07 dezembro 2020

Livro e Filme: Misery - Stephen King




Resenha livro Misery de Stephen King


Resenha: Livro Misery - Louca Obsessão de Stephen King


Mais uma resenha atrasada hein?! Nóis que lute. Terminei de ler Misery em agosto e entrei numa ressaca literária intensa, nem o romancezinho de Por Lugares Incríveis conseguiu me fazer voltar ao ritmo de leitura frequente que eu estava tendo antes. E apesar de Misery - Louca Obsessão não ser um livro fácil, não foi ele quem me causou a ressaca, mas, se não fosse por ela, essa resenha e comparação entre livro e filme já teria saído.

    Livro Misery
Paul Sheldon é um famoso escritor, conhecido principalmente por sua série de livros protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever o manuscrito do último livro da série, Paul se envolve em um acidente de carro, mas, para a sua sorte (ou não) ele é resgatado pela simpática enfermeira aposentada Annie Wilkes, que por coincidência (quem diria?) é também sua maior fã. Annie isola Paul em um quarto na sua casa enquanto ele se recupera, e por sua generosidade, o escritor deixa que ela leia seu manuscrito, porém, Annie acaba odiando o final de Misery, e diante de ameaças e torturas, faz Paul escrever outro livro. Mesmo ferido e debilitado, Paul terá que usar sua criatividade e esperteza para fugir de Annie e sua louca obsessão.

Gênero: Suspense/ThrillerPáginas: 353 | Nota: ★★★★☆Onde Comprar? Amazon

Acho que esse é o segundo livro do tio King que eu leio esse ano, e mais uma vez sua sina com finais cagados se repete. Não que Misery tenha um final ruim, mas alguém devia ter dito pro King: "Hey, para aí, já está bom!". Porém, ele insistiu em escrever um capítulo desnecessário, tudo bem, pelo menos não foi um final em aberto, foi só um sustinho, típico do autor, ou é eu que acho tudo muito imprevisível mesmo. E comecei falando do final.

Resenha livro Misery de Stephen King

Paul é um escritor genial, mas depois de um acidente de carro em meio a uma nevasca, ele se vê debilitado e preso, tanto ao seu manuscrito, pois ele escreve a série Misery, mas a odeia, como também não tem escolha e se submete aos "cuidados" repulsivos de Annie, sua autodeclarada fã número um. Paul basicamente foi sequestrado por uma pessoa desequilibrada, e o leitor passa a torcer por sua escapada. 

Como eu disse na introdução da resenha, Misery não é um livro fácil, na verdade, ele é escroto e repulsivo, mas como eu já estou acostumada a leituras mais densas, senti ânsia de vômito e tive que parar a leitura em apenas um momento (spoiler/selecione o texto para ler: a única cena que não aguentei é quando Annie espreme um rato com as próprias mãos, fazer o Paul beber água de pano sujo e cortar seu pé a sangue frio passou batido em comparação com o tal do rato). O livro é extremamente aflitivo, Stephen King conseguiu criar uma personagem/vilã que causa desconforto em todos os seus atos, pois mesmo quando ela parece calma e carinhosa, o leitor (e Paul) esperam sua fatídica explosão de violência. A leitura é angustiante e mais apreensiva do que se fosse com elementos sobrenaturais.


"Eu não tenho nada de que ter vergonha. Eu nunca sinto vergonha. As coisas que eu faço são para sempre, eu nunca fico remoendo esse tipo de coisa." - Annie; Pág.194


Apesar de ter achado que o finzinho do livro não precisava estar ali, como fã de suspenses, Misery foi uma ótima experiência pra mim, mesmo quando não estava lendo o livro, eu ficava matutando como Paul poderia sair daquela situação e qual seria o desfecho de Annie, chegava a discutir as opções até mesmo com o meu marido, que não leu o livro e só sabia o que eu havia lhe contado, haha.

Filme: Misery - Louca Obsessão


A adaptação cinematográfica tem a mesma base de roteiro do livro, mas com algumas mudanças, o que torna o filme muito (mas MUITO MESMO) mais tragável do que o livro. Em 1991, Kathy Bates levou para casa o Oscar de melhor atriz por seu papel como Annie Wilkes, e não é para menos, não sei se teria alguém melhor para dar vida à vilã


E tanto no livro quanto no filme é perceptível o delírio de Annie Wilkes e o vício de Paul Sheldon. Acho ruim quando um autor utiliza de doenças psíquicas para construir personagens maus, mas no caso de Annie, eu fiquei em dúvida se ela era má e agia de forma tão inescrupulosa por causa de alguma doença psicológica, ou se era seu caráter duvidoso falando mais alto. É visível que ela sofre, mas o jeito como ela lida com isso é que é o problema, o que acaba a tornando uma pessoa digna de pena, e ao mesmo tempo, de medo.

Recomendo o filme pra quem quer assistir um terror aflitivo sem influência sobrenatural, porém, se você tem estômago forte, passe direto pelo filme e leia o livro, a experiência será infinitamente mais abrangente.


20 comentários:

  1. Ahhhhhh ♥ Amo! Mas nunca li o livro (vergonha), mas tá na hora de eu mergulhar nesse universo do Stephen King. me deu vontade de ver o filme de novo.

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito do Stephen King mas nunca tive coragem de ler nenhuma obra dele, só vi adaptações para o cinema como A Espera de um Milagre.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Não invento de ler algo do King por duas razões, pelo gênero que ele escreve e por conta de meio que uma piada que diz que ou as pessoas não tem um livro do King ou tem vários, e do jeito que o homem escreve eu prefiro economizar uma grana :D

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Faz muito tempo que quero ler algo do Stephen King, desde algumas resenhas que eu vi da Joici Rodrigues do canal Ler Até Amanhecer, quando ela resenhou O Cujo. Fiquei interessada para entender a Annie. Vou assistir o filme e se eu gostar, vou querer o livro <3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Ei, Leslie, tudo jóia? Stephen King é um escritor muito aclamado, né? Mas também é um autor que às pessoas utilizam do 8 ou 80. Eu nunca li nenhum livro dele e acho que não tenho coragem, então, amiga, parabéns! Essa antagonista parece ser repulsiva, misericórdia, não vou nem me estender. E o tive que ler o spoiler e misericórdia de novo, é demais pra mim. Mas eu acredito que as obras dele sejam maravilhosas para quem gosta do gênero, beijo!


    Books House

    ResponderExcluir
  6. Wow! This book looks so amazing. I would love to read it for sure.
    Wonderful Post! Have a great day!
    Rampdiary
    Beautyandfashionfreaks

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro, menina deu até vontade de voltar a ler. Ultimamente a rotina está tão corrida que tenho deixado para lá! rs
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas fiquei interessada. Vou tentar assistir ao filme!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Não vi ao filme e nem li o livro, mas pode ter certeza que vou conferir! Eu adoro as obras do King, então mais um na lista para poder ver. xD

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Ultimamente tenho visto muita gente falando dos livros do Kinh e acho que é a primeira vez que vejo algo dele por aqui, gostei de saber que leu mas, são livros que ainda me deixam com a pulga atrás da orelha, nunca li mas, ainda não é meu momento, vou tentar me aventurar em alguma leitura dele em breve, espero que ano que vem eu consiga.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O único filme que já vi do Stephen King foi Christine, assistia muito quando era criança, deve ser por isso que hoje em dia não curto terror não hahahahahha.
    Já tive muita curiosidade em ver Louca Obsessão, mas o medo é maior HAHAHAHAHA
    Enfim, achei bem legal você falar tanto do livro quanto do filme, ótima resenha Leslie :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leslie!
    Apesar de admirar o Stephen e suas obras, eu nunca li uma completa. Comecei a ler um livro dele anos atrás e nunca terminei haha. Hoje, não faz mais o meu estilo.
    Eu selecionei o texto e fiquei horrorizada!! Eu não teria estômago forte pra ler isso haha. Que bom que o filme foi fiel em vários aspectos!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  13. Nossa parece ser um livro ótimo, que envolve sentimentos e obsessão
    não conhecia ainda, mas já está na listinha para leitura! =)

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Leslie.
    Meu problema como o autor são os começos, acho muito arrastados e nunca chegam a lugar nenhum. Mas da metade em diante a coisa sempre melhora e devoro. Esse eu ainda não li e nem sei quando lerei porque não sou muito fã dele hehe. E nem sabia que tinha o filme.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Olá Leslie,
    Acredita que não sabia da existência do filme. Mas considerando que nunca me aventuro em filmes do gênero, nem me desperta curiosidade também. Apesar disso gostei muito de ler sua resenha do livro. Só li um livro do autor inteiro, e acredito que parei nele exatamente pelo final péssimo que encontrei. Final ruim acaba com a leitura para mim, e acabo com medo de isso se repetir. Descobri que esse não é o livro para eu dar nova chance.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Leslie,
    Infelizmente esse não é um escritor que me encanta. Li um livro horrível dele (A Hora do Vampiro) e nunca mais quis ler nada kkkkkkk. Mas ando pensando em escolher uma das muitas obras dele e dar uma chance... Muito boa sua resenha, com certeza esse livro e filme são pesados pra mim...
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Tudo bem?
    Adorei a resenha do livro, você exemplificou bem o livro, tenho admitir neste ano 2019 não lê muito, apesar ter ficado mais tempo em casa.
    Olá
    Tudo bem?
    Gente amei seu blog, essa postagem muito maravilhosa, amei muito parabéns.
    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Nunca li Stephen King acredita? Já li alguns autores parecidos mas nada dele.
    Gostei da resenha e a temática do livro é bem interessante.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  19. I like Stephen King books but I didn't read that one. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/scentxplore-2020-first-virtual-niche.html

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti o filme e me lembro de sentir essa mesma aflição, no filme eu sempre achei a personagem bem construída, mas o livro eu ainda não li. Adorei sua análise e acredito que minha aflição aumentaria bem mais na leitura hahaha

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo