01 fevereiro 2023

3 Fatos Sobre a Maternidade





Em 2017 eu escrevi um post sobre frases que minha mãe dizia e eu passei a entender depois que me casei, então decidi complementar aquele artigo com esse, já que no ano passado eu me tornei mãe, e desde então aprendi muita coisa que preciso compartilhar com vocês!

Semana passada sofri um acidente doméstico e ele me fez refletir muito sobre três fatos em relação a maternidade.

O Tal do Amor Incondicional


O amor é um sentimento complicado, e ao se tornar mãe ele passa a ser ainda mais difícil de entender. Eu já amava o Ravi ao descobrir a gravidez, mas revirava os olhos quando alguém me dizia que todos os incômodos da gestação valeriam a pena depois que meu bebê nascesse, e essa foi a primeira língua que paguei, valeu a pena sim!

Não acho que uma mulher precise ser mãe pra se sentir completa e feliz, mas nenhuma outra coisa na vida pode te proporcionar o amor que se sente por um filho, ele é incondicional e inexplicável, é um amor que se sente, não se compreende.

Extinto Materno e Coisas Impossíveis


É normal surtar um pouco logo depois que um filho nasce, você olha para esse mini ser humano enrugado em seus braços e pesa sobre suas costas toda a responsabilidade de manter aquela coisinha fofa viva, a gente duvida de si mesma, mas acredite, o amor nos leva a fazer coisas impossíveis. Quando o Ravi nasceu, eu renasci e descobri que eu sou capaz de coisas que nunca achei que seria.


O mesmo amor incondicional que serve de combustível pra uma mulher se tornar mãe, também alimenta o extinto materno. 

O Ravi é um bebê de seis meses, e durante esse tempo eu sempre tomei muito cuidado com a possibilidade de uma queda, principalmente agora que ele aprendeu a rolar para os dois lados e ama fazer isso encima da cama, mas como disse no começo do post, sofri um acidente doméstico e infelizmente eu estava com o Ravi no colo quando tudo aconteceu. Eu escorreguei na cozinha, e apesar de pra mim ter durado uma eternidade, do escorregão ao chão deve ter se passado no máximo cinco segundos, tempo suficiente pra eu focar apenas no pensamento de não deixar o Ravi cair do meu colo, eu queria evitar que ele se machucasse, esse era meu objetivo e nada me faria derruba-lo, tanto que eu senti quando a patela do meu joelho saiu do lugar, mas eu segui firme com ele atrelado ao meu peito. Quando me vi no chão, gritei de dor, e logo em seguida o Ravi chorou por que se assustou com o meu grito. O choro dele me fez esquecer a dor e todo o resto, eu fiquei no chão até acalma-lo, mesmo que naquele momento eu também estivesse extremamente nervosa. O extinto materno é isso, colocar seu filho em primeiro lugar e dane-se todo o resto, o que inclui você também.

Se você não é mãe, o extinto materno pode parecer aflitivo visto de fora, afinal, como alguém que não está bem, pode cuidar de outra pessoa? Eu não sei a resposta pra essa pergunta, deve ser o amor agindo de novo, minha conclusão é que se o meu filho está bem, todas as outras coisas eu supero. O resultado do escorregão foi uma luxação no joelho, estou usando uma joelheira e não sei por quantos dias ficarei sem andar, mas eu estou me sentindo ótima por que o Ravi não sofreu nenhum arranhão.


Ameaça à Segurança de Nossos Filhos


Minha mãe sempre foi uma pessoa que evitou brigas e discussões, mas quando se tratava de mim e da minha irmã, ela nos defendia de forma determinada. Uma das memórias que tenho sobre isso foi quando a minha mãe brigou com uma vizinha por que ela nos ofendeu, aquele foi um dia que vi minha mãe fazendo barraco como ela nunca havia feito. Mas hoje eu entendo que quando algo ou alguém ameaça a segurança de nossos filhos a gente fica cega quanto às consequências e os defende com firmeza.

Eu não sou como a minha mãe, confesso que as vezes me falta autodomínio, e se a situação envolve a possibilidade do meu filho se machucar, eu o defendo com unhas e dentes.

~ ♡ ~

Não raro me pego pensando em como eu mudei com a maternidade, descobri sentimentos novos, me reinventei e talvez até tenha me tornado uma das melhores versões que eu poderia ser na vida. Também vivi mudanças físicas, meu corpo não é mais o mesmo e eu troquei os saltos altos da Schutz por sapatilhas baixinhas. Eu também já sofri muito, maternidade real não é romântica, ela é dura e requer sacrifícios, mas é do tipo que você se doa e fica realmente feliz por estar fazendo isso. 

Você pode olhar por fora e a mãe está "xoxa, capanga, manca, anêmica, frágil e inconsistente", mas por dentro ela está radiante por que talvez mesmo depois de tantas batalhas, ela vê o filho se desenvolvendo bem e com alegria, e isso a revigora.

17 comentários:

  1. Ser mãe é algo divino, que só quem é entende. Parabéns pelo garotão e que em breve você se recupere!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oii Leslie,

    Não sou mãe ainda, mas tenho certeza que esses são sentimentos comuns entre as mamães né. E são super compreensíveis. A maternidade realmente nos transforma como mulher e como pessoa.

    Parabéns pelo filho lindo. Muita saúde e amor pra vocês sempre.
    Beijos
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Como cresceu, é verdade que eles crescem depressa demais e nós ficamos com saudades mas também é muito bonita esta fase em que vão descobrindo o mundo. O seu filho é lindo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Leslie, tudo bem?
    Não pretendo ser mãe, mas imagino o quão lindo seja esse amor pras mães de verdade, como você. Aquelas genitoras abusivas a gente ignora e finge que não existe. Mães que realmente se dedicam aos filhos, os amam e protegem, são bênçãos na vida da criança. A minha é um exemplo disso também, uma verdadeira mãe-coruja ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe sempre me fala, quando eu questiono alguma atitude ou fala dela, que "quando eu for mãe, eu vou entender" e acho que é totalmente isso. Como você disse em sua postagem, são experiências e sentimentos inexplicáveis que somente quem vivencia sabe ou entende. Me emocionei muito lendo seus relatos. Seu filho é uma fofura e eu desejo melhoras com relação ao seu acidente doméstico.
    Um grande beijo ♥
    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
  6. Ser mãe é a coisa mais difícil do mundo. É uma responsabilidade muito grande e um trabalho infinito. Sinta-se abraçada!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo esse post.
    Eu tenho muita vontade de sentir esse amor único, mas acredito que Deus sabe o momento certo e se for pra ser vai acontecer.
    Seu filho cresceu amiga, eu fico olhando seus stories às vezes e meu Deus cresce muito rápido rs. Eu sei também porque ajudava a criar minha prima alguns muitos anos atrás e minha afilhada, vivia agarrada curtindo o quanto pudesse e agora já tão enormes, uma ta até mais alta do que eu e está grávida inclusive kkk.
    Beijos!!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  8. Que lindo, já ouvir isso de algumas mães, mas a gente só sente quando passa por isso, né!
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  9. Seu filho é muito lindo, apaixonada nele aqui, juro, que abençoada você foi, ele é puro amor

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Amei o post. Deve ser um momento bem revelador quando as coisas que você ouvia de outras pessoas que tiveram filhos começam a fazer sentido.
    Seu bebê cresceu bastante, parece até que era ontem que estava grávida.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que texto bonito Leslie. Uma mulher que se torna mãe muda muito. Eu tenho vontade de ter filho mas não agora, não acho que é o meu momento ainda.

    Amei ver o Ravi e acompanhar vocês nas redes dá um quentinho no coração. Sua força depois de ser mãe ficou visível e ver que você não mudou o seu jeito espontâneo e está passando isso para o pequeno é incrível.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não sou mãe, mas vejo muito em minha mãe o ponto de "ameaça à segurança de nossos filhos", ela conversa bastante sobre isso comigo e as minhas tias sobre esse ponto!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a postagem! Eu não sei muito sobre essas coisas porque ainda não sou mãe, mas imagino que muita gente vai se identificar.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Todos grandes eventos da vida mudam a gente e acho que a maternidade é um dos maiores, né?? Tem muita coisa que minha mãe diz e faz e, assim como você, eu não entendo. Penso "quando eu tiver um filho, vou fazer diferente". Mas só vivendo pra saber, né?
    Adorei os fatos que você trouxe. Muita saúde pro Ravi e felicidades na vida de vocês!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
  15. Oi Leslie.
    Em primeiro lugar quero agradecer sua visita no Doces Letras.
    Sou mãe de um casal e desde que tive meu primeiro filho venho aprendendo todos os dias com eles. De gatinha medrosa me tornei uma leoa, pronta a defender minhas crias com unhas e dentes. Nisso sou igual sua mãe e você. kkkkkk
    A maternidade é algo único, intenso e muito difícil de mensurar. Adorei seu texto. Imagino o susto que foi sua queda e super entende a necessidade de proteger seu bebê em detrimento da sua dor. Espero que se recupere bem do problema no joelho.

    ResponderExcluir
  16. Oi Leslie, que post lindo!
    Tenho certeza que seu filho terá muito orgulho de ter você como mãe, por suas palavras vemos seu amor e dedicação.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Leslie,
    Seu filho é muito fofo. Como vc disse, hoje não tenho essa visão "romântica" da maternidade apesar de ainda não ter filhos. Gosto de ver seus storys e te acompanhar aqui no blog também. É visível seu amor por seu filhinho. Amei seu post ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo