19 agosto 2020

Resenha: Livro Sem Coração de Marissa Meyer




Resenha Livro Sem Coração

Se eu continuar nesse ritmo de leitura e não entrar numa ressaca literária futuramente, o blog terá pelo menos uma resenha de livro por semana. Eu tenho saído com frequência da minha zona de conforto, e esse ano acabei descobrindo que também gosto muito do gênero fantasia, tanto que fiquei feliz em poder viajar dentro do País das Maravilhas por meio do livro Sem Coração, de Marissa Meyer.

Uma confeiteira com talento, Catherine também é nobre e a Lady favorita do ainda solteiro Rei de Copas. Porém, o sonho de Cath nunca envolveu usar uma coroa, na verdade, seu plano é abrir uma confeitaria com sua criada e melhor amiga, Mary Ann. O problema é que Cath é filha do Marquês e da Marquesa do Recanto da Tartaruga, e sua mãe não acha que o destino de Catherine seja o de comandar um negócio e passar seus dias dentro de uma cozinha, pois aparentemente esse não é um futuro digno para uma Lady. Então, Cath precisa lutar contra o que seus pais acham melhor para ela e ainda defender seu amor por Jest, o Bobo da Corte.

Gênero: Fantasia | Páginas: 453 | Nota: ★★★★★ | Onde Comprar? Amazon

Sem Coração é como uma releitura, ou um livro adjacente, digamos que ele seja um spin-off do clássico escrito por Lewis Carroll em 1865, Alice no País das Maravilhas. Se não por meio do livro, você com certeza conhece a Rainha de Copas que já foi interpretada inúmeras vezes no cinema. A personagem é sempre característica e muito cruel ao resolver todos os seus problemas mandando decapitar pessoas, animais ou criaturas. E no livro Sem Coração conhecemos Catherine, a filha do Marquês do Recanto da Tartaruga, uma moça alegre e que ama fazer doces, quem a conheceu assim, não poderia imaginar que Catherine se tornaria a futura mal-amada Rainha de Copas.
Resenha E-book Sem Coração de Marissa Meyer
A autora conseguiu criar uma história perfeita, onde tudo se encaixa de forma exemplar, e não apenas em relação ao contexto do roteiro de Sem Coração, mas também no que se diz ao mundo criado por Lewis Carroll. Sem Coração nos mostra como e porquê Catherine se tornou a Rainha de Copas, e tudo acontece antes de Alice encontrar o buraco do coelho branco, então há muitas referências do clássico no livro de Marissa Meyer.

"Eles eram todos um pouco loucos, se fosse para ser sincera." - Pág.215

Catherine é digna de pena, parece que por ter nascido em uma família rica ela já tem seu destino traçado, e por não aceita-lo, Cath acaba se revoltando, mas ela demora muito para ter real coragem e agir como alguém que deseja fazer suas próprias escolhas. Vários personagens nos despertam raiva, enquanto outros, afeição, como o gato risonho de Cheshire, esse que me parece ser sempre a voz da consciência.

Rainha de Copas

A sinopse de Sem Coração já nos entrega o fim da história, ou seja, a coroação de Cath como Rainha, mas ainda assim o livro consegue nos prender pelo artifício da curiosidade no desenvolvimento da personagem até virar a amargurada Rainha de Copas, que infelizmente nada mais é do que resultado de acontecimentos tristes, mas o livro não é dramático, ao contrário, ele é lúdico e tem a essência do País das Maravilhas.

"O jeito mais fácil de roubar uma coisa, é quando ela é dada por vontade própria." - Pág. 306

A única ressalva é que com quase quinhentas páginas de livro, eu desejava que a autora tivesse envolvido mais o Xadrez na história, o lugar de onde vem alguns personagens importantes, como o Chapeleiro Maluco e Jest, o Bobo da Corte. Xadrez fica do outro lado do espelho e parecia ser um local perfeito para diferentes acontecimentos, mas no geral a história de Sem Coração se passa apenas em Copas e no limite de Xadrez. Porém, nem por isso eu diminuo a nota para o livro, pois a ambientação está impecável, e nós sabemos que esse é um ponto crucial para livros de fantasia. No mais, Sem Coração até então foi uma das minhas melhores leituras do ano.



28 comentários:

  1. Oi
    que bom que gostou da leitura, fantasia é um gênero que gosto, apesar de estar lendo pouco, eu tenho o e-book e quem sabe eu leia, adoro a história da Alice, então seria interessante ver um outro lado da rainha de copas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha amiga, eu preciso e muito voltar a ler meus livros, mas a preguiça nunca deixa.
    Faz tempo que não leio livros de fantasia, o último que li foi Harry Potter. kkk
    Gostei do preço dele na Amazon, vou ver se compro para ler no tablet.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leslie.
    Eu peguei esse livro grátis agora na quarentena, mas ainda não tive tempo de ler hehe. Eu estava bem curiosa com ele quando lançou, mas dai li algumas resenhas negativas e meio que deixei de lado hehe. Mas agora me animei de novo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leslie!
    Eu amei TANTO esse livro, que acho uma injustiça ele ser tão pouco comentado! Eu mesma nem o resenhei ainda, mas fiquei imensamente surpresa com a qualidade da narrativa e torci até o último minuto por um final feliz, mesmo sabendo que isso seria impossível.
    Eu me apaixonei pelo Jest, e até hoje sinto um aperto no coração ao me lembrar dele :(
    É verdade, a Marissa podia ter abordado mais sobre Xadrez! Deu até vontade de reler essa história maravilhosa <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana esse ter sido sua melhor leitura do ano.
    Esse eu não conhecia, mas ando amando livros do gênero fantasia.
    Fiquei interessada nesse livro e adorei sua resenha.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  6. Thanks for the review, it seems like a wonderful book!

    xoxo
    Lovely

    http://mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu amo quando as pessoas fazem releituras ou contam a histórias antes dos personagens serem as pessoas que conhecemos nas histórias, e eu quero muito conhecer essa.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar, mas adorei a resenha, deu até vontade de ler. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quando você falou que estava lendo esse livro, não sabia que tinha a ver com esse mundo da Alice, que eu amo tanto! ♥ Já anotei a dica e acho que vou curtir bastante a leitura. Aliás, você que tá curtindo fantasia: têm três contos na Amazon, que falam sobre antes de Oz (Mágico de Oz). Já li sobre o homem de lata e o espantalho. É bem legal! Ah! E por mim, você pode trazer resenhas literárias uma vez por semana, que vou adorar hahaha. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, como vai?
    Amo demais esses livros que falam sobre vilões famosos sob um ponto de vista diferente, até porque nos livros ou filmes, eles não mostram muito do passado ou das razões do personagem. Vou anotar o nome desse porque achei muito legal. Sempre gostei de todo o universo de Caroll e da Rainha de Copas então super leria mesmo sendo escrito por outra pessoa.

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha. Ainda não li esse livro e amei que é no 'Aliceverso'.
    Mesmo a sinopse entregando o livro, ainda dá muita vontade de ler e descobrir a história da Catherine.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  12. parece ser um bom livro!
    e eu ainda preciso organizar melhor meu tempo pra poder ler mais!
    mas tá bem complicado dando aula online! kkkkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  13. Faz taaaanto temmpo que to enrolando pra ler esse livro hahaha, sua resenha me deu mais coragem :~

    Limonada

    ResponderExcluir
  14. Deve ser muito interessante esse livro, eu ainda nao li a obra Alice do Lewis Caroll mas tendo uma releitura deve ser muito legal.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  15. Miga confesso que quando eu li que você descobriu que gosta do genero de fantasia eu falei: UHUUUUUUL haha

    Eu estou tentando sair da ressaca literária aos poucos e já estou super animada em ver mais resenhas aqui no blog. Você escreve tão bem! A capa do livro é linda demais e uma vez quase que eu comecei a ler esse livro mas optei por outro mas achei fascinante a sua resenha pois pude saber que nesse livro conta sobre como Catherine se tornou a rainha de copas e pelo fato de que tem algumas frases marcantes como sobre pensar em até seis coisas impossíveis logo pela manhã.Miga, uma pergunta, a rainha no livro fala a famosa frase: Cortem as cabeças? rs Lembrei dessa frase rs

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  16. Ah como eu adoro releitura de clássicos, a proposta é bem interessante e acredito que nos permite ter um novo olhar sobre a obra de Lewis. Amei a resenha ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, não me aventuro tanto em livros de fantasia no momento. Tenho gostado mais de desenvolvimento pessoal e romance policial. Faz seu gênero?
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  18. Que resenha maravilhosa, já peguei pro meu kindle. Eu amo ler, mas as ezes bate a ressaca violenta aqui também. Eu comprei o alice porque a darkside tá arrasando nas capas, e nem sabia que tinha um livro da rainha de copas. É interessante porque em Alice, ela fica muito escrota sem "justificativa", e não fazia muito sentido pra mim. Amarei esses posts de livro semanal, porque me motiva a voltar a ler tb.


    Beeijos da Tami <3
    Eu Milhazes

    ResponderExcluir
  19. Taí um livro que sou doida para ler, Leslie! Ainda não me joguei por conta do número de páginas (sou preguiçosa kkkkkk), mas preciso mesmo conferir esse livro!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  20. Vou ver se consigo pegar pela Amazon, adoro a história da Alice. Super curiosa para saber mais sobre a rainha de copas, que realmente, é sempre tão amarga e cruel na história oficial. Ver esse outro lado me deixou mega curiosa. Só ia ser uma leitura mais demorada para mim, já que são 500 páginas.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Amei tanto essa resenha, que nem sei dizer. Fazia tempo que uma resenha não me deixava com tanta vontade de ler um livro, como essa. Devo confessar que não li Alice no País das Maravilhas, mas eu AMO a história, os filmes e as séries que envolvem Alice de alguma forma. Coloquei esse livro na minha lista de livros para comprar. E já imagino que vou passar a amar a rainha de copas, por entender como ela se tornou uma vilã nesse livro.
    https://lysonjeada.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Leslie, tudo bem?
    Também tenho lido muito nesses tempos, mas como tem sido livros em série, então nem animo de trazer as resenhas no blog, mas penso em fazer resenhas no IG, só preciso perder a vergonha de aparecer.
    Curti muito a temática do livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas fiquei curiosa.Gosto muito dos personagens de Alice no País das Maravilhas, então acho que vou gostar desse livro. Dica anotada.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  23. Adoro essas histórias que contam sobre o passado de algum personagem secundário famoso, principalmente se for vilão, dá todo um sentido novo pra gente entender como aquele vilão se tornou aquilo que a gente conhece.
    E qualquer personagem da história da Alice é mais amorzinho ainda <3

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  24. Que livro lindo...
    Já vou procurar pra eu ler!
    Beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  25. Olá, Leslie! Apesar de eu nunca ter sido muito fã de Alice no País das Maravilhas, fiquei surpresa pelo fato dessa releitura retratar a vida da grande vilã da trama. Não imaginava que havia um livro com focasse na personagem! Tem quem goste muito dos antagonistas de diversas histórias e alimente certa curiosidade de entender o seu passado, né? Apesar de não ser algo do meu feitio, ainda acho muito legal quem vai longe com a imaginação e se dispõe a desenvolver histórias dessa maneira, que só enriquecem o mundo desses grandes universos literários, independente do fato de não ser canônico.
    Ótima resenha! Que legal que esteja se aventurando cada vez mais a ler coisas diferentes. Abraços!

    Blog Trívia

    ResponderExcluir
  26. Oi! Eu gosto bastante desta autora e este livro dela está na minha lista de leituras desejadas. Este universo que ela ambienta a trama me fascina. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  27. Este livro já está na minha listinha! quero ver se consigo ler logo!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo