14 setembro 2022

Tendência de Decoração: Boiserie




tendência de decoração boiserie

Nascido na França, a tendência decorativa é antiga, mas não perde seu charme!


Talvez você não saiba o significado de boiserie, mas com certeza já deve tê-lo visto por aí. Influência decorativa do Rococó (1720 - 1770), o boiserie foi mais uma tentativa do movimento artístico conhecido pelo exagero e luxo, de tornar as paredes da nobreza francesa sofisticadas e opulentas.

Apesar do nome chic, o boiserie é algo simples, se trata de molduras colocadas em paredes de forma harmoniosa. Originalmente tais molduras eram feitas em madeira, mas o boiserie se tornou uma técnica atemporal e o material do qual passou a ser feito sofreu mudanças. Atualmente existe o chamado "falso boiserie", que poder ser desenvolvido a partir de poliestireno (isopor), cimento, gesso e até mesmo de espuma vinílica acetinada, o famoso EVA. E essa possibilidade de montar o boiserie com diversos materiais, torna fácil a reprodução desse tipo de decoração.

decoração boiserie

Projeto: Karen Mazzo
Símbolo de paredes clássicas, o boiserie é comumente visto em ambientes com poltronas Luís XV e outros móveis provençais, mas a tendência também pode ser incluída em decorações modernas. Molduras bem detalhadas com formas e curvas, fazem parte do estilo clássico, já as linhas retas e minimalistas aparecem mais em locais com decoração contemporânea. Porém, nada o impede de utilizar o ornamento nas paredes e misturar o moderno com o clássico no mesmo ambiente, investindo por exemplo, em um belo lustre para sala

Na hora de decorar é possível usar o boiserie à seu favor, por exemplo, você pode pintar dentro e fora das molduras com cores diferentes ou colocar quadros dentro das armações. Mas, ao pintar as molduras, escolha um tom que combine com a cor da parede, para que não haja excesso de informação no local.

boiserie

guiadoconstrutor.com.br
Por ser sofisticado, o boiserie também fica lindo quando colocado em estabelecimentos comerciais com móveis de luxo. Como dito anteriormente, a técnica é antiga mas bastante democrática, podendo ser usada tanto de forma doméstica, quanto em lugares de atendimento ao cliente.

E apesar de certa semelhança, o boiserie não é o mesmo que rodameios utilizados para dividir horizontalmente as paredes, assim como os lambris, que tem outra forma e logo falaremos sobre ele em outro post. Por enquanto, me conta aí nos comentários se você já conhecia o boiserie!

4 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por decoração e esse estilo com certeza traz mais elegância para o ambiente. Lembra muito as paredes dos filmes em Paris. Amo!

    www.lindasopramim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que decoração linda, aquela que da prazer de ver e ter em casa

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  3. Quanta decoração linda!! Essa loja é um sucesso!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leslie
    Eu acho que são lindos e para uma decoração mais clássica fica show!
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo