24 junho 2019

Diferentes Modelos de Calça Jeans




Imagem: Camila Coelho

Uma das peças mais amadas e que não pode faltar no guarda-roupa feminino é a calça jeans. Mas, você conhece os modelos que estão bombando nessa temporada?


Já conversei algumas vezes com vocês aqui no blog sobre o jeans, mas vale ressaltar por que conhecimento sobre moda nunca é demais, afinal, a moda é sua forma de se comunicar com o mundo sem precisar dizer uma palavra. Portanto, é sempre importante ter em mente a história e o conceito do que você usa, dessa forma, o que esconde sua nudez passa a ser mais do que um pedaço de pano e acaba virando estilo e principalmente opinião.

A História do Jeans


Pois bem, inicialmente o jeans era uma calça. "Olá mundo, está é a calça jeans, feita de denim!" Sim! O tecido popularmente conhecido como jeans, na verdade chama-se denim, e o jeans mesmo era apenas o modelo de uma calça, uma peça botton feita de denim com cinco bolsos, dois atrás e três na parte da frente, contando com o bolso moedeiro. Mas, os bolsos traseiros foram adicionados apenas em 1910, quando a calça já tinha pouco mais de vinte anos de existência.

O denim tem uma história mais antiga. Originalmente ele foi desenvolvido na cidade de Nimes, na França do século XVI. Mas, de acordo com a Wikipédia, o tecido de algodão trançado se popularizou em 1792 na indústria têxtil de Maryland, nos Estados Unidos, e no século XIX os tecidos, que até então eram de cor marrom passaram a ser utilizados como coberturas de carroças, assim como as lonas que conhecemos atualmente. Tá, e a calça jeans, fica aonde nessa história? Como boas invenções, a calça jeans surgiu de uma dificuldade e deficiência. O industrial teuto-americano Levi Strauss teve a ideia de criar um novo uso para o denim diante da saturação do mercado têxtil, ele passou a fabricar calça com o tecido, e o artigo se mostrou ser muito mais resistente que as calças usadas pelos garimpeiros que na época trabalhavam na corrida do ouro na Califórnia. Portanto, o jeanswear foi criado com destino à roupas de trabalho. Com o passar dos anos, Levi Strauss e seu sócio Jacob David, adicionaram botões de metal, rebites e tachinhas, dando ainda mais resistência e estilo para a peça que hoje conhecemos como calça Levi's ou blue jeans.

Imagem: Pixabay | manusama
No século XX a calça jeans deixou de ser apenas roupa de trabalho e passou a fazer parte do cotidiano de todo tipo de pessoas. Sem contar que o tecido passou por vários tipos de variações, como a inclusão do elastano.

Desde a primeira vez que a calça jeans apareceu na passarela, no fim da década de 1970 no desfile da marca Calvin Klein, até então, a peça tornou-se indispensável e criou-se vários modelos para comercializa-la. Na década 2000 por exemplo, tivemos o bum das calças jeans com cintura baixa e aplicações, mas, o que anda em alta hoje?

Tendências Calça Jeans 2019

Atualmente dois modelos de calça fazem muito sucesso, o Mom Jeans e a Calça Jeans Flare.

A Mom Jeans foi inspirada em calças de modelo reto e cintura alta usadas no fim do século passado, entre as décadas de 1980 e 1990. Mas, apesar de a modelagem ser antiga, a calça mom jeans não perde sua beleza.

A mom jeans pode ser encontrada em diferentes comprimentos, desde pantacourt ou capri, até o tamanho habitual na altura do tornozelo. Para alongar a silhueta, dobre as barras da calça e marque bem o cós, usando um cinto ou deixando-o bem a mostra, aproveite que o modelo mom jeans tem a cintura alta e favorece essa área do corpo. Em um look despojado use a calça com tênis e uma jaqueta bomber, use o volume a seu favor. Mas, para uma produção mais social, a mom jeans combina facilmente com camisas, oxfords ou scarpins, tornando o look mais formal.

Veja Também: Xadrez Além das Festas Juninas!

As Calças Jeans Flare também voltaram com tudo direto da década de 1970. Também chamada de boca de sino, a principal característica da calça jeans flare é a barra larga, em forma de sino. O modelo é justo na área do quadril e coxa e se alarga logo abaixo ou a partir do joelho. Uma variação da calça flare é a calça bootleg, que mesmo após o joelho ainda é justa e se alarga a poucos centímetros da barra.

Camisa e blazer podem deixar o look com calça jeans flare formal e sofisticado, a combinação é sem erro para um office look digno de uma fashionista trabalhadora. Em looks mais despojados a blusa básica casa perfeitamente com a calça jeans flare. Além disso, esse modelo de calça passa certo poder a quem o veste, por isso, maxi acessórios são bem vindos para compor o look.

Tanto a mom jeans quanto a calça jeans flare são modelos versáteis e democráticos, aliás, o jeans é um tecido popular e clássico, por isso, não há como errar no look. Se jogue na criatividade e aproveite as tendências para transpor seu estilo.

Vamos conversar na área de comentários, você já conhecia a história por trás da calça mais usada e conhecida no mundo? Qual seu modelo de calça jeans favorito?



24 comentários:

  1. Amei seu post Leslie, tão informativo. Eu amo usar calça mom jeans e a flare, acho que são os dois modelos que mais tenho usado no momento!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Jeans é tudo de bom né? Eu uso praticamente todos os dias, até enjoo as vezes haha.
    Minha preferida é a skinny de cintura alta, apesar de achar a mom jeans bem linda, mas acho que não iria ficar boa em mim... sei lá prefiro mais justinha mesmo.
    Mas adorei saber curiosidades sobre essa peça. Muito bacana!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Calça jeans não tem jeito. É a peça que nunca sai de moda. Amei o post!

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @julianasrabelo
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. jeans é uma das peças mais basicas do guarda roupa feminino e masculino tbm, e hj tem modelos pra todos os gostos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. já tinha lido a respeito. Tenho gostado da mom jeans, cintura alta e a flare <3.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  6. tô amando as Mom Jeans!
    eu amava as flare - mais conhecidas no meu tempo como Boca de Sino kkk - mas aí as skinny conquistaram meu <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie!
    Eu tenho usado muito calças de cintura alta, e a calça flare estou querendo comprar umas pq são bem bonitas! *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com -> tem SORTEIO DE LIVROS rolando no blog ;)

    ResponderExcluir
  8. Gostei de conhecer um pouco sobre a história dos jeans e adorei as sugestões :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  9. mas eu tô aloka atrás de uma calça jeans dessas da primeira foto do topo. Eu tinha uma, mas enfiei o pé no buraco da perna e fiz um rombo homérico hahahaha.
    Amei esses modelos de flare que você postou, mas eu não consigo gostar de Mom Jeans, acho que esse modelo não valoriza corpo nenhum, é muito esquisito =/

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia este termo, então é a calça bootleg que eu gosto! Eu encontro muitos modelos de flare mas muito amplas na perna, a bootleg é larguinha mas mais discreta.

    :***

    Patty
    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Jeans é uma peça que praticamente o mundo todo gosta e usa, acho que é uma das minhas favoritas.


    Beijos, Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  12. É bem interessante como um item que surgiu numa dificuldade se tornou algo tão desejado.
    Eu gosto do modelo mom jeans, mas ultimamente estou apaixonada pela skinny.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Apaixonada por calça jeans aqui. Tenho um mon jenas linda que amo demais. Não tenho nenhuma fleare, porque acho que o modelo não me valoriza, já que sou baixinha.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  14. Amei o post, é incrível como uma peça pode ter diferentes tipos. Lembro que quando eu era mais nova as calças eram bem folgadas nas pernas, só que não eram flare. Ai logo surgiu a skinny e era o único tipo que eu achei confortável e bonita em mim e sempre torcia o nariz para o mom jeans e agora morro de amores.
    Cada época tem um jeito reformulado e mais legal.

    Amo essa versatilidade
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Jeans é tudo de bom né? Item mais do que essencial!!!
    Estou doida por um jeans rasgado e um flare.
    Mas como tive bebê a pouco tempo e estou acima do peso ainda, preciso voltar a antiga forma primeiro :(
    Beijinhos,
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  16. Amo calça jeans e acho super versátil porque dá para usar com tudo e em todas as ocasiões. Amei os modelos.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leslie!
    Eu gosto mais de calça skinny mesmo, mas eu tenho algumas flare já no guarda-roupa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito do jeans flare e fica super charmoso.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  19. Pior é que eu não gostei muito das tendência desse ano não. Não combino com boca de sino e detesto calça reta demais e curta D:. No meu corpo fica estranho xD.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  20. Adoroooo jeans e achei as tendências maravilhosas. Comprei uma mais curta e achei um encanto.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

    Parabéns!

    Meu Blog: Sorteios Loterias

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo