20 maio 2021

Curiosidades Sobre a Era Vitoriana





Era vitoriana

Cena da série Victoria | 2016
A Era Vitoriana abrange o período do reinado da Rainha Vitória do Reino Unido, que parte de Junho de 1837, até sua morte, em Janeiro de 1901. Esse momento da história nos proporciona hoje algumas curiosidades e conhecimento sobre hábitos estranhos, e se como eu, você é fã de romances de época, com certeza vai gostar desse post.

curiosidades sobre a era vitoriana

Retrato da Rainha Vitória, 1887 | Getty Images

A Vestimenta Feminina na Era Vitoriana


Durante o reinado da Rainha Vitória houve uma grande evolução em várias áreas humanas, porém, a água encanada por exemplo, só foi colocada nas casas das famílias ricas no fim do século XIX. E você já pensou como poderia ser trabalhoso para que uma mulher da época usasse o banheiro? A vestimenta feminina na era vitoriana consistia-se de diversas saias, além de anáguas e suportes, mas a diferença é que as mulheres não usavam calcinha, e sim uma bermuda larga com abertura no meio, ou seja, bastava sentar e se aliviar.

E se você acha linda a vestimenta feminina usada durante a era vitoriana, saiba que os vestidos não eram lavados, na verdade, eles eram pendurados e passava-se apenas uma escova macia sobre eles, para que fosse retirada a poeira. Se houvessem manchas no tecido, elas eram limpas com um pano úmido. Já a vestimenta íntima era lavada submersa em água com sabão. Ainda bem né?! Imagine usar sempre a mesma bermuda suja.

curiosidades sobre a Era Vitoriana

Cena do filme Adoráveis Mulheres de 1994
Uma peça de destaque na vestimenta feminina da era vitoriana eram as crinolinas, uma armação circular (e mais tarde elíptica) que tinha como objetivo dar volume ás saia dos vestidos. E ao contrário do que muita gente acha, as crinolinas não eram pesadas e não atrapalhavam alguns movimentos, pois os aros tinham flexibilidade, ou seja, era possível sentar-se facilmente em uma poltrona mesmo usando uma crinolina por baixo do vestido. O único problema dos vestidos largos era passar por portas e muitas vezes eles até mesmo se incendiavam ao tocar em velas ou lareiras acesas.

3 Curiosidades Sobre a Era Vitoriana

O Luto


O momento de luto da era vitoriana era particularmente curioso... e mórbido. A Rainha Vitória por exemplo, vestiu-se como viúva enlutada por muitos anos após a morte do príncipe consorte, e perto do seu próprio falecimento, ela pediu que uma réplica de gesso da mão de seu amado fosse colocado no caixão, ao lado de seu corpo.

Se você achou o pedido da Rainha bizarro, saiba que diante da morte, coisas ainda mais estranhas aconteciam na era vitoriana. Quando o marido falecia, a esposa deveria usar vestidos pretos por no mínimo dois anos e meio, e com essa obrigação, muitas mulheres pobres mandavam tingir de preto seus vestidos, pois era mais barato do que comprar peças novas. Além disso, haviam lojas especializadas em vestidos de luto, onde vendiam-se apenas roupas e acessórios para que a mulher ficasse bem apresentada durante um velório.

era vitoriana

E por falar em velórios, eles eram exagerados, a família oferecia até mesmo biscoitos com formatos mórbidos àqueles que compareciam ao funeral, esses mimos em forma de caveira, caixão ou com a data de falecimento do morto, eram como as lembrancinhas que hoje damos em festas aos convidados. E pra terminar as curiosidades estranhas sobre o luto vitoriano, após a morte de um ente querido, as famílias costumavam tirar fotos com o cadáver, como se ele estivesse vivo, até mesmo pintavam olhos falsos em suas pálpebras fechadas.

A Decoração na Era Vitoriana


Era comum que em casas de famílias com maior poder aquisitivo tivesse a chamada cadeira soberana, que poderia ser uma poltrona luís XV, onde o patriarca da família e/ou o dono da casa sentava-se com frequência, como se o móvel desse destaque a quem o usasse.

Como este post está ficando muito grande, vou deixar aqui apenas um gostinho sobre como era a decoração das casas de famílias da era vitoriana, e numa próxima oportunidade trago um post apenas sobre esse assunto.

Modéstia a parte, boa parte desse texto foi escrito com base nos meus próprios conhecimentos, o que me deixou bem feliz... e impressionada ao mesmo tempo, mas também não posso deixar de mencionar o Canal Diário de Biologia & História, que é sempre uma ótima fonte.

13 comentários:

  1. Oi, Leslie!
    Eu simplesmente amei, amei, amei esse post! Acho a estética da Era Vitoriana belíssima em vários aspectos e estudo bastante história da arte dessa virada dos séculos XIX e XX, mas a história por trás sempre tinha curiosidades esquisitas. Eu não fazia ideia que eles serviam biscoitos macabrinhos em velório dessa forma, que loucura, gente!

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Amei demais o post e todas as curiosidades!
    Os vestidos dessa época são realmente lindos, enche meus olhos esse com essas roupas maravilhosas (achei lindo o vestido azul do filme Adoraveis Mulheres). Mas, imagina ficar sem lavar nossas roupas? E usar uma bermuda ao invés de calcinha? E a dificuldade que era pra essas mulheres irem no banheiro? Deve que era dificílimo, né?

    Sobre a questão do luto, no livro Um Sedutor sem Coração, da Lisa Kleypas, acompanhamos esse luto de 2 anos e meio com a protagonista só usando preto.

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei sua postagem bem interessante! Não costume ler muitos livros de épocas, mas quando vejo filmes e séries que retratam esse período poucas as vezes em penso no perrengue que era. Essa dos vestidos não serem lavados faz todo sentido, fiquei pensando em como era isso aqui no Brasil na época do império.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  4. É verdade, foi uma época incrível da história. Pessoalmente fascina-me essa época, até porque muitas áreas sofreram avanços no conhecimento. A rádio, o telefone, a câmara fotográfica e até a simples bicicleta aparecem nessa época. E gosto tanto da Era Vitoriana que por vezes faço bonecas com essas características.
    Beijinhos
    V

    ResponderExcluir
  5. legal saber mais sobre a Era Vitoriana!
    fiquei bem surpresa sobre não lavarem os vestidos... mas também.. deveria ser bem difícil kkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  6. Ah Leslie eu simplesmente amei esse post, sempre fui muito ligada em história e amo descobrir coisas que ainda são sabia, amo a estética desse período, e principalmente as suas influências na decoração!
    Beijinhos,
    cafecommands.blogspot.com
    instagram.com/mandsreads

    ResponderExcluir
  7. Achei super legal esse tipo de post por aqui, aliás, se quiser trazer mais, vou amar ler e saber mais sobre nossa História. ^^ Algumas curiosidades mórbidas eu já sabia, como o lance da foto com o ente morto. Ainda bem que hoje em dia não se faz mais isso, pois eu teria medo real de tirar uma foto assim para a família... =s Com relação aos vestidos, eu não sabia que eles não eram lavados, fiquei chocada! Agora fica a pergunta, como o povo sobrevivia ao verão, que é quente por lá também, sem lavar esses vestidos?! 0.o
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  8. Amei seu post! Gente do céu! Esses vestidos pomposos demais deviam dar muito trabalho, ainda bem que pelo menos as vestimentas intimas da mulher eram lavadas, já que lavar um vestido desse devia ser um trabalho tremendo! HUAHUAHUAHUAHUAHUA
    Tem muitas coisas da Era Vitoriana que os filmes, séries e livros não contam porque era bizarro demais. Não sei se é verdade, porque nunca cheguei a me aprofundar no tema, mas quando os ricos iam para os concertos e etc, eles levavam até comida, panelas com frango e carne, para poder comer durante o concerto.

    Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  9. Amei o post amiga, gosto muito de alguns detalhes dessa época, principalmente as roupas, a decoração é algo a parte, que faz querermos ter alguns itens na nossa casa. Amei o post. Beijos flor!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leslie.
    Eu amo um romance de época e sempre fico imaginando como seria viver naquela época. Mas dai vejo os costumes e fico por aqui mesmo hehe. Esse negócio de que não lavava os vestidos eu não sabia. Já tinha lido trechos de livros onde as criadas escovavam os vestidos, mas não sabia que não eram lavados hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Nos tempos que correm não se podia viver assim!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  12. Oi Leslie,
    Amei seu post, você trouxe muita coisa que eu não conhecia. Não lavar os vestidos, ecaaaaaa. Devia feder ou o perfume devia ser muito forte kkkkkkkk
    Muito bom mesmo ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo