15 dezembro 2016

Livro - Caixa de Pássaros




A alguns meses atrás li uma resenha do livro Caixa de Pássaros em um blog literário (não me lembro qual) e logo percebi que deveria coloca-lo na minha lista de leitura, e foi o que fiz. Li o livro pelo aplicativo Wattpad e hoje venho trazer minha opinião sobre ele. Por eu ter lido em formato digital, acho muito justo que eu avise que a foto inicial que ilustra o post é da Julia, ela escreve nesse blog lindinho aqui. Ok. Créditos dados, vamos a resenha.

Malorie acaba de se descobrir grávida e logo também percebe que o mundo está ficando insano. A mídia passa apenas a comentar sobre notícias de pessoas que ficaram loucas, que se mataram e atacaram pessoas próximas depois de possivelmente ter visto algo. Ninguém sabe o que viram. Uma criatura talvez? A partir daí, as pessoas começam a ter medo de enlouquecer. Aqueles que conseguem sobreviver passam a viver enclausurados em suas próprias casas, evitam sair, papelão e cobertores cobrem as janelas, o que quer que seja que as pessoas vêem está a espreita lá fora. Por isso, o certo é não abrir os olhos.

Caixa de Pássaros se passa entre dois tempos. Durante a transição dos capítulos, o autor oscila entre descrever sobre como Malorie, uma forte mulher, no passado tentou viver grávida em uma casa com outros sobreviventes de um mundo apocalíptico. E usando uma linguagem no presente, ele descreve como ela tenta novamente procurar uma vida melhor seguindo o curso de um rio, e dessa vez há duas crianças com ela, seus filhos. E detalhe, todos com vendas nos olhos.


O livro fala sobre a loucura dos homens, e durante a leitura, eu acreditei que na verdade não existiam criaturas. Sabe o que é Histeria Coletiva? Pois então, essa era a minha teoria. Agora, sinceramente não sei mais de nada, haha. Caixa de Pássaros me lembrou um pouquinho o livro The Walking Dead, mas, em relação à qualidade de leitura, Caixa de Pássaros merece todos os melhores elogios acima de TWD. E já que falamos dele, vamos a uma análise usando como exemplo o The Walking Dead mesmo, lá nós sabemos que a ameaça são zumbis, mas em Caixa de Pássaros, nem os personagens sabem do que devem se defender, eles precisam deixar os olhos sempre fechados, por que sabem que abri-los pode ser perigoso. Josh Malerman, autor do livro, deixa que o leitor imagine o que são as criaturas, por isso, pode ser decepcionante para algumas pessoas não terem uma grande explicação sobre elas, e é por isso mesmo que acho extremamente necessário uma continuação dessa história.

 "O homem é a criatura que ele teme!"

Caixa de Pássaros brinca com os medos do leitor e os transporta para o medo dos personagens, por que querendo ou não, por várias vezes enquanto lia o livro, eu também me sentia com uma venda nos olhos. A leitura te deixa tenso e traz a mesma sensação de estar assistindo a um filme de suspense ou de terror. E apesar da narrativa se passar em dois tempos, em nenhum momento eu fiquei perdida na história, o livro é super bem escrito. Antes de começar a ler, eu tinha grande curiosidade em saber por que o livro tinha aquele nome, e descobri, e aliás, "Caixa de Pássaros" faz muito sentido na história.

"Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar às estrelas, se não podem erguer a cabeça para olhar para elas?"

Mesmo que eu não consiga fazer uma resenha completa e falar sobre a capa do livro e sua diagramação, ainda assim, posso falar da essência dele. Caixa de Pássaros traz uma história muito boa, e que pode ser estudada, porém, percebi duas lacunas que o autor deixa em aberto, uma delas creio que poderia ter sido melhor explorada por ele, por isso, de 0 a 5 minha nota é 4. No geral, gostei muito do livro. Sem spoilers, eu fico por aqui. Beijos de Leite e até o próximo post.

Me acompanhe nas redes:

14 comentários:

  1. Eu amei esse livro e estou com uma resenha programada dele, confesso que ele me surpreendeu por completo!
    Beijos 😘
    🎄 Feliz Natal! 🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  2. Oi Leslie, achei a história do livro tão interessante. Isso de não saber exatamente o que temer, do medo generalizado... Gostei muito da resenha, quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Estou pirando para ler este livro, não me deixa com mais vontade hahaha <3 ele está só esperando na fila da minha wish <3

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu ia ficar doidona com esse livro... as vezes parece mesmo q o autor brinca com nossos medos: quem sabe são os nossos maiores monstros, né!

    ♥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  5. É a segunda ou terceira resenha que leio sobre este livro, e fico mais curiosa.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Eita, parece bem pesadão! Não sou mt chegada nessas coisas de medos, porque sou extremamente paranoiada e cheia deles hahaha mas acho que o livro deva ser ótimo, o tema é bem forte e deve ser cativante x)
    Beijão!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi muito bem desse livro, mas não sei se teria coragem de ler. Eu achei tão forte!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal! Eu já tinha ouvido falar, mas não tinha lido nenhuma resenha! Arrasou demais, mesmo não fazendo muito meu estilo, tenho que admitir parecer bom.
    Um beijo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  9. parece muito interessante!!! gostei! Bjos!
    http://thaydreams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uau sempre pensei que esse livro fosse sem graça, mais a resenha me surpreendeu.

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas sempre priorizo outros! Agora, com a sua resenha, vou coloca-lo no topo da lista! <3
    Amei o blog. Beijos.

    Primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Leslie, tudo bem?
    Já vi muitos comentários sobre esse livro. Mas sabe quando você quer lê mas ao mesmo tempo, não quer? É tipo isso... hahaha. Amei a resenha!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi!! Eu também já li esse livro haha <3 Acho que temos algo em comum. Amei a resenha!

    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo