23 dezembro 2013

Resenha: Livro "Desventuras em Série - Mau Começo"





Quando estava estudando eu acabava lendo muita revista ou capítulos de livros de moda que iam cair na próxima prova, mas quando eu terminei o curso, ganhei mais tempo para ler livros seculares, e desde então antes de terminar um livro, eu já procuro a próxima leitura pra nunca perder o hábito de ler. Eu não tenho preguiça de ler, tenho preguiça de iniciar a leitura, depois que começo o primeiro capítulo eu praticamente "devoro" o livro e termino rapidinho. Decidi fazer resenhas de livros no blog pra ajuda-las a escolher suas leituras e também para me motivar a não perder esse hábito.
Eu ia resenhar "Água Para Elefantes" que foi um livro que terminei de ler a pouco tempo também, mas sinceramente eu não tenho uma opinião formada sobre ele. Triste. Então resolvi falar sobre o "Desventuras em Série".
Eu havia terminado "Água para Elefantes" e precisava encontrar algo bom para ler, de preferência que não fosse romance, e eu também não queria nada que estivesse na mídia e que muita gente estivesse lendo como "Jogos Vorazes" ou "Percy Jackson" (não falei que não gosto dessas sagas, apenas que não queria ler esses livros - se não os fans me lixam na rua ), então, fui numa livraria e eis que encontrei na última prateleira perto do chão um livrinho franzino infanto juvenil. Sabe aquela cena de um filhotinho de cachorro na vitrine de um Pet Shop com aqueles olhinhos de coitado pedindo pra ser levado pra casa? Então, esse foi o meu momento com o "Desventuras em Série". O bom dessa resenha é que não tem como eu dar spoiler, já que a saga tem treze livros e eu só li o primeiro (por enquanto).


"Desventuras em Série - Mau Começo" é o primeiro livro sobre a história dos irmãos Baudelaire, logo depois de perderem seus pais em um misterioso incêndio. Por serem órfãos a guarda dos irmãos passa para as mãos do Conde Olaf, um homem mau que tem como objetivo apenas ficar com a fortuna  dos Baudelaire. Os irmãos tem características muito distintas que os ajudam em vários aspectos durante suas desventuras e infelicidades. Violet, a irmã mais velha, tem quatorze anos e gosta de inventar e mexer com mecânica, quando está prestes a construir algo amarra os cabelos, sinal que Klaus já entende, este ama livros, já passou noites em claro conhecendo sobre vários assuntos na antiga biblioteca de seus pais e é muito fácil para ele se lembrar de algo que leu quando é preciso. Sunny ainda é um bebê, tem apenas quatro dentes mas pode morder qualquer coisa, talvez isso seja um dom.



Existe o filme do livro de Lemony Snicket. O filme mostra de resumo o que acontece nos três primeiros livros da saga, mas é claro que como bons leitores que somos, a gente sempre acha que o livro é muito melhor que o filme, e realmente, o primeiro livro tem muito mais detalhes e cenas. Quando assisti o filme, achei que teria continuação, afinal, vários mistérios não foram revelados, como o fato da história girar em torno do incêndio que matou os pais dos irmãos Baudelaire ou mesmo por que o Conde Olaf é tão obcecado por olhos. No livro as desventuras das crianças também se passa com esses mistérios a serem revelados. Além disso, os cenários e os elementos da história são lúdicos e fantasiosos, estilo filmes do Tim Burton.


Apesar de muitas vezes eu ter tido dó dos irmãos Baudelaire, já que eles (até agora) tem uma infeliz história, também achei interessante como eles são unidos e extremamente inteligentes. A leitura do livro é divertida e muito rápida, ela é narrada por uma terceira pessoa (que no filme parece ser um escritor), e várias vezes ele pede para que nós (os leitores) parem de ler, ele avisa que se a pretensão era ler uma história feliz é melhor largar o livro. Enfim, eu amei por que é uma leitura tanto para adultos quanto para crianças e eu pretendo ler todos os outros doze livros, pra terminar a resenha e vocês ficarem com vontade de ler, aí vai algumas partes do livro.

"Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando por que este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos."

"A não ser que vocês tenham tido uma sorte rara, raríssima, na vida, certamente terão passado por experiências que os fizeram chorar. Ou seja, a não ser que tenham tido essa sorte raríssima, vocês sabem que uma boa e longa sessão de choro é capaz de melhorar nosso ânimo, mesmo que as circunstâncias se mantenham as mesmas."

"Sr. Poe disse "Vocês conhecem a expressão latina 'in loco parentis?' perguntou. Violet e Sunny olharam para Klaus. Sendo o maior leitor dos três, era de se esperar que conhecesse locuções estrangeiras (...) significa 'assumindo o papel dos pais que aqui se aplica ao conde Olaf ..."

"Era um livro de texto longo e difícil, e Klaus foi ficando cada vez mais cansado à medida que transcorria a noite (...) quando a luz de fora passou a se tornar acinzentada com a aproximação do dia, Klaus já havia descoberto tudo o que precisava saber."

"Violet tinha pouquíssimos materiais com que inventar algumas coisa (...) Ela havia feito o que é chamado de "arpéu", gancho que se usa para escalar os paredões de um edifício, em geral com fins indignos." 

14 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, acredita? Gostei bastante da sua resenha. :) ♥

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  2. eu vi o filme e fiquei com super vontade de ler os livros
    devem ser mil vezes melhor ne...?
    beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Leslie, eu sou exatamente como você... tenho uma certa resistência para iniciar uma leitura, mas quando começo esqueço até de comer para poder chegar ao próximo capitulo... parabéns pela iniciativa de fazer resenhas sobre livros em seu blog, com certeza isso ajuda muito a despertar a curiosidade dos leitores a respeito daquele determinado título. Adorei o seu blog e já me tornei seguidora... te convido a me conhecer também, www.uaiquecharme.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. MDS, eu preciso ler esse livro!
    Beijos, Lili ;3
    Clique aqui, e vá para o blog / Princesa Teen! Com layout novo!

    ResponderExcluir
  5. Parece bem legal, gosteei (:

    FELIZ NATAL pra você e para toda a sua familia , boas festas !
    Da uma passadinha no meu blog? Beijos :*
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro!

    Um GRANDE e gordo beijo Thath
    overdosederosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante do filme cheio de aventura e fantasia ^^
    mas nunca li o livro!
    http://manguitarosa.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Hoje vim só para desejar um Feliz Natal!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog e deixamos o nosso blog a disposição para uma visitinha, passa lá.
    Feliz Natal !!
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169

    ResponderExcluir
  10. Nunca assisti o filme até o final, e fiquei super curiosa para ler o livro *---*
    ótima resenha!
    Beijos

    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei! E de fato que o livro sempre é MIL VEZES melhor que o filme né? Curiosa! Beijocas de luz, FELIZ NATAL!

    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus!! Me lembrei que preciso ler este livro.

    Post novo, venha conferir!!!
    http://gabriellyrosa.blogspot.com G.R ♥

    ResponderExcluir
  13. Nunca assisti nem li
    Beijos
    http://teenworld23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não iria te linchar (rsrs), mas gosto da saga do Percy, e estou com vontade de ler Jogos Vorazes. Também não gosto de seguir mídia e tal, mas o Rick Riordan é um ótimo escritor. Eu já vi o filme, não sei se tem mais de um, mas é bem legal. Não li nenhum livro ( e não sabia que tinham tantos), mas parecem ser bons.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo