30 novembro 2018

6 on 6 Novembro | 2018: Minha Cidade!




 Última sexta-feira do mês e mais um 6 on 6 pra vocês! - até rimou, haha. O tema de Novembro é Minha Cidade, e apesar de morar aqui em Curitiba a uns vinte e três anos, eu ainda não conheço todos os pontos turísticos da cidade, mas, nesse post eu trago algumas fotos dos lugares que eu gosto muito de visitar por aqui, dessa forma, vocês poderão conhecer também um pouco da minha cidade, Curitiba, a capital do Paraná.


Começo pelo lugar mais conhecido da cidade, o Jardim Botânico. Em Setembro o tema do 6 on 6 me permitiu trazer apenas fotos do jardim para o desafio, mas, reparei que eu não havia colocado nenhuma imagem da estufa naquele post, e esse castelo de vidro é o ponto mais famoso do Jardim. Dentro da estufa há inúmeras plantas e é possível observa-las de perto. O parque abriga tapetes de flores que são inspirados em jardins franceses, claro que você não pode tirar as flores do lugar e levar pra casa, mas pra isso existem as floriculturas, como a Santa Gemma. O Jardim Botânico também abriga um Salão de Exposições e Auditório para apresentação de trabalhos artísticos e científicos que tem como base o meio ambiente, e um Museu Botânico para pesquisadores. 

Curitiba é a capital mais fria do país, em 2013 o termômetro registrou -6ºC e nevou por aqui, é comum que no inverno nossos parques amanheçam tendo geada no chão, mas ainda ainda assim há corajosos que vão correr e praticar exercícios físicos no parque logo cedo de manhã. Também acho lindo o Jardim Botânico no inverno e cheio de geada, mas, eu prefiro ele bem florido em dias de calor e com luzes especiais durante a noite. 

A única coisa que eu não concordo é que não é possível passear com cães dentro do Jardim Botânico, ao contrário do Parque Barigui, que é um dos parques mais famosos da cidade e recebe super bem os nossos animais de estimação.


Um parque também muito frequentado por aqui é o Passeio Público, ele é o mais velho dentre os mais de vinte e seis parques concentrados na cidade. O mais legal do Passeio Público é que ele fica no Centro da Cidade, então, em meio àquela correria diária de carros e pessoas na rua, tem uma área preservada com árvores e plantas nativas, um enorme lago e um mini zoológico com pássaros de várias espécies, macacos e até mesmo um ofidiário que abriga cerca de quatorze cobras.


Curitiba tem inúmeros centros gastronômicos, inclusive, temos um bairro conhecido por ter os melhores restaurantes de comida italiana, o bairro Santa Felicidade, e de acordo com o Guiness Book lá também fica o maior restaurante das Américas, o Restaurante Novo Madalosso, que oferece cerca de cinco mil lugares em uma área com quase oito mil metros quadrados. Já experimentei a comida do Madalosso, assim como de outros restaurantes de Santa Felicidade, como o Toscana, e posso dizer que é de lamber os beiços. O bairro é realmente o centro da gastronomia italiana, porém, é possível conhecer outros restaurantes tão bons quanto aquele que se encontra no Guiness, tudo depende da sua preferência. A Confeitaria Leve Sabor por exemplo, oferece um Café Colonial maravilhoso com bolos, pães, chás, tortas e um buffet de sorvete.


O Museu Oscar Niemeyer, ou popularmente chamado de Museu do Olho ou MON, é um dos pontos mais conhecidos de Curitiba. No MON não há apenas exposições artísticas, mas também encontros e eventos adjacentes que trazem Cultura para a cidade. O lugar é conhecido por Museu do Olho por causa desse edifício mostrado na foto, mas, de acordo com Oscar Niemeyer, o projetista do museu, o formato do prédio é para lembrar uma Araucária, árvores enormes que tem praticamente em cada esquina do Paraná. Porém, mesmo depois de especulações, a gente continua enxergando na construção só um olho mesmo. Isso é arte né?! Cada um interpreta conforme o seu entendimento.


Curitiba também tem inúmeras praças, que são locais super bem arborizados. E é interessante observar que em meio a prédios e asfaltos há uma praça bem cuidada e cheia de árvores. Aliás, a cidade é conhecida pelas suas áreas verdes e planejamento urbano, Curitiba tem o título de Capital Ecológica do país e a cidade mais sustentável da América Latina. Claro que temos lixo no chão, sujeira e falta de cuidado principalmente com moradores de rua, aqui não é as mil maravilhas, mas sem dúvida, em dia de calor ou cansaço extremo, descansar em uma praça no meio do centro da cidade faz toda a diferença. Além disso, acredito que a arborização ajuda muito a manter o ar mais leve para respirar no meio de tanta poluição urbana. A área verde da imagem acima é a Praça Tiradentes, em frente a essa praça sai o ônibus da Linha Turismo, que circula pelos principais pontos turísticos da cidade. E para terminar o desafio, a foto abaixo resume Curitiba, uma cidade muito bem arborizada e envolta pela natureza.


Espero que tenham gostado do tema do 6 on 6 desse mês, eu queria trazer mais fotos e curiosidades sobre a cidade, falar sobre o nosso sistema de transporte público que eu acho único, a Tuboteca, nosso Festival de Teatro... Porém, não é possível conhecer Curitiba diante de seis fotos, por isso, quando tiver a oportunidade venha visitar a cidade. Os curitibanos são conhecidos por serem mal-humorados, mas a verdade é que nós somos apenas discretos e reservados, depois do primeiro "oi" ou "bom dia" a gente se solta, haha. Não tenham medo de nós!

Visitem também as outras participantes do projeto 6 on 6 e conheçam mais cidades.
Hey, Maria! | Delírios Cotidianos


20 comentários:

  1. Quanto ponto turístico lindo! Adorei conhecer um pouco mais sobre a sua cidade, e meuuu sonho de princesa é um dia conhecer ai (principalmente no inverno haha). O jardim botânico eu já havia visto fotos e achado muito amorzinho <3;

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  2. Muitoooo lindaaa! Quero muito conhecer! Sou de SC bem pertinho espero em breve por ir passear por aí!
    Beijos
    https://oneoffjulia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leslie! Que bacana, eu adorei o seu 6 on 6. Tenho muita vontade de conhecer Curitiba, sempre acompanho muitas pessoas que moram aí e acho o máximo hahaha. Se fosse para mim fazer um 6 on 6 eu não faria ideia do que colocar da minha cidade, conheço quase nada! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  4. eu visitei Curitiba no ano passado e ADOREI! passei um feriadao conhecendo a cidade e me apaixonei pelos parques, restaurantes, tanta coisa super bacana que tem pra fazer por ai

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Curitiba deve ser linda! Amei as fotos e conhecer um pouco mais.
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  6. Ahh gostei de conferir sobre e conhecer mais um pouco no seu post.
    Eu tenho vontade de ir a sua cidade, minha prima já foi há alguns anos com a família dela e eu amei as fotos. Gostei principalmente do jardim.
    Beijos!
    www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Leslie!
    Eu nunca fui para Curitiba, mas quando era pequena visitei alguns parentes que moravam em Maringá e Londrina. Lembro de ter reparado como as cidades aí eram bem arborizadas. Isso faz toda a diferença né? É bom poder ter contato com a natureza no dia-a-dia.
    Quero muito programar uma ida praí. Fica há umas seis horas da minha cidade. Quem sabe num feriadão dá pra ir e aproveitar bem né? :D

    Rê | Rivière du Souvenir

    ResponderExcluir
  8. Oi Leslie, tudo bem?
    Dizem que Curitiba é uma Porto Alegre (minha cidade) melhorada, então tenho curiosidade de conhecer. O meu problema é com a chuva hahaha! Chove muito por aí, né?
    Adorei as fotos. Acho o Jardim Botânico de vocês maravilhoso (e fotogênico). Também adoraria conhecer o Museu do Oscar Niemeyer.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Que lindeza a sua cidade Leslie.Morro de vontade de conhecer aí.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Genteeeeee, qro ir pra Curitiba!!!
    Me espera hehehhe

    sério, amei as fotos, são super convidativas!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Impossível não se apaixonar por Curitiba, né? Alguns amigos meus foram e disseram que é maravilhoso! Adorei seu post, Leslie.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Leslie, nunca fui a Curitiba, mas morro de vontade. Ô cidade linda!
    Adorei suas fotos!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Sonho em conhecer Curitiba! Suas fotos são incríveis, viu? Acho um charme. Aliás, seu blog todo é. Adorei <3
    Beijinhos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  14. Oi Leslie, sua cidade é LINDA.
    Viver em um lugar como esses é como se fosse uma dose diária de inspiração haha. Parabéns pelas fotos, todas lindas <3

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Curitiba é uma cidade tão linda, né <3 Mas até agora eu só conhecia o Jardim Botânico, Leslie. Sua cidade é uma daquelas que quero conhecer logo e que moraria numa boa. Seria meu sonho que Guarulhos tivesse praças tão bem cuidadas assim.
    Ah, eu só vejo um olho também. Não tem como fugir hehehe

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  16. Sou louca pra conhecer Curitiba! Amei as fotos, amo esses desafios fotográficos. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  17. Ainda não conheço essa cidade, minha tia estudou aí por quase 2 anos se não me engano. Na formatura dela, eu não pude ir, mas minhas tias amaram conhecer. É um lugar e tanto! Gostaria de visitar um dia!

    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l Beijo.
    Nos encontramos toda seg, qua e sex.

    ResponderExcluir
  18. Meu sonho é conhecer Curitiba! Eu só passei pela rodoviária pra ir em outra cidade do Paraná mas a capital mesmo, eu sou doida pra conhecer!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  19. Faz mais posts mostrando sua cidade? Amei conhecer um pouquinho dela ❤

    O único lugar que já vi pela Internet é o Jardim Botânico que e bem lindo. Quero ir ai para poder ver mais lugares bonitos de Curitiba.

    Beijos

    http://www.boasdepapo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, amei!
    Fotografias lindas!

    Queria muito conseguir fazer algo assim, temas propostos para fotografar...
    Pensando seriamente em levar esse meu desejo mais a sério em 2019...

    Virei Planeta (antigo: Seja Frugal) ♥

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo