08 fevereiro 2021

Resenha: Livro Medicina Macabra de Thomas Morris | DarkSide Books




Medicina Macabra

Por ser apaixonada por anatomia, esquisitices e histórias mórbidas, eu namorei o livro Medicina Macabra por uns seis meses, esperando que ele abaixasse de preço, mas aí meu marido me deu essa belezura de presente e eu fiquei radiante. Com pouco mais de quatrocentas páginas eu ri, chorei e me impressionei com as histórias narradas nesse livro, e resolvi compartilhar esses sentimentos com vocês por meio dessa resenha.

Medicina Macabra é um compilado de casos antigos que ocorreram em um período de trezentos anos dentro da evolução médica. Ainda que superstições e tradições tenham influenciado a medicina, muitos médicos encontraram soluções sofisticadas para a época, enquanto outros, confiavam na sua própria intuição. Medicina Macabra trata não apenas da história da medicina, mas também impressiona com casos incríveis e macabros que foram registrados e sobrevivem até hoje.

Gênero: Não Ficção | Páginas: 432 | Nota: ★★★★☆ | Onde Comprar? DarkSide

Medicina Macabra entrega diversão e desgraça ao mesmo tempo. Como autor do livro, Thomas Morris é historiador e deixa claro na introdução que ele não é médico. As situações apresentadas no decorrer do livro são transcrições de revistas médicas e relatos reais que foram registrados na época em que aconteceram, por isso é tão importante manter um diário ou sketchbook, quem sabe futuramente ele não vira fonte de informação né?! O trabalho de Thomas no livro, foi compilar os casos e deixar seus comentários sarcásticos e cheios de trocadilhos cômicos acerca deles. Por vezes dei risada, mas em outros momentos achei Thomas um pouquinho maldoso, por isso, não indico o livro pra quem não curte humor ácido e é do time "mi mi mi".

Apesar de fazer parte do selo "Macabra" da editora DarkSide Books, não achei o livro intragável, mas isso depende muito do estômago do leitor, que no meu no caso, é bem forte. Não espere encontrar fotos ou ilustrações chocantes, eu diria que os desenhos causam mais estranheza do que repúdio. Mas é claro, ler por exemplo, sobre uma moça que urinava pelo ouvido e nariz não traz uma sensação agradável ao imagina-la.

Resenha Medicina Macabra

O livro Medicina Macabra é dividido em sessões que tratam de temas específicos, como tratamentos, cirurgias e curas extraordinárias, e dentro dessas sessões o livro tem capítulos curtos, cada qual com um relato diferente, o que torna a leitura fluída e nada maçante, mesmo que as transcrições tragam a linguagem dos séculos XVII ao XIX, pois o autor acaba explicando alguns termos e questões médicas que o leitor possa talvez não entender.

Aparentemente nem o progresso é capaz de fazer a humanidade deixar pra traz seus traços de maldade, desgraça e completa idiotice. - Pág 27 "Vergonha Alheia"

Muitos casos me chamaram a atenção no livro, como o homem que submergia seu filho por vários minutos na água afim de torna-lo alguém que poderia fazer respiração aquática, e até hoje ainda me pergunto como essa criança não morreu, o menino anfíbio. Mas, de todas, as histórias sobre cirurgias e amputações sem anestesia foram as que mais gostei, essa seção me fez agradecer por ter nascido após a invenção da anestesia. Na época dos relatos também não existiam as ferramentas que os médicos têm hoje, como um oxímetro, um estetoscópio spirit e até mesmo um simples termômetro, então eles faziam o que estava ao seu alcance. 

Livro Medicina Macabra

Mais uma vez a DarkSide arrasou na edição, o livro tem capa dura, páginas amareladas e não encontrei erros na escrita. Enfim, é um livro lindo para se ter na estante, e entendo o preço, pois o design dele também não deve ter saído barato. 

Indico Medicina Macabra a todos que gostam de anatomia, curiosidades e história.


22 comentários:

  1. Confesso que não ligo muito para o gênero, mas fiquei curiosa para conhecer os casos que estão no livro, inclusive desse menino. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de alguns livros dessa editora, mas não conhecia esse.
    Gostei de saber um pouco, mas não sei se leria. Só que eu nunca digo nunca porque gosto de me arriscar com algo diferente do que costumo ler ás vezes.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que livro é esse? hehe
    Não é um dos meus gêneros favoritos, mas acho que leria porque achei até interessante ele ter um humor mais ácido, gosto disso. hehe
    Achei o design do livro bem lindo e realista para o tema, ainda bem que nascemos na era que existe anestesia, Deus me livre passar por alguma coisa sem anestesia, o povo dessa época deve ter sofrido a beça.
    Vou procurar o livro para baixar, já que não curto muito livros físicos. hehe
    Quando eu tiver animada, vou encarar essa leitura, vai que eu me apaixone pelo gênero, né?
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  4. Eu amo os livros da Darkside e estou doida para ler esse. Adorei a resenha!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leslie. Tudo bem?
    Primeiro vamos comentar de como a Darkside nunca erra em edições maravilhosas e bem feitas, agora sobre a resenha, eu confesso que vi esse livro em algumas livrarias e pela internet, mas não fazia ideia que seria relatos médicos reais. Sempre imaginei que seria algum tipo de livro de terror com algum médico como o Frankstein, segundo eu realmente fiquei interessada em ler esses relatos e ver as imagens. Super curiosa.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia mas fiquei super interessada!! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro os livros da Darkside, pois sempre fogem do comum. Só que acho que não leria esse, por se tratar de situações médicas eu ia ficar inventando de achar que algo poderi acontecer comigo. laudo médico: doida
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou looooouca para ler esse livro, porque vi uma resenha dele em um canal de youtube que acompanho, inclusive acho que foi no Ler Até Amanhecer, e fiquei super curiosa com ele, principalmente porque ela contou sobre como era as amputações e zero anestesia, como achavam que a infecção era o corpo expulsando a doença, tudo com zero higiene. Foi muito louco ver que a medicina foi avançando com várias coisas bizarras. Preciso comprar ele ainda esse ano ♥
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  9. Oi Leslie,
    Não curto muito temas tão macabros, mas a Dark Side sabe fazer livros lindos e de muito impacto. Ainda quero ler alguns do selo mais romântico deles... Me disseram que são bons.
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei da resenha. Esse livro está na minha lista para Lê-lo embreve. Eu converso que amo todos os livros darksid.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu nem conhecia, mas essa edição parece ser bem feita, pelo selo que faz parte até difícil pensar que você deu risada em algumas partes. Legal que seu marido te deu o livro de presente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Amei demais a sua resenha e essa edição da Darkside está simplesmente LINDA! Porém, sou uma leitora mais voltada para os romances, logo, acho meu estomago bem fraquinho e o termo macabra me assusta um pouco kkkkk... Logo, acho que preciso passar a dica.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leslie, a edição é lindo e as histórias devem ser realmente interessantes. Me lembrei do filme "O Físico", também traduzido como "O Médico". Muito bom. Fala sobre a medicina no século XI, onde se usava muito do instinto de conhecimentos passados em gerações, experimentações e muitos preconceitos por associação de doenças a pecado, fé e tal.
    Fiquei bem curiosa com o livro
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  14. Leslie você tem o estômago forte mesmo heim hahahahha!
    Eu já ia passar mal só de ler sobre as histórias... gente imagina amputações sem anestesia??? MEU DEU DO CÉU
    HAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHA socorro!
    Mas confesso que é um assunto beeee interessante, e mesmo eu não curtindo essas coisas 'macabras' ainda sim fico curiosa hehe

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Bem curioso este livro hein?
    Graças a Deus que as técnicas de medicina evoluíram e muito.

    www.paginasempreto.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Leslie.
    Eu não sou fã de livros de não ficção e meu estômago não é muito forte não, por isso provavelmente não lerei ele. Fico imaginando a vida dificil que tinham antigamente, sem anestesia, sem antibiótico, as vezes quando leio um romance de época fico querendo viver por lá, mas lembro de tudo que temos hoje em dia e mudo de ideia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.

    Qualquer dia eu vou a falência com a DarkSide, a qualquer momento isso acontece.
    Eu estou namorando esse livro há meses, mas ainda não tive coragem de comprar. Agora só me deu mais vontade ainda lendo a sua resenha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  18. Oi Leslie,
    Nossa menina, confesso que tenho medo dessa temática macabra sabia? Não vejo nem filme de terror. Fica a dica para quem gosta.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  19. Oi Leslie!
    Adorei o quote da página 27, muito verdade! hahah
    A Darkside arrasa nessas edições capa dura e essas obras + históricas são bem interessantes!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Eu também adoro esse tipo de assunto, aliás boa parte do catálogo da editora chama minha atenção, mas ainda não li nada deles. Esse é mais um que entra pra lista. Fiquei curiosa com esses casos, principalmente o do menino mencionado.
    A edição parece estar linda mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro, adorei a temática!
    Tenho tantos livros pra ler esse ano, espero que eu consiga viu?
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo