16 abril 2020

Qual a Importância do Uso da Máscara em Meio à Pandemia?





Quem deve usar a máscara e por quê?


Uma vez estava esperando ser medicada em um hospital quando vi o enfermeiro se preparando para me atender, ele colocou luvas e passou a preparar o meu medicamento. Enquanto furava meu braço para fazer uma punção venosa eu perguntei o motivo pelo qual era necessário luvas, já que ele estava apenas me medicando. O enfermeiro respondeu que as luvas eram para a sua proteção como profissional de saúde.

O fato é que assim como luvas e outros elementos, a máscara faz parte do EPI (Equipamento de Proteção Individual) dos profissionais de saúde. Porém, ela nunca se tornou tão importante quanto agora, em tempos de pandemia do novo coronavírus. Mas, no momento, apenas esses profissionais devem usar máscara?

Inicialmente a orientação era a de que médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da área da saúde utilizassem máscaras de proteção, além também de pessoas que estivessem com sintomas da doença, havendo a confirmação dela, ou não. O restante da população deveria evitar o uso das máscaras, mas o brasileiro se desesperou e o item sumiu das prateleiras das farmácias, supermercados e inclusive da loja de tintas onde meu marido trabalha. Pois é, na loja vende-se máscaras para trabalhos com tintas automotivas, e até mesmo essas foram todas vendidas.

Atualmente, de acordo com uma notícia divulgada no dia 2 de Abril, o Ministério da Saúde aconselha o uso das máscaras de proteção para todas as pessoas ao sair de casa, pois o contagio do coronavírus se dá também por meio de gotículas de saliva de pessoas assintomáticas, que podem estar carregando o vírus e passando-o a indivíduos do grupo de risco.

Como Adquirir uma Máscara de Proteção?


Assim como aconteceu com o álcool em gel, as raras máscaras que sobraram para compra estão custando três vezes ou mais que o valor habitual. Além disso, para a população que necessita sair do isolamento é recomendado o uso de máscaras de tecido caseiras, afim de que não haja uma falta drástica de máscaras para os profissionais de saúde. Portanto, é legal procurar por comerciantes locais, bem como artesãos e costureiras(os) que estão desenvolvendo máscaras de forma independente. 

Caso você more em São Paulo/SP, a Ellegancy Costuras está oferecendo máscaras a um preço justo. O atelier que tem como objetivo principal a reforma de roupas em couro e peças de alta costura, mas durante a pandemia tem se focado na confecção de máscaras de proteção com forro duplo e tecido de qualidade.


Ninguém Segura a Mão de Ninguém


É bom lembrar que a máscara de proteção não substitui as outras ações de prevenção contra o coronavírus. Lave frequente as mãos com água e sabão, higienize objetos muito usados com álcool, se possível fique em sua residência, respeite o isolamento social e se for necessário sair de casa, use máscara de proteção.

*Fonte de pesquisa: site Uol.

29 comentários:

  1. Oii Leslie, tudo bem? Em meio a tanto medo e outras sensações dessa quarentena eu jamais poderia imaginar que todos estaríamos hoje a procura de máscaras para se proteger, já que como você disse no início apenas profissionais da saúde e os doentes que precisavam utilizar. Eu não tenho saído de casa, mas as poucas vezes que fui ao mercado vi muitos usando esse EPI.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a loja, mas achei as máscaras uma graça (além de úteis), claro. Vou conhecer um pouco mais!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Oi Leslie, tudo bem?

    Como esse post é útil! Minha mãe tem feito máscaras caseiras, mas essas que você nos mostrou são uma graça também <3

    Assim como a Camila, não tenho saído de casa, mas sempre que preciso vou de máscara, luvas e levo álcool em gel... Essa situação além de tensa é triste né? :/

    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
  4. OI Leslie, ótimo post. Aqui já estou com as minhas máscaras que comprei de uma pessoa que faz. Aproveitei para comprar para os porteiros do meu prédio que ainda estão precisando vir trabalhar, para outras pessoas que eu vi necessitando das máscaras.
    Vamos nos cuidando, cuidando de quem está ao redor, ajudando uns aos outros para todos sairmos dessa.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  5. Agora só comprando artesanal ou fazendo a sua própria, né? Ótima dica.

    Fique com Deus.
    Hey Thay

    ResponderExcluir
  6. Achei uma graça essas máscaras, não sabia dessa loja.
    Por enquanto eu estou usando as descartáveis porque meu pai ganha a mais no serviço ele está trabalhando semana sim, semana não. Eu usei uma para ir na rua aos correios, acho indispensável o uso da máscara.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Oi? como vai?

    Realmente no inicio o governo e ate a OMS recomendou que só profissionais de saude e pessoas que tivessem contato com doentes usassem as mascaras, pois eles tinham medo de faltar mascaras para quem realmente precisasse. E não teve jeito não é mesmo?

    Não só achei elas um charme como também eficientes, pq entrei no site e vi que elas são bem maiores e acho que são mais eficientes em questão de proteção

    www.chovendo-risos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Leslie, agradecemos imensamente o carinho que teve no Post conosco ,e pode ter certeza que estamos fazendo as máscaras de proteção em Sp com muito carinho e zêlo.

    ResponderExcluir
  9. Post mais que necessário, a proteção individual nunca foi tão importante. Adorei a dica <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Gostei das máscaras, achei bonitinhas <3. Hoje pretendo fazer algumas, é melhor para se proteger de vez.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Tão ruim esse momento que estamos vivendo né?
    Sei lá, só de pensar que somos obrigados a usar máscaras me causa uma baita ansiedade e tristeza :(

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O uso de máscara e álcool gel é imprescindível..Um cuidado pra gente e pro próximo! :)

    ResponderExcluir
  13. Oiê tudo bem ? Em meio esses caos ainda temos que fazer isso e assustador para umas crianças espero que tudo passe logo.

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Leslie, tudo bem?
    Em tempos em que o isolamento está sendo atacado e estamos sendo geridos por irresponsáveis, posts assim são ainda mais necessários por reforçar a coisa certa. Isolamento, máscara e álcool gel são imprescindíveis! Parabéns pelo post. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Aqui em casa eu fiz uma máscara pra mim e pra minha mãe, mas ainda não usei. Não tenho saído muito e não sei se senti necessidade...

    Beijinhos de longe!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    @raquel_tips

    ResponderExcluir
  16. Bem bacana a postagem e informativa. Eu nem estava sabendo que todas as pessoas tem que usar a máscara agora. O melhor mesmo é tomar todas as medidas possíveis para se proteger e proteger os outros.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. Super interessante o uso das máscaras sempre né..pena que só estamos dando valor agora em meio essa pandemia. Na verdade é até estilosa algumas máscaras e esse ateliê mencionado no post é muiiito bacana as máscaras e a maioria das confecções deles. Dei uma revirada no site deles e achei de muito bom gosto as reproduções..gostei muito das máscaras ninja haha! Quando eu tiver uma graninha vou voltar no site pra comprar algumas peças masculinas. Att

    ResponderExcluir
  18. Aqui em Campinas, a partir da próxima semana, será obrigatório o uso do item em locais públicos. Nada mais do que justo!



    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria

    Fanpage Patricia Faria

    Instagram

    ResponderExcluir
  19. Amei o post. Os equipamentos de proteção são muito necessários, eu amei essas da foto pois além de se proteger ainda dá para ajudar os comerciantes locais.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ora aqui está um post bem informativo, muitas pessoas deviam ler!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Amei esse post, é muito importante usar máscaras sim e amei os modelos, comprei algumas aqui no RJ e foi $5,00 cada uma. Gostei e a qualidade é boa mas, acho que vou precisar de mais para a família toda porque quando uma está secando a outra está sendo usada.
    Entrei no link do ateliê e gostei muito.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oiiii Leslie,
    Então, realmente o preço das máscaras estão absurdamente altos mas com muita pesquisa dá para achar alguem de bom senso fazendo um trabalho bacana com preço justo.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  23. O pessoal tem estado bem criativo com elas!

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Post de extrema importância. Conscientização nunca é demais diante do que estamos vivendo.
    Eu gostei muito das máscaras da Ellegancy, personalizadas e alegres para dias de tanta insegurança né?
    Beijos,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Aqui em casa a gente só tem saído para o básico do básico mesmo. Na verdade, é a minha irmã que sai, porque eu sou do grupo de risco (asma). E quando ela sai e se eu precisar sair, sabemos da importância do uso da máscara. :) E a gente decidiu comprar algumas máscaras artesanais. E o mais legal é que na compra, automaticamente, ajudamos uma ONG de cachorrinhos! ♥ Ah! E eu achei as estampas do seu post bem lindas, principalmente as das crianças.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  26. O que eu mais gosto disso tudo é a criatividade que as artesãs estão tendo, uma forma justa delas conquistarem o seu ganha pão nesse momento tão difícil e super merecem nosso apoio! Máscaras lindas e criativas! Beijos da Lori, Fit e Bela blog - Instagram: @fitebelablog

    ResponderExcluir
  27. Eu comprei umas 6 máscaras aqui pra mim e minha família, pelo menos duas para cada, gostei muito mais das máscara de tecido que as descartáveis e o meio ambiente agrade, as artesãs estão fazendo coisas lindas com as máscaras e ajudando todo mundo. Também dá para fazer a mão em casa, mas como eu não levo jeito, preferi comprar



    Beleza Nerd

    Instagram: @gleicyhaner

    ResponderExcluir
  28. A controvérsia inicial quanto aos grupos de pessoas que deveriam usar máscara para protecção teve, no meu entender, a ver com a falta de recursos. Não havia (nem há) máscaras descartáveis e dentro dos padrões de qualidade e segurança recomendados para toda a gente, então mais vale apelar a que a população deixe estes equipamentos somente para quem realmente necessita deles. Por outro lado, está mais do que provado que todos devemos utilizar máscaras para evitar a propagação do vírus, e que para o uso comum é melhor utilizar uma máscara de tecido (ou descartável "menos" sofisticada que as recomendadas pelos órgãos de saúde) do que não usar nada.

    Mantenha-se segura, desse lado do oceano :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo