Assim como acontece com os humanos, quando os cachorros chegam em idade avançada precisam de cuidados especiais. Em 2022 tive que dar adeus à minha cachorrinha Lia, na época ela tinha quinze anos, já não tinha mais dentes e sofria com alguns pequenos sinais de envelhecimento. Cuidei muito bem da Lia durante a velhice, dando toda a atenção e apoio necessário, e nesse post vamos trocar experiências sobre pets idosos com base em três dicas para melhorar a qualidade de vida desses seres que são tão especiais em nossas vidas.
Saúde e Bem-Estar de Cães Idosos
Cães de pequeno porte envelhecem de forma mais lenta, e são considerados idosos mais tarde do que os cachorros de grande porte. Cães pequenos mostram sinais de velhice entre 10 e 12 anos, enquanto os maiores e mais pesados tendem a envelhecer a partir dos 7 anos de idade. Porém, independente do porte e raça do seu cachorro, com o tempo você vai notando alguns indícios que mostram a necessidade de adaptação com relação aos cuidados diários do seu pet.
Todos os cães gostam de passear, mas em idade avançada os cachorros idosos precisam de passeios mais curtos e lentos, além de brincadeiras com maior estimulação mental do que atividades que gastem muita energia.
Há um ano adotei a Mel, uma Shih Tzu que foi maltratada em canil clandestino e teve inúmeras crias para venda antes que chegasse até mim e eu pudesse cuidar dela. A Mel ainda tem seis anos, mas por ter passado maus bocados na mão de pessoas horríveis, acabou tendo uma infecção uterina, perdeu o olho direito e tem visão parcial do esquerdo, tudo isso faz com que os passeios sejam um pouco mais difíceis, e ela se cansa fácil, então todos os dias a levo para passear fazendo sempre o mesmo percurso, isso dá a ela segurança e é um trajeto curto, o suficiente pra ela.
Também é importante levar seu pet idoso regularmente ao veterinário e manter as vacinas em dia, às vezes algum suplemento para cachorro pode ser indicado a fim de manter a saúde do seu cão. Lembro-me que quando estava grávida eu tomava meus suplementos gestacionais de manhã e logo depois dava Ômega 3 para a Lia, e minha intenção é incluir também na dieta da Mel o Ômega 3 ou qualquer outra vitamina e mineral que o veterinário indique.
Adaptações para a Segurança de Pets Idosos
Quando se mora com uma pessoa idosa é sempre necessário adaptar a casa para evitar acidentes, e no caso de cães velhinhos não é diferente. Ofereça um ambiente seguro, posicionando rampas ou tapetes aderentes ao chão para impedir acidentes, e mantenha algumas coisas sempre no lugar, como disposição de móveis e a água e comida, assim seu cachorro não fica desorientado, pois é comum que na velhice os animais também fiquem ligeiramente esquecidiços e confusos.
Dê atenção ao conforto por disponibilizar camas bem acolchoadas e verifique a necessidade em dispor de mais cobertores se necessário, evite que seu cão pegue friagem por que em idade avançada o corpo do cachorro não controla muito bem a temperatura.
Cachorros Idosos: Alimentação Sênior
Opte por rações específicas para cães idosos, comumente bem indicadas por especialistas da área. Uma alimentação sênior garante maior palatabilidade, digestibilidade, vitaminas e minerais necessários nessa época da vida do seu cachorro. Além disso, divida a oferta da alimentação do cão idoso, três a quatro porções por dia são melhores do que uma ou duas.
Conforme a Lia ia ficando velhinha eu amolecia a ração dela, mas depois que ela perdeu todos os dentes, eu passei a dar ração molhada ou comida que eu mesma fazia e oferecia amassada, eram carnes mais fortes como fígado, arroz e legumes com o mínimo de sal. Na verdade, fazer isso pela Lia me treinou para a introdução alimentar do meu filho quando me tornei mãe, e percebi que a gente tende a cuidar da alimentação de quem amamos.
Ter um pet idoso te assegura tanto carinho quanto ter um filhote, as fases de vida vão passando, mas o amor continua, e é ele que te impele de cuidar do seu cachorro, independente da idade dele.



Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.