Uma das — milhares de — coisas que precisamos planejar quando se descobre uma gravidez, é o quartinho do bebê, e por aqui não foi diferente. Moro numa casa com dois quartos, e até então, um deles era destinado a guardar toda e qualquer bugiganga que um dia eu achasse que teria um uso relevante (mas nunca teve), por lá ficavam meu guarda-roupa, caixas de papelão com itens que eu não sabia onde guardar e mais outros cacarecos que o pessoal do Acumuladores Compulsivos me julgaria se visse. Resumindo, era um caos e eu mantinha a porta do quarto fechada pra ignorar a bagunça.
Mas aí eu me descobri grávida e com isso, eu e meu marido tivemos que encarar aquela zona que nós mesmos havíamos feito, o que não sabíamos, era que para tornar aquele quarto habitável, seria necessário fazer mudanças no resto da casa também. Começamos comprando um guarda-roupa novo, colocamos ele na suíte e nos livramos do antigo que ficava no quarto que agora, já dizíamos ser do bebê.
Os Móveis do Quartinho do Bebê
O guarda-roupa removido resultou em bastante espaço no quarto, mas para completar a limpeza, fizemos um remanejo de móveis e jogamos cerca de 60% das bugigangas no lixo. Depois foram feitas algumas reformas e claro, com o descobrimento do sexo, veio também as inspirações para a cor das paredes do quartinho, azul Escuridão com efeito de cimento queimado e amarelo Manteiga de Cupuaçu das tintas Suvinil.
Quanto aos móveis, foi uma compra sofrida, pesquisei MUITO, pois eu queria um berço com rodinhas, que viesse com colchão e fosse três em um, se transformando em cama futuramente. Também desejava uma cômoda bombê, mas seu estilo padrão curvado atrapalharia a movimentação no ambiente, então optei por móveis mais simples, exceto o berço, que encontrei exatamente da forma como desejava.
Também coloquei no quarto um balcão de cozinha que meu marido restaurou e ele tem um ótimo espaço para guardar fraldas e o bebê conforto. E ainda pretendo comprar uma poltrona Luís Xv para amamentar ou ninar o Ravi quando ele estiver dormindo no próprio quarto, já que por enquanto ele passa a noite no mini berço ao meu lado da cama.
Decoração: O Tema
Se preparar para a chegada de um bebê é como organizar um casamento, é necessário resolver muitas pendências para que tudo saia como planejado (apesar de que quando se fala em gravidez tudo pode acontecer, essa é a natureza!). Portanto, fica o conselho; você faz bem em abdicar de certas decisões supérfluas, e no meu caso, uma delas era escolher um tema para o quartinho do Ravi.
Escolher um tema significa que ao comprar as coisas do enxoval você vai ficar limitada a ele, e geralmente recebemos presentes aleatórios. Por exemplo, pode ser que você escolha decorar o quarto com elementos de safari, mas ganha um kit berço com desenhos de ursinho, não fazendo sentido nenhum para a decoração. Além disso, nem sempre você vai encontrar itens específicos com o tema escolhido no mercado. Por isso, preferi investir em itens neutros ou de menino, independente da cor ou padrão. Apenas o kit higiene do Ravi tem tema de "marinheiro", encomendei os itens de malha com as mesmas cores que usei para fazer as peças de MDF.
Nas paredes há apenas uma prateleira artesanal tripla com cordas de sisal e as placas decorativas de super-heróis que ficavam na sala, achei que o fundo delas combinou bem com a cor da parede. Lembrando que não crítico os pais que escolhem um tema para o quartinho dos filhos, mas pessoalmente, eu não quis me preocupar com isso e não me arrependo.
Tentei deixar o quartinho o mais simples, prático e funcional possível, não temos kit berço, ninho e eu também não quis comprar muitas prateleiras para colocar bichinhos de pelúcia e outras decorações que juntariam poeira. Alô rinite! E creio que fui feliz em deixar o quarto do Ravi aconchegante para a chegada dele.
Confesso que inicialmente fiquei assustada com o trabalho que teria para organizar tudo, mas quando terminamos eu só sabia babar nesse cantinho fofo com cheiro de bebê, por isso, quis escrever esse post com a minha experiência a fim ajudar futuras mães que não sabem por onde começar a montar o quartinho do baby, vai dar tudo certo!
O quarto ficou muito fofo. Amo essa ideia de pensar em móveis que possam acompanhar o crescimento do bebê. Aqui estamos começando a pensar nessas coisas pois as minhas duas irmãs estão grávidas.
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
O quartinho ficou liiiindo! O Ravi deve estar super feliz com todo esse cuidado. Amei as cores que escolheu <3 Com certeza vai ficar ainda mais lindo com os móveis que tu citou.
ResponderExcluirBom findi!
tipsnconfessions.blogspot.com
Own que coisa mais fofa!!!
ResponderExcluirOi Leslie! Ficou lindo e mesmo que tenha dado trabalho, com certeza o resultado foi gratificante.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oi!
ResponderExcluirO quarto ficou uma graça! E o quarto da bagunça é uma maravilha para guardar tralha até precisar dele para outra coisa né? É tão difícil abrir mãos das coisas que teoricamente vamos precisar algum dia.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Leslie, o quartinho dele ficou tão lindo. ♥ E acho que você fez a melhor escolha. Quando eu tiver um baby, com certeza vou pensar por esse ângulo em relação ao tema também! E poltrona para amamentar: já vi algumas bem lindas e as do Ateliê são perfeitas! :)
ResponderExcluirBeijos, Carol
www.pequenajornalista.com
Oi Leslie, o quarto do Ravi ficou lindo, amei os detalhes e que escolheu o tom de azul escuro para uma parede!
ResponderExcluirDeus abençoe sua gravidez!
Beijos ♥
http://www.silalmeida.com/
Gosto muito do simples que funciona, achei lindo o cantinho Ravi...
ResponderExcluirQue Jeová abençoe muito vcs
Abraços,
Alécia, do Blog ArroJada Mix
Leslie decorar o quartinho do bebê é maravilhoso. Amei ver que conseguiu deixar tudo do seu jeitinho e ficou muito aconchegante.
ResponderExcluirBeijos.
http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Quando eu estava montando o quarto do Joaquim também optei por fazer sem tema, e usar elementos de decoração para dar um "ar" de quarto de criança. Algo que senti dificuldade durante algumas melhorias na casa e montagem do quarto dele, foi realocar o meu escritório (trabalho home office), já que ele ia dar espaço para o quarto do baby.
ResponderExcluirE como o Joaquim dorme no meu quarto no mini-berço, o escritório continua no lugar dele e ainda estou decidindo o que fazer com ele hahaha.
Beijos
Gabe Pinheiro
gabepinheiro.com.br
Está tudo tão fofo, encantador e aconchegante a decoração está maravilhosa, adorei de verdade, da para ver o amor em cada detalhe
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Gente, que quartinho mais fofo! O Ravi vai amar. Amei ver os detalhes!
ResponderExcluirwww.blogminutodabeleza.com