21 junho 2021

Decoração Vitoriana




penteadeira vitoriana

Esse post é mais um daqueles de volta ao passado. Depois de escrever sobre algumas curiosidades da Era Vitoriana, não consegui ler o meu primeiro Jane Austen sem imaginar a mocinha usando os vestidos sujos dessa época, mesmo que na real o livro se passe bem antes, em 1798. Inclusive, meus sentimentos sobre essa leitura são tão confusos que eu nem sei se consigo escrever sobre o livro aqui no blog. Mas enfim, desabafos a parte, por mais que eu não me dê bem com literatura clássica, quando se fala em decoração eu me empolgo.

Em um post anterior falei um pouco sobre a moda feminina na Era Vitoriana, e a Hanna, do blog Mundinho da Hanna, levantou uma pergunta, como as mulheres sobreviviam no verão, que é quente, sem lavar os vestidos?. Pois bem, a questão não é nem com relação a lavagem dos vestidos, mas muitas delas sofriam com o calor, pois os vestidos eram pesados e se constituíam de várias camadas de tecidos. E não raro muitas delas desmaiavam e passavam mal com o calor, mas sempre com classe, pois na época existiam as salas de desmaios.

Salas de Desmaios


As salas de desmaios eram bastante comuns em estabelecimentos comerciais e dentro das casas dos ingleses com mais recursos financeiros, no geral, este cômodo era uma sala confortável, geralmente adornada com móveis provençais, um recamier ou um divã para acomodar a moça que por algum motivo tivesse um mal estar.

A teoria mais aceita de porquê as mulheres desmaiavam com frequência envolve a vestimenta usada na época, pois os espartilhos apertados reprimiam a respiração das moças e atrapalhavam a circulação adequada do sangue, assim como o excesso de tecidos nos vestidos, em dias quentes, causavam baixa de pressão, provocando desmaios.

A Decoração na Era Vitoriana


É interessante como podemos observar culturas, status e conceitos por meio da decoração. Enquanto havia uma sala de desmaios para as mulheres que moravam na casa, que era considerado um cômodo totalmente feminino e especifico para a delicadeza e "fragilidade" da mulher, na sala de estar era comum que houvesse uma poltrona retrô destinada apenas para o uso do patriarca da família, e tal poltrona demonstrava a imponência, poder e a segurança que o homem poderia oferecer à sua família.

sala de estar vitoriana

Os sofás eram feitos de madeira com revestimento em tecido. E os vitorianos amavam detalhes, tanto que podia haver em um mesmo ambiente estampas no sofá, nas cortinas e nos papéis de parede. Assim como padrões nos tapetes, estes que eram enormes e se encontravam pela casa inteira, principalmente na sala de estar.

A copa, mais conhecida hoje como sala de jantar, começou a ser incluída nas casas durante a Era Vitoriana. Na época, era considerado de muito bom gosto que tivesse uma cristaleira na copa, e um belo lustre acima da mesa de jantar. Inclusive, ter um lustre já era sinônimo de grande poder aquisitivo.

Copa Móveis Clássicos

Os quartos das casas ricas vitorianas também eram bastante delicados e cheios de detalhes decorativos. A cama do quarto principal, que atualmente chamamos de suíte, tinha dossel e muitas cortinas (seria meu sonho?). A penteadeira feminina também era indispensável dentro do quarto, e até hoje a gente baba nessas mesas com espelho né?!

Cama com Dossel

Apesar de a Era Vitoriana ter sido uma época de hábitos estranhos, ela nos deixou como herança os lindos móveis clássicos, que colocados de forma harmônica em meio à objetos modernos, pode ser o destaque da decoração de algumas casas e estabelecimentos comerciais.

Crédito de Pesquisa: Canal Diário de História e Biologia. *Se alguma foto desse post é de sua autoria, por favor, entre em contato.

12 comentários:

  1. Olá
    Tudo bem?
    Adorei as dicas para composição dos móveis vitorianos, as inspirações estão perfeitos, estou querendo muito um sofá para mim nesse estilo.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Esse estilo de decoração lembra muuito de castelo, de quarto de princesa. Eu acho lindo demais! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu acho esses moveis lindos, mas apesar de gostar esse estilo não combinaria na decoração que penso ter um dia quando tiver uma casa, adoro esses seus postes sobre moveis.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá....
    Ameeeei o post!
    A era vitoriana era uma época de costumes estranhíssimos, né? Fala sério, sala para desmaios?!
    Mas, é como você mesma disse, essa época trouxe para nós uma decoração que beira a obras de arte. Amo demais os móveis, a decoração, enfim, tudo!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leslie, amei demais esse post.
    Eu não me recordava da era vitoriana e amei ver aqui. E com certeza são móveis maravilhosos, essas cadeiras são lindas, confortáveis e dá para fazer muitas combinações no ambiente.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu acho esse estilo de decoração muitoo lindo!
    É clássico e chique né? Adoro :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não combina comigo esse tipo de decoração, mas a história dela me encanta!
    Adorei o post!

    www.garotadebotas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei o último quarto bem quarto de princesa, coisa linda.
    Acho muito bonito esse tipo de decoração, só não sei se teria o quarto todo. Acho que compraria só alguns móveis e montaria metade moderno e com toque vitoriano nos pequenos detalhes.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a postagem sobre as roupas vitorianas e amei mais ainda esse.
    Cara, que absurdo! Sala de desmaio. O.O
    Gente o povo da Era Vitoriana só podia ser muito louco mesmo.

    Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  10. Gotta love Victorian era decor, so elegant!

    ResponderExcluir
  11. That canopy bed in the last one is the stuff of my dreams!

    ResponderExcluir
  12. Amei o post, ficou informativo e interessante,eu acho as penteadeira e recaimer lindos demais, e, adoraria usar espartilhos, mas são caros haha, os vestidos delas eram incrivelmente bonitos, mas ficar sem lavar é um horror, mas a bem imagina, tirar aquele monte de pano pra lavar, devia levar horas né rsrs. Beijos querida, amei o seu post!

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo