11 março 2017

Macacão, Jardineira e Salopete: Qual a Diferença?




#27DiasDeALP - Post #10

Quando colocamos uma peça ao lado da outra, como na foto acima, não fica tão difícil de saber a diferença entre elas, mas não raro eu morro de vergonha alheia quando visito algumas páginas nesse mundão virtual aê e encontro blogueiras confundindo salopete com  jardineira, jardineira com macacão e vice-versa. Dá vontade de pegar a broguerinha e dizer: "Senta aqui querida, a gente precisa conversar". Me entendam, não é questão de ser dura, ninguém precisa saber todos os termos da moda, eu mesma não sei, porém, quero alertar sobre o fato de que quando se pretende escrever sobre um assunto que se sabe pouco ou tem alguma dúvida, é estritamente necessário fazer pelo menos uma pequena pesquisa sobre o tema. Até já vi blogueira chamar a mini saia que ela usava no look do dia de saia midi. Desculpem toda essa introdução, mas eu precisava contar sobre como eu resolvi escrever este post. Desabafo feito, vamos ao post em si.

O que caracteriza uma jardineira é a cava funda (cava é o corte da peça por onde passam os braços) e as alças reguláveis. Essa peça pode ser tanto a junção de blusa com calça, quanto de blusa com shorts. As vezes a jardineira é confundida com macacão por que a parte de baixo é comprida como uma calça, mas se não for uma modelagem mais fechada e tiver alças reguláveis, é uma jardineira, e não um macacão.

salopete é igual a jardineira na parte de cima, porém a parte de baixo é uma saia. Quando não existe alça regulável e cavas fundas, não é salopete, é um vestido mesmo. Tanto a jardineira quanto a salopete são peças produzidas com tecidos mais encorpados, geralmente Denin, que acabou sendo popularmente chamado de Jeans. Porém, existe uma pequena diferença entre os termos, mas isso aí já é assunto para outro post.


macacão é uma peça que acopla calça e blusa. Geralmente ele é feito com tecidos fluidos e malha orgânica, mas isso não é regra, e a modelagem dele sempre demonstra ser mais "fechada", com cavas de tamanho normal, alguns tem manga e outros tem alças, e frequentemente tais alças não são tão reguláveis quanto as das jardineiras. E tem o macaquinho, que é o macacão curto, ele também é bem fechado, mas a parte de baixo une um shorts e não uma calça à blusa.


Só quero dizer que estou apaixonada por todas as peças dessa montagem <3
Cêis acharam que eu não ia postar sobre moda nos #27DiasDeALP né?! Mas ta aí. Espero que tenham gostado de saber sobre as diferenças entre essas peças do vestuário, pois eu tenho certeza que você deve ter pelo menos uma delas no seu armário e se você gosta de moda, sei que se interessa também em conhecer os termos designados a ela né non?! Eu fico por aqui, nos vemos na segunda e aconselho que caso tenha perdido algum post dessa semana, aproveite o domingo pra vê-los, já que amanhã estamos de folga e não terá post novo. Beijos de Leite

Um comentário:

  1. E quando e com suspensorios. Vejo gente chamando eles de salopete. Tipo calca com suspensorio

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo