14 junho 2019

Xadrez Além das Festas Juninas





Qual é a primeira coisa que você pensa quando o mês de junho chega? Clima frio, pipoca, doce de amendoim, festa junina e claro, a padronagem favorita dos "caipiras" de plantão, a estampa xadrez. Mas, apesar de o xadrez predominar, essa estampa sempre fez sucesso também fora das festas dessa época do ano.

Na década de 1960 Brigitte Bardot e Audrey Hepburn foram grandes ícones da moda que ajudaram na divulgação da padronagem Vichy, um tipo de xadrez produzido em uma cidade da França que leva o mesmo nome da estampa. Mas, a verdade é que o xadrez Vichy (também chamado de xadrez piquenique) já havia se tornado conhecido uma década antes, durante a invasão da Alemanha à França na Segunda Guerra Mundial.



Entre a grande variedade de roupas xadrez, existe uma das padronagens mais conhecidas e amadas, o xadrez Tartan (ou tartã). É possível encontrar esse tipo de estampa em uma grande diversidade de composições de linhas e cores. Tartan significa "tecido de lã leve" e a estampa é muito antiga, pesquisas arqueológicas apontam a padronagem aos antigos Celtas, e foi apenas no Século XVIII que o Tartan começou a ser usado como símbolo dos clãs escoceses. Atualmente essa estampa representa estilo e tendência, não é mesmo?


  Desejando uma nova padronagem para a roupa de seus guarda-caças, a Condensa de Seafield desenvolveu o xadrez Príncipe de Gales (ou Glen Plaid) na Escócia do Século XIX. Porém, a estampa se tornou mesmo famosa com o uso frequente dela pelo Príncipe de Gales, Edward. O xadrez em questão teve um auge na moda dos anos 1990 e até hoje é considerado clássico e sofisticado, aparecendo principalmente em peças de alfaiataria. Aliás, ao observar de perto, a padronagem do Príncipe de Gales é a composição de linhas pelo xadrez pied de poulle, que a próxima estampa que vamos comentar nesse post.

Veja Também: Como Montar um Office Look?


As estampas Pied de Poulle e Pied de Coc significa respectivamente "pés de galinha" e "pés de galo", pois o desenho dela lembra as pegadas dos animais na terra, a diferença entre as duas estampas é o tamanho, o xadrez pied de poulle é bem pequeno (as vezes minusculo), enquanto o pied de coc é um pouco maior. Não há regras quanto a essa padronagem e ela aparece em vários tipos de roupas, incluindo acessórios e até mesmo itens de decoração, porém, a combinação preto e branco é clássico quando se fala em pied de poulle ou pied de coc.




A tendência outono/inverno ainda nos presenteia com lindos conjuntos, tanto de saia xadrez ou shorts com top croppeds, quanto calças de alfaiataria com blazers que trazem a estampa do momento.

O xadrez é democrático, basta gostar e usar. Além disso, as tendências de moda atuais, muitas das quais são baseadas no que estava em alta nas últimas décadas do século passado, vêm nos deixando à vontade para usar tudo o que faz parte do nosso estilo pessoal. Ainda há outras versões da estampa xadrez, como o Argyle, o Madras ou o Buffalo Check, por isso, é muito difícil não encontrar um desenho xadrez para chamar de seu. E para quem deseja começar a se arriscar em usar a estampa, que tal apostar em uma camisa xadrez?



É perceptível que não é apenas de festa junina que vive o xadrez, na verdade, a estampa anda fazendo parte do nosso coração e guarda-roupa. Espero que tenham gostado das inspirações do post. Me conta aí nos comentários, qual o seu tipo de padronagem xadrez favorita? Semana que vem eu volto com mais dicas de tendências atuais. Beijos de Leite e até o próximo post.



27 comentários:

  1. Eu amo xadrez, gosto demais da maioria das padronagens, como Vichy e príncipe de gales. Essas estampas trazem uma pegada mais clássica e cheia de sofisticação. É uma das minhas opções para o inverno, mas também uso e abuso nas outras estações.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Xadrez é uma das minhas estampas favoritas, pra mim ela muito, mas muito além da festa junina rs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de xadrez e já tenho uma camisa pra chamar de minha.
    Dá até pra ir bem linda e elegante na festa junina com um bela estampa xadrez.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. A vida é uma eterna desilusão! hahaha! Em tudo: amor, amigos, família, carreira... O jeito é se agarrar com o que acontece de bom no presente. E só! ;)

    Eu uso xadrez em qualquer época do ano! E adoro. Aliás, tô querendo muito um conjuntinho de calça e blazer com estampa xadrez! Acho maravilhoso demais.

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. EU AMO ESSES CONJUNTINHOS!!!!
    Menina estou sendo a louca do xadrez esse ano, já perdi as contas de quantas peças já comprei nessa vibe terninho, calças <3
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. menina esse post foi um show de cultura e conteúdo ♡

    ResponderExcluir
  7. Doce de amendoim.. Paçoca, pé de moleque.. Agora eu preciso ir no mercado, deu vontade de comer esses doces só por que lembrei UHAUHHUA-q

    Amei saber um pouco sobre as estampas de xadrez. Eu ainda não sabia que o príncipe de Gales estava envolvido nas paradas aí rsrs Obrigada por fazer essa pesquisa e trazer para gente ♥

    Verdade, as pessoas costumam a usar xadrez somente nessa época do ano e esquecem que xadrez é vida, é moda! Eu mesma uso um vestidinho xadrez levinho e super adoro pois combina em qualquer estação do ano (menos no frio intenso por que aí.. Eu congelo né UHAHUAUHAUH).

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  8. Adoro xadrez, acho um charme.
    Beijos. ♥️
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro usar xadrez, sendo festa junina ou não.. sofro até um pequeno bullying por conta disso hahhahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Adoro a estampa xadrez, apesar de no momento não ter nada no meu armário que seja com essa estampa :( Aqui no Nordeste é muito comum nos mês de junho as pessoas usarem muito roupas xadrez, principalmente para celebrar o São João, mas ao longo do ano as pessoas continuam usando também, das mais variadas formas. Gostei muito do teu post, ele foi super informativo e trouxe várias informações novas sobre a estampa que eu ainda não sabia, adorei!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. eu uso direto nas estações mais amenas! amo muito!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leslie!

    Eu adoro xadrez! Sempre usei, não apenas nas festas juninas...
    Gosto muito!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  13. Oi Leslie,
    Se tem uma moda que acho legal é a do xadrez, mas no meu caso curto mais as camisetas.
    Pena que aqui são bem carinhas. Só tenho uma e qualquer dia não dá mais kkkk.
    Adorei os modelos apresentados, nem curto muito amarelo, mas gamei nessa junta com o preto, me deixou atraida.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. I have been following your blog for awhile now and i love it!! You are doing such a good job!!! Keep up the great work
    checkoutthisblog

    ResponderExcluir
  15. Oi, gosto muito de roupas nesse estilo xadrez não só mesmo nessa época.
    Beijos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  16. eu sou apaixonada em roupas xadrez, sempre fui!
    amei o post, porque assim pude conhecer mais sobre essa tendência que eu amo!
    com certeza o meu favorito é o xadrez tartan ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Leslie, tudo bem?
    Os modelos cinzas/mais neutros foram os que eu mais gostei. Ando numa vibe de cores bem neutra, preto, branco, cinza, tons terrosos...
    Mas pra camisa, a vermelha é a minha clássica favorita!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  18. Outra coisa, Leslie.
    Me chamo Nayandra, sou dona do Último Biscoito, um blog sobre textos, lifestyle e outros assuntos que gosto.
    Estou montando um novo time de blogs para indicar no UB.
    Acompanho e ALeP há um tempo, mas não basta somente eu gostar, precisa também estar atualizado. Aí gostaria de saber se você topada essa troca de recomendação :)
    Fico no aguardo. Beijo!

    *não consegui enviar pela opção contato*

    ResponderExcluir
  19. Eu adoroo xadrez! Esses modelinhos estão uma fofura!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  20. Ah, eu amo xadrez, apenas de não ter muitas peças adoro ♥
    Acho bem grunge hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Mesmo não sendo uma estampa que uso com tanta frequência, acho lindo demais peças em xadrez. Amei suas inspirações, Leslie!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro xadrez
    Acho ruim quando titulam que só pode usar xadrez em época
    junina, que isso seja modificado!!!
    Beijos, amei o post
    www.yasminsodre.com

    ResponderExcluir
  23. Eu sou fã de roupa xadrez então já viu né?!
    Amei todas as peças e cliquei pra ajudar sei como os links são importantes e sempre que tem post assim eu gosto de clicar pra ajudar e pra conferir outras peças também.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Leslie
    Eu adoro estampa xadrez. De modo geral, não curto muito estampas, mas adoro o xadrez. Tenho uma camisa de flanela que já está velha, de tanto que uso, mas amo ela de mais e adoro quando esfria, já que posso usar ela.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  25. مكافحة حشرات المنزل بالنسبة للبعض أمر في غاية الصعوبة وخاصة عندما يتعلق الأمر بالصراصير والنمل والبراغيث وبق الفراش والفئران وغيرها من الآفات المنزلية التي تنتشر بكل سهولة في كل أركان المنزل. لكن يُمكنك مكافحة حشرات المنزل بطرق بسيطة وفعالة بشكل نهائي ولن تحتاج إلى المركبات الكيميائية القوية الموجودة في الأسواق المحلية والتي قدد تكون أكثر ضررًا عليك وعلى عائلتك.

    شركة مكافحة النمل الابيض بالقصيم
    شركة مكافحة النمل الابيض بحائل
    شركة مكافحة النمل الابيض بالقطيف
    شركة مكافحة النمل الابيض بالخرج

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© APENAS LEITE E PIMENTA 2013 | 2021. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo