9.10.19

Em Outubro Nós Usamos Rosa!


Mês da conscientização e controle do câncer de mama: 

em outubro nós usamos rosa!


O autocuidado feminino envolve mais do que a beleza exterior, ele tem relação direta também com a nossa saúde mental e física, por isso, é de extrema importância que tenhamos hábitos que favorecem e nos ajudam a cuidar da nossa saúde. Lembrando que outubro é o mês rosa, onde há uma campanha importante de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, mas como mulheres nós devemos nos lembrar do autoexame e realiza-lo durante todo o ano ok?! Não apenas em outubro, afinal, quando identificado precocemente, o câncer de mama tem muito mais chances de cura.

Conhecer o seu próprio corpo é o primeiro passo.

O câncer de mama pode ocorrer sim em homens, mas é muito mais raro. O câncer é mesmo comum e recorrente em mulheres, e os sintomas frequentes envolvem nódulos na mama, secreção pelo mamilo e/ou mudanças na forma ou textura da mama ou mamilo. A mamografia é um exame laboratorial não invasivo que tem como objetivo identificar tumores nos seios, no Brasil esse exame é indicado anualmente para mulheres acima dos 40 anos de idade, mas o ideal é que você converse com o seu, ou sua, médicx e decidam a melhor idade para que comece a fazer esse tipo de exame, pois circunstâncias relacionadas a histórico familiar e outras características pessoais aumentam ou diminuem os riscos à sua saúde, e com algumas informações o profissional consegue traçar uma boa estratégia de rastreamento e prevenção para você. No meu caso por exemplo, por haver casos de câncer de mama na minha família, minha médica ginecologista me indicou começar a fazer mamografia anualmente a partir dos 35 anos de idade. Mas, o autoexame também é muito eficiente em nos ajudar a identificar o câncer de mama precocemente, por isso ele deve ser realizado frequentemente, além disso, o autoexame pode ser feito em qualquer idade e pela própria mulher.
 Você pode realizar o autoexame de frente para um espelho ou no banho, faça movimentos circulares com a ponta dos dedos da axila ao mamilo, e note se há algum toque diferente ou identifique possíveis caroços.
 Levante os braços e examine a uniformidade e textura da pele dos seios. Inchaços, mudança de coloração ou qualquer alteração pode ser um sinal de alerta. A mama deve ser analisada em todas as direções.

As Quartas [de Outubro] Nós Usamos Rosa


Aproveitando o assunto e pelo fato de a AMARO ter me lembrado dessa campanha tão importante, deixo aqui algumas roupas femininas com a cor do mês para nos inspirar e inspirar outras mulheres, e ter em mente a importância dessa campanha e do autocuidado. Lembre-se sempre que é crucial conhecer o seu corpo e cuidar da sua principal morada. Participe também do outubro rosa, conscientize-se e alerte suas amigas e familiares, quando a gente ama, é claro que a gente cuida.





Que tal um vestido midi listrado ou uma t-shirt rosa? Para eventos casuais ou formais, diurnos ou noturnos, o rosa é uma cor delicada e feminina, suas variações de tonalidade o torna versátil e democrático. Do neon ao millennial, o rosa é uma cor com personalidade, por isso, não seria de admirar que ele fosse escolhido para estampar uma campanha tão importante quanto a conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Depois desse post todo todo rosado, me conta aí nos comentários se você é uma mulher bem resolvida e que cuida bem da sua saúde. Se não, já tá tomado o puxão de orelha. Aproveita que hoje é quarta-feira amiga, arrasa no rosa e se toca!
Fontes: Saúde.abril e Toque rosa quem disse, berenice?

15 comentários:

  1. Que post maravilhoso <3 Obrigada por compartilhar essas informações tão preciosas.

    vitoriamartini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que post perfeito!
    Realmente é muito importante e estar falando sempre além de realizar o autoexame.
    Amei a seleção de roupas. Eu tenho uma t-shirt rosa.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  3. Nós mulheres devemos nos cuidar sempre, adorei o post explicativo.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. belo post! é muito importante sempre lembrar do autoexame!
    hoje eu usei rosa e nem me toquei da referência - do filme no caso! kkkkk

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a postagem! Sempre bom conscientizar as pessoas nesse mês.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Acredita que de um tempo pra cá que comecei a fazer o exame do toque??
    Sobre as peças escolhidas, adorei o vestido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leslie
    Achei esse post bem informativo e eu ainda vi um no facebook muito legal porque é uma tirinha que mostra que os homens também devem fazer o teste de mamas! Não é só mulher que pode ter câncer de mama não. Todo ano eu faço mamografia para ver se tem alguma massa nos seios e acho bem legal conscientizar as mulheres (e os homens) para isso.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse assunto é muito importante mesmo! Seu post ficou bem informativo e adorei a imagem que vc pos tb mostrando que é bem simples da gente mesmo conferir.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho visto muitos posts sobre o Outubro Rosa e estou amando isso. Não podemos deixar nunca de conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecer o próprio corpo, se tocar e tentar evitar o câncer de mama ao máximo, já que é algo tão sério. Suas dicas foram bem úteis, parabéns.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou muito boa neste tipo de destes mas fico solidária e rosa este mês até vai ser a minha cor de eleição!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Great post to raise awareness for regular check-ups.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  12. Não somente em outubro, mas essa campanha deveria ser mensal, isso sim. Lembrar da importância do auto exame e de se cuidar sempre!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Tem que se cuidar né? Adorei o post, bem explicadinho :)
    E adorei as roupas da Amaro, essa loja é muitoo boa né!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leslie, tudo bem?
    Esse assunto é muito importante!
    Mas em termos de vestimenta, não consigo usar rosa rs.
    Desde que pintei o cabelo de ruivo, abandonei algumas cores (como rosa e roxo). Não acho que combina hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Super amei a referência!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

➤ Comentários rasos e sem sentido não serão respondidos e retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.



Feito com ♥ por Lariz Santana