09 dezembro 2016

Tópicos Para Montar um Bullet Journal





 Eu conheci o Bullet Journal, ou BuJo, numa postagem no blog da Nayane Martins, e desde então tenho montado o meu Bullet da melhor forma possível e de acordo com as minhas necessidades. O mais bacana sobre o Bujo é que apesar dele originalmente ser utilizado em conjunto com um sistema de organização e ter certas especificações, como o uso dos "bullets", ou ícones, ainda assim ele não deixa também de ser um diário, onde as anotações e temas podem se adaptar a quem o usa, isso é bem mais legal do que as agendas comuns que são padronizadas. Na verdade, de forma resumida, eu diria que o Bullet Journal é uma agenda feita à mão. Então segue aí algumas ideias de tópicos que você pode colocar no seu BuJo.

Listas

Você pode montar listas que achar interessantes, como listas de filmes para assistir, séries que você acompanha e quais temporadas e/ou episódios já assistiu, wishlists de longo ou curto prazo e etc. Por exemplo, no meu Bujo tem uma lista de Filmes que eu pretendo assistir e depois de ver o filme eu dou uma nota para ele e anoto no diário, isso facilita na hora de trazer a resenha dele para o blog. Também tenho uma lista de lugares que desejo vistar, tanto lugares bacanas da minha cidade que desejo conhecer, quanto alguns que ficam mais longe. E pra completar, também mantenho no meu Bullet Journal uma lista com nomes de livros que li, dessa forma eu tenho uma ideia de como anda meu hábito de leitura.

Registro de Hábitos e Humor

Ter um registro de hábitos e humor te ajuda a monitorar sua saúde física e mental. Por exemplo, médicos aconselham que pacientes que sofrem de enxaqueca escrevam diários e anotem sobre situações estressantes que talvez tenham passado e como foi sua alimentação, tendo esse acompanhamento, por meio das anotações, alguns pacientes descobriram quais eram os gatilhos para que a enxaqueca começasse, tais gatilhos podiam ser café, angústia, chocolate... No meu caso, o registro de hábitos e humor tem me ajudado a monitorar minha ansiedade, mas isso será assunto para um outro post.


O registro pode ser diário, semanal ou mensal, você monta de acordo com suas necessidades e circunstâncias. Nessa matéria aqui, o site Buzzfeed disponibiliza algumas ideias de layouts que você pode copiar no seu bujo, mas é claro que nada te impede de fazer modificações que se encaixem melhor na sua vida. 

Espaço Para o Diário

O seu Bullet Jornal pode conter um espaço para ser usado como agenda, onde você pode utilizar os ícones originais, marcar eventos e tarefas a serem feitas. Porém, também é bem bacana ter um espaço para ser usado como diário, escreva ali suas frustrações, suas alegrias, faça uma lista de gratidão, escreva sobre coisas as quais você é agradecida, se gosta de desenhar, pode também deixar algumas páginas do Bullet para fazer rascunhos e ainda pode também fazer anotações sobre suas finanças. Essa parte do seu Bujo pode ser bem pessoal.

Blog Planner

Se você tem um blog também pode usar seu Bullet para anotar coisas importantes sobre ele. Caso precise de muito espaço e você tenha um registro diário ou semanal do blog, eu aconselho que use mesmo um Blog Planner pra que fique mais organizado, porém, se isso não se aplica a você, um espaço no seu Bujo para o seu Blog pode ser muito útil. Registre todo mês os números do seu blog para acompanhar o crescimento dele, você também pode reservar um espaço para escrever ideias para posts e anotações sobre resenhas.

Caso tenha um trabalho secular, também pode usar o BuJo para registrar coisas importantes sobre ele, como o número de telefone de fornecedores de aço inox, tecidos, ou qualquer outro fornecedor, bem como fazer anotações sobre o seu networking.


Tenho paixão por artigos de papelaria e organização, por mais que atualmente as coisas estejam tecnológicas, eu tenho um prazer enorme em fazer anotações e desenhos manuais, e isso me possibilita ter uma visão geral sobre meus afazeres e meus hábitos e o Bullet Journal é uma ótima ferramenta nesse caso, por isso, espero que tenham gostado das dicas. Aproveite que estamos em Dezembro e faça do Bujo uma agenda/diário para o ano que vem. Eu fico por aqui. Beijos de Leite e até o próximo post.

12 comentários:

  1. eu tenho um livro pra anotar os livro que leio, dou nota, opinião e destaco as melhores partes, como uma mini resenha pra mim mesma. Adoro a ideia do bullet journal, estou pensando em começar um em 2017. <3


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  2. Amei suas dicas, sério. Acho que fica tão bacana, quero fazer um para mim!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Já estou seguindo
    Beijokas
    dreamsdsweet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que o meu post te inspirou, e os seus sempre me inspiram! Amei os tópicos e não tinha pensado nele como um diário, gostei. Beijinhos...

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  5. Já vi vários diários assim e nem fazia ideia de que tinham um nome! Quero muito fazer um pra mim, adoro preencher listinhas e coisas. No diário que eu mantenho só desabafo sobre o dia a dia, e queria fazer listinha de filmes e coisinhas mais, e o planner também!
    Beijosss!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, já tentei fazer um Bullet Journal mas infelizmente não me adaptei, eu uso um planner comum mesmo pra isso :( eu acho tão bonita as inspirações que vejo na internet.

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post e vai ser muti util pra mim em 2017!
    beijos
    daniellaalessandra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Uau! Eu não fazia ideia que fazer esse registro de hábitos e humor poderia ajudar tanto. Adorei bastante a ideia e estou pensando em fazer também...


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Leslie eu AMO bullet journaling porque tentei The Happy Planner e tambem o Erin Condren e nada funcionou! Montar um bullet journal faz a vida fluir melhor, serio mesmo, voce consegue produzir mais, sem contar que e uma maneira linda de dedicar um tempo a voce :-) Amo muuuuuito!!!!!!!!!!!! Beijosssss

    ResponderExcluir
  10. OI LESLIE

    também sou dessas lokas por papelaria. Posso nem ver um caderninho que já quero carregar pra casa HAHAHAH
    não conhecia essa modalidade de journal. Achei eficiente, viu. Principalmente por ter um forte apelo visual, o que faz o dono das tarefas sacar logo o que precisa fazer/oque fez.

    quero o meu LOGO. Ver se enfim consigo me organizar nessa vids HAHAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  11. comecei a usar bullet journal esse ano e me ajudou muuuuito, sempre abandonava agendas e, o bullet como é a gente que vai criando, usei todinho. já comprei o caderninho para o de 2017.1 e já arrumei! hahahahahahahahaha
    :***

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo