15 fevereiro 2014

Dicas de Blogueira




O ALP já tem um ano e nesse período de tempo eu consegui aprender o básico em relação a ser blogueira, pensando nisso no post de hoje eu trago dicas simples sobre ter um blog. Se você começou agora na blogosfera ou não, vale a pena considerar esse post.
Aí vai menos de dez sugestões para as blogueira e blogueiros de plantão. Ps: no texto foi usado substantivos femininos por que a maior parte das leitoras do blog são mulheres, mas as dicas valem para todos.

1. Procure Saber; antes de começar o ALP eu li sobre o assunto por quase uma semana, se é iniciante, é bom fazer isso para ter uma ideia de onde você está se metendo rs' brincadeira, ter um blog é algo mágico mas procure saber como funciona ter um antes de começar, se você já é veterana pode seguir essa dica por estar sempre indo atrás  de coisas que melhore seu blog.

2. Pesquise, pesquise e pesquise; não dá pra sair por aí falando sobre o que não se sabe, então antes de escrever sobre o assunto saía pesquisando, sim, isso dá trabalho, mas vale a pena, pesquisar faz com que você crie a sua própria opinião sobre determinado assunto, além disso, assim você traz a verdade a seus leitores, não boatos e opiniões alheias.


3.Primeira Impressão; a primeira impressão que um novo leitor vai ter do seu blog se aplica ao seu layout. Se está começando um blog agora, não tem problema usar templates disponibilizados de graça, com o tempo você pode aprender a fazer, pagar para que algum designer faça ou arranjar aquela amiga blogueira/web designer que faz de graça pra você. Quando se fala no look do blog é bom ter em mente que seus leitores são como visitas em casa, ninguém gosta de receber visitas quando a casa está mal arrumada, esse lance de  "não repara na bagunça" não funciona.
3 dicas básicas para layout:
Evite coisas que piscam e chamam atenção; gifs desnecessários, selinhos que brilham...
Cuidado com as cores, dependendo das combinações elas fazem meus olhos lacrimejar quando abro a página do blog.
Evite encher a sidebar com informações desnecessárias, ás vezes eu desisto de procurar o link de seguir de alguns blogs por que eu simplesmente não o acho no meio da bagunça.

4. Não ao Copy Cow; quando eu tinha um flog de famosos, chamávamos de Copy vaca ou Copy Cow quem roubava fotos de outros flogs, é como um xingamento pra quem não teve criatividade e copiou, no blog é a mesma coisa, não chamamos ninguém de Copy Cow mas vamos combinar que não é nada legal copiar coisas de outros blogs, se gostou de alguma coisa, peça permissão ao dono do blog para pegar e coloque créditos, se está sem criatividade para escrever, se inspire navegando pela Internet, observando pessoas ou lendo, nada de copiar ok?!

5. Educação; seja educada com seus leitores e outras blogueiras, por exemplo, se visitar um blog em que você não gostou de alguma coisa, não critique! (A não ser que a dona do blog peça sugestões, ou você seja boa em dizer coisas entrelinhas) mas também não minta, não diga "nossa, amei seu layout!" quando a verdade é que você nem gostou tanto assim, foque em coisas que você realmente achou bacana, "menina! você escreve super bem", por que para você o layout não está tão bom, mas você percebeu que a dona do blog escreve realmente bem. Depois, xingamentos e coisas do tipo não são úteis na blogosfera.

6. Responda os Comentários; para algumas é divertido, para outras trabalhoso, de qualquer forma é necessário, sério gente, no dia em que eu estou com preguiça de responder os comentários eu nem faço um novo post. A algum tempo atrás li em algum lugar que se você não se importa em retribuir as visitas do seu blog às pessoas que comentam nos seus posts, elas passam a nem se lembrar quem é você ou qual é o seu blog, e isso é verdade.

7. Erros de Português; vamos combinar que até pra nós que falamos português, algumas regrinhas da língua são bem difíceis de aprender, mas ás vezes eu entro em blogs que o erro é tão ridículo que fica difícil não parar de ler o post. Se há dúvida sobre uma determinada palavra, procure saber como se escreve ou o significado, eu mesma voltei a aprender algumas regras de português fazendo isso. E depois, leia o seu texto antes de publica-lo, cansei de ver posts em que parece que a pessoa não interpretou o próprio texto. Pode ser que vez ou outra por distração surja um pequeno erro de gramática no post, mas fique atenta, por que o pesadelo de qualquer blogueira é aparecer no "analfa do dia" do blog Shame on You Blogueira.

8. Fotos nos Posts; crie um padrão para as fotos do seu blog, isso passa a ideia de profissionalismo e organização, deixe as fotos se possível no mesmo tamanho e com os mesmos efeitos, se não sabe mexer no photoshop use o photofiltro, é bem mais fácil de usar e da pra fazer ótimas montagens. Depois, evite fazer post apenas com fotos (a não ser que o post seja sobre fotos) por exemplo, "hoje vou falar sobre estampas animal print", aí a fia posta embaixo milhares de fotos com looks usando a estampa e no final escreve "e aí? Gostaram?", Nãooo! Eu não gostei, post enganoso, ela não falou nada, só postou fotos, entendem o que eu quero dizer? Acho que pra mim como leitora isso é mais irritante do que os erros de português.

Se esta começando agora, blogs como o Mundo Blogger e o Cherry Bomb pode ajuda-la com tutoriais.
Ah, a minha amiga Caroll está começou um blog a pouco tempo, é o Poá e Margaridas, ela é super gente boa e nem sabe que eu estou divulgando ela aqui, se quiserem fazer uma visitinha pra ela será super bem vinda.
Espero que tenham gostado das dicas, como disse são bem básicas. Beijos e até o próximo post.

27 comentários:

  1. O-D-E-I-O erros amiga, é tipo: volte pra escola! haha mas confesso que adoro gifs :3

    Beijinhos ♥
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir
  2. Achei essas dicas ótimas! Tem muita gente que faz blog, mas não responde posts, ou copia tudo de outros blogs e não estão nem aí.
    Gostei bastante do seu blog flor, tudo muito lindo, delicado e organizado por aqui, parabéns! Já estou te seguindo viu? :3
    Um super beijo pra você e muito sucesso! <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Assino em baixo desse post de forma que concordo com todas as dicas que você deu. De fato, todas elas influenciam na forma de conquistar novos leitores. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
  4. Amando este post, ótimo para abrir os olhos de muitas blogueiras por aí.
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Verdade tudo o que voce disse os erros de portugues matam kk as vezes desisto ate de ler os post de alguns blogs por esses erros, tambem como voce disse tem blogs por ai que as imagens estam graaandes demais ou pequenas demais e fica hoooriveel!

    Blog: Maluca por Estrelas
    http://malucaporestrelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O que mais me irrita sem dúvida são os erros de português.Dá vontade de ir na casa da blogueira,e pagar uma aula particular pra ela kkkk
    E sério,eu amei o layout,ficou muito lindo!!

    www.divadecristal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Leslie , coisas que eu detesto são os gifs e selinhos que brilham, acho muuuuuuito infantil e irritante sabe ? E os erros de português é insuportável,perdemos a vontade de continuar a ler na hora :/
    Beijos ♥
    http://garotaantenadabr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dicas boas,faz 2 anos que eu blogo e gosto sempre de inovar a cada blog!Com assuntos que eu domino,lógico :)
    sonho-carolina.blogspot.com.br
    ac-imperfeita.tumblr.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o nome do blog, e o seu nome Leslie. Me identifiquei MUITO com o seu blog!
    Parabéns por ele, e pela dicas!
    Sucesso!
    beijos
    www.pontoemcomum.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas. O que mata mesmo são os erros de português

    drinkcappuccino.blogspot.com
    feitasdepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Você falou de pontos muito bons e que realmente devem ser levados em consideração, principalmente pesquisar o assunto antes de postar, eu já cansei de demorar 29382 horas procurando sobre certo assunto pra não escrever besteiras em posts. Nossa, preciso divulgar esse seu post, porque tem MUITA gente que ainda precisa ler isso e aprender.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. São ótimas dicas, tanto para quem está entrando agora na blogosfera, quanto pra quem já tem blog a mais tempo, é sempre bom estar mudando positivamente!
    É super importante saber sobre o que se vai falar no blog, ter domínio do assunto, não adianta falar sobre o que não se sabe!
    A primeira impressão é mesmo muito importante, eu quando vejo um blog com layout super colorido e piscando pra todos os lados, desisto de ler.
    Acho super legal blogueiras que são educadas e simpáticas, me esforço ao máximo para ser assim também!
    Beijos!

    http://subita--mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Le , vem ca me beija !
    eu tava louca por dicas , serio me beija <3
    nham nham sua fofa , obrigada por me divulgar !

    ResponderExcluir
  14. Nossa nunca tinha lido dicas tão esclarecedoras, eu tenho blog há 2 meses, e confesso que tenho certa dificuldade com português, mas depois do blog meu português melhorou muito em termo de interpretação. Como meus professores sempre dizem "para você escrever bem, tem que praticar". Amei o post, sério, você está de parabéns!

    Beijos linda!

    http://katdreamin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu bem, saiba que meu português também melhorou muitooo depois do blog, fora que eu também criei o hábito de ler :)
      bjos

      Excluir
  15. Gostei muito do seu post, comecei a pouco tempo e as vezes fico perdida, mas sempre busco pesquisar sobre os temas que uso nas postagem, com certeza o seu post vai me ajudar muito daqui pra frente ;)
    grande beijo!

    http://ladydiene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. o PUG BLOGANDO *--*
    Muito boas as dicas. Tem que responder mesmo os comentários e cuidar o portugues. Esse eu acho os essenciais :)
    boa semana :)
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  17. Nossa, concordo com tudo! Exatamente como eu penso!
    Quando vejo erro de português, e que percebo que não foi um erro de digitação, na maioria das vezes já fecho a janela. Ninguém é obrigado né? E quando a pessoa coloca um monte de fotografia geralmente fecho também (salvo quando estou retribuindo comentário). Se eu quisesse ver foto aleatória de tal coisa que está na moda, eu só colocava no google. Se eu entro em um blog é porque quero ler o que a blogueira tem a dizer sobre aquilo.

    Beijos
    http://enjoyyourcoffee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ótimas dicas! Só os comentários que eu ando deixando um pouco pra trás, respondo os mais importantes, os que fazem perguntas e tal. Até porque ando bem sem tempo, e se eu deixar de postar por causa dos comentários acaba o blog. hahaha. Beijos.

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  19. Dicas muito boas, estou começando agora então vai servir bastante !
    Conheçam :

    www.semlutasemvitoria.com
    facebook.com/semlutasemvitoria


    Vai ser um prazer te retribuir !

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas Leslie. Principalmente as duas primeiras, que muitas pessoas esquecem desses detalhes, inclusive eu, porque quando comecei a blogar não pesquisei nada sobre o assunto, só visitava blogs mesmo, e aprendi com a prática.♥

    http://piinkcookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. É fundamental cada citação das dicas que você
    citou no post. Responder aos comentários, na minha
    opinião é essencial. Uma forma de agradecer o carinho
    do leitor (a) outra que é super bom entrar num blog, ser bem
    recebido e saber que o dono ou a dona se importa com você.

    Beijos, aguardo seu comentário lá no blog viu ?

    letiiciamaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Amei as dicas , antes meus post's escrevia totalmente errado depois de um tempo eu melhorei muitooo tanto na escrita tanto nas fotografias . Amei suas dicas vou tentar praticar todas (já pratico algumas vamos ver se mantenho praticando todas haha)
    www.omundinhoquaseperfeito.com/
    Beijos da Ketty ♥

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelo post, ajudou muito http://thevinydiary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Você escreve muito bem, seu layout é lindo e sim passei horas lendo vários posts hehe.
    www.cacheandocommirellydarlen.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo