17 setembro 2019

O Tie Dye Está de Volta!




@taylorswift

O tie dye estará em alta na próxima temporada!


A estampa resultante da técnica de amarrar e tingir que fez muito sucesso entre as décadas de 1960 e 1970 está de volta para a primavera/verão. Sim! Estamos falando do tie dye. Enquanto o xadrez foi a estampa ícone do inverno, para as estações mais quentes do ano podemos esperar um mergulho de cores aquareláveis.

O que é Tie Dye?

O tie-dye é uma das técnicas de tingimento de tecido mais antigas ainda existentes. Na Ásia do século VIII as pessoas já usavam o método de isolar partes de tecidos com amarrações para que algumas áreas dele não tivessem contato com o corante, formando assim, estampas únicas. No Japão por exemplo, a técnica é chamada de shibori, além de o tie dye ser muito conhecido também na África. Porém, nossa maior referência de uso dessa estampa é dentro do movimento hippie e nas camisetas dos jovens da década de 1990. Pois é, o tie dye é mais uma moda antiga que vem repaginada para os nossos dias.

Atualmente grande parte das estampas tie dye encontradas no mercado seguem um padrão e utilizam cores que combinam, deixando o desenho mais harmonioso. Mas, é sim possível encontrar também peças com estampa tie dye no estilo hippie, com cores vivas e sem uma padronagem pré estabelecida.





Como Usar Tie Dye?

É legal levar em consideração a cor do tie dye ao incorporar no look uma peça com a estampa. Quando o tie dye é colorido e traz uma grande gama de cores vivas em sua composição, a peça fica melhor com outras em tons mais neutros. Mas em uma combinação de cores mais suaves ou apenas um tom, o tie dye pode ficar mais discreto, por isso, dependendo da ocasião a peça estampada será bem usada com outra de cor intensa ou com detalhes chamativos. A ideia é ajustar os tons de cores e não pesar no look, tornando-o harmonioso.

Jeans e camiseta são duas peças de roupa que casam perfeitamente em uma produção mais básica. Portanto, para ocasiões informais, você pode apostar em uma camiseta com estampa tie dye e um shorts feminino, combinação sem erro para os dias quentes que andam por vir. Além disso, camisetas tie dye com cores fortes são descontraídas, e para deixar a atenção apenas na estampa, complete o look despojado com uma calça jeans de lavagem clara. Nós pés use e abuse de calçados simples, como tênis ou rasteirinhas.



Posso usar tie dye também em eventos formais? Com certeza sim. Mas, nesse caso é bom optar por estampas que tragam uma ou poucas cores na formação do tie dye na estampa, para que não haja muita informação dentro do look. Em uma produção all black, com todas as peças pretas, o tie dye pode ser o ponto de cor que vai dar personalidade à composição. Salto é sempre bem vindo em looks mais sofisticados, uma sandália preta ou nude de tiras pode ser a escolha certa.


Posso Fazer Eu Mesma Uma Estampa Tie Dye?

A técnica original de estampa tie dye é por si só um DIY. No meu curso de moda eu experimentei o método algumas vezes, inclusive com tinta extraída de vegetais ~alô veganos. Mas eu nunca achei que saía exatamente como eu queria. Portanto, é possível sim fazer uma estampa tie dye exclusiva em casa, vários vídeos no Youtube ensinam como desenvolver os mais diversos tipos de tie dye, como por exemplo, o tão conhecido padrão em espiral. Mas na minha opinião bem pessoal, se você não tem o "dom handmade" na veia, as chances de você perder a peça por que não soube tingi-la corretamente são muito altas. Por isso, eu prefiro as estampas industriais e padronizadas. Porém, como disse anteriormente, essa é a minha opinião pessoal meexxmo. Por falar nisso, você já brincou com a técnica de estampa tie dye?

Mais uma tendência atual que veio direto do túnel do tempo, parece que os anos 1990 resolveram ser revividos, dessa vez, graças a Deus, sem a banheira do Gugu passando aos domingos a tarde na tv brasileira. O que voltou mesmo foi a nostalgia fashion, o vintage veio repaginado com tendências de moda super usáveis nos nossos dias, incluindo o tie dye. Concorda?


20 comentários:

  1. É uma moda que gosto bastante!!
    Em casa antigamente eu vivia criando nas minhas camisetas..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu lembro quando tinha 9 anos e essa moda tava sucesso, eu tinha uma blusa e nunca tirava. Aí fui no último fds e encontrei uma blusa e gostei, mas não levei.
    Acho descolada mais acho q não vinga por muito tempo :/.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Já fiz muito isso em casa. Sabe quando você mancha uma roupa com água sanitária e não quer se desfazer dela? Pegava a blusa manchada e fazia essas "artes". Só não usávamos esse nome (estou me sentindo velha).
    Não gostei muito das estampas nas calças, mas de resto gostei.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leslie!
    Lembro de quando era pequena e a gente fazia tie dye em casa mesmo haha Eu achava super divertido de fazer e usava muito esse tipo de roupa. Hoje tenho um estilo um pouco mais sóbrio, mas dependendo da peça, super usaria.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Essa estampa é tão bonita e divertida.
    Eu até queria colocar a mão na massa e fazer uma camiseta com essa estampa, mas como o resultado é uma surpresa, prefiro não arriscar.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie.
    Eu gosto da ideia de pintar, mas daí fazer uma camisa meio aleatória ia sair estranho certeza.
    De todo modo, gostei bastante do post. Sempre quis ter uma ideia geral de como usar o estilo.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu lembro quando isso era uma febre. Que bom que vai voltar, vou usar, com certeza! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber que essa moda voltou com tudo, achava tão lindo os shorts coloridos em degradê.
    Dessa vez acho que vou aderir a moda, ainda mais nesse verão, colocar mais cor nessa temporada.
    Adorei suas dicas amiga e mais ainda, adorei seu comentário no meu blog, me ajudou e muito a me reerguer e não perder as esperanças de ser feliz. Obrigada de verdade.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  9. Eu percebi que essa moda está de volta. As peças estão bem bonitas nas inspirações que você colocou.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Eu vi uma camisa assim e achei maravilhosa. Acho linda essa tendência.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  11. Não sei se usaria, mas acho tão bonito. Principalmente para as ocasiões mais despojadas.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  12. Amo essa tendência, amei que está voltando <3
    É tão lindo e combina com tudo, perfeito
    Beijos
    E te convido pra participar do sorteio que tô fazendo no meu instagram, o prêmio são pincéis de maquiagem que trouxe do Canadá, espero que participe <3
    http://www.opsquerida.com.br

    ResponderExcluir
  13. to vendo algumas peças com tie dye voltando, eu gosto bastante desse efeito manchado

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Apesar de eu achar bem lindo, não sou de usar. Sou aquela que adora cores, mas só usa preto.. kkkk... pq gosto mesmo!

    Bjukas!
    Unhas e Tudo ♥

    ResponderExcluir
  15. Tive uma camiseta assim que eu amavaaaa, usava demais
    Hoje em dia acho um pouco brega hahah mas tenho um amigo que tem o guarda-roupas inteiro acho que só assim rs tooodo santo dia ele usa!

    Gostei do vestido com o degradê azul, esse eu usaria

    Beijos
    Kemmy - Taurina recomenda

    ResponderExcluir
  16. O tie dye é muito lindo, tem uma pegada vsco, amo
    Beijos ❤❤❤
    Trend em Destaque
    Instagram

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo