21 agosto 2020

O Estilo Shabby Chic na Decoração





Há um tempo atrás uma leitora comentou sobre o estilo Shabby Chic em um post aqui do blog, e pode parecer que não leio, mas eu vejo sim todos os comentários do blog, na verdade, eu passo o dia todo recarregando a página do ALP a fim de ver os novos comentários, eu só não os respondo por que a notificação não chega a vocês. Mas enfim... depois que essa leitora falou sobre o shabby chic eu fui procurar o que era o estilo e resolvi compartilhar com vocês esse jeito bem vovó de decorar ambientes.

Inspirado nos móveis e objetos bucólicos da antiga decoração campestre inglesa e francesa, em tradução livre shabby chic significa "chique gasto", pois o estilo traz itens delicados, porém, com uma estética desgastada e usada. A ideia é que a decoração fique romântica e com ar antigo.

Para montar um ambiente com o estilo shabby chic é possível comprar itens em brechós e utilizar mobília antiga e usada ou comprar artigos novos mas que já tragam em si o efeito desgastado e vintage. Além disso, a decoração shabby chic também pode ser composta por móveis provençais, como comodas bombê ou itens com a estética Luís XV. A mistura com o antigo e o moderno é bem vinda e o shabby chic pode aparecer nos detalhes.

Características do Estilo Shabby Chic


Cores Claras

O shabby chic pede tons pastéis e candy colors, e isso é vantajoso para quem deseja ter um ambiente amplo, pois cores claras tendem a aumentar visualmente a área e iluminar o lugar em que se encontram. E Ainda seguindo a cartela de tons suaves, estampas florais e xadrez fazem uma bela composição dentro do shabby chic, inclusive em papel de parede para sala e cortinas.

Aparência Rústica

Assim como o estilo shabby chic, os móveis rústicos também trazem um ar campestre e funcionam bem na decoração, principalmente quando se fala em arranjos para festas de casamento, caso a cerimônia aconteça por exemplo ao ar livre, a junção de móveis rústicos com o shabby chic torna a decor romântica e delicada, perfeita para um evento tão significativo quanto um casamento.

Gasto, mas não Estragado

Apesar de o shabby chic ter como principal característica objetos desgastados, eles não podem ter grandes danos a ponto de ficarem inutilizados, o conceito do estilo é uma estética usada, antiga e gasta, mas ainda assim o móvel precisa ser útil e relativamente conservado.

Pode ser que você já empregue o estilo shabby chic na sua casa ou em algum cômodo dela, pois o vintage ainda é um estilo bonito e vantajoso, e o shabby chic segue essa mesma linha em misturar o moderno e o antigo em um mesmo ambiente.

O que você acha do shabby chic? Confesso que amei conhecer a nomenclatura desse estilo que sempre achei super delicado.


19 comentários:

  1. Eu conhecia o estilo, mas não sabia o nome (socorro haha)
    Fica linda a decoração, ainda mais em ambientes minimalistas
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o nome desse estilo também, mas achei tão chic e lindo. Adoro essas coisas com cara de mais antigo e achei diferente ser um pouco mais gasto.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Que decorações mais lindas
    www.brunavirginia.com
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leslie!
    Eu gostei desse estilo de decoração! Mas confesso que achei super estranho os móveis serem desgastados haha. Não sei se teria coragem de usá-los! Mas tem muita personalidade :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi Leslie,eu amo esse estilo... É lindo demais...
    Amei seu post.. beijinhos

    Cátila Santos

    ResponderExcluir
  6. I love everything shabby chic! It's such an effortless style, and it never ages over time! I would love to have a shabby chic bedroom xo

    Gemma | Makeup Muddle

    ResponderExcluir
  7. Esse estilo é o mais fofo que já vi! Não conhecia por esse nome e já quero fazer essa decoração em casa.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que chamava assim, mas adoro, acho lindo demais!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. As Lolitas que amam esse estilo! Acho um glamour, ter uma casinha no campo toda em branco e cores pastéis... Mas imagina a poeira kkkkk
    Beijão!
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
  10. Leslie, a gente têm alguns móveis aqui em casa que seguem um pouco esse estilo e eu também não tinha ideia dessa nomenclatura. Aqui em casa, minha mãe na verdade, pediu para um especialista patinar o bar e a cristaleira. Eu acho lindo e bem romântico! Enfim, amei saber um pouco mais e com certeza, quando eu tiver o meu cantinho, vou aderir o shabby chic também. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu achei uma graça.
    Amo esses tons de cores e acho que fica uma decoração romântica. Não sabia desse nome, mas já vi algumas decorações no instagram e pinterest.
    Adoraria ter uns móveis assim aqui no ateliê que estamos fazendo aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Amei o estilo. Além de lindo, é sustentável também né, pois impede coisas antigas de ficarem no lixo, e estimula o reaproveitamento. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse estilo de decoração é linda

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia, amei saber o que é. Mas não é meu estilo. Parabéns pelo posto achei bem interessante 👏👏

    ResponderExcluir
  15. Eu acho super estiloso, mas não é bem meu estilo. Não sabia que tinha um nome! Eu prefiro os mais minimalistas e modernos, mas de cores claras também!

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    instagram.com/raquel_tips

    ResponderExcluir
  16. Acho lindo! Tenho um pouco desse estilo na minha casa, mas não 100%.

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir
  17. Eu acho tão lindo esse estilo de decoração e essa paleta. Eu ainda não tenho nenhum móvel com característica vintage, mas quando me mudar irei fazer um escritório pra mim nesse estilo.Esse estilo me Lembra tb aqueles filmes americanos que se passa em um campo etalz. Eu até pesquisei algumas referencias rusticas pro meu casamento mas não cheguei a aderir, pela dificuldade de achar coisas como queria e o preço, tava muito em alta essa temática. o banquinho é muito fofo.

    Beeijos da Tami <3
    Eu Milhazes

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo