23 setembro 2020

Os Benefícios da Unha-de-Gato




Unha-de-gato
iStockphoto.com
Herdei da minha mãe o interesse por chás e remédios com base em elementos naturais, tanto que desde criança eu conheço inúmeras ervas, como o São João e a Espinheira Santa, bem como a Unha-de-Gato, que sempre fez parte da minha vida.

O que é Unha-de-Gato?

A Uncaria tomentosa, chamada popularmente de unha-de-gato, é uma planta nativa da Floresta Amazônica, seu nome se dá por causa dos espinhos curvados que aparecem em todo o caule da erva. De acordo com a Wikipédia, a unha-de-gato é uma das plantas medicinais de maior importância no Peru.


A unha-de-gato tem grandes benefícios e seu uso é extremamente antigo, historiadores acreditam que a sociedade Inca foi a primeira a usar as propriedades da planta a seu favor, depois outros povos indígenas começaram a utiliza-la em tratamentos anti-inflamatórios, no combate a úlceras gástricas e até mesmo como método contraceptivo. Atualmente, com maior tecnologia e estudos, sabemos que a unha-de gato é:

  • Rica em substâncias que agem como antioxidantes no organismo, impedindo a ação de radicais-livres e prevenindo o envelhecimento celular.
  • Contém nutrientes que aumentam a capacidade de defesa do organismo e é imunoestimulante.
  • Possui atividade antiviral.
  • Age como um anti-inflamatório natural.

Também há estudos que indicam que a unha-de-gato reduz a pressão arterial, assim como outros trabalhos desenvolvidos em universidades brasileiras apontam os benefícios da planta contra a Herpes e o uso terapêutico e fitoterápico contra a dengue e o controle do anvaço da doença de Alzheimer. Além disso, desde a década de 1990, a unha-de-gato tem sido utilizada como auxílio no tratamento do HIV.

unha-de-gato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), reconhece a unha-de-gato como um fitoterápico. É possível encontrar a planta principalmente em lojas de produtos naturais para fazer chá ou unha-de-gato em cápsulas. Também há comprimidos, gel e tinturas. Mas, é importante destacar que a unha-de-gato tem algumas contraindicações, como por exemplo, que seja usada por gestantes. Além disso, quando ingerida em excesso a planta pode causar reações e efeitos colaterais, ou seja, por mais que seja considerada fitoterápica, a unha-de-gato deve ser utilizada com sensatez, principalmente no que se refere a quantidade de ingestão.

Eu tenho amigdalite e desde muito nova sempre tomei chá de unha-de-gato para evitar e controlar inflamações na garganta, além de me ajudar também com minhas crises de rinite alérgica. Depois que casei continuei a sempre manter um potinho com cascas secas da planta no armário da cozinha, assim como minha mãe também faz na casa dela. Acredito que medicamentos naturais são sempre uma boa opção para o nosso organismo, a não ser é claro, que haja alguma contraindicação.

Este texto não tem o intuito de ser sensacionalista e indicar a erva unha-de-gato para a cura de doenças específicas. O objetivo desse post é de ser informativo e compartilhar minha experiência pessoal. Se necessário, procure um profissional e tenha prudência ao utilizar qualquer tipo de fitoterápico ou medicamento.


13 comentários:

  1. Não fazia ideia :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia os benefícios dessa planta, adorei seu post informativo.
    Você lembra o nome do esfoliante da Nivea? Quero comprar um pra minha pele mista mas não lembro qual é.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leslie.
    Eu sou por fora desse assunto. Conheço camomila, erva-doce e hortelã só hehe. Esse eu nunca tinha ouvido falar. Mas também nem sou de beber chá. Eu sou de tomar mais água mesmo, não bebo nem café, nem chá, nem refri hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ter interesse por ervas a uns dois anos com intuito de me ajudar a dormir melhor e nas crises ansiosas. Essa eu não conhecia, já vou procurar. Também tenho rinite alérgica, hj em dia mais controlada mas vivo a base de antialérgicos. E o gosto dessa erva é bom ?

    Beijos da Tami
    www.eumilhazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou sempre tomando antialérgico por que a rinite aqui é braba, haha.
      Quanto ao gosto, é tranquilo, não tem gosto de nada, dá pra tomar numa boa, não é igual boldo que é uma tortura pra tomar o chá, hahaha.

      Excluir
  5. olha, não conhecia e eu sou que nem vc e sua mãe, fã de um chá.. fiquei curiosa pra experimentar..

    Bjs!

    Nat – Mulher Conectada

    ResponderExcluir
  6. Bem maravilhosa essa erva, eu sinceramente não conhecia! Para um chá deve ser ótimo, ainda mais pelos benefícios.
    A Chata de Batom

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que ajudava na rinite e já quero experimentar xD. Já vi vendendo no mercado, mas faz tempo que não encontro. Fiquei com medo de ter gosto ruim, mas já li pelo comentário anterior que não tem. Vou dar uma olhada nesse site que tu indicou :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leslie!
    Quando eu tinha uns 11 anos de idade, descobri um cisto no ovário e o que fez com que ele desaparecesse e eu não precisasse operar (além da fé e de muitas orações) foi um chá medicinal que uma tia minha indicou. Lembro do gosto até hoje que era HORRÍVEL kkkk, mas pelo menos resolveu meu problema. Não sei se era unha-de-gato, mas quero muito testar esse já que sofro horrores com crises de rinite.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  9. Eu acho muitooo interessante isso de chás e remédios mais naturais.
    Acho que já tinha ouvido falar sim em unha-de-gato mas não sabia pra que servia.
    Achei muitooo legal :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que maravilhoso esse post miga. Ainda não conhecia sobre essa plantinha, também gosto muito de chás e remédios assim naturais. Aprendi a me interessar com a minha mãe e a minha vó; quando eu era mais nova a gente dava um espiro e a minha vó já fazia chá HAHAHHA

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo