02 janeiro 2014

E Viveram Felizes Para Sempre





A Disney fez parte da minha infância, quando era criança, não me cansava de assistir várias vezes o mesmo desenho, mas algumas vezes eu me perguntava o que teria acontecido depois do "Felizes para Sempre", mesmo que a frase já responda que houve felicidade pelo resto da vida do personagem. 

Hoje surgem várias adaptações de filmes de conto de fadas, todos mudam como a história aconteceu, mas poucos mostram como foi a vida depois que a princesa casa com o príncipe encantado.

E se não houvesse o "Felizes para Sempre"? E se vida de personagem de conto de fadas fosse maís difícil do que mostra a Disney? A série Once Upon a Time (Era uma vez) mostra como é a vida desses personagens na vida real, já que todos foram amaldiçoados pela Rainha Má que rouba os seus "Finais Felizes", não há mais beijo que ressuscita, nem pozinho mágico que faz voar e muito menos Fadas Madrinhas que te salvam na hora do aperto. Até mesmo as verdadeiras histórias de Contos de Fadas escritas pelos irmãos Grimm, são macabras e nada infantis
Acredito que precisamos desses contos de fadas, eles nos tiram um pouco da realidade e nos fazem sonhar com o tal do Final Feliz, mas não é nada mal imaginar como seria se as coisas dessem errado e esse final não existisse. Pensando nisso e criticando os finais felizes, a fotógrafa Dina Goldstein, criou a série Fallen Princesses onde a ideia é poder imaginar a "justaposição das princesas perfeitas da Disney e problemas reais que afetam mulheres" ao nosso redor, como a própria Dina diz. Confira as fotos.


Branca de Neve vira Dona de Casa, com quatro filhos pra cuidar e o maridão criando barriga de cerveja. No momento acho que ela pensa: "Melhor se ele não tivesse me acordado depois que comi a maça envenenada, beijo maldito!", e uma hora dessas a Rainha Má deve estar vendo Branca pelo seu espelho mágico e rindo da cara dela. 



Enquanto Pocahontas preenche seu vazio interior com bichinhos de estimação, virando a tia dos gatos, Cinderela bebe sozinha em uma bar. Sinceramente achei que não faz muito sentido, Pocahontas não ia querer viver dentro de uma casa, já que ela é índia e a liberdade é algo que ela preza muito, e depois... pra que os gatos? 


A fotógrafa também crítica questões sócio-ambientais, como a Ariel presa em um tanque grande. Fico imaginando como ela foi parar aí, será que o príncipe não amava ela o bastante e depois de casados ele a vendeu para o dono de um observatório de peixes? (sei lá se é assim que se chama).


E se o beijo para acordar a Bela Adormecida não funcionasse como deveria, será que o príncipe encantado a esperaria? Talvez sim, pela foto ele até a levou para o asilo com ele, mas terminando os cem anos de sono da maldição duvido que a Bela Adormecida ainda ficaria com o príncipe. Triste.


E a Bela aparece aqui tentando manter a sua beleza com cirurgias plásticas. Achei que essa foto também não faz muito sentido. Apesar de ser linda, a Bela não dá valor a isso, tanto que no conto ela poderia se casar com Gastão, que também era muito bonito e tinha popularidade, mas a princesa dá mais valor ao interior da pessoa, ela não se apaixonou pela beleza do príncipe, ela o conheceu como Fera, então queremos acreditar que Bela não levava em conta também a sua beleza. Olha aí, o que fazem os contos de fada com a nossa cabeça não é mesmo?! eu aqui defendendo a princesa rs.
Há outras fotos no site de Dina Goldstein, como por exemplo a retratação da Rapunzel lutando contra um câncer, achei bem forte, então preferi não compartilhar com vocês. Além dessa série a fotógrafa também é a responsável pelo projeto In The Dollhouse onde ela retrata como seria a vida real depois que Barbie e Ken se casassem. (no site há a história completa das fotos).




Vejo a Barbie em crise amorosa e sinto que Dina Goldstein está estragando a minha infância rs.
Achei interessante os projetos de trabalho da fotógrafa, é irônico e ela usa elementos que temos contato para criticar a sociedade. Perceba que suas fotografias as vezes tem mais de uma interpretação, é só pra cutucar e dizer: "Hey, isso aí não tá certo!". Continuo achando necessário acreditarmos nos finais felizes e Cinderela sempre vai ser a minha princesa preferida, mas é bom também poder ter a mente aberta e não ficar presa ao senso comum do mundo e as perfeitas histórias das princesas e da Barbie.

30 comentários:

  1. Hahahaha adoro essas versões de "finais felizes", rio bastante do da Barbie, ela acompanhou a minha infância toda, eu tinha um Ken também, e olha, sempre desconfiei.. kk

    http://www.nuveline.com/

    ResponderExcluir
  2. As da barbie eu achei legal, mas as das princesas não achei que fez tanto sentido! Mas a fotografa foi bem criativa. :)

    youngblood-gs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adoreiii! haha... Nunca imaginei minhas princesas prediletas dessa forma.
    Beeeeijs linda!

    http://makecharme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. HUEAHUEUA Muito divertido, adorei!
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto isso em uma revista. Adorei estas imagens rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  6. Hahaha eu ri. Achei bem legal!
    Beijos, Lili ;3
    Clique aqui, e vá para o blog / Princesa Teen!

    ResponderExcluir
  7. eu ja tinha visto, eh um maximo né ;) bem legal

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  8. Adorei essas imagens. Eu sempre fiquei imaginando o que seria depois do felizes para sempre e agora já sei. kkk. A Barbie e o Ken são bem engraçados e depois de tanto tempo juntos só podia dar nisso, né. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Super interessante! Muito legal refletir com esse perspectiva do "e se", transformar o final feliz em realidade é instigante!!
    Ah, essa é a primeira vez que acesso seu blog e amei logo de cara! O conteúdo e o layout são apaixonantes. Garota, você tem um talento e tanto *-* Continue assim! Sabe, vendo o que faz aqui, fiquei com a impressão de que encontrei um refúgio, uma dica bacana, um texto legal, um conteúdo original... Eu nem preciso dizer que eu gostei o seu Blog, não é? Porque eu não só gostei.. eu me encantei, eu amei! O mínimo foi clicar ali e te seguir! Que bom foi ter encontrado seu espaço! *-* Parabéns e muito sucesso, viu?
    Seria uma honra vê-la no meu blog, e se gostar, seguir também! O blog está de layout novo! Beijos!

    Frase de hoje: "A si mesmo seja verdadeiro." – Shakespeare
    Antes de Sonhar | Instagram: @antesdesonhar

    ResponderExcluir
  10. Geente que coisa diferente e legal ,haha!!

    www.clarinhapink.com

    ResponderExcluir
  11. Lindona, adoreiiii o post, vc é mt criativa por ter pesquisado e encontrado essas fotos ! tadinha das princesas !
    A Bela adormecida, me deu uma peninha do principe e a Branca coitada ...
    Não sei, mas acho q a foto da Bela dar a entender que a fera machucou ela e por isso ela está passando por cirurgia, nossa que horror , essa foi a única que nao gostei :/
    é lógico que já estou supeer seguindo e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Se puder se inscreva no meu canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/tainaheille. Me manda o seu p eu me inscrever tb (:

    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oooi, tuuudo bem com você ?
    Que bacana, adorei as fotos, e as histórias, kkkk além de algumas serem bem engraççadas, kkkkkkk principalmente a da Branca de Neve e da Cinderela bebendo kkkkkkk

    vem conhecer o meu cantinho !
    causandoloucura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. hasuhasuahs já tinha visto algumas dessas figuras, muito bom =D haha
    já estou seguindo também.. beijos ;*

    garotasaiajusta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKKKKK, bem engraçada as fotos.

    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
  15. Que massa, amei o da Barbie (:
    http://britneyeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Blogueiras desde já digo que preciso falar com vocês, pf me mandem um e-mail dizendo de que blog são e nos comunicamos ♥
    elobritney13@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. HAHAHA Que bacana!

    Venha me visitar, aproveita que tem post recente e sua opinião é muito importante
    http://padulamakeup.blogspot.com.br/2013/12/resenha-mascara-de-cilios-love-alpha.html

    Beijos, Pri

    ResponderExcluir
  18. Olá adorei seu post ver como as princesas ficaram depois do feliz para sempre tira aquele estigma de vida perfeita não é verdade?
    to seguindo seu blog :)

    http://blogoimana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Q post legal, amei .....
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169

    ResponderExcluir
  20. O que eu gosto de Once Upon a Time é isso, deles até tentarem mudar na tática da magia, mas não poder porque tá na vida real. Na verdade achei das duas (Pocahontas e Cinderela) meio sem sentido. Esse da Ariel é bem real mesmo, os animais meio que presos, sem liberdade nenhuma. Tudo bem que eles são tratados bem e tal, mas nada se compara a liberdade né? E a Bela Adormecida, adormeceu e continuou bonita? Realmente esse é o sono da beleza, hahaha! Acho que esse da Bela foi levado em conta mais pelo nome mesmo. Eu já vi essa da Rapunzel lutando contra o câncer e é forte mesmo. A casa da Barbie toda rosa, hahahahaha, adorei! O Ken usando saltos, até porque nunca vi sapato de Ken vendendo por aí, hahahahaha! Também acho necessários acreditarmos nos finais felizes, mas só nos finais felizes mesmo e não na visão da perfeição (até porque perfeição não existe).

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu amei,bem bacana flor!
    hahahahahhahahaha
    Cate-land.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. amei o post. A unica que foi meio estranho foi a da bela e a da pocahontas, como voce mesmo disse, ela é uma india e com certeza vai querer ser livre e não ficar em uma cabana. Já a da ariel, talvez tenha sido a poluição que as pessoas causam nos mares e ela tenha sido "resgatada" para um aquario, sei la hahaha

    Beijos, Lolla

    vivalavidalolla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei, que trabalho lindo da fotografa! ótima ideia em relação aos personagens da Disney ♥
    Beijos,
    http://bylaislima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Você protege todos kk e ainda vive nos contos de fadas , eu já vi um post assim mas com título diferente , eu ri muito no da Barbie , criatividade não é pra todos hahaha
    www.omundinhoquaseperfeito.com
    Beijos da Ketty ♥

    ResponderExcluir
  25. mas ai ela tira todo o encanto da história,não gostei e não teve graça

    ResponderExcluir
  26. Achei bem diferente e divertido, um ótimo trabalho.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  27. Achei muito bacana este post,ameii!
    Eu acabei de criar meu blog e gostaria que voce me ajudasse já que estou no começo! Será que poderia visitar ele?
    laura-orth.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post ..

    garotasimplesvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post!Beijos!
    www.blogandoeternamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo