02 fevereiro 2016

Dicas de Blogueira: Google Analytics




Já fazia um tempinho que eu queria começar a publicar algumas dicas de blogueira aqui no ALP, afinal, com o tempo que eu tenho de blog, já consegui aprender umas coisinhas interessantes desse mundinho da blogosfera, e nada mais justo do que passar esse conhecimento pra frente não é mesmo?
Creio que uma ferramenta que toda blogueira deveria utilizar é o Google Analytics. Sério gente! Eu queria que alguém tivesse me apresentado esse mecanismo do Google antes. Se você ainda não sabe pra que serve, como e porque usar, então me acompanhe até o fim desse post.

O que é o Google Analytics?

É uma ferramenta de monitoramento de tráfego em páginas web, ou seja, ele acompanha os números de visitantes e afins de sites, blogs e etc. O Google Analytics fornece dados completos no que se refere a navegação do seu blog.


Por que Preciso Usar essa Ferramenta?

Daí você diz "Ah Leslie, mas o próprio Blogger já nos dá esses números!". É verdade, mas as informações que a plataforma Blogger nos dá não são confiáveis, por exemplo, entrando agora no blogger eu tenho os dados de visualização de hoje e o de anteontem, mas onde estão as informações de navegação de ontem?! A plataforma não liberou. Sem contar que me parece que os horários de contagem das visitas do Blogger são diferentes, ás vezes tem mais de 100 visitas em um dia, e nesse mesmo dia antes da meia-noite eu vou procurar saber os números novamente e constam apenas 10 visitas no blog. Você mesmo já deve ter percebido isso acontecer quando entra na sua conta no blogger. Por isso, para ter informações corretas sobre seu blog e usa-las afim de conseguir crescimento para o seu cantinho, o mais confiável é o Google Analytics.

Reprodução: InternetBrasil.com e printscreen do meu celular.

Quais os Benefícios de se Usar o Google Analytics?

Com o Google Analytics você consegue ter uma visão geral ampla de como anda a navegação no seu blog, quantas visitas você tem por dia, de onde são seus leitores, quanto tempo eles passam dentro do seu blog e muitas outras informações. Isso também é bom na hora de firmar uma parceria com alguma empresa que pede dados concisos relacionados aos visitantes e quando você precisar colocar algumas informações de navegação no seu mídia kit (caso você ainda não tenha um). Também, com o GA você consegue referências específicas dos visitantes, como local, idioma, navegador e etc. Dessa forma você pode preparar posts e anúncios mais segmentados aos seus visitantes. Ou seja, sendo bem usado, o Google Analytics é uma ótima ferramenta pra ajudar o seu blog a crescer. E além disso tudo, ele possui um app pra celular, assim, de maneira fácil, você se mantém sempre informado e avalia a qualidade do seu conteúdo.

Espero que tenham gostado desse post que fala apenas um pouquinho sobre essa ferramenta. Se vocês quiserem que eu faça um tutorial de como aplicar o Google Analytics no seu blog ou um outro post explicando como entender os dados do GA me avisem pelos comentários, sabem que é sempre bom ter o feedback de vocês, meus leitores e leitoras. E gostaria de saber também se vocês apreciam posts desse tipo com dicas para blogueiras. Nos encontramos no próximo post. Beijos.

22 comentários:

  1. Eu ainda não fiz cadastro mais vou fazer, muito útil não é mesmo?
    Adorei a dica, obrigada ;)
    http://www.viciadasembatom.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Passando para deixar o recado, iniciei o 4 Cantinho de Sonhos, um espaço onde publico textos de cada pessoa, dessa vez preparando uma surpresa (presente) para o sorteado entre todos que participaram.
    Espero sua presença!
    http://asoonhadora.blogspot.com.br/2016/02/cantinho-de-sonhos-4.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz meu cadastro lá e sempre quando posso dou uma olhada e me surpreendo, porque tem gente do Japão visitando meu blog! As vezes penso que pode ser mentira mais sei lá, vai saber né? Haha! Acho super útil e toda blogueira deveria ter!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  4. Já Fiz O Cadrasto Toda Vez Estou Sempre De Olho ♥♥♥

    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas que você deu , realmente elas são muito boas !
    Adorei seu blog e já estou seguindo!
    Um beijo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi querida.

    nossa, eu nem sabia para que servia isso kk
    adorei você ter explicado!

    Estou seguindo seu cantinho, passe lá no meu tbm.

    BORBOLETEZA

    www.borboleteza.blogspot.com



    Facebook

    Instagram

    Twitter


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Se você não explicasse sobre, eu praticamente nunca descobriria. Para fechar parcerias eu sempre uso os dados que o Blogger disponibiliza e não tenho a real noção, pois já sabia que as informações de lá não são 100% confiáveis.
    Fiz uma conta por lá, mas confesso que não tô sabendo mexer em nada, então acho que vou aceitar (praticamente implorar) para você fazer um post explicando como se mexe em tudo por lá. Vai ser de boa ajuda <<33
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse tipo de post! Eu já tinha ouvido falar do GA mas não sabia direito do que se tratava, agora que sei, já vou fazer cadastro o mais rápido possível ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem? indiquei seu blog para uma tag, ficarei feliz se responder ! Um beijo <3 ta aqui o link <3 : http://www.ilovefrescurices.com.br/2016/02/respondendo-tag-irmandade-dos.html/

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi MUUITO sobre esse Google Analytics e nunca me interessei e nem procurei saber para que servia, agora vi que é muito útil, com certeza irei aprimorar haha Adoreei a dica. Espero por mais posts assim de dicas para o blog :)

    Beijos <3
    www.quietlypink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pois é, tem gente que acha que só com os dados que vem no domínio do blog dá pra se basear, mas estes dados não são muito confiáveis.
    O Google Analytics tem as melhores análises e dá pra avaliar tudo que a gente precisa!
    Muito bom pra ensinar pro pessoal! :D

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
  12. confesso que até hj nao sei usar o analitycs direito, vou ler melhor seu post pra ver se eu entendo, hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa dica. Seguindo seu cantinho te convido a conhecer o meu.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Com certeza é uma ótima dica para quem é blogueira. haha
    Beijão, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por explicar. Eu sempre olhava essa opção e nunca entendia direito!!!

    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  16. uma pena o GA ser difícil de mexer, com tudo até meio bagunçado mas, com o tempo nos acostumamos a achar as informações necessárias na bagunça dele.

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei o post, faz outro explicando mais. Só uso os dados que o Blogger oferece.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Aprendi a usar essa ferramente ano passado e ela realmente é muito importante.

    Fico muito feliz de estar no seu blogroll. Eu não tenho essa categoria n meu blog, mas você me deu a ideia de criar e com certeza o seu estará lá <3
    Beijinhos.

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post! Com certeza é uma ferramenta muito importante para todas nós :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  20. Eu uso muuuuuito o Analytics, porque além da hora errada na Plataforma Blogger, ele conta suas próprias visitas e visitas de sites maliciosos. Aí tem dias que estou com quase 300 visitas pelo Blogger e no GA tenho quase 100 apenas. Tem gente que sabe disso e usa os dados do Blogger para conseguir parcerias, porque tem umas 5 vezes mais visitas do que os números reais, mas as empresas pedem um print e isso faz a(o) blogueira(o) perder a credibilidade. Seria interessante você falar sobre isso no próximo post, porque as pessoas precisam ter mais consciência e sinceridade. Aaah, e acho válido você fazer um tutorial de como colocar a fanpage assim suspenso na lateral do blog, haha. Adorei. <3
    Mil abraços, Lysia Ribeiro

    ResponderExcluir
  21. Sou dessas que não usa ainda essa plataforma, mas que fica mega irritada com o horário que o blogger usa pra contar as visualizações. Gostaria sim de ver um post tutorial explicando tudo direitinho de como aplicar e ir se entendendo com o com ele ao longo do tempo.

    Beijos!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo