30 janeiro 2023

O Que a Creatina Faz no Corpo?




Alguns nomes como BCAA, Whey Protein, Glutamina, Creatina, Hipercalórico e entre outros são muito comuns para pessoas que praticam esportes, principalmente a musculação. Se você é novo nesta área, pode estar se perguntando: o que a creatina faz no corpo?

Neste post de hoje, teremos a intenção de esclarecer esta dúvida, além de falar um pouco mais sobre este suplemento fantástico.


https://unsplash.com/pt-br/fotografias/S9NchuPb79I

Afinal, o que a creatina faz no corpo? 

A creatina é uma substância produzida pelo nosso próprio corpo, além de ser ingerida por meio da alimentação. Porém, pessoas que praticam exercícios de alta intensidade costumam ingerir o suplemento para maior performance do corpo e dos treinos.


Dentro do nosso corpo, ela fica armazenada nos tecidos musculoesqueléticos, no cérebro, coração, testículos e músculos lisos. Com a finalidade de fornecer energia de forma rápida aos músculos, aumentando a performance e resultado dos treinos.

Para que serve a creatina? 

Como foi visto no tópico acima, a suplementação com creatina serve para dar maior energia ao corpo durante os treinos, além de auxiliar na recuperação dos músculos.


Com isso, a creatina se torna um ótimo suplemento para quem deseja diminuir a quantidade de gordura no corpo e aumentar o nível de massa muscular.


Deve-se lembrar de que a creatina por si só não faz milagres, ela deve ser acompanhada de uma rotina regrada de treino, boa alimentação, descanso e até outras suplementações se for possível.

Benefícios da creatina

A creatina é um suplemento que garante diversos benefícios voltados ao ganho de massa muscular, como:


  • Combate a fadiga e acelera a recuperação muscular;

  • Aumenta a força e a potência durante os treinos;

  • Fornece maior quantidade de energia para as células musculares;

  • Melhora o funcionamento do metabolismo;

  • Colabora para o ganho de massa magra;


Neste tópico, vale desmentir uma antiga falácia de que a creatina retém líquido no corpo e gera prejuízo aos rins. A verdade é que não existe nenhuma comprovação científica para isto, além de haver estudos que demonstram não haver nenhum mal à saúde com o uso de creatina por até 5 anos.

Quando se deve tomar creatina?

A creatina, sendo um suplemento alimentar, serve para pessoas que estejam com deficiência de tal substância ou nutriente no corpo, como pode ser o caso de vegetarianos e veganos. Diante da necessidade deste público, já foram criadas no mercado algumas creatinas sem nenhuma origem animal.


Além deles, a suplementação com creatina é indicada para pessoas que praticam atividades físicas de intensidade; seja atletas profissionais, amadores ou pessoas que praticam por Hobby.


Pois, este tipo de pessoa necessita de maior intensidade física, maior capacidade de recuperação muscular e outros benefícios que a creatina pode promover.

Conclusão 

A creatina é uma substância produzida pelo nosso corpo e adquirida na alimentação, porém, pessoas vegetarianas que não consomem alimentos que fornecem esta substância podem necessitar de suplementação, assim como pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade, pois a creatina ajudará os músculos durante e após os exercícios. Sendo uma suplementação tão benéfica, não deixe de procurar pelas melhores creatinas para obter os melhores resultados.


A creatina não serve como uma suplementação pré ou pós treino, ela funciona de maneira acumulativa. Ou seja, é necessário alguns dias tomando o suplemento para que ele se aloje nos músculos e no cérebro para surgir efeito no corpo. 


Se houver ficado dúvidas quanto ao efeito da creatina em nosso corpo, não se esqueça de deixar nos comentários!




3 comentários:

  1. Meu marido super consome, pensando em ver com minha Nutre se vale a pena eu tomar também, adorei esse post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nada sobre a creatina e a ação dela. Só tinha ouvido falar mesmo. Achei bem interessante e talvez sirva para mim, pois gostaria de ter mais energia nos treinos, e uma recuperação muscular mais rápida não é nada mal. Ótima postagem!

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha muitas crises de enxaqueca, não tenho certeza se foi a creatina mas quando comecei a tomar elas desapareceram...
    https://nutriopinion.com.br/qual-a-melhor-creatina/
    Vlw

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo