10 março 2017

3 Dicas Para Cultivar uma Dioneia em Casa




#27DiasDeALP - Post #9


Cuidados Essenciais Para Manter a Sua Plantinha Carnívora Saudável!


Muita gente quando leu o post deve ter se perguntado quem é Dioneia, haha. Nome cientifico, Dionaea muscipula, resumido, Vênus Papa-Mosca, e para os íntimos, apenas Dioneia. Essa é uma espécie de planta carnívora, talvez a mais conhecida, aquela que na minha imaginação infantil podia engolir meu braço, soqn. Tão bonitinha com seus dentinhos saltados pra fora, essa plantinha pode ser muito bem cuidada e fazer parte da decoração da sua casa. Neste post eu trago algumas dicas de como você pode cuidar da sua Dioneia (ou qualquer outro nome que você queira chama-la) em casa.

1. As plantas carnívoras necessitam de muito sol e claridade. Apesar de retirarem de suas "vítimas" parte dos nutrientes que necessitam para sobreviver, elas são plantas, ou seja, são seres que fazem normalmente o processo de fotossíntese, por isso precisam de muita luz. Mas é claro, se possível você também pode aduba-la, procure por lojas específicas que vendem produtos para o cuidado de plantas, como a loja Rigrantec.

2. A Dioneia precisa de um ambiente úmido, por isso, ainda que gostem muito do sol, elas também gostam da água na mesma proporção. A terra das plantas carnívoras precisa estar sempre úmida. Algumas pessoas colocam musgo no mesmo vaso da planta porque ele retém a água e mantém a terra molhada. Também, a rega precisa ser feita com frequência e de preferência embaixo do vaso da planta. Aí você pergunta: "Como assim embaixo?", pois é, quando eu soube dessa informação, realmente, como você, achei super estranho. Regar por baixo se trata de colocar o vaso dentro de outra vasilha com água, e isso requer muito cuidado em vista da Dengue, ok Brazeel?! Lave a vasilha da planta dia sim, dia não. E adeque a quantidade de água de acordo com a temperatura do ambiente, por exemplo, no verão muita água, no inverno menos. E nunca coloque água diretamente nas armadilhas das plantinhas (nos dentinhos dela), por que isso pode tirar a eficiência das armadilhas e evite regar com água da torneira, dê preferência para a água da chuva. Planta chatinha quando se trata de água né non?!

3. Não vá achando que ela vai acabar com todos os insetos da sua casa. A Dioneia vai se alimentar de um a dois insetos por semana, ao contrário da Sarracênia, que pode digerir mais serezinhos por vez. E aí vai um alerta, NÃO alimente sua planta, ela não precisa disso e você pode acabar a prejudicando, deixe que as coisas aconteçam naturalmente. Também, NÃO fique sarrando o dedo na armadilha da planta, eu sei, a gente acha muito legal dar um estímulo só pra ver aquela boquinha fechando, mas, o que você precisa saber é que as armadilhas da Dioneia tem um ciclo finito, elas abrem e fecham de duas a quatro vezes, trava e morre. Depois disso ela fica com uma coloração escura e seca, quando ela fizer isso provavelmente você vai achar que sua planta morreu, mas não, ela está viva, deixe que ela passe por essa fase de dormência que logo ela vai adquirir forças e ficar novamente exuberante. E não esqueça de continuar regando durante a fase de dormência.

Estas são três dicas básicas pra você cuidar bem da sua plantinha carnívora em casa, tendo atenção principal com a rega, sua Doneia vai ficar lindinha e uma bela caçadora de insetos. Eu fico por aqui, beijos de Leite e até o próximo post.
Recadinho: Quero comentar com vocês sobre a nova plataforma de comentários aqui do blog. Eu percebi que muitos leitores não estavam recebendo minhas respostas aos seus comentários feitos diretamente pela conta do Google. Então eu coloquei o Disqus, primeiramente porque dessa forma vocês conseguem usar qualquer conta de rede social pra comentar e segundamente porque quando eu responde-los vocês recebem uma notificação por e-mail. Assim a gente vai estar sempre interagindo. Sei que tem gente que não gosta do Disqus, mas essa foi a melhor plataforma que achei pra colocar no blog, além disso, se futuramente eu perceber que não esta dando certo, é só tirar. Ok?Ok. Recado dado com muito amor.
Me acompanhe nas redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo