas acho o tecido lindo. Dos três que você esmiuçou ele é o único que conheço e amei o macaquinho do meio. Aqui no Rio a gente tem que usar esse artifício das roupas/tecidos fresquinhos mesmo, aqui é um sol pra cada um. Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo