08 novembro 2021

Como Montar um Aquário?




como montar um aquário

Pixabay - @Irina_Kukuts

Dicas Para Montar e Manter um Aquário


Já falei aqui no blog sobre como é dar conta de duas pitbulls, mas ainda não havia comentado sobre meus pets aquáticos. Além de colecionar artigos de papelaria, também sou amante do aquarismo. No momento eu tenho quatorze peixes, e sei que existe muita desinformação e mitos sobre como montar e manter um aquário, por isso, quero dividir com vocês um pouco dos meus conhecimentos, para que mais do que um artigo decorativo, haja também conscientização de que os aquários precisam ser ambientes equilibrados para a manutenção da vida dos peixes que deseja ter.

Quando eu era criança, havia uma vizinha que mantinha na sala de estar um aquário marinho com cerca de 200L, e não raro eu ia na casa dela, sentava em frente ao aquário e observava a beleza dos peixes enquanto ela e minha mãe colocavam as fofocas em dia. Creio que esse tenha sido o início do meu amor por aquarismo, pois quando eu estava perto de completar onze anos, pedi de presente para o meu pai um aquário pequeno pra por no meu quarto.

A Polêmica Sobre o Peixe Betta


Meu pai atendeu o pedido e meu primeiro peixe foi um betta macho azul, ele se chamava Patrick. Assim como naquela época, atualmente os bettas são os peixes mais adotados, pois os vendedores de pet shops alegam que para criar um betta não é necessário muito espaço e nem um filtro com bomba de oxigênio, já que essa espécie de peixe respira ar atmosférico.

Betta

Peixe Betta | Freepik - @jcomp
Uma beteira, ou seja, um aquário com no máximo 3L é o suficiente para um betta macho, mesmo que pareça cruel criar um peixe em pouco espaço, quando colocado em aquários muito grandes o betta pode se cansar de nadar repetidas vezes até a superfície para respirar, resultando em morte por exaustão.

Como Montar um Aquário


Dada a dica rápida sobre o tamanho do habitat do peixinho mais popular de todos, e aquele que todo aquarista terá pelo menos uma vez na vida, vamos aos itens básicos para montar um aquário, e já começamos pelo filtro, desmistificando mais um mito sobre o Betta.

Filtro Para Aquário


O filtro mais comum é o do tipo Hang On, pois além de filtrar a água, ele também gera oxigênio aos peixes que vivem dentro do aquário. O betta não precisa de oxigênio na água, mas é essencial que ela seja filtrada para evitar um ambiente toxico. Portanto, mesmo que o vendedor do pet shop tenha indicado a dispensa de um filtro, aumente a expectativa de vida do seu betta mantendo-o no aquário, e caso tenha outros peixes, ter um filtro é ainda mais importante para que eles possam respirar.

Termostato


Existem aquecedores pequenos, que funcionam em uma potência de 2W, eles são ótimos para beteiras, mas caso o aquário seja maior, invista em um termostato específico para aquários grandes, assim ele vai manter a água com uma temperatura equilibrada, isso evita a proliferação de íctio, uma doença parasitária. Sim, peixes também ficam doentes!

E aqui entra um alerta, se você deseja montar um aquário comunitário, ou seja, com várias espécies de peixes, pesquise uma média de temperatura que será boa para todos, assim como deve-se ter em mente o Ph da água, mas isso é assunto para outro post, esse guia é apenas para os aquaristas iniciantes.

filtro e termostato para aquário

Filtro Hang On e Termostato | Shopee

Pedras e Decoração


Alguns aquários são montados com plantas reais, o que requer muito mais cuidado. Mas no geral, os peixinhos já ficam bastante felizes com plantas artificiais, os bettas por exemplo, amam plantas altas, onde eles podem descansar perto da superfície, já os Kinguios são curiosos e vez ou outra tiram as decorações do lugar. Conheça o comportamento do peixe para investir na decoração certa, mas a dica principal aqui é: não coloque dentro do aquário nada que não tenha sido feito pra ele. E quanto às pedrinhas que ficam no fundo (também chamado de substrato), opte de preferência por pedras de rio e descarte as coloridas.

como montar um aquário para iniciantes

Freepik - @bearfotos
Esse artigo ficou bem grande, e aqui eu abordei apenas os itens básicos com dicas para iniciantes, mas o mundo do aquarismo é lindo e cheio de informação.

Muita gente acha que ter peixes como animais de estimação não é o mesmo que criar por exemplo, um cachorro ou um gato, mas eu arrisco em dizer que peixes também tem diferentes personalidades, eles necessitam de cuidados e são ótimos em nos fazer rir e alguns até mesmo se tornam companhias confortáveis quando ficam perto do vidro do aquário ou da superfície te observando de forma curiosa. No mais, devemos nos lembrar que peixes são seres vivos e devem ter qualidade de vida, assim como qualquer outra criatura viva.

19 comentários:

  1. Sempre quis ter peixes, mas até hoje ainda não realizei esse desejo. Adorei a postagem!

    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leslie.
    Uma vez a minha irmã foi num aniversário e a lembrancinha foi um aquário com um peixinho betta cinza. A gente nunca tinha cuidado de peixe antes e ele morou naquele aquário redondo e pequeno por algum tempo.
    Teve um dia que ele pulou do aquário e foi um sacrifício pegar e colocar novamente na água. Não gostei da experiência de cuidar de peixe por ser muito sensível.
    Infelizmente morreu logo por falta de conhecimento. Talvez tenha sido porque todo mundo ia trabalhar e ele ficava na casa fechada. Aqui faz muito calor e talvez isso o fez morrer logo. A minha casa é extremamente quente.
    Não gostei da experiência de ter peixe, mas acho eles lindos.
    Tenho um amigo que tem um aquário enorme e sempre passo um tempo olhando e admirando os peixes dele.
    E claro, achei um absurdo alguém dar peixes, um ser vivo, como lembrança de aniversário de criança.
    O seu post é super informativo pra quem gosta do mundo dos aquários e dos peixes.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Já tive há muitos anos mas por qualquer motivo não conseguia manter. Fiz de tudo: tinha as plantas certas compradas num local com aconselhamento de um biólogo, o equilíbrio entre peixinhos, mas não deu e acabei por desistir.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Meu primo já teve aquário quando era pequeno e eu adorava.
    Hoje em dia eu só admiro aqueles grandes quando vou em algum lugar, pra ter em casa não tenho vontade.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leslie, quando eu era criança eu queria ter um aquário com peixes, depois essa fase passou. Hoje em dia meu marido que diz que quer um aquário , eu confesso que não ligo tanto mas, se ele cuidar tô de boa em relação a isso. Eu não sabia sobre temperatura da água achei que era só colocar os peixes lá dentro.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leslie.
    Meu irmão sempre teve um zoológico na casa dele. Tudo o que você imaginar tinha por lá e é claro que não podia faltar um aquário. Ele tinha um que pegava a parede da sala inteira. E lembro o trabalho que dava hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá Leslie,
    Eu acho fofo ter peixes no aquário, mas requer muitos cuidados para que eles não morram. Não sei se eu ia ter paciência em cuidar sabe?
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia que tu tinha 14 peixes :O. Cho-ca-da! Queria tanto ver, acho tão lindinhos <3. E eu não sabia isso das pedras coloridas na época que eu tinha meus peixinhos :(. Eu tive apenas um betta, mas que viveu bastante e eu tive que doar ele para uma amiga, pois eu ia me mudar de vez para Belém.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem??
    Acho super bonito, adorei o post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Oie, eu sei pouquíssimo sobre aquários e essas dicas com certeza já vou adicionar para pesquisas futuras.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  11. Que fofas essas dicas para quem deseja ter um aquário vai amar essa postagem, bem explicada é verdade peixinhos merecem cuidados lugar limpo e amor.

    Beijokas

    https://estilopropriobysir.com/produtos-estilo-proprio-by-sir/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leslie!
    Meus peixes SEMPRE morriam! Sei que dá um trabalhão manter, então vou deixar eles vivos no mar, porque a quantidade de peixe betta que eu ganhei na infância e não durou, foi grande, infelizmente! (acho que foi uns 7!)
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leslie,

    Eu tenho vontade de ter um aquário, mas aqui em casa falta é espaço mesmo rs.
    Eu adoro aquele peixe telescópio, se eu montar um aquário ele é o primeiro da minha lista.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Leslie! Tem que gostar muito para ter em casa, pois dá bastante trabalho. Eu gosto só de ver mesmo, mas ter um não é para mim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leslie.
    Eu não conhecia muito sobre, e me surpreendi porque é bem mais complexo do que imaginei.
    Acho muito lindo, mas realmente só deve ter quem souber cuidar, porque senão acaba não dando uma boa qualidade de vida pra eles.

    Beijos,
    Anni

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leslie!
    Que post mais lindo!
    Já tive dois bettas aqui em casa, foi um presente de um amigo e ele ficava lindo na minha mesinha do computador, eles me faziam companhia haha...Eu sempre tive vontade de ter um aquario grande com vários peixinhos... um dia ainda tenho ;)

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Leslie, não sabia dessas informações. Aqui em casa, não temos mais. Mas a minha infância e da minha irmã (principalmente), remete muito ao aquarismo (que nem sabia que se chamava assim hehehe). E bem interessante isso das plantinhas e das pedras. Não tinha ideia! Aliás, depois desse post, descobri que conheço bem pouco esse universo. Obrigada por compartilhar com a gente. E amei o nome do seu peixinho, o Patrick! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  18. Peixinhos são seres encantadores.Eu tenho muita vontade de ter um,vamos ver mais para frente se consigo.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Nossa Leslie, aprendi muito nesse post. Eu nunca tive experiência com peixes ou aquário, mas lembro de uma amiga dos tempos de colégio que tinha um aquário (bem pequeno) em casa e que os peixinhos estavam sempre "mudando" ~ ou seja ~ eles morriam rapidamente e a família substituía por outros. Eu sempre achei aquilo um pouco triste, até cruel, tratar os bichinhos como decoração. :(

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo