26 junho 2020

Cronograma Capilar com as Melhores Linhas Para Cabelo




Cronograma Capilar

Os Melhores Produtos Para Cronograma Capilar


O que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados que tem como objetivo melhorar o aspecto e a saúde do seu cabelo, aliás o cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo e muito bem vindo entre tratamentos, coloração ou alisamentos. O cronograma se intercala entre hidratação, nutrição e reconstrução. Esse sistema organizado para cuidar do cabelo é planejado de acordo com o que o seu cabelo necessita, suprindo necessidades e restaurando os fios quando necessário.

Hidratação

A hidratação é responsável por repor água e nutrientes aos fios, por isso, essa etapa é essencial para cabelos ressecados e cacheados, pois fios curvados geralmente são naturalmente secos. A hidratação também oferece saúde ao cabelo, proporcionando maciez e movimento, além de evitar a quebra. Aliás, ás vezes a sensação de se estar perdendo cabelo é errônea, o que pode acontecer é que seus fios estão fracos, ocasionando quebra, e a hidratação pode ajudar a recuperar a força do seu cabelo.

Produtos para hidratação capilar

Nutrição

O motivo pelo qual cabelos crespos e cacheados tem maior tendência ao ressecamento, também se dá por que a curvatura impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas, e para evitar esse ressecamento, a etapa de nutrição do cronograma capilar também é muito importante. A nutrição tem como objetivo a reposição de lipídios, que são moléculas que protegem os fios, conferindo maciez, brilho e diminuição do frizz. Além disso, a camada lipídica também protege seu cabelo de danos externos e impede a perda de hidratação pelo córtex capilar, que é a parte interna dos fios.


Umectação - O que é?

A umectação é uma técnica que se enquadra dentro da etapa de nutrição, tanto que a nutrição capilar pode ser feita com máscaras nutritivas (como as apresentadas acima), umectação com óleo vegetal e umectação noturna. A umectação é basicamente aplicar óleo no cabelo e deixa-lo agir. O tratamento é feito à base de óleo vegetal, como óleo de coco, argan, abacate e até azeite de oliva. A umectação ajuda a devolver a oleosidade necessária aos fios, recuperando e protegendo-os.

Reconstrução

As meninas que costumam descolorir o cabelo ou fazer muitos procedimentos químicos conhecem bem essa etapa do cronograma capilar. A reconstrução repõem proteínas e ajuda a fibra capilar a se restabelecer, restaurando a "massa" dos fios. O principal ativo da reconstrução é a queratina, uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano. Quer um exemplo? Nossas unhas são basicamente camadas de queratina, e essa proteína é importante para o cabelo por que ela compõe cerca de 90% da constituição do fio.

produtos para reconstrução capilar

Atenção! A reconstrução é uma etapa importante do cronograma capilar, mas deve-se levar em consideração a real necessidade do seu cabelo, se não pode haver um efeito rebote. Em 2018 eu fiz o Tratamento Reconstrutor Intensivo da marca Senscience, na época meu cabelo não precisava de uma reconstrução tão intensa, o resultado é que os fios ficaram secos e cheios de frizz. Daí, em janeiro desse ano eu fiz novamente o mesmo tratamento, e dessa vez eu realmente precisava, pois fazia um mês que meu cabelo havia passado por uma descoloração. Dessa vez o resultado foi muito mais positivo, e quando digo positivo, é que ele foi incrível! Os fios ficaram sedosos, sem frizz, macio e brilhoso, veja aqui essa maravilhosidade.

Resumindo, por ser potente, a reconstrução deve ser feita com cautela, e essa é a beleza do cronograma capilar, a rotina de cuidados capilares tem que ser planejada de acordo com o que seu cabelo necessita. Se ele está poroso, elástico e muito danificado, monte seu cronograma incluindo a etapa de reconstrução pelo menos uma vez na semana, mas se ele não precisa recuperar massa, a cada quinze dias pode ser o ideal. Para que vocês tenham uma melhor noção de como organizar seu cronograma, resolvi compartilhar o meu aqui.

Cronograma Capilar duas vezes por semana

Meu cabelo é ondulado 2C/3A e meu cronograma é bem simples, reconstrução é uma vez por mês ou a cada quinze dias, e eu não faço umectação por que pessoalmente odeio a sensação de óleo na pele, então eu acabo misturando alguns óleos vegetais na máscara de nutrição, mas minha etapa favorita e sempre necessária é a hidratação.

Todos os produtos que aparecem nesse post estão disponíveis na Like Cosméticos, inclusive o Tratamento C.P.R da Senscience, lá é possível encontra-lo em ampolas ou versões maiores.  A Like Cosméticos entrega para todo o Brasil, facilita o pagamento e oferece produtos das melhores marcas para o seu cronograma capilar, marcas aliás, que são referência profissional.

O cronograma capilar traz inúmeros benefícios para o cabelo. E caso esteja pensando em fazer algum procedimento nos fios, considere o cronograma antes e depois do procedimento para manter a saúde do seu cabelo. É sempre bom evitar um corte químico ou por falta de recuperação dos fios.

Me conta aí nos comentários, você sabia o objetivo de todas as etapas do cronograma capilar?

* Este texto é um publipost e futuramente os produtos apresentados aqui podem não estar disponíveis na loja.

20 comentários:

  1. Sou a louca dos cuidados com o cabelo, ainda não conhecia essa loja. Adorei os produtos selecionados, vou dar uma passada lá para conferir mais <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ainda não sigo um cronograma mas estou querendo iniciar e tenho pesquisado bastante sobre qual a melhor forma de fazer para atender as minhas necessidades.
    Gostei das dicas.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    adoramos o cronograma, não seguimos, mas estamos querendo iniciar.. os produtos citados são excelentes ♥

    beijinhos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Entendo vários nadas sobre cronograma capilar, mas pelo o que li na postagem, o que está devendo no meu cabelo é uma nutrição, pois hidratação faço periodicamente.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?

    Bem, cabelo não é um assunto sobre o qual eu possuo experiência, mas, pelo post, é possível perceber que você fala sobre o assunto com bastante propriedade. Parabéns pelas dicas, com certeza irão ajudar muita gente!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie!
    Eu não tenho o costume de fazer cronogramas capilares, mas hidrato por conta das luzes.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie :)
    que arraso de post, eu amei, eu não sabia direito o que era cronograma capilar ,rs . Um abraço ♡

    cisssy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Agora que meu cabelo esta 100% natural vou procurar um novo cronograma pra mim. Amei os produtos e fiquei curiosa pra experimentar alguns deles ♥ bjs

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  9. Temos muita vontade de fazer cronograma capilar, mais ainda tínhamos algumas dúvidas sobre, então gostamos das dicas do post, e vamos procurar algum que se adeque as necessidades do nosso cabelo!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Bem legais as dicas! Gostei muito e eu preciso começar um cronograma capilar :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Oie Leslie!

    Eu gosto do efeito da umectação, mas me irrita ficar com o cabelo oleoso, confesso kkkkkkkk
    Eu tambem gosto mais da hidratação, mas foi a reconstrução que me ajudou quando a cabeleireira me deixou LOIRA quando eu queria ficar ILUMINADA kkkkkkkkkkk
    meu cabelo tinha ficado muitissimo poroso! Ontem pra mim foi dia de reconstrução, mas gostei do seu cronograma, viu??

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  12. eu preciso organizar um cronograma assim pro meu!
    dizem que os produtos da Wella são tops né!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leslie
    Eu adoro cronograma capilar apesar de não seguir nenhum explicitamente, deixo tudo guardado na minha mente então vou seguindo receitas de hidratação diferentes para seguir as recomendações de reconstrução, hidratação e nutrição. O meu cabelo é totalmente sem definição. Uso tanto produto nele que ele nem cacheia e nem alisa, então é muito difícil encontrar produtos certos sabe?? Mesmo assim eu amei o post!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estava seguindo um cronograma tão certinho, mas agora estou um tanto preguiçosa... No máximo é uma "hidratação de chuveiro" e nada mais. Seu post me fez lembrar o quanto é importante retomar esse cuidado, ainda mais quando se usa química. Sua curadoria de produtos foi top! Amei real.

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | Instagram | Pinterest 

    ResponderExcluir
  15. Conhecia todas as etapas mas confesso que não sabia ao detalhe o objetivo de cada uma. Foi muito útil, este post, obrigada! :D

    Beijinhos <3
    Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’ // Youtube

    ResponderExcluir
  16. Meu cabelo também é ondulado 2C/3A e eu fiz muito cronograma capilar logo quando fiz meu BC. Hoje já não faço tanto, estou tentando ver o que realmente meu cabelo precisa naquele dia, sem me prender a cronogramas. Meu cabelo também ama nutrição/reconstrução. Mas ao contrário de você, prefiro umectações; só não faço a noturna, prefiro fazer durante o dia, que fico menos tempo com o óleo no cabelo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  17. Oi
    eu to precisando muito fazer um cronograma capilar, meu cabelo anda tão ressecado, esses dias hidratei com óleo de coco, mas vou comprar um kit para tratar o meu cabelo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá...
    Meu cabelo é cacheado 3B e já sigo o cronograma capilar há um bom tempo. No momento, estou usando o cronograma da Lola Cosmetics e estou amando demais! As máscaras de tratamento são excelentes ;)
    Meu cabelo não tem química e nem tenho o hábito de usar secador, então, faço a reconstrução só uma vez no mês. Já a nutrição abuso dela, pois, cabelo cacheado se dá muito bem com nutrição.... E, diferente de você, eu AMOOO uma boa umectação! Meu cabelo fica maravilhoso e super definido ;)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Vou vasculhar mais tarde :p
    Adoro uma boa hidratação, tenho que seguir algumas dicas aqui *

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Preciso criar vergonha na cara e voltar a fazer o cronograma. xD
    Gosto muito dos produtos da Felps!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo