31 maio 2021

Resenha: Livro Honra Pirata de Helena Grillo




Resenha livro Honra Pirata de Helena Grillo

Eu já tinha comentado aqui no blog sobre a pré-venda do livro Honra Pirata e então, a autora Helena Grillo me deu a oportunidade de tê-lo em mãos e poder conferir esse primeiro livro que faz parte da série Espadas e Pistolas.
Livro Honra Pirata

Desde bem pequena Marina foi rejeitada pelo pai e usada como cobaia em suas experiências científicas. Seu único conforto eram as visitas escondidas que recebia de sua irmã gêmea, Mônica. A adolescente já havia perdido as esperanças de ter uma vida normal quando seu pai perde o controle de um experimento e Marina viaja no tempo, indo parar no navio do temido Barba Negra. Diante dessa nova realidade, a menina é obrigada a amadurecer e lutar por sua sobrevivência em meio a piratas e ataques de inimigos, mas também passa a ter a oportunidade de conhecer o mundo, descobrir o amor e entender o que é a verdadeira amizade.

Gênero: Fantasia/Aventura | Páginas: 220 | Editora: Coerência | Nota: ★★★

Logo de início o leitor fica revoltado em relação a forma como Marina, a protagonista, é tratada. A mãe da menina morreu no parto e ela nunca foi desejada pelo pai, o que o faz usa-la como cobaia em seus experimentos científicos, e em um deles, que envolvia viagem no tempo, algo dá errado, Marina vai parar em um navio pirata, e sua irmã gêmea Mônica, aparentemente morre nesse acidente.

Por Marina ter sido criada dentro de um laboratório e nunca ter tido acesso ao mundo exterior, tudo o que ela conhece vem da televisão, e de livros que sua irmã levava pra ela escondido do pai. Assim, como pano de fundo, Honra Pirata nos mostra o crescimento da protagonista em paralelo com a temida puberdade. Quando Marina vivia presa no laboratório de seu pai, ela não precisava se preocupar com as descobertas naturais das quais todas as moças passam, mas ela acaba tendo essa experiência dentro de um navio pirata. E aqui entra a minha empatia por Sereia Negra, a capitã do navio e viúva de Edward Teach, o famoso Barba Negra. Sereia é mulher e precisa sempre se reafirmar como capitã dentro de um navio apenas com tripulantes homens, e a única forma que ela vê de fazer isso é com atos de violência, até que Marina chega e Sereia acaba sendo mais terna com a menina, ela entende seus dilemas femininos, mas nem por isso deixa de ser firme com a adolescente.

"Se é algo que eu não quero e, ainda assim, tenho que fazer contra a minha vontade, então é escravidão" - Inaiê; pág.68

E claro, também há as indagações do coração. Marina que antes não conhecia nenhum menino da sua idade, acaba sendo bem vista por dois. Confesso que fujo dos romances e sempre dou uma revirada de olhos nessas situações de primeiro amor, mas a autora conseguiu construir sentimentos, nada acontece de forma abrupta, o que me agradou bastante. Além disso, o romance não é o foco do livro, mas apenas uma consequência.

Inaiê é um índio brasileiro, primeiro amigo que Marina faz nessa aventura dentro dos mares. Inaiê também tem uma história triste, mas é um personagem destemido e digno de empatia. Já Mateo, é um ministro da Palavra de Deus que vive dentro do navio pirata, suas escolhas são sempre baseadas na Bíblia, no amor e no respeito, ao contrário da forma como age seus familiares.

"Marina é livre para decidir o que quer. Se ela te ama e te escolheu, lutar não adiantaria. Ela não é um prêmio, eu respeito suas decisões." - Mateo; pág.183

Marina é uma protagonista extremamente altruísta, ela viveu sem se preocupar muito com o rumo de sua vida, e a morte era uma certeza, afinal, ela sabia que a qualquer momento poderia falecer em algum experimento de seu pai. E ela transporta esse sentimento para sua nova vida como pirata, o que a faz correr inúmeros riscos para salvar a vida de outras pessoas. Além disso, a protagonista tem grande empatia e coragem, e no decorrer do livro é possível notar seu crescimento e autoconhecimento. Marina não perde a sua essência, mesmo que o ambiente em que ela viva não seja favorável para a sua bondade.

Resenha Livro Honra Pirata

É nítida a pesquisa cabal que a autora fez ao escrever o livro, ela consegue fazer menção a diversas culturas e lugares em um livro pequeno e fácil de ler. Helena escreve de forma fluída, com coerência e coesão. Honra Pirata é um livro de fantasia, mas verossímil no que se diz respeito a fatos históricos.

Todo início de capítulo traz como título o nome de um livro, muitas vezes um clássico, mas sempre uma obra conhecida. E isso faz referência ás leituras de Marina, pois ela relaciona o quote de um livro lido com alguma situação que ela passa dentro do navio pirata, e isso é bem legal por que quem lê com frequência vai acabar se identificando.

Resenha Livro Honra Pirata de Helena Grillo

As ilustrações do livro foram feitas pela própria autora, não são desenhos que tomam grande parte da obra, mas o deixa ainda mais atrativo, assim como a sua edição, que está belíssima e é de boa qualidade, com páginas amarelas e uma capa de encher os olhos.

Fico muito feliz quando leio bons livros de autores nacionais. No mais, fico aqui ansiosa aguardando o segundo livro da série, que de acordo com Helena, já está em desenvolvimento.

Você pode adquirir seu exemplar de Honra Pirata por meio do site da editora, ou na Amazon.

11 comentários:

  1. Ahhhhh que resenha belíssima, você sempre arrasa Leslie! Me sinto honrada por ter gostado do meu livro e impressionada como conseguiu transportá-lo para essa resenha em seu blog! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que máximo isso das ilustrações serem da própria autora! E parece que são lindas, né? Quanto talento! E também adorei isso dos capítulos terem nomes de livros, uma ideia muito bacana.

    Beijo Leslie :*

    ResponderExcluir
  3. Olá Leslie,
    Que legal esse livro, gostei muito da história dele e achei interessante a autora ilustrar o livro, normalmente são outras pessoas que fazem isso.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Leslie, tudo bem?
    Já de cara amei essa edição e saber que os desenhos no livro foram feitos pela autora já deixa um charme único no livro. Achei a edição bem bonita e fiquei encantada com o marcador falando um pouco sobre a autora, achei diferente e muito inovador, ainda não tinha visto marcador assim.
    Quanto a premissa da história parece bem interessante e gostei muito, com certeza estou aqui anotando a dica para ler em breve e quero tentar o livro físico rsrsrs
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. não conhecia! parece ser um bom livro!
    e já curti mais ainda porque vai ter sequência!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  6. Nossa tão bacana encontrar bons livros nacionais.
    Achei super interessante a temática, a resenha e as ilustrações. Eu leria, mas não esse ano já tenho uma lista e uma meta que segue em andamento haha, mas já li alguns livros nacionais e conheci algumas autoras pelo twitter é bem bacana.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Oi
    pelo que falou parece ser uma história fácil de ler, e leve apesar da protagonista ter sofrido nas mãos de seu pai, parece ser uma personagem corajosa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, gostei muito da sinopse.
    A capa é linda.
    Estou precisando retomar a leitura, dei uma parada nos últimos meses.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha do livro, eu amo livros de fantasia e aventura e gostei de saber mais sobre a personagem Marina, de cara percebo o quão ela é forte, pois não deve ser fácil perder a mãe e ter um pai que não a ama e nem a aceita... pelo contrário, a trata mal e a submete a experimentos científicos.
    Ainda bem que tem males que vem para o bem, pois com essa viagem no tempo, ela pode amadurecer e conhecer um pouco do mundo.
    Vou procurar esse livro para ler em PDF, achei o enredo de tudo interessantíssimo e com certeza vou aprender muito com a personagem!
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  10. Ei, Leslie, tudo bem! Eu sou apaixonada por coisas que envolvem piratas, tenho uma certa queda kkk! Eu achei o livro muito interessante pela sua resenha e também curti a edição do livro, está belíssima! Vou anotar a dica aqui para ler futuramente. A sua resenha ficou muito boa e conseguiu transmitir muito bem o que se passa na história sem nenhum spoiler! Beijocasss



    Books House

    ResponderExcluir
  11. Hey Leslie o/

    Amei a foto do post. A capa é linda e o trabalho gráfico parece ser compatível.
    E a sua resenha me deixou aguada para ler esse livro, ainda mais que é nacional!
    Ótima Resenha!

    Boas leituras,
    Karen Gabrieli | Apesar do Caos

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo