Dicas Para a Adaptação Escolar
O governo brasileiro estabelece que as crianças precisam obrigatoriamente começar a vida escolar a partir dos quatro anos, mas a realidade de muitas famílias às sujeita em colocar seus filhos na creche bem antes dessa idade. Independente de quando entre para o ambiente escolar, tanto a criança, quanto a família, passam por uma adaptação, e nesse post trago algumas dicas para percorrer esse processo de forma o mais tranquila possível.
Primeiro dia de aula na Creche
Meu filho começou a frequentar a creche esse ano, aos dois anos e seis meses de idade, e foram cerca de dois meses de adaptação até que ele se sentisse seguro no ambiente escolar. Mas, a adaptação começou em casa, bem antes do primeiro dia de aula.
Durante as férias de janeiro conversamos muito com o Ravi, meu filho, sobre O QUE e COMO era a escola. Assistimos desenhos sobre o assunto, falamos sobre respeito com professores e colegas e visitamos a creche duas vezes antes do início das aulas. Além disso, incluímos o Ravi em todos os preparativos para o primeiro dia de aula, ele foi conosco até a loja comprar o uniforme escolar, ajudou na escolha do material de papelaria e decidiu a estampa da sua própria mochila. Acredito que tudo isso o foi colocando em contato com o que estava por vir e o deixou mais habituado ao contexto escolar.
Geralmente a escola disponibiliza uma lista de material escolar, com ela em mãos você pode levar seu filho até a loja e incluí-lo na compra dos itens da lista, como caderno, folhas sulfite e canetas, assim você também já consegue ir conversando com ele sobre a escola e o que ele pode fazer de atividade por lá.
Os Primeiros dias de Adaptação na Escola
Os primeiros dias podem ser desafiadores. Desde que nasceu a criança tem a família como referência, e de repente ela se vê em uma sala junto de outras crianças que também estão assustadas e adultos que ela nunca viu na vida, a sensação é de abandono. Não ter os pais por perto gera insegurança, mas faz parte do desenvolvimento infantil aprender a fortalecer laços fora do ambiente familiar.
Pode ser ainda mais difícil para os pais ter que deixar o filho chorando na sala da turma na creche, a gente fica preocupado e as vezes até tem vontade de busca-lo mais cedo, mas é importante lembrar-se que essa é só uma fase e as professoras estão preparadas para agir do melhor jeito possível nessas situações, incluindo as crianças de forma progressiva na creche.
Não faça chantagens e nem prometa "prêmios" para seu filho para que ele vá à creche, se não a criança ficará condicionada a achar que só vai pra aula por que receberá algo em troca. Também não apareça na escola fora do horário estipulado pelos professores para a adaptação, isso pode atrapalhar o processo de aceitação. Se você deve buscar seu filhos às 11h da manhã por exemplo, não vá às 9h apenas com o pretexto de saber como ele está. Acalme seu coração, seu bem mais precioso com certeza está bem e você também precisa passar pela adaptação de não ter seu filho sempre sob seus olhos.
Os Benefícios da Creche
Apesar da adaptação escolar ser em muitos casos difícil, as recompensas valem a pena o esforço. Depois que o Ravi entrou para a creche, passei a notar que ele aprendeu inúmeras coisas novas e passou a conviver melhor em sociedade, tendo mais contato com crianças da idade dele. Além disso, na creche ele tem uma rotina saudável e de aprendizado, livre de telas e ócio prejudicial.
É importante ter paciência durante essa fase de início da vida escolar do seu filho, tanto pra ele, quanto pra você. Tenha atenção às necessidades dele dentro da escola e trabalhe junto dela, assim você estará favorecendo e amadurecendo o desenvolvimento do seu filho.
*Nesse artigo eu uso a palavra "filho" no singular, mas as dicas também se aplicam a famílias com mais de um filho e do sexo feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.