26 setembro 2022

Qual a Diferença entre Xale e Poncho?




poncho e xale

@oh_mami_crochet
Como sempre digo aqui no blog, ninguém é obrigado a saber todas as terminologias da moda, mas é bom ter certa medida de conhecimento pra não acabar comprando gato por lebre, ou espalhando informações erradas por aí afora. E como a primavera até chegou, mas o friozinho continua batendo à porta, é comum o uso de xales e ponchos principalmente nas regiões mais frias do país. Então, é legal saber qual é a diferença entre essas duas vestimentas né?


Xale ou Poncho?


Também conhecido como pala, originalmente o poncho é uma peça assimétrica com apenas uma abertura para a cabeça, assim o tecido mantem-se apoiado nos ombros. Mas, com o tempo o poncho ganhou novas modelagens, com abertura frontal e cavas para passar os braços. E apesar de o poncho ser comumente feito de tecidos pesados, é possível encontra-lo em tricô com pontos mais abertos e até mesmo de malha, o que proporciona leveza à peça, sendo possível usar o poncho em um clima mais quente.

Além de ser uma peça tradicional da América do Sul, e fazer parte principalmente do guarda-roupa gaúcho, o poncho também é uma vestimenta histórica, pois foi muito usado por bandeirantes e tropeiros.

Hoje o poncho pode ser facilmente visto no street style como uma ótima opção para os dias frios. Por ser volumoso, o poncho combina muito bem com calças ou bottons mais justos e o uso de botas. Para completar o look, aposte em acessórios invernais, como cachecol, luvas e/ou touca de lã, além de que, você pode modernizar a produção usando brincos ear cuff e bolsas de diferentes texturas. Estampas xadrez ou étnicas deixam o visual mais tradicional, enquanto o couro com o uso de peças mais sóbrias mantém a composição moderna.

poncho

O xale lembra roupa de vó né?! Mas, ele pode ser usado por qualquer pessoa e até virar o destaque do look. O xale é frequentemente confundido com a echarpe e o poncho, mas a grande diferença é o seu formato triangular e uma abertura frontal, que pode ter fechamento com botões, amarrações... ou simplesmente manter-se aberto e sobre os ombros. 

xale

Além disso, o xale tradicional é mais curto que o poncho, mas é possível encontrar modelos compridos, que quando feitos em tecido leve, promove uma aparência boho, já os xales mais pesados deixam o look sofisticado.

Feito em crochê ou tricô, o xale é um clássico, e assim como o poncho, são peças diferentes e que além de esquentar, também transformam o visual.

*Não encontrei a origem de algumas fotos desse post, caso sejam de sua autoria, entre em contato comigo.

11 comentários:

  1. Aqui no RS o poncho é muuuito comum. Confesso que prefiro essa moda com eles abertos na frente, acho mais prático. E o xale é tudo de bom né *-*

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho os dois absolutamente lindos. Mas prefiro usar chale porque sou pequena o poncho sempre fica muito grande em mim

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo os xales, pena que moro em um lugar que faz muito calor e não tenho a oportunidade de usá-los!
    beijinhos,
    www.cafecommands.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Acho legal esse tipo de conteúdo, porque essas peças semelhantes sempre deixam a gente na dúvida né hahaha. Mas agora já sei a diferença.
    Instagram @blogbrunavirginia
    www.brunavirginia.com
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  5. Oi Leslie! Eu não tenho nenhum no guarda roupas, mas acho um charme. O que tenho bastante são echarpes e cachecol. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Amei a dica, eu até tinha uns xales, mas nunca tive poncho
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  7. Post mega útil, Leslie. Eu geralmente fico confusa com essas diferenças! Costumo usar mais echarpe. Mas tanto poncho quanto xale acho peças lindas e elegantes! Esse lookinho da Taylor já quero copiar. Traz mais posts sobre essas diferenças, por favor. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Assumo que adoraria usar ambos, mas morando no Rio só fico babando nos looks de quem usa e acho lindo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da diferença amiga, eu prefiro usar o poncho, acho ele mais elegante. hehe
    Eu já tive um e amava usar, era quentinho e me deixava elegante durante o frio.
    Beijos.

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que gosto mais do xale, rsrs.
    Acho que nunca tive um poncho na vida, mas já vi em algumas lojas e achei pesado. rs
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  11. O Xale e o Poncho pode ser usada de diversas formas, como um cachecol ou um lenço também. Dependendo da finalidade, um poncho pode ser mais adequado do que um xale, e vice-versa.

    Por exemplo, se o objetivo é se aquecer, um poncho pode ser mais eficiente, pois cobre mais o corpo. Se o objetivo for enfeitar o look, um xale pode ser uma melhor opção.
    Um poncho também pode ser mais prático do que um xale, pois é mais fácil de colocar e tirar. Já um xale pode ser mais versátil, pois pode ser usado de diversas formas, aqui vai depender muito de cada momento .

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo