14 abril 2020

O Homem Invisível | Filme




O Homem Invisível filme 2020

O Homem Invisível - o melhor suspense do ano?


O Homem Invisível já está sendo cogitado como o melhor filme de suspense do ano, até porquê, muitos filmes tiveram seus lançamentos adiados devido o Covid-19, quê diga eu que estava esperando ansiosamente ver Um Lugar Silencioso 2 nos cinemas. Mas enfim, antes do começo da quarentena, conferi O Homem Invisível, e confesso que mesmo eu, amante de entretenimento que envolve thriller psicológico, e bem acostumada com os roteiros do gênero, me surpreendi com o filme, e nesse post eu conto pra vocês o motivo.

Precisamos falar sobre violência e abuso psicológico


O filme e esse post podem conter alguns gatilhos, pois apesar de a história permear dentro da ficção científica, ainda assim, a base do roteiro envolve obsessão, feminicídio e abuso psicológico.

Cecilia Kass (Elizabeth Moss), uma esposa agredida e abalada, cansada de estar sob o poder tirano de ser marido, foge de casa em uma madrugada fria. Depois de um tempo Cecilia se sente transtornada pelo aparente suicídio do cônjuge. O problema é que a protagonista sente a presença de seu marido mesmo após a sua morte, e ela precisa provar a todos de que não está louca, mas que seu marido se tornou um homem invisível e a está perseguindo. Trailer aqui.

Sempre gostei de suspense mais do que terror por que acho o gênero inteligente e ele trabalha com mistério e lógica, ao invés de sangue e sobrenatural, e O Homem Invisível traz o conceito do suspense de forma muito coerente. Nós, telespectadores, sentimos empatia e angústia pela opressão invisível que sofre a protagonista, porém, no fundo a gente também tem dúvidas sobre o que realmente está acontecendo, e se as situações são reais ou apenas fruto da imaginação de uma mulher abalada pela agressão e suicídio do marido.

Resenha O Homem Invisível filme 2020

A atuação de Elizabeth Moss como protagonista é impecável. A atriz consegue representar os sentimentos da personagem apenas com um olhar e/ou gestos sutis. Além disso, o diretor do filme, Leigh Whannell, tem uma visão muito natural sobre a invisibilidade, tanto que há cenas com foco e enquadramento em pontos específicos que fazem o telespectador imaginar o homem invisível naquele lugar. Na verdade, até a gente começa a ficar paranóico e idealizar o homem invisível em lugares que talvez ele nem esteja.


Apesar de a invisibilidade ser fantasiosa, o filme consegue transpor à realidade várias das situações que vítimas de violência doméstica passam, como a ridicularização diante da sociedade, a falta de crença na vítima, a sua culpabilização, julgamento e situações machistas apresentadas, como o famigerado gaslighting.

A premissa do filme O Homem Invisível funciona muito bem por que envolve algo real e fantasioso, a violência doméstica e a fantasia de se imaginar o inferno que um boy lixo poderia fazer na vida de uma mulher indefesa se ele se tornasse invisível. A base do filme também funciona muito bem em decorrência do roteiro fechado e bem escrito. Porém, apesar de todas as respostas serem obtidas no decorrer do filme, alguns telespectadores ainda saem da sala de cinema com uma ponta de desconfiança sobre o(a) verdadeiro(a) vilão da história, seria algo tão sutil e bem premeditado como A Garota Exemplar, ou o homem invisível sempre foi aquele a quem a protagonista apontou o dedo durante o filme? Fica aí a pulga atrás da orelha pra quem assistiu ao filme. E para aqueles que ainda não conferiram o longa, ele está mais do que recomendadíssimo para a pós quarentena.


16 comentários:

  1. Oi Leslie, tudo bem? Eu gostei bastante do filme, é um bom suspense e mescla de realidade com ficção ficou ótima mesmo! Fiquei até com vontade de ver o longa antigo.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, ainda não vi esse filme e achei bem interessante o enredo. Eu também prefiro gênero suspense à terror.
    Vou colocar na minha lista, tem na netflix?
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, creio que ainda não esteja na Netflix por que eu conferi o filme no cinema antes do começo do distanciamento social. Talvez logo fique disponível em plataformas como o Telecine Play.
      Beijo!

      Excluir
  3. Uau, gosto muito de filmes assim, sem dúvida, vale a pena conferir a história. Dica mais que anotada! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Uau,amei esse suspense adoro esse gênero.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da postagem! Ainda não assisti esse filme mas já vi algumas pessoas falando sobre ele e estou louca para assistir.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei demais desse filme. Achei inteligente e o elenco muito bem escolhido! Só o final acho que poderia ter desenrolado o carretel mais um pouco mas mesmo assim dou nota 10.

    ResponderExcluir
  7. também adoro o gênero! Esse filme tá sendo bem comentado esses dias, vi algumas pessoas falando sobre, não assisti ainda mas pretendo!

    https://talodemaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    é tão difícil eu assistir filmes desse gênero, mesmo sendo bons, não conhecia esse e parece ter uma história bem forte e que envolve o telespectador na história, preciso assistir mais filmes.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. OI Leslie, adorei a dica. Ainda não tive coragem de assistir ao filme, mas o seu post me aninou. Já coloquei na minha pasta no Pinterest dos filmes que eu quero assistir.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  10. Ainda não vimos esse filme, mas fiquemos curiosas!

    Beijinhos,

    Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  11. Eu adoooro esse gênero de filme e sempre me prendo até o final com muita ansiedade de saber o que aconteceu, assisti ao trailer de O homem invisível e adorei, a trama é muito boa consegue entrar bem na nossa mente, já vou anotar para assistir no fim de semana!

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  12. Caramba, fiquei curiossíma pra assistir!
    Eu também prefiro muitoo mais filmes de suspense a terror, na verdade nem assisto terror.
    Vou ver se acho na internet pra assistir hehe ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Baixei pra assisir e acabando que ainda não vi, depois de ler seu post deu uma animada a mais, fiquei bem curiosa agora, obrigada pela dica!

    Fit e Bela blog - Instagram: @fitebelablog

    ResponderExcluir
  14. Como assim eu não assisti ainda?! kkk
    Mas com certeza vou levar muito susto kkk
    Vou assistir hoje com o Hudson com certeza!

    www.nayanemartins.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo