15 setembro 2021

Um Mês Sem Tomar Pílula Anticoncepcional




parei de tomar anticoncepcional

Freepik

Um relato sincero sobre ter parado de usar pílula anticoncepcional.


Comecei o uso de anticoncepcional em 2014, pouco antes de me casar. Meu médico me receitou uma pílula AC (anticoncepcional) que tinha baixa dosagem hormonal, e desde então a tomei sem interrupções até o mês passado, quando decidi parar com o uso dela.

As mulheres da minha família tem um histórico díficil com anticoncepcionais, assim como minha mãe, a minha irmã também sofria bastante com os sintomas das pílulas e teve que abandona-las. Inclusive, minha irmã foi concebida mesmo enquanto minha mãe utilizava o DIU. Desde então, sempre me alertaram para colocar DIU somente com uma ginecologista especialista em cirurgia ginecológica, mas ainda acho que não é o meu momento. E quanto ao anticoncepcional, eu parecia ser uma exceção, depois que passei a tomar a pílula, minha pele ficou mais bonita, minha menstruação foi regulada e as cólicas diminuíram, ou seja, eu sempre defendi a pílula anticoncepcional por que ela me proporcionou algumas melhorias, além é claro, de evitar uma gravidez indesejada.

Por que Parei de Tomar Anticoncepcional


Se era tão bom, então por que parei de tomar pílula anticoncepcional? Bom, há uns dois anos atrás, depois de procurar saber sobre a relação entre trombose e anticoncepcional, meu marido ficou um pouco assustado e pediu que eu parasse de tomar o AC, e até se colocou à disposição para fazer uma vasectomia. Mas eu não aceitei por que pra mim a pílula anticoncepcional era muito mais do que um contraceptivo. E meu marido respeita as decisões que tomo sobre o meu corpo, por mais que ele não concorde com algumas delas.

Em Julho desse ano fui fazer meus exames de rotina, principalmente os que envolvem meus problemas com depressão e ansiedade, e com os resultados em mãos o médico chegou à conclusão de que talvez fosse melhor eu parar com o uso do anticoncepcional por que os hormônios estavam interferindo na minha saúde. Somando tudo isso a meses de enxaqueca e um aumento exponencial nos preços das pílulas anticoncepcionais, resolvi parar de toma-la.

Consequências: O que eu Senti ao Parar de Tomar Anticoncepcional


Falando do psicológico, primeiro eu me senti uma mulher extremamente empoderada por ter o poder de decidir sobre o meu corpo e deixa-lo comportar-se de forma natural, sem o uso de pílulas hormonais. Depois eu surtei um pouco por que tive oscilações de humor, e na minha cabeça não tomar AC significava automaticamente engravidar, então essa parte foi necessário ter que trabalhar a mente pra começar a me sentir em paz com a minha própria decisão.

Já na questão física, eu notei uma grande diminuição das minhas enxaquecas logo nos primeiros dias em que abandonei o uso do anticoncepcional. Diante de alguns gatilhos eu tinha dores de cabeça fortíssimas, e quando parei de tomar o AC, mesmo tendo contato com os gatilhos, a dor não aparecia ou era mínima. Portanto, minhas enxaquecas eram agravadas pelo uso da pílula anticoncepcional, uma pena que eu não tenha percebido isso antes.

Minha pele voltou a ficar relativamente oleosa, mas não acarretou um número maior de espinhas do que já estou acostumada, ou seja, nada que um skincare regrado não dê jeito.

Não tive alteração de peso, na verdade, outros fatores além da pílula anticoncepcional influenciam meu peso, como o hipotireoidismo e meus remédios para ansiedade. 

Minha primeira menstruação sem o uso da pílula foi desregulada e quase morri de cólica por uns três dias (Buscofem me patrocina!), inclusive, ainda esse mês quero comprar uma bolsa de água quente pra aguentar essas dores femininas, que no meu caso são normais, pois não tenho endometriose nem qualquer outro tipo de alteração no útero.

É importante lembrar que interromper o uso do anticoncepcional acarreta consequências, e algumas podem não ser tão agradáveis. Converse com o seu médico, ou médica, sobre o seu desejo em parar de tomar anticoncepcional ou mudar de método contraceptivo. Discuta o assunto com o seu parceiro e procure sempre um profissional que possa te auxiliar. 


Se necessário, eu volto depois de mais algum tempo pra contar como andam as coisas sem o uso da pílula, mas no geral, até então tá tudo bem! E ainda dentro desse assunto feminino, pretendo começar a usar coletor menstrual e/ou calcinhas absorventes, acho que toda mudança é questão de adaptação.

Informação e decisão sobre si mesma e seu corpo faz parte do processo de autoconhecimento, e pra mim, deixar de tomar pílula anticoncepcional foi um grande passo.


20 comentários:

  1. Até hoje me lembro dos sintomas que a pílula me dava. Depois de um tempo não podia andar de ônibus que sentia enjoos. Um tempo depois não podia andar de carro, moto, nenhum veículo. Eram enjoos horríveis. Só me sentia bem para me locomover se fosse caminhando. Infelizmente nem sempre é possível ir de um lugar ao outro andando.
    Parar a pílula foi ótimo pra mim.
    Eu nunca senti cólica na vida, mas lendo e pesquisando sobre o assunto, talvez seja porque eu faço o pompoarismo desde muito novinha. No início não sabia o que era, mas fazia porque achava bem divertido. kkkkk.
    Pesquise mais sobre o assunto e comece a exercitar essa parte do seu corpo e talvez encontrará melhoras para suas cólicas.
    Conhecer o próprio corpo é muito importante.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  2. Oie ! Amei o post, volta sim pra contar mais. Também tenho vontade de parar de tomar, e deixar o corpo ao natural ♡

    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  3. Oi,Leslie.
    Acredito que passar pelo estágio da transição sem o AC é difícil mesmo. Eu tomei pílula durante um período muito curto da minha vida, após meu primeiro filho quando tentei voltar me senti muito mau e interferiu drasticamente na questão psicológica então parei, e isso já fazem 12 anos. Meu corpo funciona muito bem e cólicas são bem raras.
    Espero que dê tudo certo pra você, e que bom que seu esposo é parceiro assim, isso faz toda diferença né.
    Beijos

    https://tecontopoesia.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu amei a postagem, muito obrigada por compartilhar a experiência. E torço para que venham bons resultados nas outras partes.
    Eu tomo AC desde dos 14/15 anos por causa de SOP, tenho 32 agora, minhas espinhas sempre foram gigantes, parecendo calombo msm, e vez ou outra me faziam passar vergonha. Como se já não tivesse motivo suficiente pra bullying na escola kkkk.
    O primeiro AC que usei era péssimo, não fazia efeito nenhum. O novo, da fase adulta, diminuiu drasticamente o fluxo. Tem mês que nem vem nada e minha anemia agradece. haha
    Agora uma ou outra espinha só aparece quando faço a pausa pra menstruação descer.

    Mesmo com as maravilhas dele, também desejo parar, aliás já tentei antes de trocar, e foi horrível pq fiquei menstruada quase dois meses. Apesar disso não desisti da opção porque é bem evidente as coisas que aliviam quando faço a pausa. Meus eletros sempre dão taquicardia por causa da ansiedade e morro de medo de ter que misturar remédios, como você. Então aqui eu ainda tomo, mas tomando coragem pra parar. Fora que também já tive que lidar com nódulos nas mamas.

    E sério, o preços dos ACs tá um absurdo. Eu tenho sorte que as vezes consigo o meu gratuitamente nos UPAs do bairro.

    Enfim, ser mulher é um drama diário. E se tá fazendo mais mal do que bem, não compensa.
    Quero muito experimentar essas calcinhas absorventes, chamam mais minha atenção do que coletor.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. É verdade leslie. O anticoncepcional da depressão e enxaqueca sim. Usar preservativo corretamente é seguro. Há anticoncepcionais injetáveis sem progesterona que não causam enxaqueca. Entretanto, isso é uma decisão pessoal e ninguém pode interferir. Se você está melhor então é isso que importa. bjs
    Blog Lady Samy/Facebook/Instagram/Youtube

    ResponderExcluir
  6. Oi Leslie, faz um tempo que eu abandonei o uso do Ac, nos primeiros meses me sentir muito bem e as enxaquecas que quase me matavam foram cessando e diminuíram muito.
    Hoje em dia eu não uso o Ac, mais por nada as dores de cabeça vem de vez em quando eu tomo algum remédio especifico para enxaqueca quando é muito forte, quando é fraca apenas dipirona dar conta.
    Eu parei porque me fazia mal, me deixava com retenção de líquidos, enjoada em fim.
    Me sinto livre sem tomar esse hormônio. Para evitar uma gravidez, conhecendo bem o seu corpo através do app meu calendário é super de boa!
    O importante é você estar se sentindo bem.
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo mesmo ver o seu relato Leslie, realmente decidir parar dá sim uma sensação de empoderamento, fico feliz que seu marido apoie suas decisões.

    No meu caso fiquei mas de 5 anos sem tomar anticoncepcional, e agora faz 2 que retornei tomando a mesma recomendação da baixa dosagem hormonal, confesso que senti mas diferenças nos primeiros meses tomando, não muitas sabe. Enfim, me adaptei bem e faço acompanhamento com a ginecologia (e outros especialistas também), mas pretendo sim parar daqui uns anos, confesso que nunca gostei de tomar anticoncepcional e pretendo me livrar para sempre assim que planejar ter filhos.

    Beijos :)
    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir
  8. oi, oi.

    realmente, é uma decisão bem séria e que precisa de orientação médica para tal. parabéns por compartilhar um pouco do processo!

    eu não entendo das pílulas, mas minha mãe usou muito tempo durante a gravidez. depois de parar pra tentar engravidar, ela enfrentou tantas complicações, resultando em dois abortos. algumas amigas q sempre tomaram pílulas tbm tiveram problemas pra engravidar...

    enfim... é bom manter as pazes com ginecologista e seguir direitinho as orientações dele(a).

    espero que por aí tudo fique bem e que as cólicas não sejam tão terríveis. :(

    bj!
    Não me venha com desculpa - Adriel Christian

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esse post!!
    Tenho visto muitas mulheres pararem de usar AC, eu gostaria muitooo de parar também, mas confesso que tenho receio.
    Mas conte mais pra nós sim como tem sido essa experiência! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leslie.
    Faz quinze anos que tomo e comecei a tomar por causa das cólicas fortíssimas. Mas sofro bastante com enxaquecas. Tentei parar no começo do ano passado, mas fique seis meses e só não deu espinha no olho porque de resto eu parecia uma pipoca, dai voltei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Eu também tomo há anos, mas penso em parar tenho vontade de por o DIU no lugar, a médica trocou o meu agora mas vou ver como vai ser, meu problema está sendo muitas dores de cabeça e isso não tem sido legal para mim

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  12. Gostamos do post, que legal você compartilhar a sua experiência, tomar uma decisão dessa trás muitas questões mesmo, mais que bom que está tudo bem e você está tranquila com a sua decisão.
    Nos conte mais sim como está sendo está experiência.

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Concordo Leslie, toda mudança é uma questão de adaptação. Que bom que ficar sem a pílula está te trazendo tantos benefícios! Eu fiquei anos sem tomar, quando estava tentando engravidar ~ mas agora voltei (porque outro baby não está nos meus planos). Penso em parar mais para frente também e experimentar outro tipo de método contraceptivo. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  14. Oi Leslie , eu nunca tomei anticoncepcional.Uma amiga até sugeriu que eu começasse a tomar porque controlava as cólicas, mas eu já sabia que as mulheres da minha família não se dão bem com anticoncepcional ,esteticamente falando , algumas engordaram muito e outras contavam que aumentou muito os pelos já que mexe com os hormônio e eu já sou peluda( teve um ano que fui apelidada de Lobisomem) , eu que não ia tomar algo que ia me deixar ainda mais peluda , neh?

    Agora na pandemia eu vi um post falando sobre os efeitos colaterais da pílula. Fiquei realmente assustada.
    Achei fofo seu marido ter se oferecido para fazer uma vasectomia preocupado com você.Infelizmente não é todo homem que toma essa atitude.

    Que bom que as enxaqueca diminuíram, espero que em breve você se acostume a ficar sem AC .

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Quando vi que vc parou de tomar AC imaginei que você estava tentando engravidar haha...
    Achei interessante que o anticoncepcional traz tantos benefícios pra você, as mulheres que conheço que usam sempre reclamam de manchas na pele, aumento de peso e outras coisas mais.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Muita interessante o seu relato. Eu não posso opinar sobre o assunto pois nunca tomei AC. Acho importante falar sobre isso porque sabemos que ao mesmo tempo que AC tem suas vantagens, tem muitos pontos negativos também. Espero que fique bem e se adapte a essa nova fase.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. Oi Leslie, você nem imagina o quanto foi bom ter lido esse seu relato, eu não tomo anticoncepcional por medo das consequências que essa pílula pode trazer, mas estava pensando na possibilidade de começar. Nunca tinha lido o relato real de alguém que usou e parou, então agora estou repensando novamente. Quero que a pílula seja uma ultima opção.

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  18. Uma decisão decisão tanto em Leslie, eu parei de tomar a pílula há uns 5 ou 6 anos, depois disso minha menstruação continuou regulada, sempre senti dores nas costas por causa da menstruação, só sentir cólica uma vez ,depois disso nunca mais, além disso, o uso do anticoncepcional pode diminuir a libido e sim, percebi isso assim que parei de usar a pílula, eu não faço uso de nenhum método contraceptivo, mais quero que meu marido faça uma vasectomia, não pretendo ter mais filhos haha, mais é isso, é importantenpodermos tomar decisões sobre o nosso corpo. Grande abraço, desculpa a demora de aparecer por aqui, tem sido dias corridos, mais vou está aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
  19. Olá minha linda, amei ver o seu relato aqui sobre a pílula.
    Eu achei muito bacana você dividir a sua experiência.
    Eu uso a pílula há algum tempo, na verdade usei há alguns anos e parei de usar durante um bom tempo acho que 2 ou 3 anos, voltei mas, estou pensando em muda o método contraceptivo pois, não é algo que está me agradando ultimamente.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/2021

    ResponderExcluir
  20. Oi querida, tudo bem? Amei ler o seu relato com o uso do AC. Eu usei por um tempo quando era mais nova e não me adaptei com a pilula que eu usava, então parei. Mas já fazem uns 3 anos que eu voltei a fazer o uso e encontrei um AC que eu me adaptei muito bem. Não tenho sintomas decorrente do uso e até o momento tem dado muito certo no quesito de não me deixar engravidar. kkkkk Pretendo continuar usando no máximo por mais uns dois anos, pois depois disso já quero engravidar e depois fazer a ligadura.
    Enfim, faça outros posts sim pra gente continuar acompanhando a sua experiência sem o uso do AC.
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo