Parto a jato após um rompimento de bolsa, amamentação romântica e um pós-parto limpo: mentiras que Hollywood te conta sobre o universo materno.
Round 6 é o assunto do momento, a Netflix liberou a terceira temporada da série e ela rapidamente alcançou o topo dos títulos mais assistidos do streaming no mundo inteiro. Sabemos que Round 6 tem um roteiro dramático e quase intragável, e a conclusão da história fica ainda mais complexa e profunda com o parto da 222, jogadora que entra na arena grávida. Mas, assim como inúmeras produções de entretenimento, Round 6 não escapa de mostrar um parto e pós-parto irreal. Vou levantar nesse artigo três mentiras da série com base nos episódios, ou seja, há spoilers nesse texto.
Parto a Jato Após o Rompimento da Bolsa da Jogadora 222
Existe o chamado parto a jato, aquele que toda mulher deseja ter, onde o bebê nasce rapidamente. Mas, na maioria das vezes o parto é um processo e ele pode ser longo. O parto tem quatro fases: (1) pródromos, que são as primeiras contrações sem que a mulher tenha dilatação efetiva. Depois temos (2) dilatação, quando o colo do útero se dilata gradativamente de 1cm a 10cm, o trabalho de parto ativo só começa após cinco a seis centímetros de dilatação, e isso pode demorar de horas à dias. (3) Expulsão é a fase em que o bebê desce pelo canal de parto depois que o útero alcançou 10cm de dilatação, aqui a mãe sente contrações mais fortes e vontade de empurrar. A última fase é a (4) decquitação, com a saída da placenta.
Nenhuma das fases de parto inclui o rompimento da bolsa por que isso pode acontecer a qualquer momento durante o processo, e se a bolsa estoura logo no início, como foi o caso da Jun-hee (222), a gestante ainda pode ficar até 24h nessa condição antes que comece a fase de parto ativo. É mentira aquela correria para o hospital e o neném nascendo rapidamente logo após o rompimento da bolsa de uma personagem grávida.
Amamentação Romântica
No Brasil o ministério da saúde recomenda que as mães amamentem seus filhos até os dois anos de idade, e existe uma força-tarefa que acaba romantizando a amamentação, esquecendo-se que apesar de ser gratificante alimentar seu próprio filho, isso também pode ser frustrante e dolorido.
Jun-hee consegue amamentar a bebê de forma muito bonita e singela na série, e claro, isso é sim possível, nesse caso a cena não é de um todo mentirosa, mas muitas mulheres tem dificuldade para amamentar por diversos motivos, além daquelas que sofrem com mamilos rachados, "leite empedrado" e até abcessos nos seios. Se você está grávida, invista em uma consultora de amamentação, não tenha um conceito romântico sobre isso.
Pós-Parto Limpo
O puerpério é uma fase delicada para as pessoas que recebem o novo bebê na rotina familiar, mas pode ser ainda mais desconfortável para a mãe, que passa por alguns infortúnios físicos devido ao pós parto. Depois de dar à luz, a mulher sangra muito, o útero diminui de tamanho aos poucos e vai se auto-limpando, por isso puérperas usam absorventes grandes, fraldas geriátricas ou até calcinhas absorventes. Além disso, no caso de um parto normal, como foi o da Jun-hee e estamos abordando nesse post, pode haver lacerações na área genital, com cuidados médicos a mulher leva alguns pontos e cuida da cicatrização em casa.
Pode ser que Jun-hee não tenha tido laceração, mas ela com certeza estava sangrando, apesar de não haver nenhuma menção sobre isso nas cenas que se seguem, e entendemos o motivo, já que o foco do roteiro de round 6 não é esse. Mas, tendo em mente como realmente é um parto e um pós-parto, temos total noção de que Jun-hee estava extremamente fraca, possivelmente anêmica, cansada, com muita dor devido ao pé quebrado, talvez a uma laceração e os seios enchendo de leite.
A jogadora 222 estava exausta, mas ela não desistiu por que o corpo pedia descanso, assim que a filha nasceu ela se tornou mãe, e ela desistiu pela filha, ela se entregou para salvar aquela que lhe deu o título de mãe antes da morte. A realidade sobre a maternidade pode parecer mais pesada do que mostram os filmes e séries, mas só quem é mãe sabe o quanto tudo vale a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.