10 agosto 2020

Diferença entre Pashmina, Lenço e Cachecol




Qual a diferença entre pashmina, echarpe e cachecol?

Qual a Diferença entre Pashmina, Echarpe, Lenço e Cachecol?


Você provavelmente tem uma pashmina, lenço ou cachecol no armário, mas nem sempre a diferença entre eles é nítida, e a não ser que você trabalhe com moda, também não é uma necessidade crucial saber qual é a diferença entre esses acessórios invernais. Como diria um amigo: "é tudo pano". Mas, saber se o que está usando é um lenço, um cachecol, uma pashmina ou até uma echarpe, te ajuda a montar looks mais confortáveis e a fazer compras sábias. Veja só.

Pashmina, Echarpe e Cachecol


Toda pashmina é uma echarpe, porém, nem toda echarpe é uma pashmina. Ficou complicado? Ficou, eu sei, então vamos à uma explicação simples... A echarpe é um adereço de pescoço feito em tecido leve, mas macio ao toque, esse tecido geralmente é grande e largo. Já as pashminas são echarpes feitas específicamente com um tipo de lã cashmire. Pashmina não é um modelo, mas sim o tecido com que a echarpe é feita, porém, popularmente com o tempo a pashmina acabou se tornando sinônimo de echarpe. E a título de curiosidade, a palavra pashmina vem do persa e significa "feito de lã" ou "ouro macio", achei chiquérrimo!
Qual a diferença entre Echarpe e Pashmina?
Agora que entendemos a relação entre a echarpe e a pashmina, vamos falar sobre o cachecol. A principal característica do cachecol é seu formato comprido e estreito, ele tem uma aparência retangular muito específica, além disso, os cachecóis são feitos em tecidos pesados e quentes, principalmente fleece, que é o tecido da mantinha que você usa na cama, ou são desenvolvidos em , como aquele que sua avô tricotou no inverno passado ~até eu já tricotei um cachecol nessa vida.


O que são Estolas e Golas?


Existem também acessórios que eu chamo de "agregados do cachecol", como as estolas e golas de tricô ou crochê, também conhecidas como cachecol infinito, pois nesse caso não há extremidade, é uma peça única que você coloca pela cabeça para adornar ou aquecer o pescoço. Eu amo essas golas por que você não precisa se preocupar em fazer uma amarração, elas não caem e não é necessário se preocupar com as pontas soltas. Inclusive, em um próximo post eu trago sugestões de amarrações com echarpes e cachecol. Pasmem! Mas amarrando direitinho é possível fazer vestido ou colete com uma echarpe.
Qual a diferença entre echarpe e cachecol?

Lenços


Os lenços são como as echarpes, feitos em tecidos maleáveis, a grande diferença é o seu tamanho menor em comparação com as echarpes, e (em geral) o formato quadrado. E os lenços também tem inúmeras finalidades além de ser colocado no pescoço, essa peça pode ser usada na cabeça em diferentes amarrações e finalidades, pode adornar penteados, dar destaque à bolsa e etc. É possível também usa-lo junto a um suéter feminino, para um look invernal.
Diferença entre lenço e echarpe

Termos Errados


Saber a diferença entre uma peça da moda e outra não é fácil, principalmente por que alguns termos acabam se tornando populares, mas não deixam de ser errados. Esse é o caso, por exemplo, do jeans. Acho que já falei isso algumas vezes no blog, mas originalmente o tecido da sua calça se chama denim, e jeans é o nome do modelo. E nem sempre sua calça é jeans e nem de denim, ela também pode ser confundida com sarja. 

Como disse anteriormente, você não é obrigado a saber desses pormenores que envolvem o mundo da moda, mas, ter esse conhecimento evita que você compre uma calça de denim quando na verdade, seu desejo era uma calça de sarja, que tem muito mais elasticidade. Além disso, quando o dia estiver frio, você ainda vai poder escolher se esquentar com uma echarpe pashmina do que com qualquer outro acessório, por que sabe que apesar de leve, o tecido pashmina aquece muito. Resumindo, conhecimento é sempre bem vindo, e ele é ainda melhor quando você consegue aplica-lo na sua vida.

Espero que esse post tenha sido esclarecedor, e em uma próxima vez a gente comenta sobre as diferenças entre o xale e o poncho. Preparem-se para explodir as cabecinhas.



49 comentários:

  1. Olha só, não sabia da diferença de pashmina para echarpe! Achei bem interessante o post, Leslie!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Oi Leslie, tudo bem?
    Eu amo pashminas. Tenho uma que ganhei de presente; uma amiga trouxe do Vietnam pra mim e sou apaixonada nela.
    Também amo os cachecóis infinitos por serem muito práticos e não enroscarem. Vico enroscando as pontas dos meus nas coisas.
    Mais uma ótima postagem flor, e sim, saber os termos ajuda e muito na hora da compra, especialmente quando compramos pela internet.
    bjus
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente não sabia diferenciar... Muito menos combinar look.
    Amei esse post
    Já sigo seu blog
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro lenços, acho uma tendência tão linda e chique. Só que não consigo usar amarrando no pescoço por conta do calor de Belém. Echarpe é chic demais, ainda mais para o inverno, adoraria usar <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Não consigo gostar de usar em mim, tentei algumas vezes mais foi sem sucesso.
    Porém, acho extremamente sofisticado e chic na produção. Pashmina e lenços tem seu valor no momento né? Essas inspirações que você escolheu estão lindíssimas.
    Tenho achado a ideia de usar lenço como blusa bem bonito, mas não tenho nenhum ainda.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  6. super informativo!
    não sabia da diferença!
    quem nunca tricotou uma manta?? a gente chama assim o cachecol por aqui kkkkkkkkk
    fiquei desejando uns lenços pra fazer umas composições estilosas!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie,
    Eu confundo alguns termos, e olhe que eu já trabalhei no marketing de uma loja de cashmere legítimo, por muitos anos no blog.
    Sabia que mesmo os americanos usam o termo jeans, para calça jeans, mas já vi algumas revistas de moda falando em denim, eu acreditava que eram sinônimos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Leslie, também achei chiquérrimo o significado de pashmina hahaha. :) E eu adoro saber essas diferenças por conta da curiosidade também! Mas, sem dúvida, ter noção, nos leva a não cair em armadilhas, como você disse. Lembro em uma cena do filme da Becky Bloom que ela pagou por um tecido (esqueci o nome), que estava longe de ser aquele tecido. Ah! Meu namorado, recentemente, passou por isso com uma calça para um casamento. A gente ficou bem possesso. Enfim, por mais posts assim, que são sempre bem-vindos! E vou adorar o tema de amarrações. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Leslie,
    Achei o seu post super esclarecedor. Eu sempre confundia o termo echarpe com pashmina. Sabia do tecido leve da echarpe, mas não sabia do detalhe da Pashimina ser feita de lã.
    Adoro esses posts de moda.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Guria estou com a cabeça explodindo depois dessas informações HAHAHA nem sabia de tanta diferença! Mas a da pashmina já imaginava, ela sempre parece mais grossa... adorei! E adorei a explicação da calça jeans tbm, nem sabia!!! =O

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    instagram.com/raquel_tips

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Dos três o que eu mais uso é o lenço, principalmente pelo tanto de usos dele, mas eu desconhecia as estolas e com certeza vou ficar de olho para comprar uma no próximo inverno. Descobrir que calças "jeans" de diversas cores são chamadas de "sarja" me ajudou tanto há uns anos atrás para eu procurar calça online que nossa!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu AMEI o seu post, porque adoro tudo: echarpe, pashimina, lenço, estola... tenho vários de todos os tipos, mas confesso que não sabia muito bem diferenciá-los.
    No frio, além de deixar o corpo quentinho, também deixam o look elegante.

    Curto muito!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  13. Olá Leslie, amei saber a diferença, confesso que quando eu pegava um eu sabia o que gostava em mim, só não sabia os nomes direito hahahaha, eu amo Pashmina, conheci o nome aqui hahahahah, mas é o que mais gosto em mim.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Leslie.
    Eu sou totalmente por fora dese assunto moda. Não sabia a diferença de nenhum. E acho que aqui em casa só tem cachecol de lá de frio hehe. E é da minha mãe porque não uso nada do pescoço que tenho aflição.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Socorro que nunca pensei que me confudia e agora lendo seu post percebi que sempre confundi. Trabalho no e-commerce da Shop2gether e me da um nervoso que para eles tudo é lenço, aaaaa quero morrer ahaha.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não sabia dessas diferenças. Adorei o post.
    Beijos. ❤
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    A unica coisa que sabia a diferença era do cachecol... Os outros são muito confuso mesmo kkkk... Amei o post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Leslie!
    Haha eu adorei o post!! A única peça que já tive no guarda-roupa foi cachecol. Mas ultimamente estou doida pra comprar lenços!! Eu nem sabia que o termo pashmina existia :P
    Post esclarecedor!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post! Agora já sei a diferença entre cada peça <3 Amei mesmo esse post, super informativo!
    www.brunavirginia.com
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  20. Como moro no sul do Brasil, aqui no inverno usamos muito cachecol. Os lenços costumamos usar no outono!

    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Quando eu era mais nova eu tentei tricotar algo mas só consegui fazer aquelas tirinhas, sabe? kkk Minha mãe e minha tia são boas nisso. Gostei bastante da sua explicação sobre Pashmina, ainda não conhecia essas diferenças; achei bem esclarecedor!

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  22. Muitooo interessante Leslie e sim aprender é sempre bom!
    Eu realmente não fazia ideia da diferença entre pashmina e echarpe e muito menos sabia que pashmina é o tecido *o*
    Adoreeeei!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi
    eu gosto de lenços, pashimira eu acho tão chique, da todo um ar de sofisticação no look.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. E ainda tem loja que trata tudo como lenço aí fica difícil da gente diferenciar também haha.
    Eu sempre soube o que era lenço e cachecol o restante eu vi por esse post que eu confundia também kkkk
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  25. Para mim era tudo encharpe. Amei o post muito explicativo. Eu descobri que tenho uma pashimina e um cachecol igual ao da modelo 7, só que vermelho. Amo lenços, principalmente no cabelo. kkkk preciso ler o post sobre jeans, eu só sabia da sarja pq o marido ama esse tipo de calça e eu odeio passar kkkkkkkkkkkkk

    Beeijos da Tami <3
    Eu Milhazes

    ResponderExcluir
  26. Amei o post Leslie, eu não fazia ideia da diferença entre os dois. O look fica um charme com eles! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  27. Eu nem ao menos tinha ouvido falar de pashmina kkkkk eu adoro esses tipos de post, são super interessantes porque eu ia morrer sem saber a diferença deles. Tenho um cachecol aqui de lã que nunca usei porque odeio esse acessório devido ao calor da região onde moro.

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  28. Eu sou dessas que confundia todos mesmo hahaaha adorei conhecer a diferença entre eles!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderExcluir
  29. Você percebe que não entende nada de moda quando acha que tudo é cachecol kkkkkkkk meu deus, adorei seu post e as explicações sobre os termos. Sempre informativo ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  30. Amei o post, muito informativo. Eu nunca tinha ouvido o nome pashmina, mas adorava usar o de uma moça que estudava comigo. Ela tinha um lindíssimo e eu sempre queria comprar um parecido, mas nunca encontrava.
    Acho que esses equívocos de chamar tudo pelo menos nome é até normal, mas agora já dá para saber qual é qual e saber diferenciar
    beijos

    ResponderExcluir
  31. OI Leslie, o post foi bem esclarecedor sim. Eu já tinha até me esqueci a diferença do jeans (modelo) para o denim (tecido). Quanto as pashminas e lenços, me deu saudades da viagem para o Marrocos,. Sabe que eu adorei usar os lenços na cabeça como eles usam lá? Mas só lá mesmo, naquele formato. Aqui as variações de utilização são outras. kkk
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  32. O meme no final me representou! Eu não costumo usar esses adereços e acho que por isso nunca fui procurar diferenciar eles, mas adorei conhecer e agora vou ficar esperta quando precisar comprar algum desses! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  33. Minha sogra (que é uma tricoteira de mão cheia) sempre chama as echarpes de pashmina e eu confesso que achava que era um termo que caiu em desuso, foi muito legal saber a real origem da palavra! E como viciada em cachecóis, echarpes, xales e ponchos, mal posso esperar pelo próximo post (embora eu imagine que tem algo a ver com as aberturas laterais hehehe)!

    Abraços (:

    ResponderExcluir
  34. Sempre bom saber mais, adoramos sua postagem. Por aqui amamos lenços ♥

    Beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  35. Que post maravilhoso e necessário! Sempre quis saber a diferença. Agora não esqueço mais!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  36. Oi! Lenço eu só curto para amarrar na bolsa, acho muito charmoso. Agora os outros eu amo e adoro de cores bem fortes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  37. Leslie, sendo sincera pra você, depois do seu post eu definitivamente QUERO uma pashmina

    Acho que seria MUITO confortável de usar, pode cobrir
    E adorei poder conhecer sobre gola e estola também - visualmente e a diferença deles.

    Quando que a gente vai poder sair usando esses hein?????
    Quero pesquisar e comprar uma pashmina agorak kkk

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  38. Oi Leslie,

    Fiquei confusa com Echarpe e Pashmina, mas agora sei qual é qual rs.
    Adoro lenços, tenho vários e sempre uso eles combinando algum look.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Wow, you really open my eyes! Now I know how to differentiate the scarves!

    xoxo
    Lovely

    http://mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  40. Oi Leslie,
    Eu não sabia das diferenças! Eu tenho muito cachecol aqui em casa, minha mãe e avó fazem de tricot, então tenho coleção kkkkk
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Mulher eu não fazia ideia da diferença! Sério. Eu acho muuuito legal saber sobre isso principalmente para entendermos nosso estilo, sabe? E essa do jeans eu não fazia ideia. Pior que virou algo banalizado né?

    Beijos,
    Carla Wolf do Vestindo Ideias

    ResponderExcluir
  42. Ahhhh adorei o post!! Pashmina nem conhecia, juro. E ri demais com o gif ahah xx

    Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderExcluir
  43. Oi Leslie, tudo bem?
    Recentemente eu tenho me interessado cada vez mais por moda, e um tema que eu tenho muita confusão e curiosidade é justamente essa questão de nomenclaturas e tecidos. Saber a diferença entre sarja e denim, por exemplo, pode ser decisivo na tomada de decisão. Adorei o conteúdo e já sei que meu estilo favorito é a pashmina mesmo, com o tecido mais grossinho e menos molengo dos lenços e algumas echarpes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  44. Amamos conhecer um pouco mais das diferenças entre a pashmina e o cachecol, não sabíamos muito distinguir, mas agora será mais fácil. O lenço já é mais fácil de notar as diferenças pelo tecido.

    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. AH, que esclarecedor! Eu sempre chamo de 'lenço' porque não sabia a diferença entre uns e outros, sabia que era diferente, mas não sabia o nome hahaha' Como sou do Norte, não usamos nem um pouco esses adereços, talvez mais o lenço mesmo. Mas em viagens, é essencial saber o que precisamos levar pra enfrentar o frio com estilo <3

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Eu sou leiga nesse tema viu? haha pra mim era tudo cachecol e lenço :p mas depois de olhar as imagens e ler as suas explicações ficou bem claro a diferença entre a pashmina, echarpe e cachecol! Adorei esse tipo de post, quero logo o do xale e poncho hehe.

    www.vinteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  47. ❤❤❤Wow, so good share. The scarves are good fashion items. They are really beautiful. And if you want to try 613 wig, welcome to our mall.
    Kiss💋💋💋

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo