24 janeiro 2017

Resenha: Livro Ansiedade 2 - Autocontrole





Em 2014, depois de muito sofrer e tomar mais de cinco remédios diferentes por dia, enfim eu havia começado um novo tratamento contra minha ansiedade e depressão, e não apenas eu, mas minha família também estava esperançosa com esse novo passo rumo a talvez uma "cura psíquica". E foi nessa mesma época que minha mãe me presenteou com o livro Ansiedade do renomado escritor Augusto Cury. Eu devorei aquele livro de forma completa, identifiquei meus problemas em vários pontos listados ali, passei a entender melhor o que se passava na minha mente e porque. Conhecer as teorias do Augusto, que também é psiquiatra e cientista, me ajudou muito a conseguir controlar melhor minha ansiedade e a lutar contra sentimentos negativos. O objetivo desse post não é uma resenha do primeiro livro, mas acho interessante contar pra vocês por que eu decidi comprar o segundo livro. Não sou fã de auto-ajuda, mas os trabalhos de Augusto Cury são como livros para estudos. Tanto meu exemplar do livro Ansiedade quanto o Ansiedade 2 estão cheios de anotações adicionais que eu mesma fiz por que escrever me ajuda a memorizar e estudar pontos importantes.


Assim como o primeiro livro, o Ansiedade 2 revela entendimentos psicológicos com uma linguagem fácil de entender, a leitura é leve e rápida. Achei que esse exemplar, ao contrário do primeiro livro sobre o assunto, demorou um pouco mais para chegar nas vias de fato, mas creio que talvez isso tenha sido necessário pra que houvesse, por assim dizer, um resumo do primeiro livro, para que o leitor pudesse relembrar termos e teorias antes de dar continuidade à linha de raciocínio que o segundo livro proporciona.

Eu não ia fazer uma resenha sobre esse livro, mas ele chamou atenção de outras pessoas enquanto eu o lia, até me perguntaram qual é o segredo do livro: "Como fazer para ter auto controle? Esse livro diz mesmo como conseguir isso?" então vou responder essa pergunta, e claro, sem spoiler. A verdade é que não existe uma poção mágica para se ter autocontrole, mas a gente sabe como isso é necessário em qualquer setor da vida, a própria bíblia cita o autodomínio como um dos frutos do espírito (Gálatas 5:22-23). Portanto, o livro não traz uma resposta direta, não existe uma solução simples para se ter autocontrole, mas é possível cultiva-lo para o seu próprio bem estar e daqueles que te cercam. O livro nos ajuda e nos sugere que possamos entender a nós mesmos individualmente para agir com autocontrole e provar da paz mental.


E se engana quem acredita que o livro se trata apenas sobre ansiedade, Augusto Cury fala sobre o perfeccionismo, relações interpessoais, sobre o tempo, tecnologia e os malefícios de pensarmos sem gerenciamento.  Indico muito estes livros quando tenho a oportunidade, tanto que o número um eu já emprestei pra pelo menos uns cinco amigos, e o número dois não perde em nada para o primeiro, tanto que eu aconselho que leia os livros em sequência, pois alguns termos usados no Ansiedade 2 são melhor explicados no primeiro livro. Para os amantes da psicologia, estes livros são um prato cheio para agregar conhecimento sobre a área, e para nós, que sofremos de ansiedade e inquietação mental ele é de grande ajuda para entendermos melhor o que acontece conosco e como podemos reverter a situação.


Espero que tenham gostado da resenha e de saber mais sobre esse livro que foi lançado a pouco tempo e já me conquistou, e de quebra ainda falei um pouco também sobre o primeiro livro, haha. Caso haja interesse, no Submarino tem os dois livros, o Ansiedade por R$10,43 e o Ansiedade 2 por R$14,90. O preço tá camarada e vale a pena. Beijos de Leite e até o próximo post.

Esta resenha não é uma publicidade e toda opinião aqui expressa é puramente sincera e verdadeira.
 *Os preços aqui colocados foram pesquisados no dia 24/01/17. Futuramente pode haver alterações*
Me acompanhe nas redes:


28 comentários:

  1. Menina que post hein?!
    Nos conhecemos há pouco tempo, então não sabia desse lado "ansiedade"
    Até certo tempo atrás eu não sabia o significado dessa palavra, de repente comecei a ter insônia e palpitações no coração (olha a ansiedade aparecendo).
    Gostei da indicação dos livros, vou comprar, espero ter bons resultados assim como você.
    Meu marido também vai gostar, ele sofre bastante com a ansiedade

    Bjs querida Leslie!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leslie,

    Também sofro com ansiedade e chego a ter falta de ar quando fico muito ansiosa para que chegue tal dia e etc.. como você é assim também?

    Quando estava em um grau na depressão não senti muito mesmo porque eu tomava muito remédio. Mas, o bom é que existem pessoas da família que nos tiram do fundo do poço não é mesmo?

    Gostei muito da dica de leitura.. vou ver para comprá-lo. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Leslie.
    Eu sou um pouco ansiosa. Minha mãe ama os livros do Augusto, esse eu não conhecia, mas gostei bastante. Beijos.
    https://juliabarrosoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah querido Augusto <3 Eu também sofro com a ansiedade, tem dias que eu perco noites de sono por causa disso, um médico já me passou um remédio recentemente para eu tomar quando eu sentisse muita ansiedade mas até agora graças a Deus a minha ansiedade está em 20%.
    Tenho tentado controlar meus pensamentos que é o que mais me deixa nervosa, ficar pensando em muitas coisas que eu teria que fazer, uma solução para isso foi planejar, eu anotava tudo o que eu ficava pensando de a fazeres e eu via que aquela coisa nem era tão importante ao ponto de tirar meu sono.

    criaturacrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro fala sobre o exagero de pensamentos Jennifer. Eu tbm tenho isso de pensar demais, e faço como você, anoto tudo e pondero sobre minhas tarefas e sobre o que eu precisarei de paciência pra resolver. Tenho certeza que você ia gostar muito desse livro.
      Beijo!

      Excluir
  5. Já vi várias vezes os livros dele, mas sabe que nunca tinha me chamado atenção??? Agora li a resenha e fiquei super interessada!!! Acho super válido esse tipo de livro, pra dar uma ~clareada~ na mente, sei lá, acho que preciso e vou amar x)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho super valido qualquer coisa que clareia nossos pensamentos e que nos transmite conhecimento. Tenho certeza que você vai mesmo amar esse livro.
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu li o primeiro livro numa época que estava tentando me entender, foi ótimo. O 2 já tinha visto para comprar, mas ainda não o adquiri, nem sei porque, pois é super em conta e o conteúdo aparenta ser tão bom quanto o primeiro.
    Gostei da sua resenha, salientou pontos importantes para entender do que se trata o livro.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  7. os livros de Augusto Cury são os melhores, já li vários, mas estte ainda não tinha lido vou procurar para ler

    amei seu blog e ja estou seguindo, te convido a conhecer o meu e se gostar segue lá tbm
    bjos

    dicasdachil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu que sou super ansiosa SEMPRE quis ler o primeiro livro, nem sabia que tinha um segundo, mas ja adorei, com certeza quero ler tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Preciso muito desses livros na minha vida. Amei!

    nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler nada desse autor..Mas gostei muito da resenha e fiquei interessada em ler esse livro..

    Dani Ramos
    www.donaengenhosa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou muito fã do Cury, acho que é por ele carregar essa estigma de autoajuda, porém adoro livros nesse nipe de "estudo".
    Me interessei bastante nesse sobre ansiedade, apesar de que eu já estudo muito o tema por outros meios. Se surgir a oportunidade adquirirei o livro. :D

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vou recomendar esse livro para uma amiga minha. Ela super precisa ler

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada do Augusto Cury, mas pelo que vejo, ele é queridinho de muitas pessoas. Acho que sempre torci o nariz para livros de auto-ajuda, mas depois que comecei a ter problemas (idade adulta chegou haha), passei a olhar com outros olhos bem mais compreensivos para esse tema. Agora, o meu problema com livros de auto-ajuda é outro, hehe: fico ansiosa para que o livro chegue numa resposta imediata. Mas acho que até mesmo ter paciência para ler o livro inteiro é uma forma de treinar o auto controle (e como você comentou, o livro não vai dar uma resposta definitiva. O importante mesmo é entender e refletir o problema)
    Você falar que de fato teve ansiedade, a ponto de tomar remédio, e o livro te ajudou, fez o ele ganhar uns pontinhos comigo hehe Acho que vou aproveitar esse tempinho de férias, antes do ano letivo voltar com tudo, e encomendar o livro. O preço está bem amigável mesmo =)
    Beijos Leslie (adorei seu nome, acho que falei isso da ultima vez)
    4mor-nuvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, gostei e gostei muito de conhecer o seu blog, beijinho
    segui!

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. OI LESLIE

    faço parte do clubinho dos ansiosos, então eu te entendo perfeitamente. Já cheguei a tomar NOVE remédios por dia, tem noção?
    Olha... até agora eu não encontrei um livro do Augusto que realmente me pegasse de jeito. Li o Ansiedade - O Mal do século e não consegui me apaixonar. Sempre acho tudo muito redundante e me cansa, não sei explicar D: Mas... mesmo assim, eu daria chance pra o Cury com esse outro livro. Gostei de alguns quotes grifados por você (e que a gente vê na foto ilustrando o post).

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  16. A ansiedade é minha inimiga há anos. Faço tratamento com remédios pois os alternativos não me ajudaram muito. Eu já li esse livro ele realmente é muito bom mas as vezes é difícil colocar em prática ( pra mim sempre)
    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sou muito ansiosa, então preciso disso agora! Achei super baratinho e se vale a pena partiu comprar! Seu blog é lindo <3

    Roberta Walker Blog

    ResponderExcluir
  18. Eu li o Ansiedade há uns anos e devorei as páginas bem rapidinho. Vi o lançamento do segundo livro mas infelizmente pra mim só o que resolve mesmo é medicação :(

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  19. Me faltam palavras para descrever o que eu acho do Augusto... o cara é maravilhoso, e eu amo livros do gênero. O Ansiedade 2 ainda não li, mas preciso comprar urgente (a muito tempo tbém sofri de ansiedade/panico e se não fosse a cura psíquica eu estaria perdida em remédios até hoje).

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que belo post! ♥
    Eu sou uma pessoa muito ansiosa também, já tomei vários calmantes mas nunca tomei melhora. Fiquei com vontade de ler esse livro, até porque livros de autoajuda são os meu preferidos *-*
    Obrigada pela dica e que bom que você está melhor!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nossa, Leslie, eu nunca tinha ouvido falar sobre esses livros, mas fiquei super interessada! Desde que fui diagnosticada com ansiedade e entendi o que acontecia comigo está sendo relativamente mais fácil lidar com essa "loucura interior", então fiquei BEM curiosa! E eles são tão baratinhos... Valeu demais pela dica!

    ResponderExcluir
  22. Nunca tive um problema tão sério assim como você, mas ansiedade sempre esteve ali, ao meu lado, junto com o perfeccionismo. Acho que vou tentar dar uma lida nos livros, mesmo não sendo o meu tipo de leitura favorita. Um beijo ♥

    ResponderExcluir
  23. Deve ser fantástico. Pude assistir uma das palestras dele em dezembro no Experiencia sem limites e foi sensacional.
    big beijos

    ResponderExcluir
  24. Quando li o primeiro livro, achei que ficou um vazio inexplicado pelo autor por ele ficar repetindo e repetindo as mesmas coisas que eu já sabia. E a explicação dos tipos de ansiedade. Parecia algo só para ele se vender e vender suas palestras.
    Agora sim eu vejo um livro que faz mais sentido (e que eu nem sabia que existia o nº2! :p) com explicações mais densas.
    Quanto mais leitura, ocupação pra mente e conhecimento de si mesma, você ficará melhor, acredite!
    Beijão!
    Sorteio Coleção percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  25. Augusto Cury é maravilhoso! Por algum motivo eu ainda não li Ansiedade, mas com certeza vou providenciar.
    É até estranho como o Augusto parece falar diretamente com a gente, todas as obras que li, achei fascinante, principalmente O Colecionador de Lágrimas, que é mais pra ficção, mas não tem como não ficar abalada!
    Quando vi esse livro em uma loja, não entendi qual era a diferença entre ele e o primeiro, mas faz sentido depois de ler a resenha hahahah
    Fico nas nuvens quando vejo que mais gente gosta dos livros do Cury. Pra mim, todo mundo deveria conhecer!

    Beijos,
    http://www.tresdeabril.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo