10 julho 2018

Cutilagem Russa: Você Sabe o que é?




 

A convite da assessoria Dani Brito Bureau de Comunicação, semana passada eu pude conferir no salão Expert Palladium um novo método para fazer as unhas, a chamada cutilagem russa. Neste tipo de procedimento a cutícula é retirada por meio de uma tesourinha especial, levemente curvada, o que diminui os riscos de cortes e fissuras, e como a manicura Betina Reitz disse, "[com a tesoura] é possível tirar a cutícula com muito mais precisão. A técnica permite um acabamento bem melhor e com isso, prolonga a esmaltação".

Antes de experimentar tal técnica, conversei rapidamente com a manicura e instrutora Fernanda Liciotti, responsável por trazer a cutilagem russa do seu país de origem Rússia, para o Brasil, e ela disse que a cutilagem é considerada a mais saudável do mundo, ou seja migas, já é possível fazer as unhas sem ter que arrancar os bifes para a janta, mas, de acordo com a Fernanda, para que o resultado seja eficaz "é necessário a técnica correta". Então, nada de pegar qualquer tesoura por aí e achar que pode sair futucando a cutícula, lembre-se de que as nossas unhas só serão bonitas de verdade se estiverem saudáveis, portanto, ao experimentar a cutilagem russa, procure um(a) profissional capacitado(a). A Betina, já mencionada no começo do post, foi quem me atendeu no Expert Beauty Center. Ela foi aluna da Fernanda Liciotti, e até então, com ela, há apenas duas manicuras que fazem cutilagem russa em Curitiba.

Cutilagem Russa: Procedimento

A Betina começou lixando minhas unhas e empurrando a cutícula com o uso de uma espátula. A cutilagem russa não exclui completamente o uso do alicate, por isso, primeiro a Betina usou a ferramenta para tirar o excesso de pele e cutícula na laterais da unha. Depois, para retirar a cutícula na curvatura abaixo das unhas, foi usada a tesourinha. Confesso que fiquei um pouco receosa, mas, logo o sentimento passou. Percebi que o uso da tesoura é muito menos agressivo que o do alicate. Após a retirada da cutícula, que eu garanto, é um processo super tranquilo, a Betina finalizou as unhas como de costume, com a passada de esmalte. Vou deixar aqui um vídeo bem rapidinho do processo da cutilagem russa, queria ter gravado mais, mas infelizmente eu estava sem a ajuda do meu companheiro de trabalho (vulgo, meu marido) e é difícil gravar ao mesmo tempo em que se faz as unhas das mãos, haha.


Dentre todas as informações que a Betina me passou sobre a técnica, uma em especial eu fiquei muito feliz em saber, é que a cutilagem russa retarda o crescimento da cutícula, pois, como ela foi retirada de forma plena, tal pele demora mais a crescer. Sem dúvida, a cutilagem russa promove um acabamento de qualidade e dá mais beleza às unhas. Aqui em Curitiba a cutilagem russa já está disponível no Expert Beauty Center do Shopping Palladium. Ainda sem preço fixo, a previsão é de que o procedimento para as unhas das mãos custará entre R$35 e R$40.

Deixo aqui meu agradecimento de coração à Dani, que me deu a oportunidade de experimentar essa nova forma de fazer as unhas, e à Betina, que é uma ótima profissional e já me conquistou também como pessoa.

E você que está lendo este post, já conhecia a cutilagem russa?


40 comentários:

  1. Vi a foto no seu instagram e vim correndo saber mais sobre essa nova técnica e achei muito interessante.E as suas unhas ficaram lindas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafa! E fico feliz que vc tenha vindo do Insta conferir o post!

      Excluir
  2. Oi, Leslie!
    Eu não conhecia essa técnica, mas achei muito legal.
    A minha cutícula cresce muito rápido e eu sempre acabo com uns machucadinhos nos dedos por ela ser muito fina. Gostaria muito de conhecer a cutilagem russa. Espero que ela venha para a minha cidade.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mari, pelo que conversei com a manicure, essa técnica é ótima pra quem tem as cutículas finas. Já tem manicures capacitadas em boa parte do país que faz cutilagem russa, procure na sua cidade ;)
      Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Gente que diferente! Não sabia dessa técnica mas fiquei feliz em conhecer. Eu, particularmente, não costumo tirar cutícula das unhas das mãos, só empurro. Mas essa técnica parece bem útil para quem tira.
    Parabéns pelo post, sempre muito claro e bem escrito! Você me inspira, Leslie! <3
    Beijos!
    Tamara

    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu ainda não conhecia essa técnica? E olha que eu sou manicure!kkk Mas, ainda estou um pouquinho receosa, será que essa moda vai pegar nos outros salões? De qualquer forma, adorei o video e resultado <3 bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A técnica têm sido espalhada pelo Brasil por meio do curso de cutilagem russa. Logo terá essa opção em vários salões por aí.
      Eu acho o trabalho de vcs manicures divino. Beijo!

      Excluir
  5. Que diferente. Não conhecia essa técnica não.
    Achei bem bacana.
    bjsss
    www.andressamonteiroblog.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ela retira toda borda mesmo. Mas, não falam que se tira tudo faz mal para saúde da unha? Nunca entendi direito o time de quem tira, do time de quem só empurra

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Van, a manicure me informou que existe sim uma camada de cutícula que não deve ser retirada, ou seja, a profissional deve tirar apenas a parte superficial da cutícula. Quanto a apenas empurrar, geralmente quem faz isso são pessoas que não gostam de tirar a cutícula por "n" motivos, dentre eles, por que muitos acreditam que quanto mais se retira, mais grossa a cutícula vai nascer futuramente.
      Obrigada pelo comentário querida.

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar! A unha fica super bonitinha. Eu normalmente só empurro a cutícula mesmo mas gostei bastante dessa ^_^

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo só empurrar, às vezes eu até prefiro nem tirar,principalmente quando vou fazer as unhas sozinha, me machuco muito com o alicate, mas confesso que eu gostei dessa técnica com a tesourinha.
      Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Não conhecia essa técnica, mas achei bem interessante.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leslie
    Pelo que percebi esse método é mais eficaz apesar de ser mais caro, mesmo assim eu não sei se aqui já tem esse tipo de procedimento, mas adoraria conferir pra ver a diferença.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mirian, já tem profissionais capacitados em boa parte do Brasil, talvez tenha na sua cidade também 😘
      Beijo!

      Excluir
  10. Eu já conhecia essa técnica por acompanhar as blogueiras russas de unhas, mas como não tiro cutícula, eu passo essa técnica. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa técnica, mas eu fiquei bem fascinada pois me pareceu tão fácil com essa tesourinha.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia essa técnica, mas adorei conhecer, também notei que é muito melhor que o uso do alicate, porque sinceramente, estou cansadas dos bifes que arrancam de minha pessoa kkkkk.
    Já quero experimentar essa técnica logo.

    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que legal, ainda não tinha ouvido falar dessa técnica! A muito tempo eu não retiro as cutículas, mas já que essa retarda o crescimento, é sempre uma boa opção. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca havia ouvido falar dessa técnica e realmente é incrivel. Confesso que não tiro as cuticulas porque as minhas não aparecem, mas é uma boa tecnica!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Leslie

    Nunca tinha ouvido falar, que interessante!
    Suas unhas ficaram lindas!
    Vou procurar por aqui quem faz com essa técnica!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei a ideia amiga, achei bacana e super válida de usar, já que dizem que não devemos remover por completo a cutícula das unhas e eu adorei a técnica, achei bem bacana.
    O ruim é que a cutícula deve estar um pouco grandinha para ser eficaz né? hehe
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  17. Eu acompanho bastante esse tipo de coisa. Gosto desse tipo de cutilagem sim, quanto menos "picotarmos" as peles, melhor. O ideal mesmo, é chegar no momento de não precisar mais usar alicate, mas isso exige muita dedicação na hidratação e esfoliação, coisa q eu ainda não dou conta de fazer, mas por tanto tempo tentando, minhas cuticulas meio q já saem assim, como ela faz, muitas vezes nem preciso do alicate, só a espatula já tira.

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    ResponderExcluir
  18. esse post salvou minha vida, amei e não sabia que existia hahaha procurarei uma mais próxima

    https://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa que bacana eu não fazia ideia desse nome e essa técnica o que eu mais gostei foi que retarda o crescimento.
    Eu tiro cutícula com alicate.
    Quando tiver essa técnica aqui vou fazer.
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha ouvido dessa técnica e fiquei bem curiosa. Agora quero testar já que costumo não tirar a cutícula com medo de me machucar
    suas unhas ficaram lindas
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não vi essa cutilagem aqui no RJ mas achei bem legal, uma pena que hoje já não removo mais a cutícula.bjss achei bem interessante

    ResponderExcluir
  22. Não entendo muito de unhas, tanto que nem pinto elas a anos, mas achei legal e vou até mostrar esse post pra minha irmã que é manicure. Será que qualquer pessoa pode saber essa técnica? Ou precisa de curso?
    Ninguém merece tirar bife da unha, dói demais.

    Beijos

    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Menina, que interessante! Eu não conhecia a técnica, mas já fiquei com vontade de procurar se tem algum lugar que faça aqui em recife (nunca ouvi falar mesmo). Eu até tento não remover mais a cutícula, mas não consigo deixar e termino sempre arrancando os bifes KKKKKKKKKKKKKKK Achei super legal com a tesourinha, mas, como tem aí no post, deixa esse procedimento pros profissionais, né? xD Suas unhas ficaram lindas, Leslie, amei o vermelhão do esmalte!

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  24. Bom saber desse novo método pq eu retiro bem minha cutículas antes de esmaltar. Muito bom!

    Bjkas!

    ResponderExcluir
  25. Não fazia ideia dessa técnica, mas é bem interessante

    Bjs

    Blog Adriane Quaresma

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem?
    Bem interessante a técnica!
    Eu parei de tirar as cutículas faz um tempo, mas sinceramente prefiro com elas retiradas.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  27. Não fazia ideia dessa cutilagem russa, achei bem interessante.
    Legal que demora mais para as cutículas crescerem né? Muito bom :)
    Eu também ficaria meio receosa de fazer, mas vendo seu vídeo ache bem tranquilo e suas unhas ficaram lindas!
    Obrigada por sempre compartilhar coisas legais com a gente ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia a técnica mais já fiquei apaixonada quando li que demora a crescer novamente. Tudo que queremos ner! Xero...

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  29. Leslie do céu! Que técnica diferente, achei bem interessante esse lance da tesoura diferenciada, assim realmente evita os bifes... rs Estou numa onda de não tirar mais as cutículas, fazendo o teste na verdade, para ver se me acostumo... já por três semanas que não as tiro, e tem dado certo. Gostaria de saber se tem dessa técnica aqui no Rio, pois fiquei curiosa mesmo e queria testar.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  30. Quando fiz meu primeiro curso de Cutilagem russa a alguns anos. Ninguém conhecia muito no Brasil. Realmente fico feliz que agora esse método seja visto e reconhecido pelas nails designers e pelas clientes.

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo