09 novembro 2018

Três Técnicas de Memorização para Estudar





Este post não será baseado em teorias e nem em comprovações científicas. Ele é apenas um compilado com três técnicas de memorização que eu mesma usava muito para estudar quando eu ainda estava na escola ou na faculdade. E considerando que eu era a nerd CDF da minha escola, nunca tirei nota vermelha na minha vida acadêmica e tenho uma ótima memória, esse post tem quase a credibilidade de uma prova científica.

Lembrando que as técnicas de memorização apresentadas nesse post servem para estudar qualquer coisa, incluindo concursos públicos. Já deixo aqui a dica, a NovaConcursos oferece uma enorme gama de apostilas e cursos online para inúmeros concursos públicos. Lá você encontra por exemplo, curso para técnico do judiciário, uma profissão que te permite trabalhar 40h semanais para ganhar inicialmente algo em torno de R$6.000,00 como remuneração. Mas, como bem sabem, não é fácil passar em concursos públicos, por isso, a NovaConcursos disponibiliza o material necessário para que o concurseiro estude de forma plena e alcance os seus objetivos, sem contar que muitas das apostilas estão com desconto no site. E por falar em apostila, seguimos para a nossa primeira técnica de memorização.

1. Marque frases e textos importantes; Eu faço isso até hoje, estudei assim com a minha apostila da autoescola e marco frases até mesmo em livros de autoajuda, como é o caso da imagem abaixo, ali é uma marcação no livro Ansiedade 2 - Autocontrole. Pois bem, quando estiver estudando em uma apostila ou livro que você pode rasurar, destaque de alguma forma as partes importantes dele. Mesmo que mais tarde você não vá abrir novamente aquela página, de alguma forma, no seu cérebro, aquilo já ficou marcado como importante, por isso, a probabilidade de você se lembrar do que destacou é muito maior do que se você tivesse apenas passado os olhos numa leitura.


2. Anote em forma de sistemas; Quando fazia faculdade, eu anotava as explicações dos professores nos meus cadernos. Alguns dos meus colegas me perguntavam o que tanto eu escrevia, já que o quadro estava em branco. Bom, eu anotava tudo o que achava importante e fazia isso em forma de sistema, com associações. Por exemplo, se eu estivesse estudando a descoberta do Brasil por Portugal, eu anotaria inicialmente o ano 1500 e faria uma flecha que apontaria para as palavras "Vera Cruz", "índios" e "22 de Abril", onde surgiria um parenteses, (22 - dois patinhos na lagoa; abril - aniversário da minha mãe). Aqui eu dei um exemplo bem simples, mas você pode usar as anotações por meio de sistema para qualquer matéria que esteja estudando, além disso, utilize canetas diferentes e post-its, as anotações devem ser pessoais, precisam refletir a forma como você está aprendendo. Escrever sem dúvida é uma ótima estratégia para memorizar pontos importantes que podem ser destacados em um teste ou prova. Abaixo vocês podem observar algumas anotações da Vitória, do blog Cheiro de Pipoca, no Intagram dela há vários exemplos parecidos, sinceramente, eu não sei lidar com tal organização, acho linda!!


3. Memorização por associação; Esse é o segredo da minha boa memória de longo prazo. As vezes meu marido diz: "Lembra daquele dia que fizemos isso e aquilo?" e geralmente eu respondo da seguinte forma: "Lembro sim, foi no mesmo dia em que mais tarde fizemos isso e aquilo na casa de fulano, por que aconteceu isso, e você estava usando a roupa tal." Consigo me lembrar de várias coisas por que eu faço associações com outras coisas, então, quando quero me lembrar de determinada situação, pode ser que antes eu tenha que procurar por outra memória, essa que vai ser o gatilho para que eu me lembre do que eu realmente quero. Entenderam mais ou menos?! Haha. Por exemplo, as vezes eu estudava para uma prova da escola e fazia associações da matéria com objetos do meu quarto (por que era lá que eu estudava). Uma vez eu liguei a explicação de genes recessivos e dominantes da matéria de biologia com a cortina roxa do meu quarto, quando chegou a hora da prova, eu fiz um tour mental pelo quarto, quando "vi" a cortina, lembrei na hora o que eu tinha estudado.

Espero que essas técnicas possam te ajudar a melhorar sua estratégia de estudo e de memorização. Mas é claro, para memorizar, antes é necessário ter acesso à conteúdo, por isso eu indiquei a NovaConcursos lá no início do post, quando você tem uma base, fica muito mais fácil testar as técnicas de memorização aqui listadas.

Me conta aí nos comentários se você já usava alguma dessas estratégias ou se você conhece alguma muito boa que eu não citei aqui.

Esse é um publipost.


32 comentários:

  1. Só não uso a técnica de memorização por associação, mas vou tentar. Quanto a sua indicação vou da uma olhadinha, o último cursinho que paguei não gostei. E aproveitando o espaço, como diz meu marido sou a louca dos concursos kkkk cheguei a passar em 5, tenho atém um instagram para me acompanhar nesse mundo mágico das madrugadas não dormidas, o @concurseiraperdida.
    Um xero...

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa estava precisando ler esse post,irá me ajudar muito com as matérias da facul!

    Estou te seguindo,siga-me também!
    Beijinhos
    Tem post novo no blog : blogaquelaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre que tenho que estudar utilizar essas técnicas, principalmente de marcar as partes mais importantes. Ajuda muito.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca consegui utilizar o método de associação porque me lembrava de lugares ou objetos, mas não conseguia me lembrar do que estava estudando.
    Já o método cornell, é assim que chamo o segundo método que explicou, é bem eficiente. Já utilizei bastante.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leslie
    Achei muito legal suas dicas para memorizar! Eu não uso nenhuma porque raramente estudo, sou mais de lembrar do nada a informação, mas conheço algumas amigas que gostavam de fazer mapa mental para estudar. Quando (raramente) resolvo estudar, eu acabo sempre procurando resumir tudo numa folha só, me ajuda bastante.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boas técnicas Leslie, você é bem inteligente!!
    Eu não sou boa de memória mas tenho memória fotográfica, lembro de cenas e quando eu estudo é a mesma coisa. Sempre gostei de fazer anotações bem coloridas também.
    Enfim, queria ser mais dedicada aos estudos como você. Admiro!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leslie!
    Eu adorei o seu jeito de sublinhar as palavras, que fofo! vou tentar fazer assim também! hahaha
    Eu costumo fazer sistemas e puxo várias setas fazendo associações, mas fica meio desorganizado e só eu entendo na maioria das vezes hahaha
    Adorei as dicas, beijo <3

    http://primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Leslie, gostei muito da sua dica e do sistema de anotação que você fazia na faculdade, muito interessante. Quando eu estudava também marcava nas apostilas frases e trechos importantes, e anotava do lado o que entendia daquilo, me ajudava muito!

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  9. São todas ótimas dicas realmente.
    Eu gostava de usar associação na escola e marcar as partes importantes, mas na faculdade aprendi uma infalível que deu certo pra mim todas as vezes, que são três etapas, você reescreve, lê gravando áudio e depois escuta. Aprendi isso com uma aula no curso de direito que era minha matéria eletiva.
    Depois usei no meu próprio curso e era perfeito.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  10. "E considerando que eu era a nerd CDF da minha escola, nunca tirei nota vermelha na minha vida acadêmica e tenho uma ótima memória, esse post tem quase a credibilidade de uma prova científica." Rebentou tudo logo aqui xD. Autoconfiança acima de tudo :).
    Durante todo o meu percurso académico (que acabou recentemente, tive a minha última prova hoje, agora é só estágio), também usei essas três técnicas.
    Achei muito curioso associares objetos do teu quarto à matéria, era algo que parece mesmo funcionar e que eu gostava de ter usado. Eu fazia associação, mas era com acontecimentos da vida ou então cenas muito estúpidas, mas que na minha cabeça funcionavam. Por exemplo, nisso dos genes recessivos, eu decorei que azul era recessivo por ser uma cor mais calma, quase frágil, e por isso precisar de outro gene, e o castanho é dominante porque é duro e impõe-se bem sozinho. Isto deve soar estranho, é algo que só tem sentido na minha cabeça xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  11. Adorei as técnicas, tenho costume de grifar tudo o que acho importante e se for o caso de reescrever, colocar palavras fáceis que lembrarei na hora da prova.Vou conferir a pagina no face.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas Les. Elas me serão super válidas agora que comecei a faculdade novamente. Eu já tenho mania de anotar tudo também, vou tentar as outras dicas.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  13. Muito legal os posts e obrigado pelas dicas. É sempre bom testarmos várias alternativas de estudo para ver com quais nos damos melhor.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei as técnicas!!! Tenho certeza que irá ajudar bastante! Obrigada por compartilhar conosco. ❤️😍

    www.heylou.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que técnicas maravilhosas.
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Lembro que meus livros/xerox/caderno era tudo marcado, por isso sempre ficava preocupada em comprar marca texto coloridos e canetas coloridas também, haha! A minha irmã consegue fazer essas revisões super organizadas e bonitinhas, o máximo que eu fazia era escrever e colorir com o marca texto e canetas coloridas, haha! E eu só me dou bem escrevendo uma revisão. Se eu ficar só lendo, não consigo memorizar muito fácil. Sabe como descobri isso? Quando eu escrevia minhas colas no ensino fundamental em um papelzinho pra deixar no estojo e pegar na hora da prova, daí sempre que eu fazia as colas, quase nunca pegava pra ler porque me lembrava exatamente como eu tinha escrito no papelzinho, haha! Aí comecei a pegar o jeito da coisa. Fazia uns resumos de 1 ou 2 folhas, ia lendo até a hora da prova, depois guardava e quando recebia a prova já tinha tudo na cabeça. Aí que eu vi que ir escrevendo é o que me fazia lembrar de tudo. Por isso amo escrever tudo, haha! (E por isso mando esses comentários gigantes, desculpa!) :P
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Leslie, tudo bem?
    Ótimas dicas! Eu sempre fui de usar marca-texto também, mas o foda é que marco mil coisas hahaha! Também gosto de escrever resumos à mão, nessa forma de sistemas também: flechinhas, subtópicos, etc.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Eu era boa aluna, não chegava a ser nerd, mas só tirei uma nota vermelha na minha vida de escola. Eu nunca fui muito de estudar, só quando queria ir muito bem mesmo em uma prova que pegava para valer nos estudos.
    Essa dica das anotações faz todo sentido, faço isso às vezes e ajuda muito.
    Essa dica da associação não tinha pensado ainda, vou começar a praticar ela. Porque sou péssima de memória.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  19. Estava precisando de um post como esse!! Adorei.
    Beijinhos. ❤
    http://lewestinblog.blogspot.com/2018/11/unhas-da-semana-lacinhos-de-poa-risque.html?m=1

    https://instagram.com/lewestn

    ResponderExcluir
  20. Oi Leslie,
    Amei as dicas. Infelizmente, eu não era nerd na escola... as vezes tirava umas notas bem ruins hahaha na facul, então, eu gostaria de deletar e reiniciar hahaha.
    Achei essa do sistema super válida e bacana.
    Minha memória é meio seletiva, gosta de lembrar de coisas que me aborrecem haha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  21. Eu estou nessa fase de precisar de técnicas, a faculdade tem me cobrado bastante e além de precisar me dedicar mais, as técnicas sempre são um apoio. Vou deixar até seu post salvo, pois sei que irá me ajudar bastante.

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Leslie!
    Eu sempre tive um pouco de dificuldade para decorar textos e coisas importantes, por isso sempre escrevia tudo de novo com as minhas palavras. E depois sempre lia em voz alta. Acho que isso me ajudava muito, pois eu estava decorando uma coisa que estava sendo explicada por mim mesma, sabe? hahahaha mas suas dicas são muito boas!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  23. Confesso para você que eu nunca fui uma boa aluna.
    Eu pecava muito nas tarefas e odeio até hoje matemática. Só tirava nota vermelha!
    Nunca fui totalmente estimulada para estudar, mas não foi por culpa dos meus pais. Talvez por minha própria ignorância.
    Hoje eu me arrependo muito por isso!
    Adorei suas técnicas e ainda dá tempo de aplica-las, né?

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  24. Oi, Leslie!

    Adorei o tema desta postagem... Eu sempre utilizei muito as técnicas que você citou. Realmente funcionavam pra mim!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  25. Eu vou anotando, quando escrevo, parece que memorizo melhor!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Leslie, achei suas técnicas excelentes! Eu sempre tive muita dificuldade de memorização (e ainda tenho) mesmo com coisas simples. Ouço de todo mundo que sou muito desmemoriada kkkkk. Vou testar suas técnicas, quem sabe elas me ajudam!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  27. Muito interessantes suas técnicas de estudos. Eu também tenho uma boa memória.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

  28. Village Girl Tube. Xxx Indian 3g. Sexy Strip 3gp. xredwap Anu Agarwal Adult Movie. Meena Sex Com. Girl First Time Sex. [url=https://xredwap]xredwap Indian Schoolgirl Sex Tube. Madhuri Dixit Xxx. 3gp Mms New. [url=https://xredwap]xredwap Porn Video Unblocked. Xxx Indian 3g. Yourlust Melayu. xredwap ....
    Www Indian Incest.|Awek Melayu Sex 3gp.| xredwap 3gp Desi Sex Videos Free Download.|Pakistani Lahori Sex. Xxx Rape Videos Com.|Actress Porn Download.| [url=https://xredwap]xredwap Pakistan Mms Scandel.|Indian Cyber Cafe Sex Scandals.
    Pakistani Girls Naked Pussy. Download Free Sex Asian. Pak Mujra Xxx. https://xredwap Arab Sex Video 3gp. Nude Katrina Sexy. Porn Bollywood Nude. [url=https://xredwap]xredwap Arab Hijab Sex 3gp. Aunty In Saree Sex Videos. Sex Mms Video Clips. https://xredwap Village Girl Rape Sex. Xxx Indian 3g. South Indian Mms Scandals. xredwap ,,,.
    Pakistani Lahore Girls Sex.|Chudai Video Tube.| [url=https://xredwap]xredwap

    ResponderExcluir
  29. Realmente, essas técnicas são ótimas!
    Fiz um curso de memorização e abusamos muito disso, não resolve todos os problemas, mas ajuda, e varia de pessoa para pessoa e concentração, além de treino/hábito.
    É fantástico. O povo acha que é mágica, mas não é kkkk

    A que mais tenho facilidade é a de marcar, mas não como antes, porque eu marcava o texto todo quase kkkkkk

    Virei Planeta (antigo: Seja Frugal) ♥

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo