18 janeiro 2021

Parque Vista Alegre e Parque Tingui | Curitiba/PR




Parque Vista Alegre

Iniciando os trabalhos do projeto 100 em 1, no último sábado eu e meu marido fomos visitar dois parques, o Vista Alegre, que até então nem sabíamos da existência, e o Tingui, que já tínhamos ido há muito tempo atrás. E esse post é pra compartilhar algumas fotos e informações sobre os lugares, para que ao fazer uma visita à Curitiba/PR você possa incluir esses parques no seu roteiro. Lembrando que todos os 33 parques da cidade são abertos ao público e gratuitos, incluindo o famoso Jardim Botânico e a estufa de vidro.

Parque Vista Alegre


O parque Vista Alegre é relativamente novo, pois foi inaugurado em 2015 e eu ainda não o conhecia pessoalmente. O parque tem uma área bem pequena se comparado a outras matas abertas que se localizam em Curitiba, mas ele é acolhedor e agradável, pra quem não gosta de fazer longas caminhadas o parque Vista Alegre é perfeito. Logo na entrada há um playground, e andando mais a frente é possível encontrar o mirante de uma cachoeira.


O parque Vista Alegre possui caminhos de mata fechada com grandes árvores, mas ao mesmo tempo também oferece gramados a céu aberto, tornando possível que os visitantes fiquem à vontade para fazer picnics, levem uma churrasqueira grande ou pratique esportes ao ar livre. Além disso, por ser um parque pequeno e novo, poucas pessoas o conhecem e ele não gera aglomerações.

Cachoeira do Parque Vista Alegre

Um dos pontos que merecem atenção ao visitar o parque Vista Alegre é a falta de comércio por perto, ou seja, leve sua garrafinha de água, pois no local não será possível adquirir nada. O parque também não tem banheiros públicos (eu pelo menos, não achei), e não esqueça em hipótese nenhum o seu repelente, eu esqueci o meu e já faz cinco dias que sigo num ritmo frenético em coçar as minhas pernas. É de se esperar que em meio à vegetação haveria um ataque de mosquitos, e além de esquecer o repelente eu ainda usei uma vestimenta que deixava grande parte do meu corpo à vista dos chupadores de sangue. Parabéns Leslie, parabéns!

Passeio Parque Vista Alegre

Parque Tingui


O parque Tingui fica bem perto do Vista Alegre e é conhecido por abrigar o Memorial Ucraniano, onde há uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, a original foi construída no século XIX por imigrantes ucranianos na Serra do Tigre, em Marechal Mallet, que fica aqui mesmo no Paraná. A igrejinha expõe ícones religiosos, pêssankas (ovos pintados à mão) e outros itens artesanais típicos da cultura ucraniana. Mas infelizmente, por causa da pandemia, no momento a igreja segue fechada.

Memorial Ucraniano

O parque Tingui tem uma área verde enorme, onde é possível praticar atividade física, caminhar com o seu pet, se reunir com os amigos ou simplesmente curtir o momento em meio a natureza. Nessa visita eu e meu marido até conseguimos observar uma capivara do outro lado do rio.

Capivara em Curitiba
Parque Tingui

Mas, apesar de também ser muito agradável, o alerta é o mesmo, leve repelente e use uma roupa e calçado confortável, principalmente se você quiser dar uma volta completa no parque, pois ele é grande e a caminhada pode cansar.

Nesse mesmo dia nós conhecemos também uma panificadora diferente, pois nos perdemos ao voltar pra casa e eu estava com fome, haha. Com certeza o projeto 100 em 1 têm nos tirado da nossa zona de conforto, e esse é só o começo.

18 comentários:

  1. O parque parece ser mesmo muito bonito! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu adoro essa ideia do projeto! Achei os parques muito bonitos e, é claro, me deixou com muita vontade de visitar... se um dia eu for no seu estado, com certeza vou querer visitar os parques;)
    Acho muito interessante o fato de esse primeiro não ter comércio porque assim o ambiente fica mais tranquilo.
    Amei o post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leslie
    Não sei se está certo mas eu lembro que Curitiba tem uma média de 26 parques pela cidade. Eu fui em alguns quando visitei, mas nenhum desses dois, infelizmente o tempo que eu fiquei foi bem pouco e não deu pra conhecer tudo. Mas eu acho o lugar maravilhoso e cheio de harmonia, com certeza é uma viagem que eu adoraria fazer outra vez.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leslie,
    Que fotos incríveis! Me deixaram com uma sensação muito gostosa e bem natureza mesmo. Também sou a rainha de esquecer repelente, então adorei o seu comentário hahaha ainda não conheço Curitiba, mas tenho muita vontade. Está nos planos pra pós-pandemia!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  5. Que lugares lindos!!! Fiquei babando aqui.
    Tô morrendo de vontade de voltar a sair, conhecer lugares novos, mas com a pandemia eu quase não tenho saído de casa. Se Deus quiser, isso é algo que em breve começará a mudar! #Oremos

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço sua cidade mas fiquei encantada com esse parque. Tão bom ficar em contato com a natureza.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    obs: Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leslie.
    Adoro seu senso de humor nas postagens. Me identifico muito hehe. Achei as fotos lindas. Aqui na minha cidade os parques ainda estão fechados. Vamos ver se agora com a vacina voltam a abrir hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá, fiquei com vontade de conhece todos esse parques, quem sabe algum dia 😊
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Dá até tristeza de ver fotos desse lugar fresquinho com o calor do cão que tá aqui.
    Todo cheio de árvores, e aqui meus vizinhos deram cabo das árvores tudo.
    Super queria um parquezinho perto de casa, as crianças da família iam amar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Eu vi no seu instagram, que pesadelo ser picada por um monte de pernilongos xD. Aqui em Belém isso acontece demais, é normal de área com mata. O local é maravilhoso, a vista é linda, mas confesso que não gosto da ideia de não ter banheiro público, é meio ruim se fica distante dos lugares.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leslie

    Estou precisando fazer um projeto desses. Há tantos lugares por aqui mesmo no RJ que eu ainda não conheço.
    Adorei a réplica da igreja no Parque Tingui, muito bonita!
    Que bom que foram passeios agradáveis apesar dos mosquitos! Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Morro de saudades de Curitiba, só visitei o Tingui. Quando voltar quero ir no Vista Alegre também.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  13. Leslie! ♥ Apesar de não ter o hábito de visitar Parques aqui no Rio (e espero mudar isso), eu amo esses pontos turísticos. O último que visitei aqui no Rio, foi o Mirante da Floresta e gostei bastante. E no meio de uma Pandemia, são os melhores locais. A gente acaba conhecendo mais de perto a natureza e de forma segura! E nossa eu sou a rainha de esquecer repelente hahaha. Os mosquitos fazem a festa hahaha! E acredita que eu morro de medo de capivara? Vejo de longe, acho fofo, mas não chego muito perto não hahaha. Aqui perto de casa, tem um bosque para caminhar e quando vejo que elas estão lá, dou a meia volta hahaha. Enfim, adoro a ideia desse Projeto. Tão bom para a gente fazer roteiros futuros. Espero poder viajar em breve! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  14. Que lugar mais lindo! Muito bom visitar lugares com bastante natureza. O passeio parece ter sido muito legal.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  15. Oi Leslie, tudo bem?
    Preciso dizer que Curitiba é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer. E que lugar lindo! Deve ser incrível tirar um dia e fotografar por aí.
    ps: seu tipo sanguíneo é O? Dizem que esse tipo sofre mais com os mosquitos. Sou O, e digo, mulher, parece que só existe eu no recinto.
    bjus
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  16. Aiii aí em Curitiba tem tantos parques lindos, amei! Já está arrasando no projeto!

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei esse post!!!
    Eu nunca fui em nenhum desses parques e assim como você eu nem fazia ideia do Parque Vista Alegre, caramba já quero visitar!
    O Tingui tenho muita vontade de conhecer, sempre vejo o pessoal passeando lá, o Memorial Ucraniano deve ser lindo! Eu gosto da cultura ucraniana que é bem parecida com a polonesa.
    Adorei as fotos :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OI.
    Amei esse lugar que foi conhecer, amo lugares com muito verde, acho uma beleza exuberante.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo