19 outubro 2021

Linho: O Tecido Mais Antigo do Mundo

linho

@todecrespa | Amanda Mendes

Ecológico e Sofisticado, o linho é facilmente visto em roupa luxuosas e peças de cama, mesa e banho.


Conhecido como o tecido mais antigo do mundo, de acordo com registros históricos, o linho data de 7.000 A.C. e era sinônimo de riqueza. No Egito antigo, a nata social vestia-se de linho e suas múmias eram enroladas no tecido. Porém, antes que possamos conversar sobre as principais características do linho, é importante entendermos de onde ele vem.

Linho: Uma Fibra Natural


O linho é uma planta e a fibra do tecido é desenvolvida a partir do talo dessa planta. As fibras são a matéria-prima do fio, e o fio por sua vez formará o tecido por meio de tramas.

Um tecido feito de fibra natural tem algumas vantagens em comparação com fibras sintéticas, e assim como o algodão, o linho tende a ser um tecido leve e fresco, absorve umidade e permite a ventilação da pele, mantendo o corpo com uma temperatura adequada. Por causa disso, muitos homens preferem usar camisa de linho, pois elas são confortáveis e práticas. Um clássico tanto no armário masculino, quanto no feminino, as camisas de linho possibilitam diversas composições de look.

Quando puro, o linho consegue aliar duas vertentes importantes dentro da moda: qualidade e sustentabilidade. Ao adquirir uma peça feita de linho, além de levar história para o seu guarda-roupa, você também está ostentando um tecido que tem durabilidade e não agride a natureza. As plantações de linho não necessitam de irrigação abundante e geralmente não requer pesticida e outros produtos químicos, o que evita o uso de uma grande quantidade de água e diminui o impacto no ecossistema.


Osca Ironing
O linho também é sete vezes mais sustentável que o algodão, já que aproveita grande parte da planta do qual suas fibras são retiradas, e o cultivo de linho é renovável, pois ele não danifica o solo.

Atualmente existem tecidos com fibras misturadas, onde se utiliza o linho juntamente com uma ou mais fibras diferentes para formar o tecido, isso pode restringir algumas das características do linho, porém, geralmente o tecido continua sendo resistente e tem uma textura agradável ao toque. Mas é bom lembrar que quanto mais puro, maior é a sofisticação do tecido, e nesse post estamos dando destaque ao linho inalterado e legítimo. O linho puro é tão especial que antigas civilizações o utilizava como moeda de troca.

Por ser um tecido tão antigo, o linho também é atemporal, com ele é possível desenvolver conjuntos, saias, camisas, vestidos e até mesmo liengeries (women shape wear) como não pode faltar em um post sobre moda, vejamos algumas inspirações de looks onde contém peças feitas em linho.

looks com linho
camisa de linho

Para algumas pessoas o linho leva a má fama de tecido que amassa fácil, mas até suas rugas são sinônimo de beleza. Vamos normalizar o charme amassado do linho! E agora que você conhece mais sobre o tecido, que tal investir em algumas peças feitas dele?

13 comentários:

  1. De uns meses pra cá eu comecei a gostar de peças de linho em mim. Bem sofisticada traz elegância dependendo do que usa.
    Achei interessante demais que tem essa diferença, não sabia disso.
    Meu único ponto de não usar tanto é pelo efeito de amassar q dá uma preguiça de passar kkkkk, só isso.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. O ciclo do linho é muito interessante. Pessoalmente, já tenho trabalhado com tecido alinhado. Tem uma mistura de fibras que o torna mais acessível em termos de preço, e é também muito bonito.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. Caramba não sabia que Linho é o tecido mais antigo do mundo, fiquei chocada com número de informações que não tinha ideia.
    Realmente hoje é muito comum os materiais serem diversos em tecidos.

    Amei o post, um beijo
    https://cinthyaraujo.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah linho é incrível né, fica lindo nas roupas e é super frequinho!
    www.brunavirginia.com
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho nada em linho, acho chiquérrimo!! Amei aquele lilás. Ai já me cocei aqui já quero alguma coisa, sou calorenta vai ser mara *-*

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leslie!
    Que post bacana, não sabia da história do linho! Não sei se tenho peças nesse tecido, mas tenho umas camisetas que amassam horrores então devem ser hahhaha.
    Amei os looks de inspiração!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro tenho poucas peças preciso comprar algumas outras amei o segundo conjunto.
    Adorei conhecer um pouco da história do linho.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o post. Eu amo peças de linho e acho lindas, e sempre me passa a vibe de sustentabilidade mesmo. É um ótimo tecido tanto para roupas quanto para tecido de foto
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Leslie
    Gostei de saber um pouco da história do linho. Gostei dos conjuntos. Eu já tive um vestido de linho e ele amassava tanto que eu usava muito pouco. Eu não gosto de roupas amassadas. Então, acabei doando o vestido, mas o seu post me fez recordar dele.
    Ainda não sei se não gosto de roupas amassadas ou de passar roupas. kkkkk. Quando vou nas lojas procuro sempre pelos tecidos que não amassam. Eu estou correndo do ferro de passar. kkkkkk.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu não tenho nada de tecido de linho, mas realmente, são muiiito mais duráveis. Além de serem sustentáveis como você comentou. É um investimento que vale a pena. Mas morando no calor eu não consigo xD.
    Beijos,

    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube - Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    ResponderExcluir
  11. Oie ! Não sabia dessa curiosidade sobre o linho, eu acho um tecido incrível e lindo ♡
    www.blogresenhando.travel.blog

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante saber mais sobre esse tecido!!
    E achei lindos os looks :)
    Que eu lembre eu não tenho nenhuma peça de linho :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro tudo no linho! (menos que fica amassado muito rápido ahah)
    Um beijinho,
    https://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo