14.6.19

Xadrez Além das Festas Juninas


Qual é a primeira coisa que você pensa quando o mês de junho chega? Clima frio, pipoca, doce de amendoim, festa junina e claro, a padronagem favorita dos "caipiras" de plantão, a estampa xadrez. Mas, apesar de o xadrez predominar, essa estampa sempre fez sucesso também fora das festas dessa época do ano.

Na década de 1960 Brigitte Bardot e Audrey Hepburn foram grandes ícones da moda que ajudaram na divulgação da padronagem Vichy, um tipo de xadrez produzido em uma cidade da França que leva o mesmo nome da estampa. Mas, a verdade é que o xadrez Vichy (também chamado de xadrez piquenique) já havia se tornado conhecido uma década antes, durante a invasão da Alemanha à França na Segunda Guerra Mundial.



Entre a grande variedade de roupas xadrez, existe uma das padronagens mais conhecidas e amadas, o xadrez Tartan (ou tartã). É possível encontrar esse tipo de estampa em uma grande diversidade de composições de linhas e cores. Tartan significa "tecido de lã leve" e a estampa é muito antiga, pesquisas arqueológicas apontam a padronagem aos antigos Celtas, e foi apenas no Século XVIII que o Tartan começou a ser usado como símbolo dos clãs escoceses. Atualmente essa estampa representa estilo e tendência, não é mesmo?


  Desejando uma nova padronagem para a roupa de seus guarda-caças, a Condensa de Seafield desenvolveu o xadrez Príncipe de Gales (ou Glen Plaid) na Escócia do Século XIX. Porém, a estampa se tornou mesmo famosa com o uso frequente dela pelo Príncipe de Gales, Edward. O xadrez em questão teve um auge na moda dos anos 1990 e até hoje é considerado clássico e sofisticado, aparecendo principalmente em peças de alfaiataria. Aliás, ao observar de perto, a padronagem do Príncipe de Gales é a composição de linhas pelo xadrez pied de poulle, que a próxima estampa que vamos comentar nesse post.

Veja Também: Como Montar um Office Look?


As estampas Pied de Poulle e Pied de Coc significa respectivamente "pés de galinha" e "pés de galo", pois o desenho dela lembra as pegadas dos animais na terra, a diferença entre as duas estampas é o tamanho, o xadrez pied de poulle é bem pequeno (as vezes minusculo), enquanto o pied de coc é um pouco maior. Não há regras quanto a essa padronagem e ela aparece em vários tipos de roupas, incluindo acessórios e até mesmo itens de decoração, porém, a combinação preto e branco é clássico quando se fala em pied de poulle ou pied de coc.




A tendência outono/inverno ainda nos presenteia com lindos conjuntos, tanto de saia xadrez ou shorts com top croppeds, quanto calças de alfaiataria com blazers que trazem a estampa do momento.

O xadrez é democrático, basta gostar e usar. Além disso, as tendências de moda atuais, muitas das quais são baseadas no que estava em alta nas últimas décadas do século passado, vêm nos deixando à vontade para usar tudo o que faz parte do nosso estilo pessoal. Ainda há outras versões da estampa xadrez, como o Argyle, o Madras ou o Buffalo Check, por isso, é muito difícil não encontrar um desenho xadrez para chamar de seu. E para quem deseja começar a se arriscar em usar a estampa, que tal apostar em uma camisa xadrez?



É perceptível que não é apenas de festa junina que vive o xadrez, na verdade, a estampa anda fazendo parte do nosso coração e guarda-roupa. Espero que tenham gostado das inspirações do post. Me conta aí nos comentários, qual o seu tipo de padronagem xadrez favorita? Semana que vem eu volto com mais dicas de tendências atuais. Beijos de Leite e até o próximo post.


8 comentários:

  1. Eu amo xadrez, gosto demais da maioria das padronagens, como Vichy e príncipe de gales. Essas estampas trazem uma pegada mais clássica e cheia de sofisticação. É uma das minhas opções para o inverno, mas também uso e abuso nas outras estações.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Xadrez é uma das minhas estampas favoritas, pra mim ela muito, mas muito além da festa junina rs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de xadrez e já tenho uma camisa pra chamar de minha.
    Dá até pra ir bem linda e elegante na festa junina com um bela estampa xadrez.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. A vida é uma eterna desilusão! hahaha! Em tudo: amor, amigos, família, carreira... O jeito é se agarrar com o que acontece de bom no presente. E só! ;)

    Eu uso xadrez em qualquer época do ano! E adoro. Aliás, tô querendo muito um conjuntinho de calça e blazer com estampa xadrez! Acho maravilhoso demais.

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. EU AMO ESSES CONJUNTINHOS!!!!
    Menina estou sendo a louca do xadrez esse ano, já perdi as contas de quantas peças já comprei nessa vibe terninho, calças <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. menina esse post foi um show de cultura e conteúdo ♡

    ResponderExcluir
  7. Doce de amendoim.. Paçoca, pé de moleque.. Agora eu preciso ir no mercado, deu vontade de comer esses doces só por que lembrei UHAUHHUA-q

    Amei saber um pouco sobre as estampas de xadrez. Eu ainda não sabia que o príncipe de Gales estava envolvido nas paradas aí rsrs Obrigada por fazer essa pesquisa e trazer para gente ♥

    Verdade, as pessoas costumam a usar xadrez somente nessa época do ano e esquecem que xadrez é vida, é moda! Eu mesma uso um vestidinho xadrez levinho e super adoro pois combina em qualquer estação do ano (menos no frio intenso por que aí.. Eu congelo né UHAHUAUHAUH).

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.



Feito com ♥ por Lariz Santana