04 novembro 2019

Por que Sentimos Empatia Pelo Coringa?





Li tantas resenhas sobre o filme Coringa, que havia decidido não comentar sobre ele depois que eu o assistisse, mas é impossível. Ainda estou digerindo esse filme perturbador e espero poder colocar meus pensamentos em ordem enquanto escrevo esse post, sem spoilers, é claro.

O comediante falido Arthur Fleck, sobrevive em meio a violência de Gotham City e a falta de compaixão dos governantes da cidade. Fleck cuida da mãe e ainda tenta conviver com uma doença mental. Parece muito para ele, e a loucura pode ser seu meio de escapar da realidade.

Em boa parte das resenhas em que tive contato, notei que as pessoas que assistiram o filme experimentaram certa medida de culpa por sentirem empatia por Arthur Fleck (vulgo Coringa). Mas a verdade é que esse sentimento de compreensão é natural, afinal, Coringa é o resultado da violência e do descaso humano. É fácil se identificar com o personagem. Caso você já tenha sido afetado diretamente ou indiretamente pela violência, se você tem raiva do governo, sofre ou sofreu com o bullying, ou se você convive com uma doença desconsiderada pela sociedade, será quase impossível que não se identifique com Arthur Fleck, a diferença é que ele não controla seus impulsos agressivos, e acaba se tornando o tão temido criminoso, Coringa.


Arthur Fleck é invisível, Coringa é a voz da minoria, o problema é que ele utiliza de perversidade para tal feito, e o nosso senso comum diz que isso é errado, mas no íntimo nos perguntamos, será que se não fosse dessa forma, com rebeldia e brutalidade, as autoridades governamentais voltariam seus olhares para as pessoas que precisam de ajuda? O problema é que o ser humano é egoísta e não percebe que mesmo aqueles de classes diferentes da sua, também sofrem. Não apenas Arthur Fleck, o pobre comediante rechaçado, mas Bruce Wayne, o milionário protegido e eterno Batman, também  surge como consequência da maldade.

A reflexão social do filme Coringa, é muito maior do que a expectativa de ação que estamos acostumados a aceitar em filmes baseados em heróis e vilões de HQ's. E eu que achei ser improvável encontrarem um melhor Coringa do que Hedge Ledger, fiquei impressionada com a atuação de corpo e consciência de Joaquin Phoenix nesse filme. Obrigada Joaquin por me fazer esquecer o Coringa cafajeste de Esquadrão Suicida.

Enfim, Coringa é opressivo, cruel e desconfortável, mas foi uma ótima experiência para mim, e no meu caso, não tenho culpa por sentir empatia pelo personagem.


20 comentários:

  1. Amei seu post, Leslie. Confesso que via esse filme com outros olhos, depois do lançamento li tanta coisa bacana sobre a mensagem que esse filme transmite que estou doida para assistir! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse filme incrível, sem contar com o ator.
    Certeza que levará o Oscar se não alguns bons prêmios!
    Sentir empatia por vilões é algo nos causa estranhamento, mas ao mesmo tempo tudo tem um porque, então é bacana entender isso.
    Gostei do post!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi o filme, (aqui é interior, não tem cinema) mas o Coringa é um personagem da DC que eu acho que ninguém consegue odiar! mesmo ele sendo muito sádico, a gente realmente sente empatia da história dele, eu acho que o filme (por todas as resenhas que li) com certeza vai ser indicado ao Oscar, é um pouco estranho gostar de vilões, pelo menos no começo kkk


    Beleza Nerd

    Instagram: @gleicyhaner

    ResponderExcluir
  4. Ainda Nao vi o filme mas já ouvi como é fantástico e que explica muito bem quando uma pessoa começa a sofrer com problemas mentais

    pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu ponto de vista, não sou fã do filme mais acho bem legal o ator.

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  6. Não fui assisti o filme, mas sempre vejo elogios para o ator e o filme.
    É impossível ver tudo o que o Coringa passou e não ter empatia por ele.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não vi o filme,mais achei interessante a analise que você fez sobre o mesmo.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não vi o filme e nem sei do que se trata, nem Batman assisti (nunca). Mas ouço bastante gente falar! Acho que a gente acaba entendendo ele por ver o lado dele da história, afinal é difícil imaginar que a pessoa vá ser a Poliana da vida quando se sofre tanto né?

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Bem bacana a postagem e seus comentários. Já li muitas coisas sobre o filme, mas ainda não assisti.

    Participe do sorteio no meu Instagram: https://bit.ly/34zhSaN

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Já vi o filme e gostei. Fui ao cinema com o meu namorado, mas ele não gostou muito. Diz não ter percebido nada :p

    http://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. ainda não assisti, uma amiga me convenceu a gostar e estou animada para assistir!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  12. Não li nada e nunca assisti nenhum filme desse personagem, nunca foi algo que senti vontade de fazer. Esse é um personagem que nunca me interessou e não tive nenhuma curiosidade de conhecer, mas eu amei saber das suas considerações sobre a vida dele.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não vi esse filme, mas pelo que li em blogs afora, é realmente isso que disse. Ainda vou assistir para poder conhecê-lo melhor e entender mais ainda!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  14. Estou bem curiosa para assistir esse filme! A narrativa parece ser muito bacana. Adorei as suas colocações sobre a forma do personagem.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não vi o filme, mas concordo com você.
    E vi boas críticas sobre o filme e meus amigos amaram o filme.
    Todo mundo falando que o ator mandou muito bem também.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  16. Ainda não assisti, mas todas as resenhas que leio são positivas. Acho super compreensível sentir empatia pelo personagem.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  17. Esse filme me deixou extremamente incomodada e preocupada porque quando sai da sala do cinema tinha uma galera mais nova vestida de coringa e falando umas coisas absurdas e, com toda certeza, não entenderam a mensagem do filme e são com essas pessoas que fico preocupada :(
    Mas com certeza é um filme maravilhoso e meu professor de filosofia sempre falava algo como "revolução não se faz sem o caos"...
    Um beijo,

    marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não assisti o filme - ouvi de várias fontes que contém gatilhos e achei melhor deixar esse passar (o mundo não vai explodir se eu perder o filme do ano, haha!). Mas vi várias pessoas partilharem desse sentimento, bem incômodo de empatia por um personagem tão cruel.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Menina, nunca olhei com esses olhos, ainda nao assistir o filme,mas agora ja queroo!
    arrasou no post
    beijos
    Taty
    https://www.tatycampos.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei seus comentários. De fato tem essa empatia justamente por Coringa mostrar que qualquer um pode chegar ao ponto dele por conta do descaso. OK que no caso dele teve a doença, mas não deixa de ser algo que poderia acontecer com qualquer pessoa.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo